Novidades Livros (17 a 23 de Agosto de 2023)
cardapio.pt @ 12-8-2023 18:00:00
Oráculo dos Aforismos de Katia Prando e Caterina Baldi; Tradução: Inês Guerreiro
Editora: Marcador
Sinopse: Descubra o poder de frases célebres como forma de definir intenções, canalizar uma emoção e obter respostas às suas perguntas.
Este livro está organizado como um oráculo: além de o poder folhear de uma ponta a outra para conhecer os aforismos e as palavras de poder, é ainda possível abri-lo ao acaso e descobrir qual é o seu aforismo no momento atual.
Como qualquer oráculo digno desse nome, é aconselhável, antes de mais, reservar alguns minutos para ficar tranquilamente com o livro nas mãos, sem o abrir, fechar os olhos, fazer uma inspiração libertadora e concentrar-se na pergunta ou no conselho a pedir.
Depois, sem pensar muito, abra o livro na página em que o coração, o instinto, o acaso - ou aquilo que preferir chamar-lhe sugira.
O Rapaz e o Cão de Seishu Hase; Tradução: Mónia Filipe
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Um cão vai tocar a vida de todas as pessoas que encontra, enquanto faz um longo caminho para reencontrar alguém muito especial.
Um romance inspirador sobre o poder dos afetos e dos laços.
Um terramoto, seguido de um tsunami, atinge o Japão. Pouco tempo depois, com a paisagem ainda devastada pela força da natureza, em frente de uma loja, Kazumasa, um rapaz que tenta refazer a vida para ajudar a mãe, encontra um cão perdido. Ao pescoço, na coleira, o animal traz uma pequena placa com o nome Tamon e parece estar esfomeado. nos seus olhos, o rapaz vê uma doçura imensa, e rapidamente acha que Tamon é o seu anjo da guarda. Mas, naqueles olhos, há também, sempre, laivos de expectativa, e o cão teima em procurar qualquer coisa, sempre virado para sul. Que quer Tamon? Para onde caminha?
Kazumasa é a primeira de muitas pessoas que Tamon vai encontrar - e cujas vidas vai encher de esperança - no longo caminho para reencontrar alguém muito especial. Quantos corações pode Tamon cativar? E quem o espera no fim da viagem?
Vencedor do prémio Naoki, este é um romance em que pequenos pontos de luz se vão, lentamente, unindo para afastar as sombras da tristeza e formar o tão delicado como forte reflexo do amor.
Uma Nova História do Islão 1400 anos de história que explicam a influência do Islão na culrura e na sociedade global de Firas Alkhateeb; Tradução: Alberto Gomes
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Muito se fala, escreve e discute sobre o Islão e a sua história. Mas quanto do passado conhecemos realmente? De que forma está ou não condicionado pela visão ocidental e, a espaços, tendenciosa que criámos?
O Islão tem sido uma das mais poderosas forças religiosas, sociais e políticas da nossa história. Ao longo dos últimos 1400 anos, partindo da Arábia, onde têm as suas raízes, vários regimes muçulmanos e impérios expandiram-se para controlar territórios e povos, do sul de França até à África Oriental e ao Sudeste Asiático.
No entanto, muitas contribuições de pensadores, estudiosos e teólogos muçulmanos, além de governantes, estadistas e oficiais militares, foram esquecidas. Este é o livro que resgata figuras e instituições negligenciadas e oferece ao leitor uma nova história islâmica, a história islâmica esquecida.
Os omíadas, os abássidas e os otomanos figuram aqui, nestas páginas, assim como a Espanha muçulmana, os reinos das savanas da África Ocidental e o Império Mogol na Índia, sem ignorar a posterior colonização europeia de terras muçulmanas e o desenvolvimento de Estados-nação modernos no mundo islâmico.
A influência da fé islâmica na evolução científica, nas estruturas sociais e no desenvolvimento cultural é justa e devidamente reconhecida neste texto, complementado por retratos de personalidades-chave, invenções e episódios pouco conhecidos.
A história do Islão e dos muçulmanos no mundo reúne diversos povos, geografias e Estados. Juntos, formam a grande tela de uma narrativa que começa com Maomé e continua até aos dias de hoje.
Paralelo 42 Trilogia U.S.A. - Volume I de John dos Passos; Tradução: João Martins
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Paralelo 42 é o primeiro volume da Trilogia U.S.A., que celebrizou John dos Passos como um dos maiores escritores norte-americanos do século XX.
Uma das obras mais importantes de um dos maiores escritores da literatura americana moderna, Paralelo 42 é o primeiro livro da Trilogia U.S.A., um esboço grandioso e caleidoscópico de uma nação em vias de se tornar uma superpotência. Tal como o paralelo que lhe dá título, este livro atravessa o coração dos Estados Unidos, ao seguir a vida de cinco personagens que procuram singrar nos anos que antecederam a Primeira Guerra Mundial.
A impressionante mescla de narrativas, criada pela colagem, entre outros, de manchetes e notícias, puríssima ficção e biografias de figuras emblemáticas do primeiro quartel do século, espelha o fervor da luta de classes e os desaires económicos, políticos e sociais que moldaram um país chamado América.
A Louçana Andaluza de Francisco Delicado
Editora: Tinta da China
Sinopse: Um livro blasfemo do Século XVI junta-se à colecção «A Vida Privada dos Livros», dirigida por Alberto Manguel.
Com tradução e prefácio de Nuno Júdice.
Livro maldito, de cuja primeira edição apenas sobrou um exemplar, A Louçana Andaluza é uma crónica dos meios marginais, com destaque para a prostituição, da Roma de início do século xvi — antes que a sua tomada e saque pelas tropas de Carlos V, em 1527, tivesse posto fim a uma época de esplendor. A linguagem crua e a veracidade das situações apenas acentuam o carácter único desta obra que despertou reacções contrárias: de livro blasfemo a documento escrito com uma qualidade literária indiscutível, há opiniões para todos os gostos.
O texto pode agora ser julgado pelo leitor português a partir de uma tradução que nada procura esconder do original, por incómodo que seja.
A Capitoa de João Paulo Oliveira e Costa
Editora: Temas e Debates
Sinopse: A 4 de março de 1528 um peregrino, em Jerusalém, sonha com o dia em que chegou ao Faial, exatamente cinquenta anos antes, e se apaixonou por D. Brites de Macedo, a mulher do capitão da ilha.
Enquanto o dia a dia das ilhas decorre com sobressaltos, como a falta do sal ou as tropelias de uma baleia, em Jerusalém o peregrino confessa-se a um padre anão, que resolve acompanhá-lo aos Açores quando sabe que reside aí um padre que prega a devoção a Deus pela alegria em vez da penitência e do temor.
Nas ilhas, aonde vão chegando os ecos da modernidade que vai mudando o mundo, há assassinatos por resolver, um endemoninhado atormentado, um padre falso, destinos inesperadamente fatais, um navio que explode e duas viúvas que descobrem a felicidade do prazer. E tudo é observado por uma moça tão simples que nem percebe o que é o pecado.
Finalmente, o peregrino Rufino regressa para completar os seus dias ao lado da capitoa; ao chegar, conta-lhe o sonho em que viu o Faial como um jardim das delícias, à beira da Jerusalém celestial…
O Teu Poder Invisível Todos possuímos mais poder e maiores possibilidades do que aquilo que imaginamos de Geneviève Behrend
Editora: Alma dos Livros
Editora: Este livro foi escrito com o propósito de lhe fornecer uma chave para a realização das suas aspirações, e para lhe explicar que o medo deve ser banido da consciência a fim de alcançar o que se deseja. Nesse esforço, vai descobrir que aquilo de que mais precisa é de «ser» consistentemente o seu melhor eu.
O sentimento de que posses maiores, não importa de que tipo sejam, lhe trarão contentamento ou felicidade, por si só, é um mal-entendido. Nenhuma pessoa, nenhum lugar ou coisa podem dar-nos felicidade. Talvez nos concedam motivos de felicidade e a sensação de contentamento, mas a alegria de viver vem de dentro.
O que esta obra recomenda é que se esforce por obter as coisas que sente que lhe trarão alegria, sentido e propósito. Embora não seja possível alterar as leis do universo, elas podem ser levadas a funcionar sob certas condições específicas, produzindo, assim, resultados em termos de avanço individual. O melhor momento para começar é agora.
O Segredo da Ordem de Cristo de Emílio Miranda
Editora: Saída de Emergência
Sinopse: Uma intriga com sete séculos eliminou os Templários.
Mas terão eles desaparecido?
Em 1307, Filipe, o Belo, rei de França, põe em marcha um plano para eliminar os Templários. Em Portugal, D. Dinis conspira no sentido oposto: pretende salvá-los de um fim que parece já ter sido ditado. Ao criar uma nova Ordem de Cristo, herdeira dos Templários e com sede em Castro Marim - o mais longe possível dos olhares da Europa cristã -, D. Dinis funda também a Ordem que, um século mais tarde, viria a ser a precursora dos Descobrimentos Portugueses.
De que modo se projetam nos nossos dias esses acontecimentos tão distantes? Isso mesmo é o que irá descobrir Júlio Pomar, um jovem arqueólogo, desde sempre apaixonado pela temática templária, ao ver-se enredado numa perigosa intriga que começa na Idade Média e envolve os enigmáticos Guardiões Templários. Mas quem são eles? E qual o seu papel no lendário tesouro escondido dos Templários?
Debaixo da Onda em Waimea de Paul Theroux
Editora: Quetzal Editores
Sinopse: Com o pano de fundo deslumbrante da costa do Havai, Theroux capta a glória e a nostalgia de um passado aventuroso, enquanto mostra que se devem aproveitar as ondas que a vida levanta.
Para Joe Sharkey, lenda do surf, este não é um desporto, mas uma forma de estar na vida. Agora, retirado das competições, e após décadas de viagens por todo o mundo atrás das melhores ondas, a sua existência permanece ligada à natureza: saboreia um presente despreocupado, passando os dias entre a casa sobranceira ao mar -- um pequeno éden de flora e fauna - e as magníficas ondas do Pacífico. Uma noite, voltando a casa ao volante e ligeiramente embriagado, atropela e mata um homem. Sharkey começa por querer obliterar o acidente do seu pensamento, mas a negação do acontecimento traumático vai fazê-lo perder o rumo. A recuperação só começará quando, coagido pela namorada, assume o acidente e começa a investigar o passado (surpreendente) da vítima.
Ambientado no luxuriante Havai e retratando a gente que o habita e os seus costumes, este romance é também um tributo de Paul Theroux ao arquipélago onde escolheu viver.
Dar Vida ao Fogo FATE - The WINX Saga N.º 2 de Sarah Rees Brennan
Editora: Edições Asa
Sinopse: É primavera e a diretora Farah Dowling decide organizar um Dia de Orientação para atrair e esclarecer potenciais alunos que pretendam frequentar a escola a partir do outono.
Stella voluntaria-se de imediato para coordenar o comité que há de acolher as visitas nesse dia e insiste que o namorado, Sky, a ajude nos preparativos. Mas quem conhece a Princesa Stella sabe que ela tem sempre segundas intenções, e esta situação não foge à regra.
Aisha, Terra e Musa são três possíveis candidatas ao ensino de excelência na área da magia que se ministra em Alfea, e não podem negar que estão nervosas neste primeiro contacto com a escola.
Aisha deseja provar que é ali que vai conseguir controlar o seu poder sobre a água. Terra deseja apenas fazer amigos e, quem sabe, encontrar o seu primeiro namorado. Musa, por sua vez, tem dúvidas se Alfea é mesmo o sítio onde quer estar.
Longe deste mundo mágico, e mais longe ainda de ter noção dos seus poderes, no mundo dos humanos Bloom começa a chamar a atenção da diretora Dowling.
Complicações de Danielle Steel
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Conhecido pelo seu requinte e discrição, o Hotel Louis XVI em Paris atraiu durante décadas uma clientela internacional dos mais ricos e famosos. Agora, após uma renovação extensa e sob nova gerência, um grupo de hóspedes fiéis regressa para a grande noite de reabertura, aos quais se juntam caras novas que conseguiram assegurar reservas muito cobiçadas. Ansiosamente à espera dos hóspedes está Olivier, o novo gerente, e Yvonne, a sua assistente. Ambos darão o seu melhor para continuar a tradição de excelência do hotel, mas nem mesmo eles estavam preparados para o que aconteceu naquela noite de setembro.
Uma famosa consultora de arte chega para recuperar de um divórcio brutal e fica surpreendida ao descobrir um novo amor - caso esteja disposta a arriscar uma última vez. Um dos novos hóspedes pensa em pôr termo à própria vida, mas acaba por salvar a de outra pessoa. A carreira de um político da alta-roda será manchada por um escândalo após uma misteriosa reunião no hotel. E um casal verá a viagem de uma vida ser afetada por uma emergência médica, deixando em suspenso o futuro com que há tanto sonhavam.
Abalados pelos acontecimentos desta noite, tanto os hóspedes quanto os funcionários do hotel preparam-se para as ondas de choque, pois depressa se tornar evidente que se adivinham novas tempestades no horizonte.
Cinco Discussões que Todos os Casais Deviam Ter ...E porque é que é mesmo preciso lavar a louça de Joanna Harrison
Editora: Pergaminho
Sinopse: Se sente que está sempre a ter as mesmas discussões com o seu parceiro, vezes e vezes seguidas… se calhar tem razão. E não é só consigo que isso se passa. A terapeuta Joanna Harrison acredita que todas as discussões de casais são variações de uma (ou mais) destas cinco questões:
¿ Como comunicamos um com o outro?
¿ Como lidamos com as famílias de cada um?
¿ Como lidamos com a partilha das tarefas?
¿ Como gerimos a distância entre nós?
¿ O que sentimos em relação ao corpo um do outro?
Estes temas terão de ser abordados com uma comunicação aberta e franca, para se poder ter uma relação amorosa saudável e funcional. Aquilo de que não se fala, acaba-se a discutir - e de forma bem menos agradável.
Com base na sua vasta experiência de terapia de casais, e recorrendo a casos de estudo e exemplos práticos, a autora convida-nos a pensarmos quais os fundamentos das dificuldades que temos nas relações de casal, oferecendo ferramentas úteis e criativas para nos vermos com um novo olhar, mais empático e inclusivo.
Um livro prático, divertido e pragmático, cheio de conselhos especializados que qualquer pessoa pode usar - e que qualquer pessoa numa relação deve seguir.
Manipulação O KGB e as Democracias Ocidentais de Mark Hollingsworth
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Este livro revela a história secreta de uma agência de espionagem fora de controlo, responsável perante ninguém a não ser perante si própria e com a intenção de subverter a política ocidental numa escala quase inconcebível. Em 1985, 1300 agentes do KGB estavam destacados nos EUA. Na mesma altura, o FBI só tinha 350 agentes de contraespionagem. Desde os primórdios da Guerra Fria, o KGB aliciou parlamentares e diplomatas, infiltrou-se nos escalões mais altos das administrações públicas e disseminou notícias falsas por jornais de todo o mundo. Mas o que é mais perturbador é que nunca parou. Putin, por exemplo, é um homem do KGB da cabeça aos pés.
Numa viagem de mais de meio século de intervenção da Rússia na política ocidental, o jornalista Mark Hollingsworth revela como a desinformação, o kompromat e a vigilância secreta continuam a desempenhar papéis fundamentais, nomeadamente na guerra da Rússia com a Ucrânia.
É assustadoramente fácil ameaçar a democracia ocidental - mas podemos e devemos defendê-la.
História do Repouso de Alain Corbin
Editora: Quetzal Editores
Sinopse: O descanso não é sono, nem imobilidade, nem uma solução para a fadiga - mas um momento em que o ser humano se reconstrói, caminha, esquece, encontra um lugar apenas seu.
Durante muito tempo o repouso foi relegado para a «vida eterna», depois da morte e de um destino obediente e conformado. Mas tudo mudou com o século XIX, tornando-se também uma necessidade terapêutica - e um convite ao lazer, com a sua indústria organizada e lucrativa.
Nos dias de hoje, o tempo de lazer ocupa o tempo livre, invade o espaço humano, cria novas formas de dependência e de cumprimento de horários. Erradamente, não falamos mais de descanso, mas de momentos de relaxamento, diversão e evasão, o que equivale a substituir a fadiga por mais tensão, mais tarefas, mais disciplina e mais consumo.
Alain Corbin, um dos investigadores mais originais de hoje (publicou livros sobre a história do silêncio, da erva fresca, da sombra, da ignorância, dos sinos ou da relação com o mar e o céu), convida-nos a refletir sobre a nossa relação com o trabalho, com a fadiga e com o tempo que temos disponível para viver.
Solitário de Alice Oseman
Editora: Desrotina
Sinopse: Para o caso de se estarem a perguntar, isto não é uma história de amor.
Tori Spring sente-se perdida entre o cansaço do mundo, a pressão para ser bem sucedida e a compulsão para planear o seu futuro. Exceto o blog no qual escreve sobre o seu pessimismo crónico, e o irmão Charlie — que recupera de um problema que o levou a tentar cometer suicídio —, Tori não sabe bem como voltar a ser feliz.
É então que algo acontece: conhece Michael Holden. Na verdade, Michael encarna tudo o que Tori despreza, mas ela fica fascinada pela sua exuberante alegria de viver e curiosidade sobre o mundo.
Tori e Michael formam uma parceria para descobrir a identidade do Solitário, um grupo anónimo que recentemente tem causado confusões na escola.
Mas quando as brincadeiras do Solitário começam a ficar estranhamente perigosas, Tori percebe que deve dar o passo que pode mudar a sua vida — e a maneira como vê o mundo e se relaciona com as pessoas à sua volta — para sempre.
Diabo em Pessoa de Rose Wilding
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: O que fazer quando conhecemos o diabo em pessoa? Talvez recusar o silêncio e o faz de conta por mais um momento que seja…
Noite de Ano Novo. Sete mulheres reúnem-se à volta de uma cabeça decepada num quarto de hotel de mau aspeto. Cada uma delas tem uma boa razão para a ter cortado… cada uma delas jura que não o fez. Mas, para se protegerem mutuamente, têm de descobrir quem cometeu o crime. Sete mulheres muito diferentes, cada uma numa busca muito particular por respostas. E por vingança.
À medida que seguimos estas mulheres — e a inspetora encarregada da investigação do caso —, descobriremos como cada uma delas conheceu, amou e, em última instância, não pôde deixar de odiar o homem cuja cabeça jaz numa mesa no centro do quarto. A companheira, a adolescente, a ex, a jornalista, a colega de trabalho, a amiga leal, a mulher que o criou. Quem matou Jamie Spellman?
Impossível de largar desde o primeiro capítulo, O Diabo em Pessoa é um thriller eletrizante, que cativa pelas personagens absolutamente credíveis e por não pedir licença na sua abordagem do abuso e da manipulação, mas também do amor e da lealdade. E de uma boa dose de vingança.
Até onde estamos dispostos a ir para acreditar naquilo em que, com medo, desejamos muito acreditar? E quais são as consequências quando dizemos basta e pomos fim ao faz de conta?
cardapio.pt @ 12-8-2023 18:00:00
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros