Novidades Livros (22 a 28 de Fevereiro de 2024)

cardapio.pt @ 27-2-2024 15:44:08

......

As Mulheres de Kristin Hannah

Editora: Bertrand Editora

Sinopse: Um retrato íntimo de uma mulher num jogo de perigos e, ao mesmo tempo, o épico de uma nação dividida pela guerra e fraturada pela política ¿ uma geração que se fez do sonho de um mundo melhor e que se perdeu no campo de batalha. As mulheres também podem ser heroínas. Quando a estudante de Enfermagem de vinte anos Frances «Frankie» McGrath ouve estas inesperadas palavras, tudo muda.

Criada num cenário idílico da costa da Califórnia e protegida pelos pais conservadores, sempre se orgulhou de fazer as escolhas certas, ser uma boa rapariga. Mas em 1965 o mundo está a mudar, e também ela imagina escolhas diferentes para si. Quando o seu irmão é destacado para a Guerra do Vietname, Frankie alista-se também no Corpo de Enfermagem do Exército norte-americano. Tão inexperiente como os homens enviados para combate do outro lado do mundo, Frankie sente-se esmagada pelo caos, pelo sofrimento e pela destruição provocados pela guerra, e pelos sentimentos inesperados que a invadem no regresso a uma América diferente e dividida.

As Mulheres conta a história de uma mulher que viu a guerra, mas desvenda igualmente a história de todas as mulheres que enfrentam o perigo para ajudar os outros. Mulheres cujo sacrifício e compromisso é, muitas vezes, esquecido. Este é um romance fulgurante e belíssimo, uma narrativa profundamente emotiva com uma heroína memorável, cujo idealismo e coragem extraordinários definiram uma geração.

A Fraude de Zadie Smith; Tradução: Francisco Agarez

Editora: Dom Quixote

Sinopse: Estamos em 1873. A Sra. Eliza Touchet, escocesa, é a governanta - e prima por afinidade - de um romancista outrora famoso, entretanto em declínio, William Ainsworth, com quem vive há trinta anos. A Sra. Touchet é uma mulher de múltiplos interesses: literatura, justiça, abolicionismo, classes, as mulheres do primo, esta vida e a próxima. Mas também é cética, e suspeita que o primo não tem talento; que Charles Dickens, escritor de sucesso e amigo do primo, é um trocista e um moralista; e que a Inglaterra é uma terra de fachadas, onde nada é bem aquilo que parece.

Entretanto, Andrew Bogle cresceu como escravo na Plantação Hope, na Jamaica. Sabe que cada torrão de açúcar tem um custo humano. Que os ricos enganam os pobres. E que é mais fácil manipular as pessoas do que elas pensam. Por isso, quando dá consigo em Londres, testemunha de relevo num célebre caso de impostura, sabe que o seu futuro depende de contar a história certa.

O caso Tichborne - em que um carniceiro de classe baixa na Austrália afirma ser de facto o legítimo herdeiro de um património substancial e de um título - cativa a Sra. Touchet e a Inglaterra inteira. Sir Roger é realmente quem diz ser? Ou é uma fraude? A Sra. Touchet é uma mulher vivida. O Sr. Bogle não é tolo nenhum. Mas, num mundo de hipocrisia e autoilusão, decidir o que é real revela-se uma tarefa complicada...

Baseado em acontecimentos históricos - uma disputa legal que dividiu a Inglaterra vitoriana -, A Fraude é um brilhante romance sobre verdade e ficção, fraudulência e autenticidade e o mistério do «outro».

De Bestas e Aves de Pilar Adón

Editora: Dom Quixote

Sinopse: Uma pintora conduz em plena noite sem saber que está prestes a chegar a Betânia - uma espécie de território fora do mundo, habitado por cabras, cães e mulheres que, no entanto, parecem estar à sua espera.

Ela carrega a culpa de uma irmã afogada num desastre de automóvel e não contou a ninguém para onde ia, nem levou telemóvel porque não pensava demorar-se. Detém-se ali apenas porque se perdeu e precisa de gasolina para regressar a casa.

Desconhece, porém, que, para lá do portão a que bate, as mulheres se vestem e comportam de forma bizarra, que há entre elas uma menina sem pais que não vai à escola, que um estranho aparece de vez em quando a reclamar a casa, que um lago delimita as fronteiras do terreno, sobrevoado por aves de rapina. Não quer estar ali, mas algo lhe diz que aquele pode ser o último lugar da sua vida.

De Bestas e de Aves foi galardoado em Espanha com o Prémio Nacional de Ficção, o Prémio da Crítica, o Prémio Francisco Umbral/ /Melhor Livro do Ano e o Prémio Cálamo, na categoria La outra mirada, tendo ainda sido finalista do Prémio Dulce Chacón de Romance e nomeado para o Prémio Bienal de Romance Mario Vargas Llosa.

Liderar Gerir vida pessoal, carreira e criar valor de Carolina Afonso e Sandra Alvarez

Editora: Casa das Letras

Sinopse: Já não há volta a dar. Por muito que ainda possa haver quem se sinta tentado a tapar os olhos, como se fosse possível ignorar, tem-se assistido a uma transformação evidente no conceito de liderança, quer aplicado ao mundo empresarial, quer na forma como se encara a vida pessoal. Uma mudança com efeitos profundos na forma como os líderes do nosso tempo desempenham as funções profissionais e se movimentam nas vidas pessoais.

Neste livro, de forma genuína e próxima, Carolina Afonso e Sandra Alvarez, com as suas histórias pessoais e profissionais, desvendam como tem sido o caminho de ambas como líderes e revelam as camadas da liderança do século XXI, alicerçadas numa consistente e indispensável fundamentação teórica, e trazendo à tona a essência humana por detrás de cada tomada de decisão e ação realizada.

Longe da conceção do líder intocável e distante, compartilham as próprias experiências, permeadas de triunfos e desafios, retratando uma liderança feita de pessoas reais, expostas a dúvidas, receios e falhas, mas igualmente capazes de fazer escolhas, aprender, crescer e inspirar. Mostrando como ser líder está ao alcance de quem se queira nisso empenhar.

Mais do que escrever apenas mais um livro sobre liderança e a sequência de passos estratégicos para a alcançar, estas páginas oferecem um olhar realista e imperfeito sobre o que é ser líder, que transcende os corredores corporativos e invade a vida pessoal de forma integral e equilibrada.

Para isso, propõem reflexões sobre a diferença entre ser e sentir-se líder, as principais caraterísticas destes, a pertinência de ter objetivos, a gestão de prioridades e de tempo, o valor da automotivação, o desafio de gerir pessoas e o papel do feedback, a importância de concretizar, as responsabilidades de um líder ou o compromisso deste com a sociedade, trabalhando uma postura de giveback.

Pode até não parecer, mas mais do que oferecer ferramentas para liderar equipas, este livro oferece competências para cada um se liderar a si mesmo na direção de uma vida mais gratificante. É um convite a explorar a liderança como um catalisador de mudanças, tanto no domínio profissional, quanto na vida pessoal.


O Escritório Duas Mulheres. Um Escritório. Muitos Segredos. de Freida McFadden

Editora: Alma dos Livros

Sinopse: Dawn Schiff é uma mulher estranha. Pelo menos, é o que toda a gente pensa na Vixed, a empresa de suplementos nutricionais onde trabalha como contabilista. Dawn nunca diz a coisa certa. Não tem amigos. E senta-se todos os dias à secretária, para trabalhar, precisamente às 8h45 da manhã.

Talvez seja por isso que, certa manhã, quando Dawn não aparece para trabalhar, a sua colega Natalie Farrell - bonita, popular e a melhor vendedora da empresa há cinco anos consecutivos - se surpreenda. E mais ainda quando o telefone de Dawn toca e alguém do outro lado da linha diz apenas «Socorro».

Aquele telefonema alterou tudo… afinal, nada liga tanto duas pessoas como partilhar um segredo. E agora Natalie está irrevogavelmente ligada a Dawn e vê-se envolvida num jogo do gato e do rato. Parece que Dawn não era simplesmente uma pessoa estranha, antissocial e desajeitada, mas estava a ser perseguida por alguém próximo.

À medida que o mistério se adensa, Natalie não consegue deixar de se questionar: afinal, quem é a verdadeira vítima? Mas uma coisa é clara: alguém odiava Dawn Schiff. O suficiente para a matar.

Contos, Sonhos e Imaginações de Agustina Bessa-Luís

Editora: Relógio D'Água

Sinopse: «As imagens da infância determinam toda a relação com as obras da sua vida. Agustina junta as duas mãos, entrelaça os dedos, forma uma concha, e no vazio aprisiona o tempo — o seu laboratório, onde recupera o passado, pois sem ele o presente não existe, e aí guarda o segredo da imortalidade. Às vezes acontece, surpreende-se a sonhar com os olhos fitos nas veias azuis das suas mãos, os dedos vão-se desligando, abre-se uma fissura, e Agustina entra num outro tempo, o da existência no sonho, no mito, no conto.»

Do Prefácio de Mónica Baldaque

Friends, Amantes e Aquela Coisa Terrível Um livro de memórias de Matthew Perry

Editora: Casa das Letras

Sinopse: Numa história extraordinária que só ele poderia contar - e da forma sentida, hilariante e calorosamente familiar que só o ator poderia escrever - Matthew Perry expõe a família fraturada que o criou (e que também o deixou entregue a si mesmo), o desejo de reconhecimento que o levou à fama e o vazio dentro de si, que não podia ser preenchido nem mesmo pela realização dos seus maiores sonhos. Mas também fala sobre a paz que encontrou na sobriedade e como se sentiu em relação à omnipresença de Friends, partilhando histórias sobre os seus colegas de elenco e outras estrelas que conheceu ao longo do caminho. Com franqueza, autoconsciência e com o seu humor caraterístico, Perry descreve vividamente a sua batalha ao longo da vida contra a dependência e o que a alimentou, apesar de, aparentemente, ter tudo.

Matthew Perry foi um ator, produtor-executivo e dramaturgo canadiano-americano, mundialmente conhecido pelo papel de Chandler desempenhado na série Friends.

A estrela de Friends leva-nos aos bastidores da sitcom de sucesso e à sua luta contra a dependência neste livro de memórias.

«Olá, o meu nome é Matthew, mas talvez me conheçam por outro nome. Os meus amigos chamam-me Matty. E eu devia estar morto.»

É assim que começa a fascinante história do aclamado ator Matthew Perry, que nos acompanha na sua viagem desde a ambição de infância até à fama, passando pelo vício e pela recuperação após um susto de saúde que pôs em risco a sua vida. Antes das suas frequentes idas ao hospital e das passagens pela reabilitação, existia Matthew, de cinco anos, que viajava de Montreal para Los Angeles, alternando entre os seus pais separados; Matthew, de catorze anos, que era uma estrela do ténis no ranking nacional do Canadá; Matthew, de vinte e quatro anos, que conseguiu um cobiçado papel como membro do elenco principal no conhecido episódio-piloto, então chamado Friends Like Us...e muito mais.

Friends, Amantes e Aquela Coisa Terrível é um livro de memórias inesquecível, simultaneamente íntimo e revelador - bem como uma mão estendida a qualquer pessoa que esteja a lutar pela sobriedade. Incrivelmente honesto, comovente e também divertido, este é o livro pelo qual todos os seus fãs têm estado à espera.

A Mulher Não é Inferior ao Homem de Sophia, Uma Pessoa de Qualidade

Editora: Ideias de Ler

Sinopse:  “Não existem fortes e fracos de ambos os sexos? Os homens educados na preguiça e na moleza são mais fracos do que as mulheres; e as mulheres endurecidas pela necessidade são muitas vezes mais robustas do que os homens.”

Escrito em 1739, A mulher não é inferior ao homem é um trabalho marcante na história da discussão sobre a igualdade entre os géneros.

Considerada como uma das primeiras obras protofeministas, é um manifesto que apela à mudança, instando os leitores a questionarem e a confrontarem as estruturas que perpetuavam a desigualdade. Passados mais de 200 anos, a discussão ainda prevalece e, por isso, é essencial não esquecer as muitas mulheres que lutaram – e continuam a lutar – por uma sociedade efetivamente mais justa e igualitária.

“Estou certa de que a sagacidade das nossas mentes, a par do que se passa no interior das nossas cabeças, nos deveria tornar pelo menos IGUAIS aos homens, visto que o exterior raras vezes falha em fazer de nós suas absolutas senhoras.”

Portugal Esquecido Retratos de um país desigual de Catarina Martins e João Teixeira Lopes

Editora: Bertrand Editora

Sinopse: A evolução de Portugal desde a década de 70 do século passado, a sua integração na União Europeia e no primeiro mundo, o torvelinho tecnológico, político, social e noticioso em que nos movimentamos diariamente parecem remeter para um plano muito afastado um conjunto de fenómenos sociais, ambientais e económicos do nosso país que este livro repõe no nosso radar.

Num trabalho de recolha sociológica e económica, esta investigação coordenada por Catarina Martins e João Teixeira Lopes dá a conhecer um conjunto de realidades presentes em Portugal e de que poucas vezes se fala, talvez com exceção dos períodos de debates eleitorais.

Socorrendo-se de testemunhos pessoais e de dados estatísticos, os autores salientam, assim, alguns dos mais profundos problemas da sociedade portuguesa, em áreas como a saúde, a habitação, o trabalho, as minorias, a desertificação e o ambiente. Num balanço no contexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, estas páginas apresentam propostas de transformação social para o futuro do país em que «a paz, o pão, habitação, saúde, educação» da canção de Sérgio Godinho ainda não estão ao alcance de todos.


A Educação Cívica e Política em Portugal Contributos e reflexões sobre fundamentos oportunidades e desafios de Inês Gregório

Editora: Alêtheia Editores

Sinopse: A educação cívica e política pode desempenhar um papel relevante no quotidiano de um regime democrático, onde o processo através do qual as decisões políticas são tomadas constitui um complexo emaranhado de regras, procedimentos, relações entre inúmeras instituições e um conjunto de outros detalhes que podem gerar um sentimento de desorientação a quem o tenta compreender.

Reconhecendo a relevância deste tópico e convicta do bom exemplo dado pela realidade alemã, a Fundação Konrad Adenauer deu início ao projeto "Educação Cívica e Política em Portugal", no qual esta publicação se enquadra.

O objetivo é contribuir para o debate público em Portugal sobre a forma como deve ser entendida a educação cívica e política nas escolas portuguesas, propondo recomendações concretas aos decisores políticos sobre caminhos futuros de ação - um debate fundamental num contexto que se quer pluralista, tolerante, não-enviesado e, sobretudo, respeitador das liberdades dos indivíduos e das famílias, elemento central de qualquer sociedade livre e democrática.

Neurociência e Amor Próprio Treine o cérebro para uma relação mais feliz consigo mesmo de Alexis Fernandez-Preiksa

Editora: Bookout

Sinopse: Os pensamentos e os estados de espírito são reações químicas que ocorrem no nosso cérebro que a ciência moderna já demonstrou ser possível controlar. A alteração consciente de comportamentos e de padrões de pensamento podem estabelecer novas ligações neurológicas ou fortalecer vias já existentes de forma a mudar a forma como pensamos, agimos, sentimos e nos vemos a nós mesmos.

Neste livro, a autora vai buscar à base teórica das Neurociências as informações com as quais concebe ferramentas e exercícios práticos que permitirão ao leitor criar um novo eu mais feliz, mais equilibrado e menos dependente da validação dos outros. Ao reformular hábitos, otimizar a tomada de decisões, refrear os pensamentos negativos e aproveitar o poder do exercício e da meditação, o leitor tornar-se-á mais focado, mais criativo e aprende a estabelecer prioridades e a gostar verdadeiramente mais de si.

Savimbi - Um Homem no Seu Martírio de Xavier de Figueiredo

Editora: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Savimbi foi alvo de uma longa e destrutiva campanha de propaganda, desinformação e acções encobertas de segurança com o objectivo de o desacreditar e isolar. Se não aceitasse o exílio ou a sujeição, como foi o objectivo falhado dessa campanha, o fim último era matá-lo, como aconteceu: premeditadamente!

Para que a sua morte em combate não suscitasse empatia, foi como um chefe terrorista da laia de Bin Laden que a sua morte foi apresentada - artifício da propaganda que tirou partido da memória emocional recente dos atentados da Al Qaeda, na América.

Julgado com honestidade, Savimbi nunca foi o bandido por que o fizeram passar. O manifesto apreço que personalidades de indiscutível clareza moral, como Mandela, tiveram por ele prova-o.

O MPLA elegeu-o como adversário temido e quis apagá-lo do seu caminho! Não pelos crimes a que o associaram. o que o MPLA e o seu regime temiam eram as suas qualidades e carisma, a sua representatividade política e o prestígio externo que granjeara. Como outros grandes da História, Savimbi também tinha defeitos e cometia erros. Mas no deve e haver as suas qualidades eram preponderantes.

Um Preto Muito Português de Telma Tvon

Editora: Quetzal Editores

Sinopse: Cabo-verdianos que vivem há muito em Portugal e neto de cabo-verdianos que nunca conheceram Portugal. Também é bisneto de holandeses que mal conheceram Portugal e de africanos que muito ouviram falar de Portugal. Vive em Lisboa, mas não é considerado alfacinha. Terminou a licenciatura na faculdade e vai trabalhar num call center, com outros negros e brancos, pobres e ricos. Budjurra faz parte de uma minoria que, lentamente, vai sendo cada vez menos minoria. É um preto português, muito português, que, ao longo do livro e das aventuras que relata, levanta questões relativamente a temas como racismo, discriminação, estereótipos, igualdade e humanidade, mas também música, rap, identidade - numa Lisboa morena e colorida que é necessário conhecer: «Posso dizer, sem qualquer orgulho, que sou um homem estranho. Tão estranho como a minha alma. […] E assim como os anos e meses fluem no meu espírito bom e impotente, continuo apenas mais um preto muito português.» Com a sua rara humanidade, Budjurra mostra-nos como se vive por dentro da invisibilidade da comunidade africana, como se lida com as narrativas falsas que a envolvem, como se sobrevive aos preconceitos e ao esquecimento.

Pequeno-Almoço à Beira do Apocalipse de Wladimir Kaminer

Editora: Livros Zigurate

Sinopse:  Pequeno-almoço à Beira do Apocalipse é uma crónica agridoce dos dias conturbados que vivemos actualmente. Kaminer, um reconhecido mestre da ironia e do sarcasmo, é capaz de transformar numa gargalhada as mais angustiadas inquietações que estamos a atravessar. O medo do futuro tornou-se uma doença endémica. Sondagens realizadas na Alemanha revelaram que só dezanove por cento da população se declara optimista em relação ao que aí vem. Os outros, todas as manhãs tomam o pequeno-almoço à beira do apocalipse. Ainda assim, arranjámos maneira de conviver com esta circunstância. Os verdadeiros tormentos da vida residem frequentemente no desafio de procurar o carregador do telemóvel ou o nome de um tenor com nove letras. É uma sorte haver um cronista que descreve esta situação peculiar com sentido de humor e um optimismo inabalável.


Hábitos de equipa Como as pequenas ações levam a resultados extraordinários de Charlie Gilkey

Editora: Ideias de Ler

Sinopse: Se sente que a sua equipa passa demasiado tempo em reuniões sem que tal se traduza em maior eficácia; se lhe parece que a comunicação entre os elementos da equipa não está a ser feita pelos canais adequados, perdendo-se a informação necessária à concretização de um bom trabalho; se nota que «alguém» não faz o que seria esperado porque, no fundo, «alguém» não é ninguém e a tarefa não foi devidamente distribuída, então este é o livro certo para si.

Em Hábitos de equipa, Charlie Gilkey apresenta oito categorias de hábitos que podem ser alterados, melhorando assim o desempenho de toda a equipa e, por extensão, da empresa. O problema pode estar no planeamento, na falta de sentimento de pertença, no processo de tomada de decisões, numa deficiente definição de objetivos e prioridades: esteja ele onde estiver, Gilkey explica-lhe por que razão está perante um hábito a alterar, indicando-lhe os passos a dar para o modificar com sucesso.

Com uma linguagem simples e vários exemplos práticos, Charlie Gilkey oferece-lhe o conhecimento necessário à realização das mudanças de que a sua equipa precisa para aumentar a produtividade e conseguir resultados extraordinários.

Anna O de Matthew Blake

Editora: Singular

Sinopse: Tenho medo da pessoa em que me torno à noite e medo do que possa vir a fazer.

O fenómeno internacional.

Há quatro anos que Anna O não abre os olhos.

Não desde a noite em que a encontraram mergulhada num sono profundo junto aos corpos esfaqueados dos seus dois melhores amigos, tornando-se suspeita de um arrepiante duplo homicídio.

Para o Dr. Benedict Prince, um psicólogo forense e especialista na área de homicídios relacionados com o sono, conseguir acordar Anna O pode ser um ponto de viragem na sua carreira. Como especialista em transtornos do sono, sabe tudo sobre os recessos mais escuros da mente e os segredos que estão enterrados no subconsciente.

Ao iniciar o tratamento de Anna O – estudando os sonhos, vasculhando-lhe as memórias, visitando o local onde os horrores aconteceram –, vai puxando paulatinamente o fio de um mistério muito mais profundo e sombrio.

O despertar de Anna O não é o fim da história, mas apenas o começo.

Jogo Duplo A verdadeira história dos espiões do Dia D de Ben Macintyre

Editora: Dom Quixote

Sinopse: O Dia D ficou para a história como o princípio do fim do Terceiro Reich, de Hitler. Nesse dia mais longo, as forças aliadas desembarcaram nas praias da Normandia e venceram, com grande coragem e sofrimento, as disciplinadas tropas nazis.

Foi uma vitória alcançada pelas armas, mas poucos saberão que ela só foi possível graças a uma operação prévia de logro e engodo, destinada a convencer os nazis que Calais e a Noruega, e não a Normandia, eram os locais de desembarque da força invasora de 150 000 homens.

A equipa principal de espiões do Dia D era constituída por cinco elementos, que juntos formaram uma das unidade militares mais extravagantes jamais reunidas.

Sob o comando de um excêntrico, mas brilhante, oficial de informações que trabalhava num covil fumarento em Saint James, esta equipa de espionagem criou uma teia de ilusões tão intricada, que conseguiu ludibriar o exército hitleriano e ajudou as tropas aliadas a atravessar em segurança o Canal da Mancha.

O Mundo Sem Fim de Jancovici; Ilustração: Christophe Blain

Editora: Ala dos Livros

Sinopse: As alterações climáticas estão na ordem do dia. O desenvolvimento tecnológico pós-revolução industrial provocou uma corrida incessante às fontes de energia. A exploração desenfreada dessas fontes energéticas, que a princípio pareciam aparentemente inesgotáveis depressa se revelou nociva para o nosso planeta, sendo nomeadamente responsável pelo aumento do efeito de estufa.

Uma abordagem científica, rigorosa e precisa, apoiada numa argumentação densa e documentada. Dos desafios económicos às consequências climáticas, Jean-Marc Jancovici e Christophe Blain referem quais têm sido as opções energéticas que têm servido de base ao crescimento mundial. Apresentando as vantagens e desvantagens de cada uma delas através de diversos métodos e metáforas, fazem-nos questionar as alternativas.

Publicado no final do ano de 2021 em França, O Mundo Sem Fim foi o livro mais vendido (de todos os géneros, incluindo literatura) em 2022, ultrapassando actualmente o número de 1 milhão de exemplares vendidos em França.

Tal como És versos e reversos do Ryokan de Ryokan e Marta Morais

Editora: Assírio & Alvim

Sinopse: Traduzindo a partir do japonês, Marta Morais construiu uma antologia que se pretende uma viagem através da obra do monge e poeta Ryokan. Aqui, encontraremos poemas em diálogo com as estações do ano, os vários interlocutores que se cruzaram com o autor (num jogo de pergunta-resposta), recentrando-os nos momentos mais importantes da biografia do autor.

não é que não me dê

com as pessoas deste mundo

simplesmente

sou melhor

a brincar sozinho


Porque falha a política de Ben Ansell

Editora: Ideias de Ler

Sinopse: Por que razão as democracias estão a enfraquecer?

Queremos igualdade, mas não prescindimos da nossa riqueza. Queremos segurança, desde que não limite a nossa liberdade. Queremos acabar com a crise climática e, ao mesmo tempo, uma economia próspera. Em todos os casos, procuramos um bem comum, mas colocamos em primeiro lugar os nossos interesses.

Em Porque falha a política, Ben Ansell, especialista mundial no estudo das democracias modernas, ilustra vividamente as armadilhas que minam os nossos objetivos coletivos e por que razão o cenário político atual é tão tumultuoso.

Uma leitura essencial para criarmos uma sociedade mais justa, equitativa, próspera e ambientalmente sensata.

“Brilhante… De leitura obrigatória.”

Daron Acemoglu, coautor de Porque falham as nações

“Ben Ansell é um dos maiores especialistas nos dilemas que as democracias modernas enfrentam. Porque falha a política é um retrato cativante e envolvente das questões que mais nos preocupam a todos.”

Daniel Ziblatt, autor de Como morrem as democracias

Noiva de Ali Hazelwood

Editora: Desrotina

Sinopse: Uma perigosa aliança entre um noiva vampira e um lobisomem transforma-se num amor de cravar os dentes.

Misery Lark, a única filha do conselheiro vampiro mais poderoso do Sudoeste, fugiu... outra vez. Mas os seus dias a viver anonimamente entre humanos estão a acabar-se, pois foi convocada para preservar a aliança de paz entre os vampiros e os seus inimigos mortais, os lobisomens. E não tem escolha além de se entregar a um casamento forçado.

Os lobisomens são impiedosos e imprevisíveis, e o seu alfa, Lowe Moreland, não é exceção. Governa a matilha com autoridade, mas fá-lo de forma justa. E é evidente, pela maneira como passa a seguir os movimentos de Misery, a sua noiva, que não confia nela. Se ao menos soubesse como está certo...

Misery tem as suas razões para aceitar este casamento por conveniência, razões que nada têm que ver com alianças políticas, mas com a única coisa com a qual se importa; e está disposta a fazer o que for preciso para recuperar o que é seu, mesmo que isso signifique uma vida solitária no território dos lobisomens... e sozinha com o lobo.

O Labirinto dos Perdidos O Ocidente e os seus adversários de Amin Maalouf; Tradução: Helder Guégués

Editora: Marcador

Sinopse: Maalouf regressa com um ensaio geopolítico bastante aguardado. O autor, que tem sido um guia para quem procura compreender os desafios significativos do mundo moderno, oferece, nesta obra substantiva e profunda, os resultados de anos de pesquisa. Uma reflexão salutar em tempos de turbulência global, de um dos nossos maiores pensadores. de leitura obrigatória.

Uma guerra devastadora eclodiu no coração da Europa, reavivando dolorosos traumas históricos. Desenrola-se um confronto global, colocando o Ocidente contra a China e a Rússia. É claro para todos que está em curso uma grande transformação, visível já no nosso modo de vida, e que desafia os alicerces da civilização. Embora todos reconheçam a realidade, ainda ninguém examinou a crise atual com a profundidade que ela merece.

Como aconteceu? Neste livro, Amin Maalouf aborda as origens deste novo conflito entre o Ocidente e os seus adversários, traçando a história de quatro nações preeminentes.

O Último Diabo a Morrer de Richard Osman

Editora: Planeta

Sinopse: O quarto romance da série O Clube do Crime das Quintas-Feiras, que vendeu mais de 10,5 milhões de exemplares em todo o mundo.

Notícias chocantes chegam ao Clube do Crime das Quintas-Feiras. Um velho amigo que trabalhava no ramo das antiguidades foi assassinado e um perigoso pacote que ele guardava desapareceu.

Quando o quarteto de detetives entra em ação para resolver o mistério, depara-se com falsificadores de arte, burlões da Internet e traficantes de droga, bem como com um desgosto que lhes é muito próximo. Com o tempo a passar, a contagem de mortes a aumentar, o pacote ainda desaparecido e os problemas no seu encalce, será que a sorte de Elizabeth, Joyce, Ron e Ibrahim finalmente se esgotou? E quem será o último diabo a morrer?

O Rei e a Rainha A família Arehns de Edmund Stolkin

Editora: Editorial Novembro

Sinopse: «Durante séculos e séculos o Homem sempre se interrogou sobre o que é que governava o Mundo: seria a Razão, ou seria o Sonho?

Uns diziam que era a Razão.

Outros diziam sempre que era o Sonho.

E afinal, o que sempre governou e governará o Mundo, é o calor (quer o quente, quer o frio), que brota do Puro Amor.

Na Literatura o dilema foi também e sempre o mesmo: quem orienta as Letras? A História ou a Filosofia?

E afinal, o que sempre orientou e orientará o Mundo das Letras é o Romance (quer o melodramático, quer o épico), que brota do Vero Amor.

Neste livro intitulado O Rei e a Rainha - A família Arehns é o Vero Romance que dá gosto à vida e ao sonho.

O autor, Edmund Stolkin, conseguiu, desde o início ao terminus da narrativa da sua história, prender a atenção constante do leitor, entre a vera descrição de coisas terrenas e quotidianas, até à expressão e vivência do sentimento mais profundo da alma Humana — O Sonhar o Amor.»

In prefácio de Abel de Lacerda Botelho

cardapio.pt @ 27-2-2024 15:44:08


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros