Novidades Livros (31 de Agosto a 6 de Setembro de 2023)

cardapio.pt @ 29-8-2023 18:56:57

As Sete Irmãs - A História de Maia Livro 1 de Lucinda Riley

Editora: Editorial Presença

Sinopse:  Se procura uma série envolvente e viciante, na qual a trama familiar é o ponto de partida para momentos épicos em vários lugares e épocas, tem o livro perfeito nas mãos. Prepare-se para viver amores impossíveis, sonhos sem limites e surpresas impressionantes.

Maia D’Aplièse, a filha mais velha do misterioso Pa Salt, tem uma vida tranquila: isolada na casa de família no lago Genebra, na Suíça, não podia estar mais confortável. Mas, um dia, o chão abre-se sob os seus pés. A notícia da morte do pai, que adotou Maia e as suas cinco irmãs em pontos diferentes do mundo, deixa-a completamente desfeita.

Porém, antes de morrer, Pa Salt deixou pistas às seis filhas sobre as origens de cada uma. Maia, abalada com a perda do pai, não consegue também lidar com o reaparecimento de um antigo namorado - é demasiado. Resolve, então, seguir as pistas de Pa Salt - uma carta, coordenadas geógraficas e um azulejo de pedra-sabão - e rumar ao Rio de Janeiro.

Envolvida pela atmosfera quente e sedutora da Cidade Maravilhosa, Maia descobre que a sua vida está ligada a uma trágica e comovente história de amor, passada entre a belle époque parisiense e a construção do Cristo Redentor. Maia tem de investigar os seus ancestrais e enfrentar os erros do passado. Mas, pelo meio, entre tempos e lugares, espreita, talvez, um novo amor.

Sr. Foi Engano de Lynn Painter

Editora: Clube do Autor

Sinopse:  A má sorte sempre perseguiu Olivia Marshall. Ou talvez ela seja apenas a confusão ambulante que a sua família pensa que é. Mas quando recebe uma mensagem sensual enviada por engano, Olivia acredita que as coisas podem estar realmente a mudar... As mensagens anónimas trocadas com o Sr. Foi Engano transformam-se no relacionamento mais excitante e divertido da sua vida.

Colin Beck sempre considerou Olivia como a irritante e desastrada irmã mais nova do seu amigo e companheiro de casa. Mas quando Olivia vai morar com eles, depois de um contratempo inacreditável, repara que se transformou numa mulher diferente e encantadora. Tem a certeza de que consegue manter a devida distância, até ao momento em que descobre que ela é a irresistível Miss Enganei-me no Número, com quem tem trocado mensagens picantes. Agora Colin tem de decidir se continua com a excitante brincadeira ou se se afasta antes que as coisas fiquem demasiado confusas.

Fúria Mortal de Bruno M. Franco

Editora: Suma de Letras

Sinopse:  Poderá um dos maiores assassinos portugueses estar de volta? O novo livro da saga Mortal é de cortar a respiração.

Nos anos 90, um assassino em série aterrorizou Portugal. Nunca foi detido, nem sequer identificado pela Polícia Judiciária, tornando-se num dos maiores mistérios da justiça portuguesa.

Trinta anos depois, uma mulher é brutalmente assassinada. Os inspetores Marta Mateus e Leonardo Rosa ficam encarregados do caso e, ao observarem a cena sangrenta, recordam-se de um antigo caso idêntico. Terá o assassino regressado décadas depois ou trata-se de um imitador?

Quando mais corpos são encontrados em condições terríveis, a urgência em encontrar o culpado é cada vez maior e os inspetores pedem ajuda a um antigo aliado, para fazer frente a um assassino implacável e impossível de capturar.

Inspirado em factos verídicos, Fúria mortal é uma história alucinante, que mostra os meandros da mente mais macabra que se conheceu em Portugal.

Conseguirão Marta e Leonardo pôr um ponto final na série de mulheres assassinadas?


Depois do Tremor de Jean Portante; Tradução: Maria João Cantinho

Editora: Editora Exclamação

Sinopse: "DEPOIS DO TREMOR", de Jean Portante, autor luxemburguês de origem italiana. Esta é uma poderosa imagem poética do sismo que destruiu a região de Aquila, Itália, em 2009;

UMA FOLHA CAIU

e dir-se-ia um tinteiro derramado.

Dir-se-ia folha de papel

se não houvesse sangue coagulado

nem o velho oito vestido de sombra

ou cauda de cometa que passa.

Uma folha caiu como cai

a asa de sol quando já nada mais voa.

Dir-se-ia sol sem nome

com raios anónimos.

Porque é que o Meu Filho se Comporta Assim? de Hugo Rodrigues

Editora: Contraponto Editores

Sinopse: Nos últimos anos, a pediatria mudou de forma muito significativa. De especialidade «das doenças das crianças» passou a ser uma área muito mais abrangente, na qual as questões comportamentais assumem um papel cada vez mais central e importante.

É com base nesse pressuposto que surge este livro. Nele vai poder perceber o desenvolvimento infantil como um caminho que deve sempre ser percorrido em família, e que muitos dos percalços não são mais do que situações perfeitamente normais e expectáveis quando se lida com crianças. E que muitas das suas dúvidas são transversais a todas as mães e a todos os pais.

Porque é que o meu filho chora tanto?

Porque é que faz birras?

Tudo Acontece por Uma Razão e outras mentiras que amei de Kate Bowler

Editora: Pergaminho

Sinopse: Kate Bowler é professora na Faculdade de Teologia da Universidade de Duke. A sua área de Investigação académica é o «evangelho da prosperidade», a crença de que a boa sorte e a prosperidade são bênçãos de Deus, e a sua ausência um sinal do Seu descontentamento. 

Aos 35 anos de idade, tudo na sua vida parece efetivamente uma bênção: é casada com o amor da sua vida, tem um filho bebé e o seu emprego de sonho.

E é então que recebe o diagnóstico de um cancro do colón, em estádio avançado e com fortes hipósteses de ser terminal. Este embate com a própria mortalidade leva Kate a perceber que tacitamente subscrevera ao «evangelho da prosperidade», vivendo segundo a crença de que tudo na vida pode ser controlado e alcançado com esforço, estratégia e determinação. Mas agora, gravemente doente, não há força, fé ou foco que lhe diminuam os tumores, nem pensamento positivo que lhe trave as metástases. O que significa adoecer e morrer, pensa, numa sociedade que acredita que tudo acontece por uma razão? 

Despida de todas as suas certezas, Kate descobre como, sem certezas, a vida é mais bela do que alguma vez imaginara.

Olá, Linda de Ann Napolitano

Editora: TopSeller

Sinopse: Poderá o amor curar uma pessoa ferida?

Uma história comovente sobre como é possível amar alguém, não apesar de quem a pessoa é, mas por causa disso mesmo.

William Waters cresceu numa casa silenciada pela tragédia, na qual os seus pais mal conseguiam olhar para ele, muito menos amá-lo; mas quando conhece a vivaz e ambiciosa Julia Padavano, é como se o seu mundo se iluminasse. E com Julia vem a sua família, pois ela e as três irmãs são inseparáveis: Sylvie, a sonhadora, é feliz com o nariz enfiado nos livros; Cecelia é um espírito livre, apaixonado pelas artes; Emeline cuida pacientemente de todos eles. Com os Padavanos, William experimenta um novo sentimento: ter um lar, pois cada momento naquela casa é repleto de caos amoroso.

É então que a escuridão do passado de William vem à tona, colocando em risco não apenas os planos cuidadosamente pensados por Julia para o futuro de ambos, mas também a inexorável devoção das irmãs umas pelas outras. O resultado é uma desavença familiar catastrófica que muda irremediavelmente as suas vidas.

Será a inabalável lealdade que outrora os ligava forte o suficiente para voltar a reuni-los quando é mais importante?


Ágata Ruiz de la Prada - A Minha História de Ágatha Ruiz de la Prada e Pedro Narváez

Editora: A Esfera dos Livros

Sinopse: Sou Ágatha Ruiz de la Prada, designer, uma das musas da Movida, Marquesa de Castelldosríus, Baronesa de Santa Pau e Grande de Espanha.

Adoro trabalhar e fazer planos. A minha marca é um sucesso há mais de trinta anos. Meus desenhos são reconhecidos em todo o mundo e desfilaram nas melhores passarelas.

Acho que em quase todas as casas houve algum produto com um coração fúcsia ou alguma flor criada por mim.

Sou feminista. Fui um dos responsáveis pelo fim da lei que discriminava as mulheres contra os homens na sucessão de títulos nobres.

Desde o berço que me relacionei com o poder. A certa altura, salvei um homem do ostracismo social. Então, eu me salvei de viver nas sombras porque eu era uma mulher e tinha mais de quarenta.

Agora, sou tudo menos uma mulher invisível.

Esta é a história que eu nunca contei...

A Arte de Morrer de Ambrose Parry

Editora: Editora Minotauro

Sinopse: Edimburgo, 1849. Hordas de pacientes estão a morrer, com os médicos a darem-se conta de que os remédios de nada servem. Está em curso uma campanha que visa dar o Dr. James Simpson, pioneiro do clorofórmio medicinal, como assassino.

Determinados a limpar o nome de Simpson, o seu protegido Will Raven e a ex-empregada doméstica Sarah Fisher mergulham nas ruas mais mortais de Edimburgo para descobrirem quem ou o que está por trás das mortes. Logo descobrem que a causa destas escapou a todos, apenas porque é deveras impensável…

O Monte do Silêncio de Francisco Camacho

Editora: Dom Quixote

Sinopse: Diogo vive atormentado por duas tragédias, uma na infância e outra na adolescência, numa família da alta burguesia reconstruída por um tio que cultiva o segredo e a mentira. Os traumas do passado empurram-no para uma existência desregrada e sem rumo, em que os problemas de memória e os sentimentos de culpa o afastam cada vez mais da verdade acerca de si próprio e daqueles que o rodeiam.

Até que, numa manhã de setembro em que o sol brilha intensamente mas um horizonte negro anuncia a tempestade, o cadáver de Norma, a afilhada do tio sobre a qual pouco se sabe, é encontrado no cenário majestoso da Praia do Eco. Ao ver-se envolvido na morte de Norma, depois de um telefonema inesperado que o faz recuar aos tempos da juventude, Diogo inicia uma jornada de descoberta que o levará a pôr em causa a sua própria história e a desfazer os equívocos de toda uma vida. 

Passado entre a Lisboa dos anos oitenta e os dias de hoje, em ambientes que ilustram um país feito de desigualdades e satirizam uma certa elite portuguesa ciosa das aparências, O Monte do Silêncio é um romance profundamente visual, com uma atmosfera de thriller psicológico e um enredo sinuoso que prende o leitor até à última página.

Educar Sem Perder a Cabeça Inteligência emocional para pais e filhos de Tania García

Editora: Pergaminho

Sinopse: Alguma vez perdeu a paciência com os seus filhos?

Bom, a resposta é evidente… dito de outra forma: alguma vez se arrependeu de coisas que disse ou fez aos seus filhos? E como geriu esse arrependimento? No fundo, sabe empatizar com os seus filhos? Quantas vezes «perde a cabeça»? Até que ponto sabe controlar as suas próprias emoções?

Este livro marca um antes e um depois na forma de compreender a família e o mundo da educação, propondo uma forma de criar pequenos seres humanos com base no respeito e numa compreensão real e fundada nas necessidades emocionais e de desenvolvimento das crianças. Para uma parentalidade consciente, uma infância realmente feliz, e uma vida familiar onde todos se sentem bem.


As Sete Luas de Maali Almeida de Shehan Karunatilaka

Editora: Clube do Autor

Sinopse: Uma história profundamente humana e original, ambientada no caos de uma guerra civil e narrada a partir de um ponto de vista incomum: Maali Almeida está morto e quer saber porquê.

As Sete Luas de Maali Almeida expõe verdades profundas e perturbadoras sem ceder ao sentimentalismo, numa narrativa marcada pelo sentido de humor e por uma indiscutível humanidade. Um romance audaz, original e caleidoscópico.

Maali Almeida, fotógrafo de guerra, jogador e homossexual não assumido, acordou morto naquilo que parece ser uma repartição pública celestial. O seu corpo desmembrado afunda-se nas águas serenas do lago Beira e Maali não faz ideia de quem o matou. 

Num país onde as contas são ajustadas por esquadrões da morte, bombistas suicidas e assassinos contratados, a lista de suspeitos é tristemente longa. Mas até no além o tempo se esgota para Maali, que tem sete luas para contactar a mulher e o homem da sua vida e conduzi-los até às fotos que abalarão o país, e, pelo caminho, resolver o mistério da sua morte.

Êxodo The Ravenhood - Livro 2 de Kate Stewart

Editora: Edições Chá das Cinco

Sinopse: O teu coração não é a tua fraqueza… é a minha

Depois do verão mais excitante da sua vida, quando conheceu Sean e Dominic e se envolveu numa relação ousada e perigosa com ambos os jovens, Cecelia está determinada a assumir a sua responsabilidade no caos que deixou para trás.

Contudo, Sean e Dominic são membros de um grupo criminoso conhecido como a Irmandade dos Corvos. O seu líder é Tobias King, O Francês, um homem temido e poderoso, que pune a traição de forma implacável e que vê Cecelia como um risco para os seus homens e para a sua missão meticulosamente planeada.

Cecelia tem todos os motivos para odiar Tobias, mas existe uma linha ténue entre o amor e o ódio. E depois do tempo que passou em Triple Falls, esta é uma linha que Cecelia está disposta a cruzar…

Uma história de amor inesperada, sexy e escaldante, que questiona o que estamos dispostos a fazer por amor.

Maria Callas - A Voz da Paixão de Michelle Marly

Editora: Planeta

Sinopse: Veneza, 1957. Aos 34 anos Maria Callas chega ao auge da sua carreira como soprano. É reconhecida e aplaudida pelo mundo, mas a sua perfeição artística em palco tem um preço alto a pagar. A voz ameaça falhar-lhe, está exausta e anseia por descanso, mas nem o público, nem o seu marido e empresário, Meneghini, lho permitem.

É então que numa festa Maria Callas conhece o milionário grego Aristóteles Onassis e, contra todas as probabilidades, os dois iniciam um romance apaixonado e tumultuoso que durará dez anos, até Onassis conhecer Jackie Kennedy...

Michelle Marly, autora do best-seller Mademoiselle Chanel e o Perfume do Amor, conta-nos neste romance mágico, baseado em factos reais, a história de Maria Callas, A Diva. Uma artista carismática, com uma voz única, que viveu envolta em glamour e elegância, que conheceu a fama e a crítica, a paixão e o desgosto.

Este ano comemora-se os 100 anos do nascimento de Maria Callas, La Divina, que encantou o mundo com a sua voz. A cantora esteve em Portugal em 1958. Neste livro a autora best-seller, Michelle Marly, retrata o ser humano por detrás da Diva, que amou, sofreu e chorou.

O Navio Negreiro Uma história humana de Marcus Rediker

Editora: Desassossego

Sinopse: Durante três séculos, os navios negreiros transportaram milhões de pessoas das costas de África até à América. Apesar do muito que já se conhece sobre a escravatura, pouco se sabe sobre estas embarcações e os seus passageiros. Através de uma investigação detalhada, Markus Rediker recria com pormenores assustadores a vida, a morte e o terror dos escravos - mas também das tripulações -, bem como o dia a dia nos navios e as doenças, motins e violência.

Apresentando histórias reais - como a do jovem raptado da sua aldeia e vendido como escravo por uma tribo vizinha, ou a do capitão que nutria um prazer sádico em manter o seu inferno particular -, Rediker relata a tragédia e o desespero, mas igualmente a coragem e resiliência de pessoas despojadas das suas vidas e dispostas a tudo pela sua liberdade.


O que é a Filosofia? de António de Castro Caeiro

Editora: Tinta da China

Sinopse: Não há ninguém que não tenha uma «filosofia», achando-a tão pessoal que passa a ser «a minha filosofia». Há também quem despreze a filosofia e diga que é coisa de «líricos» — as pessoas de acção que acham que a filosofia nada tem que ver com a vida. Há ainda a definição mais romântica: a filosofia é a amizade pelo saber. E para todo este conjunto de opiniões há já teses filosóficas, interpretações, atitudes, mentalidades, modos de ser. Mas então afinal: O que é a filosofia? É essa a pergunta que aqui se faz a alguns protagonistas da sua história, sem pretender fazer história. A filosofia é uma actividade que procura descobrir a verdade sobre «as coisas», «o mundo», os «outros», o «eu». 

Não se tem uma filosofia. Faz-se filosofia. A filosofia é uma possibilidade. E aqui começa já um problema antigo. Não é a possibilidade menos do que a realidade? Não é o possível só uma ilusão? Mas não é o sonho, como dizia Valéry, que nos distingue dos animais? Aqui fica já uma pista: uma boa pergunta põe-nos na direcção de uma boa resposta, e uma não existe sem a outra, como se verá.

Milionários Nazis A história negra das maiores fortunas alemãs de David de Jong

Editora: Desassossego

Sinopse: Em 1946, Günther Quandt — patriarca do mais icónico império industrial da Alemanha — foi detido por colaborar com o regime nazi. Os tribunais absolveram-no, apesar da sua mentira ao afi rmar que teria sido forçado por Goebbels. Durante as gerações seguintes, os herdeiros de Quandt, e de outros milionários nazis, viram as suas fortunas crescer e os seus impérios expandir-se na economia globalizada, enquanto o ajuste de contas com esse passado negro permanece incompleto.

Nesta notável investigação, David de Jong revela a verdadeira história de como as dinastias empresariais mais ricas da Alemanha acumularam incalculável poder ao serem cúmplices nas atrocidades do Terceiro Reich. Utilizando fontes inéditas, o autor mostra como esses magnatas se apropriaram de negócios judeus, utilizaram prisoneiros de campos de concentração nas suas fábricas e produziram armamento para equipar o exército de Hitler enquanto a Europa era destruída ao seu redor. Mais chocante, como o oportunismo político da América permitiu que escapassem impunes dos seus crimes.

O Demónio da Depressão Um atlas da doença de Andrew Solomon

Editora: Quetzal Editores

Sinopse: Este é o grande tratado sobre a depressão, numa leitura acessível a todos os leitores. E, ao mesmo tempo, é o relato pessoal da batalha do autor contra a depressão crónica, uma ameaça letal para mulheres e homens de hoje.

Partindo da sua própria batalha contra a depressão, Andrew Solomon constrói um monumental retrato da doença que assola os nossos tempos. O diagnóstico é tão complexo como a doença. 

O que geralmente caracteriza a felicidade é a impressão permanente de que é fugaz, ao passo que a depressão parece ser, quando a temos, um estado que não irá passar nunca. Solomon explica que cabe a cada um de nós aceitar e entender os aspetos relacionados com a depressão e como buscar um estilo de vida que possa minimizar o sofrimento e diminuir a nossa exposição à infelicidade.

Neste livro, obrigatório para todos aqueles que sofrem ou conhecem alguém que sofre de depressão, analisam-se também as medicações, os tratamentos alternativos, o impacto deste distúrbio nas populações, os seus efeitos históricos, sociais, biológicos, químicos e médicos. 

É um dos maiores tratados já escritos sobre o tema, e os prémios que lhe foram atribuídos reconhecem tanto a sua natureza científica como o seu brilhantismo literário.

O Destino das Almas de Michael Newton

Editora: Albatroz

Sinopse: Foi -nos confiado um corpo para sermos participantes ativos na vida, não espectadores. Aceitámos este contrato sagrado em que isso significa que os papéis que desempenhamos na Terra são maiores do que nós.»

Baseado nas investigações pioneiras de Michael Newton sobre hipnoterapia e vida após a morte, este livro foi escrito tanto para aqueles que estudam o assunto pela primeira vez quanto para os que leram a sua primeira obra de sucesso, A Viagem das Almas.

Em O Destino das Almas, o autor conduz o leitor numa exploração mais detalhada do movimento da alma no mundo dos espíritos, expandindo o conhecimento sobre o incrível sentido de ordem e planeamento que existe em benefício dos seres humanos.

Explore o significado por trás das suas memórias espirituais e descubra detalhes fascinantes sobre:

o nosso propósito na Terra

os lugares para onde as almas vão após a morte

de que forma os espíritos confortam os vivos

os guias espirituais e os seres que nos entrevistam no final de cada vida

as almas gémeas e as conexões entre grupos de almas e famílias humanas

Ganandrya - A Maldição de Sangue de A.R. Ruano

Editora: TopSeller

Sinopse: Um bruxo e um vampiro, juntos, a combater forças do mal, numa nova obra Young Adult que deixará todos os leitores a chorar por mais.

Bruxos e vampiros não convivem. Bruxos e vampiros são a antítese uns dos outros. Uns são aristocratas, os outros são perigosos. Os bruxos são o espelho da sociedade: ricos, brilhantes, cultos; os vampiros estão no fim da cadeia, são vergonhosos, animalescos. Mas será que é mesmo assim?

Quando Andreas ruma a Ganandrya, uma vila vampírica, para iniciar uma investigação científica relacionada com maldições, conhece Bernart, e ele parece tudo menos perigoso. Na verdade, é o oposto: parece vulnerável, triste e misterioso. Além disso, as cicatrizes nos braços, que tenta esconder, contam uma história que Andreas está determinado a conhecer.

Sem o esperar, Andreas dá por si envolvido num mistério maior do que poderia imaginar - e num amor que o deixará completamente rendido.

Dead Boys de Paloma González Rubio

Editora: A Esfera dos Livros

Sinopse: Um dead boy paga com sangue a traição, com o sangue dos seus e o próprio sangue: quando se denuncia um dos irmãos, quando se abandona a irmandade... 

Estou a sangrar, velhota, mas como vou ligar-te? E à Ana, a qualquer um dos que poderia salvar-me?

Por que doi tanto a solidão, tanto, tanto...?

Aqui estou, deitado entre os contentores do lixo. A minha única esperança é que a polícia não demore. É tarde demais. Aconteceu aquilo do chinês e isso mudou tudo. 

De onde veio aquela pistola? 

Converteu-se numa questão de honra, da honra dos Dead Boys.

Estou a ligar-te porque se encontrarem meu telefone, se eu morrer, vão localizar-te, vão encontrar-te e colocar-te num centro de menores.

Eu era carne para canhão. Sabem que estou vivo. Sabem e vêm buscar-me para acabar comigo de uma vez por todas.

cardapio.pt @ 29-8-2023 18:56:57


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros