Novidades Livros (8 a 14 de Junho)
cardapio.pt @ 6-6-2023 18:42:35
A Herança da Vila dos Tecidos de Anne Jacobs
Editora: Planeta
Sinopse: Augsburgo, 1920. Depois de um longo período de privação e tristeza, a alegria e o otimismo regressam à Vila dos Tecidos. A guerra terminou, Paul Melzer retorna da frente de batalha e pode, agora, por fim, assumir as rédeas da fábrica, determinado a devolver o negócio da família à sua antiga glória. As coisas vão bem até para a sua irmã, Elizabeth, que volta para casa animada com um novo amor.
A jovem esposa de Paul, Marie, pode agora dedicar-se à sua verdadeira paixão e abrir um pequeno ateliê de moda. Os seus modelos de sonho não tardam a tornar-se num êxito e, em pouco tempo, Marie amplia o seu pequeno negócio. No entanto, enquanto o ateliê cresce e floresce, o casamento sofre com os ciúmes de Paul e as discussões sem fim.
Incapaz de aguentar mais, Marie, que manteve a fábrica, a vila e toda a família à tona quando mais precisaram dela, toma uma decisão difícil e deixa a mansão com os seus filhos.
O destino segue o seu rumo…
A terceira parte da apaixonante saga familiar a Vila dos Tecidos, que já conquistou mais de dois milhões e meio de leitores.
Schmidtologia As ideias do revolucionário que chegou, viu e conquistou a Luz de Luís Mateus
Editora: Contraponto Editores
Sinopse: Roger Schmidt chega ao Benfica como uma aposta de risco - e pessoal - de Rui Costa. É a primeira grande decisão que toma enquanto presidente. O impacto é imediato, com um futebol veloz, impositivo e apaixonante, e excelentes resultados, não só em Portugal, como também diante de algumas das melhores equipas da Liga dos Campeões. Depois da surpresa inicial, os elogios acumulam-se. Há muito que na Luz não se vê nada assim. Para os portugueses, o alemão aterrou em Lisboa praticamente como um desconhecido, mas para o resto do mundo é há algum tempo considerado um dos mais entusiasmantes nomes do futebol germânico moderno. Embora sem os títulos que talvez mereça, há muito que Schmidt se destaca dos demais.
«Schmidtologia» é uma viagem à descoberta da carreira do treinador do Benfica, desde a glória em Salzburgo às deceções em Leverkusen e Pequim, embalada pelas opiniões de quem o acompanhou de perto, como jornalistas, especialistas, autores e ex-jogadores, e pontuada pelas melhores estórias e momentos, sem esquecer as táticas e ideias que fazem parte da filosofia que criou. Mal sabia ele, quando ainda hesitava entre a engenharia e o banco de suplentes do modesto Delbrücker, do quinto escalão da Alemanha, que a redenção estava, afinal, agendada para 19 anos depois, em Portugal, no Estádio da Luz.
Jubiabá Livro de bolso de Jorge Amado
Editora: BIS
Sinopse: Jubiabá, história sobre a vida dos negros e da gente humilde de Salvador, tem como protagonista Antônio Balduíno, menino pobre e órfão nascido no morro, onde convive com o ex-escravo e centenário pai-de-santo Jubiabá. Ainda criança, Baldo tem o sonho de que, um dia, a sua história seja cantada num ABC, composição popular em louvor de heróis e santos.
Quando a sua tia de criação enlouquece, Baldo é entregue à guarda do comendador Pereira. Vivendo confortavelmente na casa nova, tem como companhia a menina Lindinalva, filha do comendador. Certo dia, porém, é obrigado a fugir, e têm início as aventuras que o tornarão famoso.
Durante um tempo, vive como mendigo, pelas ruas. Depois, torna-se o pugilista Baldo, o Negro. Frequenta o Lanterna dos Afogados, bar da beira do cais da Bahia. Compõe e vende sambas. Viaja para o Recôncavo, onde trabalha numa plantação de tabaco. Junta-se a um circo ambulante e coleciona amantes pelo caminho.
Mas Baldo permanece fiel ao seu amor platónico por Lindinalva. É graças a um pedido dela que se torna estivador e assume a liderança de uma greve geral em Salvador. Baldo toma consciência de que a escravidão ainda não acabou, e recusa-se a baixar a cabeça. Finalmente, a sua história será cantada, e o ABC de Antônio Balduíno contará que o negro valente e brigão lutou pela liberdade do seu povo.
Velhos Adversários de John Grisham
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Regresso a Casa leva-nos a Ford County, cenário da melhor ficção de Grisham. Reencontramos Jake Brigance, desta feita longe da sala de audiências - o herói responde ao apelo de um velho amigo, advogado em Clanton, tal qual Jake, mas que três anos antes saiu em grande e à francesa quando pediu o divórcio à mulher, declarou insolvência e abandonou a cidade com o dinheiro de uns clientes.
Em Lua de Morango conhecemos Cody Wallace, um jovem recluso no corredor da morte e com apenas três horas de vida à sua frente. Os advogados esgotaram todos os recursos, o tribunal ditou a sentença e o governador do estado nega a derradeira hipótese de clemência. Encarcerado há quinze anos, Cody tem um último desejo: poder ver a Lua.
Os Velhos Adversários são os irmãos Kirk e Rusty Malloy, jovens advogados que herdaram o próspero escritório quando o seu fundador, e pai de ambos, foi posto atrás das grades. Há entre Kirk e Rusty um grande rancor, e o fiasco em que agora se tornou a sociedade de advogados acabará no colo de Diantha Bradshaw - a única sócia em que ambos confiam. Poderá ela salvar os Malloy, ou, pela primeira vez na sua carreira, colocar-se-á a si em primeiro lugar?
Um antigo advogado em fuga, um condenado às portas da morte e dois irmãos rivais numa importante sociedade de advogados são os protagonistas de três das melhores histórias que John Grisham já escreveu. Grisham é o mestre do thriller jurídico e na sua primeira coleção de ficção curta até pode ser a lei o que rege as narrativas… mas há sempre espaço para algumas surpresas.
Nenhum Turista vai a Tucson Viagens na América de Alberto Gonçalves
Editora: Alêtheia Editores
Sinopse: "Se tivesse de recomendar a América a alguém - e Deus sabe quantos infelizes massacro, incluindo alguns americanos -, fico-me por argumentos relativamente indiscutíveis e vagos: a largueza, a orografia, a simpatia. Para evitar embaraços, tento esconder os argumentos realmente decisivos, como o cigarro fumado num desterro texano e a distância do desterro ao meu mundo.
Falta-me compreender se a distância é muita ou nenhuma. Falta-me decidir se aquele é o meu mundo ou o seu inverso. Falta-me resolver se gosto da América graças à primeira hipótese ou graças à segunda. Falta-me entender se percorro milhares de milhas anuais à procura de conforto ou a fugir dele. Falta-me continuar a tentar.
Dito isto, quase todos os anos passo por Nova Iorque, e é sempre bom, embora já não tão bom como era. Com frequência, a América é melhor. Por algum motivo não guardei nada de material da minha infância, excepto uma lata de Chock full o'Nuts."
Alberto Gonçalves
Não Abras Este Livro de Atividades de Andy Lee; Ilustração: Heath McKenzie
Editora: Jacarandá Editora
Sinopse: Este livro de atividades é mesmo uma grande seca!
É tão mau que lamento que o tenhas aberto. Volta a pô-lo na estante e esquece que alguma vez o viste. Aa sério, não voltes a abrir este livro de atividades. Foste avisado. Quem é que gosta sequer de atividades? Eu, não! E de autocolantes? Por favor!
Que secaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Dos mesmos autores - Andy Lee e Heath McKenzie - da série Não Abras Este Livro!
Vínculos Ferozes de Vivian Gornick
Editora: Dom Quixote
Sinopse: Nestas memórias profundamente marcantes e perturbadoras, a escritora e ativista Vivian Gornick conta a história da batalha que travou com a mãe durante toda a vida pela sua independência. Escreveram-se já muitos livros sobre mães e filhas, mas nenhum retratou esta relação, a mais próxima de todas as relações filiais, com tanta franqueza e impiedade. Pela sua coragem assombrosa, Vínculos Ferozes é um livro pioneiro, um clássico que ajudou a desencadear a subsequente profusão de livros de memórias e que continua a ser um dos mais impressionantes modelos do género.
Gornick, uma mulher madura, caminha com a sua mãe idosa pelas ruas de Manhattan, discutindo e recordando o passado, e, ao longo desses passeios repletos de lembranças, reprimendas e cumplicidades, conhecemos a história da luta de uma filha para encontrar o seu lugar e a sua voz no mundo. Nascida e criada no Bronx, filha de rústicos urbanos, Vivian Gornick cresce num lar dominado pela depressão romântica da mãe, provocada pela morte prematura do marido. No apartamento ao lado vive Nettie, uma viúva atraente cuja sensualidade deliberada exerce forte influência sobre Vivian. Estas mulheres, com os seus modelos opostos de feminilidade, irão afetar o esforço da autora, mesmo em adulta, para se encontrar a si mesma no amor e no trabalho.
Criar um segundo cérebro de Tiago Forte
Editora: Ideias de Ler
Sinopse: Organize os seus conteúdos digitais. Aumente a sua criatividade. Seja mais produtivo. Criar um segundo cérebro é um guia prático que o vai ajudar a desenvolver um sistema personalizado de arquivo e organização de conteúdos, sincronizado e acessível em qualquer plataforma ou dispositivo, para que nunca perca dados ou informações relevantes. Tiago Forte explica como criar um “segundo cérebro”, uma extensão digital da sua memória, onde poderá guardar de forma sistematizada todas as suas notas pessoais, ideias, links, textos e ficheiros com interesse e que poderá usar mais tarde.
Neste livro, vai encontrar dicas e técnicas para:
Criar um banco de recursos pessoal
Arquivar o que é realmente importante
Organizar a informação de modo útil e prático
Escolher as ferramentas digitais mais indicadas
Descubra como desenvolver um método que lhe vai permitir tirar partido de toda a informação com que se cruza diariamente.
“Ler este livro é como descobrir um segredo. Uma leitura obrigatória para todos os interessados na gestão do conhecimento pessoal.”
Ryder Carroll, autor de O Método Bullet Journal
O Legado dos Templários de Steve Berry
Editora: Clube do Autor
Sinopse: A poderosa ordem dos Templários tinha em sua posse um segredo que ameaçava as fundações da Igreja Católica.
Condenados por heresia, os cavaleiros foram aniquilados, mas deixaram um enigma que persiste no tempo. Séculos depois, duas forças disputam o seu tesouro, percebendo que, afinal, não se trata exatamente do que pensavam. Mas a sua verdadeira natureza pode mudar o mundo moderno.
Uma história repleta de intriga, traição e ambição desmedida.
O Cais das Merendas de Lídia Jorge
Editora: Dom Quixote
Sinopse: O Cais das Merendas desenvolve-se em torno dos temas da identidade e da aculturação. Estamos perante uma narrativa poética, teatralizada, em que as personagens rurais, confrontadas com o mundo exterior, dão testemunho da sua intimidade, medos e desejos mais profundos.
A acção desenrola-se à beira-mar, numa praia do Sul de Portugal, girando as figuras em torno de um polo central: o Hotel Alguergue. Ocupado durante a época alta por turistas de várias nacionalidades, o hotel fica completamente despovoado durante os meses de Inverno. É então que os naturais da zona, esquecidos dos seus hábitos, precisam de se embriagar para voltarem a usar a sua língua materna e recitarem em voz alta as histórias tradicionais do seu país.
Figuras como Rosarinho, Pai Patroços, Miss Laura ou Sebastião Guerreiro, que vemos desfilar durante esses parties interpretam a hesitação de uma comunidade dividida entre o desejo de se modernizar e o de manter o que de si mesma entende por próprio e genuíno.
«No momento em que Portugal abandonava as últimas ilusões épicas e o mundo nos descobria como paraíso turístico, Lídia Jorge, cronista minuciosa e irónica da metamorfose do nosso secular cais das merendas, em vitrina cosmopolita, inventou-nos uma singular epopeia» segundo Eduardo Lourenço.
Como Falar com o Seu Gato sobre os Grandes Temas do Mundo de Zachary Auburn
Editora: Alma dos Livros
Sinopse: Depois de ler este livro, o seu gato vai passar a desfrutar ao máximo de cada dia. Vai ajudar em casa, dobrar a roupa e até fazer o jantar uma vez por semana. Vai estudar avidamente, investir na bolsa e obter um bom nível de sucesso financeiro. Vai conseguir converter o gato do vizinho ao cristianismo, fazer o juramento dos escuteiros e, melhor ainda, levar uma vida respeitável e celibatária. Além disso, vai praticar a atenção plena, a meditação e a gratidão, na esperança de um dia se juntar a um grupo de monges algures no Oriente. Será uma influência positiva e maravilhosa para todas as pessoas, um tipo divertido, uma bola de pelo encantadora—e tudo graças a este livro!
Como Falar Com o Seu Gato Sobre os Grandes Temas do Mundo vai preparar os donos de gatos para as conversas difíceis que têm de ter com os seus queridos animais de estimação. Escrito num formato simples de perguntas e respostas, responde a questões cruciais como: «Qual é a idade certa para falar com o meu gato sobre o uso correto de armas de fogo?» e «Quais são os benefícios de o meu gato viver uma vida de abstinência?» ou, por exemplo, «Porque é que o meu gato precisa de usar a internet? Ele não pode simplesmente brincar com fios como os gatos costumavam fazer?»
Os nossos gatos estavam à beira do abismo. Felizmente, com muita coragem e trabalho árduo, aliados aos conhecimentos retirados da leitura destas páginas, podemos tornar os nossos gatos felizes e realizados novamente!
Ser Psiquiatra Uma vida entre voos e famílias de José Gameiro
Editora: Tinta da China
Sinopse: Este livro fala da actividade profissional de José Gameiro enquanto psiquiatra. Procura descrever como tem sido, ao longo de quarenta anos, trabalhar com pessoas que estão em sofrimento ou querem prevenir o sofrimento que prevêem surgir das circunstâncias da vida. Ser Psiquiatra fala de voos reais, de voos com as famílias, com os casais, com as pessoas, mas também da história pessoal e familiar do autor e de como ela influenciou e, em algumas situações, condicionou a sua forma de estar na actividade clínica. Fala sobre as diferenças entre encarar a psiquiatria e os seus quadros clínicos como um mero conjunto de sintomas ou colocando a ênfase nas pessoas, com as quais é preciso conversar para, em conjunto, encontrar alternativas que as façam sentir-se melhor. Finalmente, fala também sobre as aprendizagens nascidas da terapia de casais e famílias e o modo como isso nos leva a olhar o ser humano sempre tentando perceber a forma como se relaciona com os outros.
História de Francisco O menino que se tornou Papa de Lodovica Cima; Ilustração: Veronica Carratello
Editora: Edições Asa
Sinopse: A primavera começou e o jovem Jorge Bergoglio corre pelas ruas de Buenos Aires ao encontro dos amigos, que o esperam para todos juntos se divertirem na Festa do Estudante. Mas, quando passa diante da igreja de San José de Flores, uma força invisível obriga-o a parar e a entrar. E enquanto percorre a nave central, imerso na penumbra, Jorge não imagina que a sua vida, a partir daquele momento, vai mudar completamente.
Uma Pequena Cidade na Ucrânia O lugar de onde viemos, o lugar aonde regressámos de Bernard Wasserstein
Editora: Temas e Debates
Sinopse: "Um lugarzinho de que nunca se ouviu falar" é o que meu pai costumava dizer quando lhe perguntavam quais eram as raízes da nossa família. Krakowiec é uma pequena cidade situada na atual fronteira entre a Ucrânia e a Polónia. Fica também no epicentro dos tumultuosos conflitos nacionais e ideológicos que moldaram o destino da Europa moderna. Este livro traça a história da cidade ao longo dos últimos seis séculos; analisa a transformação dos padrões da interação social entre as suas três comunidades, judeus, ucranianos (católicos ortodoxos) e polacos (católicos romanos); e recupera a história da relação íntima e torturada da minha família com um lugar a que outrora chamámos "a nossa terra".» Bernard Wasserstein
O Jogo Perfeito O Homicídio Perfeito #0,5 de Holly Jackson
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Prequela da Série Homicídio Perfeito
Estão convidados para a festa do ano. Há um caso para desvendar, e a Pip vai estar lá. Sim, foi aqui que tudo começou…
Seis suspeitos. Três horas. Um homicídio.
Pip não está com disposição para festas, e logo esta, do Jogo Perfeito, em que o tema são os anos 1920, implica ir vestida a rigor e fingir que são todos de uma ilha chamada Joy. Mas quando o jogo começa e o mistério se adensa, Pip sente-se magneticamente atraída por tudo aquilo: quer entrar na intriga, enganar e não ser enganada, resolver o homicídio…
Só que enquanto Pip faz de detetive, seguindo todas as pistas para descobrir a identidade do assassino, o homicídio de Reginald Remy não é o único caso que lhe ocupa a cabeça…
Bem-vindos ao Homicídio Perfeito n. o 0,5, o lugar onde tudo começou.
Atlas de Jorge Luis Borges
Editora: Quetzal Editores
Sinopse: Jorge Luis Borges começou a viajar com María Kodama em 1975. Os lugares, as cidades e os países que percorreram juntos foram vistos e vividos pelo escritor através dos sons, das línguas que neles se falavam, da textura do ar, das qualidades da luz. Kodama fotografava e descrevia; Borges recitava e, da memória, recuperava nomes, poemas, fragmentos e testemunhos da grande literatura. Escreveu depois pequenos textos: sobre a História, os mitos e a poesia que habitavam esses lugares, aliando às impressões de viagem a riqueza inesgotável da sua biblioteca. Por isso, nestas páginas estão parte dos seus sonhos, dos seus escritores preferidos, dos temas que sempre povoaram os seus livros e as suas alegrias.
cardapio.pt @ 6-6-2023 18:42:35
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros