Novidades Livros (21 a 27 de Setembro de 2023)
cardapio.pt @ 18-9-2023 12:32:25
Vai ser desta! - Agenda 2024 de Clara Não
Editora: Ideias de Ler
Sinopse: Esta agenda vai estar lá, para ti, nos dias em que vais querer sorrir a toda a hora, mas também naqueles em que vais querer largar tudo e fugir. Sem “tens de”, só com um ombro amigo de “conta-me como foi”. Sei que não há soluções que funcionem para toda a gente, mas um “estou aqui para ti” resulta sempre (um palavrão ou outro, para descarregar energia, é um bom complemento!).
Esta é a minha forma de te abraçar sempre que precisares, para que 2024 seja o teu ano. Se estavas à espera de um sinal para gritares um f*d#-se sentido, considera isto como tal!
Luta para que te respeitem e trata as outras pessoas como elas querem ser tratadas.
Com amor e humor,
Clara
"É uma das vozes feministas portuguesas da nova geração com mais destaque. Através dos seus desenhos e escritos, a ilustradora e ativista Clara Não alerta as mulheres a lutarem pelo descanso, relações amorosas e sexuais saudáveis, igualdade de direitos e amor-próprio. E usa a arma do humor e ironia para desmontar preconceitos, discriminações, machismos, racismos e outros ‘ismos’, muitas vezes através de experiências pessoais que relata nas crónicas no Expresso ou no Instagram."
Bernardo Mendonça, podcast A Beleza das Pequenas Coisas
A Armadura de Luz de Ken Follett; Tradução: Maria Ferro e Marta Mendonça
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Ken Follett, um dos autores mais lidos em todo o mundo, regressa a Kingsbridge com a história épica de uma revolução e uma galeria de personagens inesquecíveis.
A Revolução está no ar. O ano é 1792. Um governo tirânico está determinado a fazer de Inglaterra um poderoso império comercial. Em França, Napoleão Bonaparte ascende ao poder, e, com a discórdia ao rubro, os vizinhos dos Franceses estão em alerta máximo.
Kingsbridge está no limite. Uma revolução industrial sem precedentes condena os trabalhadores das fábricas à miséria. A modernização desenfreada, feita com novas e perigosas máquinas, está a tornar muitos empregos obsoletos e a destruir famílias.
A tirania ameaça o futuro. À medida que um conflito internacional se aproxima, um pequeno grupo de habitantes de Kingsbridge - de que fazem parte a fiandeira Sal Clitheroe, o tecelão David Shoveller e Kit, o inventivo e obstinado filho de Sal - definirá a luta de uma geração, enquanto combatem pela liberdade.
De regresso ao universo de Os Pilares da Terra, A Armadura de Luz é o mais ambicioso livro de Ken Follett, autor com mais de 178 milhões de exemplares vendidos, que, com ele, completa um ciclo de mil anos de História e de histórias.
Solo Leveling Volume 5 de Chugong; Tradução: Anastasiya Gorlova
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Chegou o quinto volume do fenómeno da manhwa que já tem milhões de leitores em todo o mundo!
Depois de derrotar o boss da dungeon em que ficou preso, o portal vermelho volta a abrir-se e Seong Jinu regressa a Seul como o herói da Guilda do Tigre Branco. As atenções estão viradas para um mero caçador de nível E. Impressionante!
Entretanto, no Japão, os monstros da ilha Jeju sofrem uma mutação que põe em causa a segurança mundial… nos Estados Unidos, Seong Ilhwan, o pai de Seong Jinu, é encontrado numa dungeon, dez anos depois de ter desaparecido, e regressa com uma mensagem: «Uma força incomparável, que conduzirá a Terra à destruição absoluta, acabou de despertar.» Estará Seong Jinu pronto para enfrentar este novo desafio? De que forma pode o seu destino - e o do planeta - mudar?
Continua a saga Solo Leveling, que já conquistou milhares de leitores portugueses e em breve chegará ao anime.
Abelhas e Trovoada ao Longe de Riku Onda
Editora: Lua de Papel
Sinopse: Numa cidade não muito distante de Tóquio, vai começar um dos mais importantes concursos de piano do mundo. Na sala enorme, os pianistas serão acolhidos pelo silêncio único que antecede os primeiros acordes. No final, haverá palmas. Mas não para todos. Aya procura no concurso uma hipótese de redenção. Menina-prodígio, calou os dedos no dia em que a mãe morreu. Ali reencontra Masuro, um miúdo com quem brincava quando era ainda criança - e que hoje é um pianista aclamado.
Entre os candidatos há dois que parecem pertencer a outra partitura. Akashi, casado, mais velho, é olhado com estranheza pelos restantes, na sua última tentativa de regressar à ribalta. E por fim há um rapazinho que ninguém conhece, tem 16 anos, é filho de um apicultor. Dizem que nunca teve um piano na vida, que foi acolhido por um professor mítico, que ao tocar nas teclas é como se falasse com Deus.
Durante duas semanas, vão enfrentar um júri feroz, um público expectante, os seus medos, o seu passado, tudo o que foram até chegarem ali.
Abelhas e Trovoada ao Longe é um livro mágico, musical, onde as palavras vibram como as cordas de um instrumento, tensas, hipnóticas. Somos embalados pelas texturas e sons até ao final em que nos apetece chorar, aplaudir.
Obra-prima de Riku Onda, famosa escritora japonesa, foi o único livro que até hoje conquistou no mesmo ano o Prémio dos Livreiros Japoneses e o Naomi Prize.
Fogo Selvagem – Wildfire de Hannah Grace
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Depois de uma noite louca, estes dois terão de resistir um ao outro - ou arriscar começar algo que é impossível controlar. Conseguirão eles aguentar tanto... fogo!?
Os caminhos de Aurora e Russ, ambos alunos da Universidade da Califórnia — Maple Hills, cruzam-se numa festa de fim de ano, quando a euforia os leva a passar a noite juntos. Uma. Noite. Louca! E uma aventura apaixonante, mas Aurora não é de prolongar estadias, e, na verdade, não espera muito de um homem, pelo que se escapa antes mesmo de Russ ter oportunidade de lhe perguntar o nome completo.
Imaginem a surpresa destes dois quando se veem frente a frente no primeiro dia do acampamento de verão da universidade, onde serão ambos monitores. Só queriam poder respirar longe das complicações que os aguardam nas suas vidas fora da faculdade: Russ deseja evitar ter de lidar com o pai e os seus problemas… Aurora está cansada de ter de implorar pela atenção de todos à sua volta. Ambos desejam passar o verão num sítio que lhes sabe a casa.
Russ está consciente de que se quebrar a regra que impede o convívio entre membros do staff poderá ter de regressar a Maple Hills antes que o verão termine, mas Aurora nunca foi de seguir regras.
Será que vão aprender a estar lado a lado sem dar largas aos caprichos do corpo e do coração? Ou será que aquela primeira noite juntos foi a faísca de um fogo quente e incontrolável, que nenhum dos dois conseguirá apagar!?
Um Milhão de Beijos de Monica Murphy
Editora: Marcador
Sinopse: Wren Beaumont é uma aluna exemplar. Meiga, inteligente e bonita, é adorada por todos na Lancaster Prep. Menos por Crew Lancaster, um bad boy sempre maldisposto.
Crew é filho da família proprietária da escola e parece ter uma vida confortável, mas o pai autoritário não lhe facilita em nada o seu dia a dia. É por isso que Crew não tem tempo para pessoas como Wren.
No entanto, as suas vidas colidem inesperadamente, e Wren descobre que há mais na vida do que boas notas. Já Crew aprende, por fim, como é gostar de alguém, além de si próprio...
Será que eles podem - devem - tornar-se o casal mais improvável da escola?
O despertar da consciência com constelações familiares de Maria Gorjão Henriques
Editora: Albatroz
Sinopse: Com Prefácios de Fátima Lopes e Inês Gaya
«É fascinante compreender que a maior parte das nossas motivações nascem de uma necessidade de compensação de vazios de amor que ficaram presos na memória do nosso clã familiar.»
Se tens este livro nas mãos é porque a tua alma deseja despertar para uma nova consciência e anseia por ser vista por ti, de forma a voltar a ocupar o lugar de centro e, assim, te permitir viver uma vida mais leve e alinhada com a tua essência.
As células do nosso corpo guardam memórias de todo o clã familiar que nos foram passadas de geração em geração. É por isso que a lealdade ao clã, tantas vezes, se sobrepõe à lealdade a nós próprios, e, enquanto não nos tornarmos conscientes, estaremos a repetir compulsivamente padrões familiares.
Reconhecer que vives numa teia invisível de amor vai oferecer-te uma compreensão, aceitação e comoção que vai mudar a tua perspetiva da Vida e vai permitir libertares-te de padrões que carregas, por amor, do clã familiar.
Convido-te a entrar nesta viagem que proponho fazer contigo, para que este livro te possa oferecer a compreensão e a oportunidade de transformares a tua forma de interpretar a realidade e, assim, encontrares dentro de ti a força, a clareza e o amor que te permitem percorrer um novo caminho, libertando as amarras que limitam a manifestação e a expressão do Ser de Amor genuíno que habita em ti.
Esta é uma viagem rumo à libertação de muitas formas de sofrimento, à inteireza do teu Ser e à possibilidade de abraçares e viveres a vida a partir da leveza da tua essência, para abrires novos horizontes e percorreres o caminho de volta ao território da tua alma e do Ser de Amor que ÉS!
Unidos num só Coração!
«Este maravilhoso livro é um despertar para o conhecimento de nós próprios a partir dos nossos. É uma oportunidade de ganhar consciência de que muitas das nossas dores atuais não são nossas, mas, sim, do passado.» Fátima Lopes
Coisas que Escondemos dos Outros de Lucy Score
Editora: Marcador
Sinopse: Nash Morgan sempre foi conhecido como o mais simpático dos irmãos Morgan, de sorriso aberto para todos. Agora, este chefe de polícia, um sulista encantador que tenta recuperar de um tiroteio, sofre de ataques de pânico e pesadelos constantemente.
Nash não quer que ninguém saiba que está com problemas. Acontece que a sua nova vizinha, a inteligente e sensual Lina, consegue ver além do óbvio. Por regra, ela não é fã de contacto físico, a menos que o inicie. no entanto, por alguma razão, o toque de Nash é diferente. e ele também sente isso. A ligação física entre ambos é inegável e Nash pergunta-se se deve avançar com a relação.
É uma pena que Lina também tenha segredos - se Nash descobrir o verdadeiro propósito de ela estar em Knockemout, nunca a perdoará. Além disso, Lina não quer relacionamentos. Nunca mais. Um caso escaldante e passageiro com um polícia? Claro que sim. Um relacionamento com um homem que espera que ela assente? Nem pensar. Assim que conseguir o que procura, tenciona ir-se embora. Mas esta cidade cativa quem a visita. E Nash decide que Lina será sua, custe o que custar… mesmo que isso signifique enfrentar o perigo que quase o matou.
Entre o Céu e o Inferno Vida e morte nos navios da Expansão Portuguesa (1497-1655) de Marco Oliveira Borges
Editora: CRITICA
Sinopse: Marco Oliveira Borges, historiador e investigador das temáticas relacionadas com os Descobrimentos e a Expansão Europeia dos séculos XV-XVII, leva-nos a bordo da Carreira da Índia, para ficarmos a conhecer o quotidiano dentro dos navios da Expansão Portuguesa.
Quem eram as pessoas que embarcavam na Carreira da Índia? Com que motivos? Como viviam dentro das naus? O que comiam? Quais os perigos que enfrentavam? Estas são algumas das questões desenvolvidas neste livro que, numa visão conjunta até agora inexistente, analisa a vida a bordo dos navios que permitiram a expansão marítima e o desenvolvimento do Império Português.
Marco Oliveira Borges, historiador e investigador das temáticas relacionadas com os Descobrimentos e a Expansão Europeia dos séculos XV-XVII, leva-nos a bordo da Carreira da Índia, dando voz a escravos, mulheres, soldados, marinheiros e outros tripulantes, para ficarmos a conhecer o quotidiano dentro dos navios da Expansão Portuguesa.
Ao longo destas páginas, o autor aborda temas como a perceção que o homem tinha do mar e o medo dos naufrágios, a tipologia, a degradação e a sobrecarga dos navios, a composição social, a alimentação, a higiene, as doenças e os acidentes a bordo, as práticas religiosas, os passatempos, as diversões, a sexualidade e, por fim, as tensões e os conflitos que tinham lugar em plena travessia interoceânica.
Uma viagem que durava cerca de seis meses, onde os tripulantes e os passageiros enfrentavam o medo de um mar feroz, a morte e a incerteza de chegar ao seu destino.
A Seita de Camilla Läckberg e Henrik Fexeus
Editora: Suma de Letras
Sinopse: Camilla Läckberg, autora bestseller com mais de 30 milhões de livros vendidos em todo o mundo, e Henrik Fexeus, dão continuidade à trilogia iniciada com A Caixa.
Quando uma criança de cinco anos desaparece misteriosamente em plena luz do dia do infantário que frequentava, a investigadora Mina Dabriri e os seus colegas da Polícia de Estocolmo são chamados a assumir a linha da frente da investigação.
O rapto tem muitas semelhanças com um sequestro anterior que terminou de forma trágica, o que leva Mina a recorrer a Vincent Walder, especialista em linguagem corporal e mentalista, para os ajudar na investigação.
Vincent rapidamente percebe que o caso, repleto de códigos numéricos e mensagens codificadas, parece seguir um padrão de conotações rituais com uma lógica rigorosa por trás.
Percy Jackson e o Cálice dos Deuses Livro 6 de Rick Riordan
Editora: Casa das Letras
Sinopse: É o último ano de Percy na Alternative High School em Nova Iorque. Desta vez, Percy não está preocupado em salvar o mundo. No entanto, tem uma missão muito mais difícil à sua espera: entrar na faculdade. A Universidade de Nova Roma exige cartas de recomendação de três deuses, o que significa que, para sua frustração, Percy tem de cumprir missões para as conseguir arranjar.
Eis a primeira missão: o copeiro dos deuses, Ganimedes, perdeu o seu cálice. Para além de ser uma situação embaraçosa, é também potencialmente desastrosa, uma vez que qualquer mortal que beba do cálice poderá alcançar a imortalidade. Percy, Annabeth e Grover têm de encontrar o cálice e devolvê-lo a Ganimedes antes que alguém se aperceba que ele o perdeu...
Ainda que possa ser lido de forma isolada do resto da saga pelos novos leitores de Percy Jackson, os fãs que aguardam este reencontro há mais de uma década irão certamente deliciar-se com esta nova aventura hilariante pela mitologia grega.
O Poder de Conquistar e Influenciar Pessoas de Alexandre Monteiro
Editora: Planeta
Sinopse: Alexandre Monteiro, autor best-seller de Torne-se um Decifrador de Pessoas, traz-nos um novo livro com ferramentas, exercícios e casos reais para influenciar os outros. Porque todos nós, no nosso dia a dia, em relações profissionais ou pessoais queremos e precisamos de conquistar pessoas.
A influência é um superpoder e está ao alcance de todos. Todos nós, no nosso dia a dia, em relações profissionais ou pessoais queremos e precisamos de conquistar pessoas. Precisamos de ser reconhecidos, promovidos, amados, ouvidos ou admirados. Precisamos que os outros nos digam sim, de motivá-los a tomarem a ação que desejamos, queremos cultivar amizades e ganhar o respeito dos outros, de fechar negócios e concretizar os nossos objetivos.
Conquistar pessoas não é um dom, é uma ciência. Com recurso à neurociência, psicologia comportamental e a técnicas exclusivas ensinadas pelas principais agências de inteligência e espionagem, Alexandre Monteiro, autor do best-seller Torne-se um Decifrador de Pessoas, avisa: se quer influenciar e conquistar pessoas saiba que isso depende pouco da sua competência e conhecimento e mais da sua capacidade de comunicar e persuadir.
Neste livro vai aprender a:
- Trabalhar a sua mentalidade: passe da mente pobre a rico.
- Trabalhar o seu carisma, confiança e autoridade: seja visto.
- Trabalhar as suas habilidades sociais e empatia: seja gostado.
- Usar ferramentas poderosas como o ROI e o COI.
- Dominar as fases da comunicação: evitar, competir, cooperar.
- Diálogo proativo e reativo.
História de Portugal de Cor e Salteada da Antiguidade aos nossos dias só com as partes sumarentas de Maria João Lopo de Carvalho
Editora: Lua de Papel
Sinopse: "O que faziam os nossos antepassados? Andavam, basicamente, à paulada. E faziam-no sobretudo entre eles. De resto, fizeram-no em datas tantas que o melhor é esquecermos aqui as que não nos brindaram com feriados. Não que lhes faltassem inimigos externos e ameaças naturais, mas a preferência pela pequena intriga caseira, pela pancadaria de proximidade, parece acompanhar-nos desde os primórdios."
Assim começa esta História de Portugal de Cor e Salteada: a toque de caixa. Só termina a 25 de Novembro de 1975, quando um general sisudo, de cabelo bem lambido, decide pôr ordem na casa. Entre um momento e outro, Maria João Lopo de Carvalho brinda-nos com os acontecimentos-chave que fizeram de Portugal o país com as fronteiras mais antigas da Europa.
A autora passa célere da pré-história aos árabes, leva-nos de caravela à descoberta do mundo, relembra Alcácer Quibir, narra o fim do império. E ela própria se junta à festa, e não poupa um ou outro açoite, sobretudo aos espanhóis.
Versão plena de humor e ironia, mas rigorosa também, não perde tempo com datas maçudas ou dinastias completas. Fica-nos o crème de la crème, estrangeirismo franciú aqui regado com picante nacional. É ler, saborear, e chorar por mais.
Conhecer Portugal a Pé de Miguel Judas
Editora: Desassossego
Sinopse: Miguel Judas, jornalista e guia de viagens, conhece Portugal a pé como ninguém. Subiu as montanhas, desceu os vales, atravessou as planícies e percorreu as costas. Tudo porque adora andar a pé e sabe que temos um dos países mais bonitos do mundo. Quem melhor do que ele para lhe dar a conhecer Portugal a pé?
Este guia é uma escolha pessoal do autor, resultante desses quilómetros palmilhados, em lazer ou em trabalho, a caminhar ou a correr. O foco é a qualidade e a abrangência, daí a organização dos percursos por regiões e temas - com história, para toda a família, desafiantes, com vista de mar ou ao som da água -, com opções para todo o tipo de caminhantes.
Mas façamo-nos ao caminho. Seja inverno ou verão, com sol ou nuvens, o mais importante é começar. Com um passo de cada vez ganha-se um país novo, cada vez mais imenso na variedade das paisagens, dos ambientes e das pessoas que o habitam. Vamos começar?
A Mais Breve História da Ucrânia Dos príncipes de Kyiv a Zelensky de José Milhazes e Vladimir Dolin
Editora: Dom Quixote
Sinopse: Ucrânia: o país de que todos falamos e que todos queremos conhecer. Terra de fronteira entre a Europa e a Ásia, tem sido disputada ao longo do tempo por sucessivos senhores da guerra, reinos e impérios. Não são apenas os russos que a ambicionam - desde tempos imemoriais também por ela lutaram tártaros-mongóis, polacos, lituanos, otomanos, austro-húngaros… Que povo é este que resiste sempre à mortandade, ruína e perda a que a História e a geografia o condena? Em que acredita e o que ambiciona? Quais os seus santos e heróis?
Ao longo deste livro, José Milhazes e Vladimir Dolin apresentam-nos as grandezas e misérias, as vitórias e derrotas da Ucrânia - das origens remotas perdidas na bruma do tempo com os príncipes varegues, à importância de Kyiv e do rio Dnipro na formação do país, a especificidade da sua língua, as suas jóias arquitectónicas e os seus melhores poetas.
Uma leitura apaixonante - actual e necessária -, esta breve história da Ucrânia dá a conhecer um povo que todos os dias nos entra em causa por causa da actual invasão russa, mas que também por esse motivo queremos conhecer melhor.
Astérix - O Lírio Branco - Ed. especial wookemcaixa de Fabcaro e Didier Conrad
Editora: Edições Asa
Sinopse: (Edição especial e exclusiva WOOK inclui, para além do livro, uma caixa, uma figura Playmobil® da série, uma serigrafia da aldeia gaulesa e ainda um snack.
Edição limitada ao stock existente e às primeiras encomendas registadas e pagas)
«Para iluminar a floresta, basta a floração de um só íris». O Íris Branco é o nome de uma nova escola de pensamento positivo, vinda de Roma, que começa a propagar-se pelas grandes cidades, de Roma a Lutécia.
César decide que este novo método pode ter efeitos benéficos sobre os campos romanos em redor da famosa aldeia gaulesa, mas os preceitos desta escola influenciam igualmente os habitantes da aldeia que com eles se cruzam…
Que terá por exemplo acontecido ao nosso chefe gaulês preferido e qual a razão para o seu ar tão carrancudo? Descobre esta nova aventura de Astérix em 26 de outubro de 2023.
Fúria Mortal de Bruno M. Franco
Editora: Suma de Letras
Sinopse: Poderá um dos maiores assassinos portugueses estar de volta?
O novo livro da saga Mortal é de cortar a respiração.
Nos anos 90, um assassino em série aterrorizou Portugal. Nunca foi detido, nem sequer identificado pela Polícia Judiciária, tornando-se num dos maiores mistérios da justiça portuguesa.
Trinta anos depois, uma mulher é brutalmente assassinada. Os inspetores Marta Mateus e Leonardo Rosa ficam encarregados do caso e, ao observarem a cena sangrenta, recordam-se de um antigo caso idêntico. Terá o assassino regressado décadas depois ou trata-se de um imitador?
Quando mais corpos são encontrados em condições terríveis, a urgência em encontrar o culpado é cada vez maior e os inspetores pedem ajuda a um antigo aliado, para fazer frente a um assassino implacável e impossível de capturar.
Inspirado em factos verídicos, Fúria Mortal é uma história alucinante, que mostra os meandros da mente mais macabra que se conheceu em Portugal.
Conseguirão Marta e Leonardo pôr um ponto final na série de mulheres assassinadas?
A Religião Woke de Jean-François Braunstein
Editora: Editora Guerra & Paz
Sinopse: Uma onda de loucura e intolerância está a varrer o mundo ocidental. Com origem nas universidades americanas, a religião woke está a varrer tudo à sua passagem: universidades, escolas, empresas, meios de comunicação social e cultura.
Esta religião, propagandeia, em nome da luta contra a discriminação, dogmas no mínimo inauditos:
A teoria de género professa que o sexo e o corpo não existem e que a consciência é que importa.
A teoria crítica da raça afirma que todos os brancos são racistas, mas que nenhuma pessoa racializada o é.
A epistemologia do ponto de vista defende que todo o conhecimento é situado e que não existe ciência objectiva, nem mesmo as ciências exactas.
O objectivo dos wokes é desconstruir todo o património cultural e científico e pôr-se a postos para a instauração de uma ditadura em nome do bem e da justiça social.
É tudo isto e muito mais que Braunstein explica e contextualiza neste A Religião Woke, apoiado por textos, teses, conferências e ensaios, que cita e explica longamente, para denunciar esta nova religião que destrói a liberdade.
Um ensaio chocante e salutar.
As Cinco Carências Ferramentas para viver em harmonia de Lise Bourbeau
Editora: Pergaminho
Sinopse: Este livro destina-se a todas as pessoas que passam por dificuldades na sua relação com os filhos - qualquer que seja a idade. Tem por objetivo ajudar cada pessoa a viver melhor o seu papel de educador, de pai ou até de avô com alegria, leveza e sobretudo autonomia. Como existe uma diferença cada vez mais marcada entre gerações, é importante criar métodos novos para conseguir resultados novos!
Ao longo destas páginas, Lise Bourbeau revela quais são as cinco grandes carências de todas as almas que chegam a este mundo; são as carências, necessidades e anseios sentidos e exprimidos por recém-nascidos, crianças, adolescentes e, se não forem corretamente abordadas e resolvidas, por adultos que por sua vez serão pais e as irão reproduzir.
Cheio de conselhos práticos para escutar, empatizar e preencher essas carências, este é um livro que permite não só criar um futuro mais harmonioso com as gerações vindouras, mas também sarar muitas das feridas com gerações anteriores.
Insónia de Sarah Pinborough
Editora: Clube do Autor
Sinopse: A doze dias de completar quarenta anos, Emma conta as horas de sono. Uma ou duas, com sorte, em que fecha os olhos e se afunda no esquecimento. Simplesmente, não consegue relaxar. Enquanto percorre a casa, vítima da insónia, repete os rituais. Tranca a porta. Verifica as janelas. Certifica-se de que os filhos dormem tranquilamente, vendo os segundos a passar no relógio do forno. 1h13. 1h55. 2h18. 2h22.
A insónia fá-la questionar tudo e mais alguma coisa, incluindo a culpa e a inocência. Acordada de noite, adormece de dia, no carro e no trabalho. Emma dá por si a repetir os gestos da mãe, que teve um surto psicótico depois de celebrar o quadragésimo aniversário.
Acabará ela por magoar a família, tal como aconteceu com a mãe? Haverá uma explicação racional para os estranhos acontecimentos em redor?
Emma sente-se forçada a desenredar os fios sombrios do seu passado a fim de proteger as pessoas que ama, ou arrisca-se a perder tudo. Porque, no coração da noite, o mal espreita…
Clube das Princesas Amaldiçoadas de LambCat
Editora: Edições Asa
Sinopse: Esta é a Gwendolyn — a prova viva de que as princesas nem sempre têm tudo. Embora viva num castelo e o seu pai seja o rei, Gwendolyn não é como as princesas dos contos de fadas e não é convencionalmente atraente.
Mas, certa noite, tropeça no mundo obscuro do Clube das Princesas Amaldiçoadas e a sua vida muda para sempre. Amaldiçoadas e marginalizadas, as princesas do clube são justamente as pessoas de que Gwendolyn precisa para lhe mostrar que, lá porque não se encaixa no molde, não significa que seja menos princesa.
Contos para gostares mais de ti de Francesc Miralles e Álex Rovira
Editora: Albatroz
Sinopse: 35 HISTÓRIAS PARA CULTIVAR O JARDIM DA AUTOESTIMA
A autoestima é a ferramenta mais importante com que podemos contar para percorrermos felizes os caminhos da vida. Este livro contém trinta e cinco histórias que ensinam a cultivar este poder desde a infância, despertando a imaginação, o humor, a resiliência, o amor e a aceitação de cada um tal como é.
Estes contos inspiradores, acompanhados de reflexões-chave, servem de orientação a meninos e meninas de todas as idades, para que sejam crianças seguras, independentes e que amam e respeitam os outros, porque aprenderam a amar-se e a respeitar-se a si mesmas.
Inclui: as 12 chaves da autoestima nas crianças.
Gabo e Mercedes Uma despedida de Rodrigo García; Tradução: José Teixeira de Aguilar
Editora: Dom Quixote
Sinopse: Em Março de 2014, Gabriel García Márquez, um dos mais aclamados escritores do século XX, já velho e doente, apanhou uma constipação. «Desta não escapamos», disse Mercedes Barcha, a sua esposa de há mais de cinquenta anos, a Rodrigo, um dos seus filhos.
Estas páginas são a crónica mais íntima e honesta dos últimos dias de um génio, escrita com a espantosa precisão e o justo distanciamento de uma testemunha de exceção: o próprio Rodrigo. Vemos assim o lado mais humano de uma personagem universal e da mulher na qual reparou quando eram ainda crianças, que o acompanhou toda a vida e que apenas lhe sobreviveu uns anos, entremeado com recordações de uma vida irrepetível. A mais bela despedida ao filho do telegrafista e à sua esposa.
Agridoce e perspicaz, comovente e poderoso, Gabo e Mercedes - Uma despedida celebra o formidável legado dos pais de Rodrigo, oferecendo um olhar inédito sobre a vida familiar privada de um gigante literário. É, ao mesmo tempo, um presente para os leitores de Gabriel García Márquez e uma grande homenagem de um escritor que o conheceu bem.
O Novo Eu de Halle Butler
Editora: Euforia
Sinopse: Millie tem trinta anos e não consegue dar um rumo à sua vida, passando os dias a saltar de trabalho temporário em trabalho temporário. As noites, passa-as sozinha no seu apartamento, obcecada sobre como é que poderia dar a volta à situação - ao seu trabalho, à sua atitude, à sua aparência, à sua vida. Depois, vê televisão até adormecer e o ciclo recomeça no dia seguinte.
Quando surge a oportunidade de ter uma oferta de emprego estável e a tempo inteiro, Millie começa a ver a luz ao fundo do túnel e a acreditar que a vida melhor com que sonha pode estar agora ao seu alcance: comprar roupas de marca, ter comida saudável em casa e atingir a independência financeira.
Mas, vinda das angustiantes profundezas da sua mente, chega-lhe a paralisante constatação de que esta oferta de felicidade pode, afinal, estar esvaziada de sentido. Será que Millie irá encontrar o seu Novo Eu?
Uma comédia negra como breu, este o novo romance de leitura obrigatória da autora Halle Butler: de choque entre as expectativas da protagonista e uma realidade sem encanto.
As Sete Luas de Maali Almeida de Shehan Karunatilaka
Editora: Clube do Autor
Sinopse: Uma história profundamente humana e original, ambientada no caos de uma guerra civil e narrada a partir de um ponto de vista incomum: Maali Almeida está morto e quer saber porquê.
As Sete Luas de Maali Almeida expõe verdades profundas e perturbadoras sem ceder ao sentimentalismo, numa narrativa marcada pelo sentido de humor e por uma indiscutível humanidade. Um romance audaz, original e caleidoscópico.
Maali Almeida, fotógrafo de guerra, jogador e homossexual não assumido, acordou morto naquilo que parece ser uma repartição pública celestial. O seu corpo desmembrado afunda-se nas águas serenas do lago Beira e Maali não faz ideia de quem o matou.
Num país onde as contas são ajustadas por esquadrões da morte, bombistas suicidas e assassinos contratados, a lista de suspeitos é tristemente longa. Mas até no além o tempo se esgota para Maali, que tem sete luas para contactar a mulher e o homem da sua vida e conduzi-los até às fotos que abalarão o país, e, pelo caminho, resolver o mistério da sua morte.
cardapio.pt @ 18-9-2023 12:32:25
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros