Novidades Livros (28 de Março a 3 de Abril de 2024)
cardapio.pt @ 26-3-2024 08:30:00
Antes do 25 de Abril: Era Proibido de António Costa Santos
Editora: Editora Guerra & Paz
Sinopse: Já imaginou viver num país onde:
tem de possuir uma licença do Estado para usar um isqueiro?
uma mulher, para viajar, precisa de autorização escrita do marido?
as enfermeiras estão proibidas de casar?
as saias das raparigas são medidas à entrada da escola, pois não se podem ver os joelhos?
não pode ler o que lhe apetece, ouvir a música que quer, ou até dormitar num banco de jardim?
Já nos esquecemos, mas, há 50 anos, feitos agora em Abril de 2024, tudo isto era proibido em Portugal. Tudo isto e muito mais, como dar um beijo na boca em público, um acto exibicionista atentatório da moral, punido com coima e cabeça rapada. E para os namorados que, num banco de jardim, não tivessem as mãozinhas onde deviam, havia as seguintes multas:
1.º - Mão na mão: 2$50
2.º - Mão naquilo: 15$00
3.º - Aquilo na mão: 30$00
4.º - Aquilo naquilo: 50$00
5.º - Aquilo atrás daquilo: 100$00
6.º - Parágrafo único - com a língua naquilo: 150$00 de multa, preso e fotografado.
Muito mais do que proteína - Edição Especial (Livro + Shaker) de António Pedro Mendes
Editora: Ideias de Ler
Sinopse: Em Muito mais do que proteína, António Pedro Mendes, nutricionista e coordenador do Departamento de Nutrição do Sporting CP, reúne os conhecimentos adquiridos ao longo de 10 anos de experiência a trabalhar com atletas de alto rendimento nas mais diversas modalidades.
Neste manual de nutrição desportiva, vai encontrar informação rigorosa e estratégias com resultados comprovados para conseguir uma performance de topo:
Macronutrientes: características e importância para a saúde
Gasto calórico
Hidratação adequada
Hipertrofia muscular e perda de massa gorda
O que comer antes, durante e após o exercício
Dicas para atrasar ou evitar a fadiga
Quantidade de proteína e hidratos de carbono para otimizar resultados
Suplementos: diversidade, propósito e protocolos de toma
Recomendações nutricionais para os diferentes desportos
Indispensável para todos os atletas – amadores e profissionais – que ambicionam melhorar o seu rendimento desportivo.
Ler para Viver Como a biblioterapia pode melhorar as nossas vidas de Sandra Barão Nobre
Editora: Nascente
Sinopse: A biblioterapia permite cuidar do desenvolvimento contínuo do ser humano, através da relação subjectiva e existencial que cada um estabelece com as histórias, sejam elas lidas em silêncio, narradas por outrem ou dramatizadas. O objectivo é melhorar o estado de espírito e o bem-estar de qualquer pessoa.
O processo biblioterapêutico divide-se em quatro fases: identificação, quando o leitor se reconhece nos conflitos dos personagens; catarse, na libertação de sentimentos reprimidos através dos desafios vividos por aqueles; discernimento, contraponto entre a sua experiência e a dos personagens; e universalização, na ligação entre o que acontece no texto e a vida do leitor, que se coloca no lugar dos outros e percebe que não está só nas suas inquietações.
Sandra Barão Nobre abraçou a sua verdade, alinhou a vida com uma vocação quase natural, e tornou-se uma pessoa mais equilibrada, saudável e feliz. Com este livro, deseja partilhar o seu saber, trazendo a biblioterapia do mundo quase exclusivamente académico e teórico para a vida do dia-a-dia, ajudando também o leitor a viver melhor.
Inclui uma farmácia literária com mais de 200 sugestões de leitura, para ganhar confiança, combater a discriminação, melhorar o humor, aproveitar o tempo, e muitas outras formas de aplicar o poder transformador dos livros.
Vingança de Robert Bryndza
Editora: Alma dos Livros
Sinopse: O homem estava deitado de bruços, de braços e pernas atados e puxados para cima por uma corda. Tinha a cabeça arqueada para cima, pelo que se encontrava voltado para as cortinas, e fita adesiva a cobrir-lhe a boca. Cautelosamente, Erika estendeu a mão e verificou-lhe a pulsação. Estava morto.
Quando Erika Foster encontra o político Neville Lomas nu, amarrado e morto na sua própria cama, os responsáveis da Polícia Metropolitana ignoram a hipótese de assassínio, encerram o caso e declaram morte por causas naturais.
Mas, passados dois meses, quando um conhecido diretor de casting e um astro do futebol são também encontrados mortos e amarrados da mesma forma, a Polícia já não pode desconsiderar o que está à vista de todos: há um assassino em série à solta em Londres e parece estar a ajustar contas com gente importante.
Enquanto Erika e a sua equipa investigam, as coisas tomam um rumo estranho quando imagens de uma câmara de vigilância revelam cinco mulheres suspeitas… todas elas idênticas.
Na busca para identificar as mulheres, Erika é superada a todo o momento por uma trabalhadora do sexo esquiva que guarda podres sobre homens poderosos o suficiente para deixar os chefes da Polícia Metropolitana nervosos - e desesperados.
À medida que o tempo passa e antes que o assassino volte a atacar, cabe a Erika desembaraçar a teia de provas e responder às questões essenciais: o que liga as vítimas, quem mais está envolvido neste escândalo e até onde irão os poderosos para se protegerem e aos seus pares?
Os Crimes de West Heart de Dann McDorman
Editora: Lua de Papel
Sinopse: Caro leitor, conhece o clube de caça West Heart? Provavelmente não. É um condomínio fechado, a norte de Nova Iorque. Só lá entram as famílias fundadoras, a nata da nata. Mas há algo de podre no paraíso, e um dos patriarcas contratou um detetive para investigar…
Quer dizer, detetives somos todos, não é? Eu, o leitor, e os ricaços, que se divertem a trair as mulheres e os maridos naquele cenário idílico, onde não faltam valas para enterrar mortos.
Por falar nisso, não lhe quero estragar o prazer da leitura, mas vai aparecer um cadáver em breve. Ou mais, se quer que diga a verdade. e haverá pistas, muitas, não vou esconder nenhuma. No final, saberá quem matou quem e porquê. E, atrevo-me a dizer, nunca leu nada assim, porque quem lê também participa na resolução do enigma.
Pelo meio, vai descobrir que não está sozinho. Agatha Christie já trilhou estes caminhos; Patricia Highsmith idem - e como sou uma pessoa muito lida, também vou chamar à investigação do mistério os escritos de Borges, Shakespeare e Sófocles.
Pois bem, aproxima-se um feriado grande aqui nos Estados Unidos, estamos nos anos 1970, o carro com o detetive serpenteia pela estrada, ao longe já se vê o clube de caça…
A Morte Não Tem Dor de Filipe Bacelo
Editora: Edições Trebaruna
Sinopse: A Morte Não Tem Dor, volume do mesmo universo imaginado da obra O Comboio das Nove, marca o regresso de Filipe Bacelo enquanto artista das sensações e emoções. Escrutinando a humanidade que há em todos nós, o autor segue a vida de várias personagens, todas elas comuns, mas todas elas humanas: com as suas alegrias, frustrações, esperanças e desesperos.
A Morte Não Tem Dor submerge-nos nas dores e conquistas da vida, enquanto obriga o leitor a avaliar a sua própria.
D. Pedro I de Cristina Pimenta
Editora: Temas e Debates
Sinopse: D. Pedro I (1320-1367), rei de Portugal entre 1357 e 1367, quarto filho de D. Afonso IV e de D. Beatriz de Castela, nasceu em Coimbra, a 8 de Abril de 1320. Quando recebe a coroa de Portugal tem 37 anos e todo um passado enquanto infante que marcou decididamente a sua actuação futura como rei.
Casado em vida de seu pai com D. Constança Manuel, filha de D. João Manuel, a união matrimonial foi negociada num quadro complexo de antagonismos que, por alguns momentos, afastou D. Afonso IV da coroa castelhana. Também para o infante não foi este um enlace feliz, pelo que inicia um romance com D. Inês de Castro, abrindo a porta para uma das mais celebradas histórias de amor que todos nós, ainda hoje, fazemos questão de manter viva. D. Constança Manuel morre entre 1348 e 1349, o que veio a permitir ao infante D. Pedro assumir o relacionamento com a Castro, de quem teve, aliás, quatro filhos.
D. Pedro I reinará durante dez anos, ao longo dos quais imprimiu um cunho de neutralidade relativamente às solicitações da política externa e conduziu internamente um acentuado labor no âmbito da justiça, sem descurar, ainda, intervenções firmes no combate à crise que se fazia sentir. Fez-se conhecido de norte a sul do reino e parece ter cativado a estima dos súbditos. Ainda hoje não é possível ficar alheio a uma vida tão marcada por paixões, vinganças e, afinal, também por grandes vitórias, uma vez que, por ironia do destino, D. Pedro I é pai de dois reis de Portugal: D. Fernando e D. João I, este último iniciador de uma nova dinastia.
D. Pedro I (1320-1367), rei de Portugal entre 1357 e 1367, quarto filho de D. Afonso IV e de D. Beatriz de Castela, nasceu em Coimbra, a 8 de Abril de 1320. Quando recebe a coroa de Portugal tem 37 anos e todo um passado enquanto infante que marcou decididamente a sua actuação futura como rei.
Casado em vida de seu pai com D. Constança Manuel, filha de D. João Manuel, a união matrimonial foi negociada num quadro complexo de antagonismos que, por alguns momentos, afastou D. Afonso IV da coroa castelhana. Também para o infante não foi este um enlace feliz, pelo que inicia um romance com D. Inês de Castro, abrindo a porta para uma das mais celebradas histórias de amor que todos nós, ainda hoje, fazemos questão de manter viva. D. Constança Manuel morre entre 1348 e 1349, o que veio a permitir ao infante D. Pedro assumir o relacionamento com a Castro, de quem teve, aliás, quatro filhos.
D. Pedro I reinará durante dez anos, ao longo dos quais imprimiu um cunho de neutralidade relativamente às solicitações da política externa e conduziu internamente um acentuado labor no âmbito da justiça, sem descurar, ainda, intervenções firmes no combate à crise que se fazia sentir. Fez-se conhecido de norte a sul do reino e parece ter cativado a estima dos súbditos. Ainda hoje não é possível ficar alheio a uma vida tão marcada por paixões, vinganças e, afinal, também por grandes vitórias, uma vez que, por ironia do destino, D. Pedro I é pai de dois reis de Portugal.
Problemas de Gato de Jory John; Ilustração: Lane Smith
Editora: Alma dos Livros
Sinopse: Os animais também têm problemas! Descobre quais, neste livro bem-disposto e divertido da autoria de Jory John e ilustrado por Lane Smith - uma das duplas literárias preferidas das crianças e dos pais.
O GATO ESTÁ SEMPRE MALDISPOSTO, A QUEIXAR-SE, RABUGENTO E IRRITANTE, MAS CONSEGUIRÁ ELE PERCEBER QUE, AFINAL, É MAIS SORTUDO E FELIZ DO QUE AQUILO QUE PENSA?
O gato vive uma vida extremamente confortável. Mas... aquela bola de luz chamada Sol está sempre a mexer-se... e os donos dão-lhe uma aborrecida ração seca em vez de uma deliciosa ração húmida! E do aspirador que anda pela casa então, nem se fala - é uma ameaça absoluta.
Esteja ele a olhar fixamente para uma parede, a zangar-se com o seu companheiro felino, ou a investigar caixas de cartão, parece nunca estar satisfeito com a vida. Nem mesmo quando um Esquilo, que vive ao relento, à chuva e ao frio, lhe tenta explicar a sorte que ele tem e quão grato devia estar pela sua vida.
Será que algum dia vai encontrar o lado bom daquela «vida aborrecida»?
Gilda, 25 anos de Poesia de Gilda Nunes Barata
Editora: Alêtheia Editores
Sinopse: Esta antologia poética que agora se publica vem comemorar os 25 anos de atividade literária da poetisa Gilda Nunes Barata e reúne uma seleção de poemas mais representativos dos nove livros que constituem a sua obra e que foram publicados entre 1999 e 2022: Quando o Rio e a Maré Confluem (1999), Vertigem Velada (2000), A Última Ceia invadida pelas Ondas (2006), A Luz Negra no seu Roxo Amanhecer (2009), O Esplendor de uma Coisa Inocente (2014), Deixa-me ser, no final, como os Anjos (2016), As Catedrais nascem no Mar (2019), Fragilissimamente (2021) e Apagão (2022).
O Rapaz de Cláudio Ramos
Editora: Alma dos Livros
Sinopse: Sou dos que acredita que se pode amar uma pessoa a vida toda e toda a vida pode até ser pequena para tanto amor. Não temos de amar todos na mesma medida, nem tomar o pulso ao que os outros sentem. Vamos aprendendo com a idade que o amor é só isso e nada mais. Não o devemos exibir, complicar, humilhar, amachucar de forma a chamar a atenção para outra coisa qualquer. O amor é só amor e qualquer história de amor conta isso mesmo.
A história deste livro é a de uma paixão vivida fora de tempo, talvez fora de horas, por duas pessoas que se encontram no lugar certo, mas no tempo errado.
Quando me perguntam porque escrevo sobre o amor, é porque não acredito que exista força maior. O amor é agarrar em coisas boas e transformar a vida, colando-as umas nas outras de maneira que fiquem poucos espaços para outra coisa que não seja o amor. É amar um lugar, um cheiro, uma lembrança, um animal, uma música, é gostar de andar na rua, é ter vontade de sentir a chuva, o vento, de aproveitar o sol.
O amor é vida que cada um de nós tem de aproveitar se nos bater à porta. Nunca percam de vista a vossa pessoa certa. Vale sempre a pena tentar. Sempre!
O RAPAZ
Houve um rapaz que apareceu na minha vida e me fez voltar a acreditar, e perceber que, além de estar vivo, devo gostar de viver, devo valorizar o que sou, que não me devo render e que, se em algum momento deste meu caminho, alguém me disse que eu não valia a pena, essa pessoa estava enganada.
Esse rapaz foi, acima de tudo, uma luz bonita que me voltou a fazer sentir vivo e me resgatou de um lugar escuro onde estava depositado há demasiado tempo, e isso é tudo.
Quando alguém nos volta a ensinar a respirar devagar e, ao mesmo tempo, de forma acelerada, é porque pode ser a pessoa certa, e eu percebi logo que podia ser.
Na vida, as histórias, além de amor, têm verdade, sim, porque nem sempre o amor consegue sobreviver só de amor.
Queria muito que gostassem de ler este livro porque, a partir de hoje, é vosso.
O Resgate do Titanic Dirk Pitt de Clive Cussler
Editora: Saída de Emergência
Sinopse: Num mundo dominado pela Guerra Fria, a força operacional do presidente dos Estados Unidos trabalha no misterioso Projeto Siciliano, para desenvolver uma inovadora arma de defesa que poderá neutralizar o perigo soviético para sempre. A sua concretização depende de um elemento radioativo extremamente raro… tão raro que não existe em quantidade suficiente para alimentar a sua criação.
Porém, Dirk Pitt seguiu um rasto sinuoso até uma reserva secreta dessa substância. Assim, enfrentando brutais tempestades, espiões soviéticos e uma corrida contra o tempo, Pitt dá início à sua missão mais empolgante: retirar da sua sepultura aquática os destroços do navio mais famoso do século XX…
Paixão Absoluta Série Paraíso - Livro 5 de Nicole Jordan
Editora: Marcador
Sinopse: Lady Skye, a mais encantadora das primas Wilde, ama secretamente o enigmático conde de Hawkhurst desde a infância, muito antes da tragédia que o deixou marcado física e emocionalmente. Quando Skye descobre que o célebre herói regressou a Inglaterra do exílio autoimposto para concretizar um frio casamento de conveniência, planta-se descaradamente à porta do castelo, determinada a convencer Hawk de que só ela o pode amar verdadeiramente para sempre.
Membro de elite dos Guardiões da Espada, Hawk jurou nunca mais arriscar a dor de amar - mas isso foi antes de lidar com a feiticeira mais encantadora e irritantemente persistente que alguma vez encontrou. Uma noite de paixão ardente deixa-o completamente dividido. Escolherá Hawk o dever em vez do amor? Ou abrirá o coração e deixará a luz de Skye entrar e dissipar a sua escuridão?
Mãos de Luz Um guia para a cura através do campo de energia humano de Barbara Ann Brennan
Editora: Alma dos Livros
Sinopse: O que é a Perceção Extrassensorial? Como se manifesta o Campo de Energia Humano? O que é a imposição das mãos? Qual é a anatomia da aura e como devemos observá-la? Quais são os sistemas energéticos de defesa?
Os nossos corpos físicos existem dentro de um «corpo» maior, um Campo de Energia Humano ou aura que é o veículo através do qual criamos a nossa experiência da realidade, incluindo a saúde e a doença. É através deste campo energético que temos o poder de nos curar, pois ele é o ponto de partida de todas as doenças. Aqui ocorrem as nossas interações humanas mais poderosas e profundas, precursoras e curadoras da maioria das perturbações fisiológicas e emocionais.
Com a clareza de uma cientista e a compaixão de uma pessoa que se dedica à cura, a autora apresenta este estudo profundo sobre o Campo de Energia Humano, dirigindo-se aos que procuram o conhecimento dos seus processos físicos e emocionais. Ao ler este livro está a entrar num universo fascinante, repleto de maravilhosos ensinamentos. Mãos de Luz é uma inspiração para todos os que desejam compreender a verdadeira essência da natureza humana.
UM GUIA ESSENCIAL PELAS SUAS CONTRIBUIÇÕES REVOLUCIONÁRIAS PARA A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA, A PRÁTICA TERAPÊUTICA E O CONHECIMENTO DOS PODERES DA ENERGIA HUMANA.
A Guerra a Leste 8 Meses no Donbass de Bruno Amaral de Carvalho
Editora: Editorial Caminho
Sinopse: Bruno Carvalho conta-nos neste livro as suas experiências de repórter de guerra no Donbass, onde, durante oito meses distribuídos por três comissões, acompanhou o conflito ucraniano.
Esteve praticamente em todos os lugares problemáticos e seguiu os acontecimentos marcantes desses períodos, em particular a batalha de Mariupol.
Teve o privilégio de estar no epicentro do maior acontecimento geopolítico do pós-Guerra Fria, determinante na definição dos termos da nova Ordem mundial que aí vem.
Poder e Progresso A nossa luta milenar pela tecnologia e prosperidade de Daron Acemoglu e Simon Johnson
Editora: Temas e Debates
Sinopse: A tecnologia está a virar do avesso o nosso mundo - automatizando empregos, acentuando as desigualdades e criando ferramentas de vigilância e desinformação que ameaçam a democracia. Mas Acemoglu e Johnson demonstram que o rumo da tecnologia não é uma força da natureza que escape ao controlo humano.
Ao longo da história, a evolução tecnológica - seja ela o desenvolvimento das técnicas agrícolas na Idade Média, a Revolução Industrial ou a inteligência artificial dos nossos dias - tem sido considerada o principal motor da prosperidade, em favor do interesse público.
Porém, na realidade, a tecnologia é moldada pelos desejos e convicções dos poderosos, gerando riqueza, respeito social, domínio cultural e uma influência política acrescida para os que já detêm esse poder. Para todos os outros, existe apenas uma ilusão de progresso.
Pobres Criaturas de Alasdair Gray
Editora: Cultura Editora
Sinopse: A ambição científica de Godwin Baxter de criar a companheira perfeita concretiza-se quando encontra o corpo afogado da jovem Bella, que ele traz de volta à vida numa proeza ao estilo de Frankenstein. Mas o seu sonho é perturbado pelo amor ciumento do Dr. Archibald McCandless pela sua criação… À medida que o seu desejo se transforma em obsessão, os motivos de Archibald para libertar Bella revelam-se tão egoístas como os de Godwin, que a reclama em corpo e alma.
Mas o que é que Bella pensa?
Explorando a sua posição como mulher na sombra do patriarcado, Bella sabe que cabe a ela libertar-se — e decidir qual o significado, se é que tem algum, do verdadeiro amor na sua vida.
Esta história de amor verdadeiro e ousadia científica leva o leitor dos consultórios de operações privados da Glasgow do final da era vitoriana aos casinos aristocráticos, à vida miserável de Alexandria e a um bordel parisiense.
Nada Mais a Dizer de Karen M. McManus
Editora: Edições Gailivro
Sinopse: Há quatro anos, Brynn deixou Saint Ambrose após o assassinato do seu professor favorito - uma história que fez as manchetes dos jornais depois do corpo ter sido descoberto por três alunos na floresta atrás da escola. O caso nunca ficou resolvido. Agora que Brynn regressa à sua cidade natal para iniciar um estágio de sonho num programa de true crime, está determinada a descobrir o que realmente aconteceu.
Os jovens que encontraram o professor Larkin são a entrada na investigação, e o seu ex-melhor amigo, Tripp Talbot, foi um deles. Se Tripp não tivesse contado a sua versão da história, Shane e Charlotte teriam sido presos, mas aconteceu o oposto e Tripp subiu ao topo da pirâmide social de Saint Ambrose. Os amigos de Tripp nunca se esqueceram do que ele fez por eles naquele dia, e ele também não. Tal como que tudo o que contou à polícia era mentira.
Quando Brynn começa a investigar o que aconteceu na floresta naquele dia, descobre segredos que podem mudar tudo: sobre Saint Ambrose, William Larkin e sobre o seu ex-melhor amigo, Tripp Talbot. Alguém escapou impune a um assassinato. Agora, o mais assustador é que podem estar mais próximos do culpado do que julgam.
Love de Toni Morrison; Tradução: Maria João Freire de Andrade
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Invenção humana, de natureza caleidoscópica e etérea, que ousamos definir, o amor encontra um dos seus mais fiéis e surpreendentes retratos neste romance.
May, Christine, Heed, Junior, Vida - e a própria L - são mulheres obcecadas por Bill Cosey. Desejam-no como pai, marido, amante, protetor e amigo. Mas que caminhos sinuosos pode tomar o sentimento de obsessão quando se atravessa no do amor?
Visão ousada de uma genial contadora de histórias sobre a natureza do amor - o desejo com vida própria, o sublime sentimento de posse, o deslumbramento incontrolável, o erotismo latejante -, este é um dos mais importantes romances da autora de Beloved, povoado por personagens poderosas e movido por acontecimentos dramáticos.
É uma história sobre três gerações de mulheres, luta de classes e preconceito racial; é uma história sobre a marca indelével do primeiro amor. É, no fim de contas, um livro sobre como o passado continua sempre, mesmo à nossa revelia, vivo, tão vivo, a pulsar dentro de nós.
As Palavras Selecionadas que Vos Deixo Semear amor em dias de vento de António Morgado Carreira
Editora: Projecto Foco
Sinopse: … e as belas palavras, semeadas no livro, nascerão, darão flores e muitos frutos. O néctar das flores será aproveitado e transformado em mel para adoçar todos os corações. O seu cheiro perfumará a terra, onde poderemos viver num ambiente mais agradável. Algumas, pelo processo deiscente, espalham, por largo perímetro, as sementes. O vento, chuvas, rios e animais encarregam-se de as disseminar por largas distâncias.
Quantas mais palavras carregadas de Amor semearmos, mais fraterna se tornará a Humanidade.
Por Amor a Madalena de Lara Fresco
Editora: Edições Chá das Cinco
Sinopse: Madalena e Bernardo são namorados desde a adolescência e descobriram, um com o outro, o que era o primeiro amor. Estiveram juntos nos melhores e piores instantes das suas vidas. E, também juntos, construíram as suas personalidades e juraram amor eterno. Até ao momento em que ele lhe bateu pela primeira vez.
A partir daí, Madalena vive num transe do qual não consegue sair. Refém deste amor que a sufoca, acaba por descobrir na cidade dos estudantes a vontade que lhe faltava para se reinventar. No entanto, Bernardo está determinado a mantê-la dentro daquela bolha de agressão e pressão psicológica, da qual ela é incapaz de escapar. Coimbra terá então um papel determinante no futuro desta relação e de Madalena.
Será que tudo é justificável, quando dizemos que é feito por amor?
Como Ser Amiga da Escuridão de Kathleen Glasgow; Tradução: Rute Mota
Editora: Editorial Presença
Sinopse: O novo livro da autora de Rapariga em Pedaços. Um romance sobre amor e perda, e o que sentimos quando estamos mergulhados na escuridão.
Quando o telefone tocou, Tiger estava longe de imaginar que a sua vida ia mudar para sempre. Do outro lado da linha, uma voz diz-lhe que a mãe morreu. E, nesse momento, a escuridão engole-a - no que, pelo menos a ela, lhe parece ser para sempre.
Tiger está agora sozinha no mundo: a mãe nunca lhe falou sobre o pai, não tem avós, não tem ninguém. A vida desta miúda reduz-se a duas coisas: uma mala e a morada da casa da família de acolhimento que a espera. Na verdade, aquela morada vai ser substituída por outras, sucessivamente, num movimento sem fim, até que a esperança renasce, sob a forma de… uma irmã?
Às vezes, a família entra na nossa vida de maneira inesperada; às vezes, nem percebemos logo o que está a vir na nossa direção. Mas, antes de compreender o que lhe está a acontecer, Tiger tem um desafio maior, difícil, doloroso: conseguirá ela emergir do imenso e tumultuoso rio da escuridão?
Da Natureza para a Mesa Plantas, flores e frutos silvestres de Cláudia Silva Mataloto e Fernanda Botelho
Editora: Casa das Letras
Sinopse: Cláudia Silva Mataloto e Fernanda Botelho apelam ao regresso às nossas raízes, mostrando-nos como o conhecimento sobre plantas pode ajudar-nos a viver de forma mais sustentável e nutritiva. Consumir o que a natureza tem para nos oferecer, com todos os seus sabores esquecidos, não só complementa e assegura a nossa alimentação como mantém a biodiversidade dos alimentos que incluímos na nossa dieta.
Ingredientes de excelência, utilizados e valorizados por restaurantes gourmet estão, surpreendentemente, disponíveis para que qualquer pessoa os colha diretamente da natureza, com o devido conhecimento e obedecendo às regras de segurança e de colheita sustentável, evitando, assim, danificar habitats e espécies protegidas.
Através de descrições detalhadas das propriedades, origens e benefícios de mais de 20 espécies, são apresentadas receitas, práticas e deliciosas, que nos ensinam como utilizar cada uma destas plantas na cozinha.
Este Livro pode Salvar a Tua Vida de Dr. Karan Rajan
Editora: Lua de Papel
Sinopse: Como cirurgião geral do Serviço Nacional de Saúde britânico, o Dr. Karan Rajan fez todo o tipo de intervenções, da vesícula aos intestinos: não existe orifício no nosso corpo que ele não tenha investigado, nem partes da nossa anatomia que não tenha cortado e suturado.
Chegou à conclusão de que as pessoas sabem muito pouco sobre a própria saúde e que o Dr. Google não resolve todos os problemas. Por isso decidiu usar as redes sociais para partilhar informações cientificamente comprovadas, aproveitando para acabar com alguns mitos. em pouco tempo conquistou mais de sete milhões de fiéis seguidores, sobretudo no TikTok, tornando-se num dos mais conhecidos médicos do mundo.
Com um discurso claro e sem tabus, aborda desde a cor ideal da língua à flatulência habitual dos seres humanos (no mínimo 14 puns por dia, 99 por cento dos quais, felizmente, inodoros).
Neste livro, o autor explica o funcionamento do corpo por dentro e por fora. Apresenta soluções para vários problemas, do nariz entupido à perda de olfato, e ensina exercícios simples que ajudam, por exemplo, a proteger os olhos de longas horas de leitura ou a melhorar o equilíbrio. E quando o autor diz que Este Livro pode Salvar a Tua Vida, não está a brincar: sabia que arrancar os pelos do nariz pode ser fatal?
Uma Vida Singular A história verdadeira de Nicholas Winton de Barbara Winton
Editora: Edições Asa
Sinopse: Atualmente, existem cerca de seis mil pessoas no mundo que devem a vida a um homem. Estas pessoas são os descendentes de um grupo de crianças refugiadas salvas do horror nazi em 1939. O homem é Nicholas Winton.
Em 1938, Nicky, de 29 anos, cancelou umas férias na neve para conceber um plano aparentemente impossível: salvar centenas de crianças judias da perseguição nazi e encontrar-lhes um lar no Reino Unido. O que terá motivado um homem comum a fazer algo tão extraordinário?
Não foi seguramente o desejo de fama e reconhecimento, pois os seus feitos humanitários permaneceram desconhecidos durante quase cinquenta anos. Mas em 1988, foi convidado a assistir a um programa de televisão da BBC e tudo mudou. Foi apenas quando estava sentado na plateia e já em direto que Nicholas soube estar rodeado de dezenas das crianças que ajudara a salvar, bem como muitos dos seus filhos e netos.
Inadvertidamente, Nicholas Winton protagonizou um dos momentos mais comoventes da história da televisão. O mundo emocionou-se, a imprensa britânica celebrou-o, apelidando-o de Schindler britânico. Em 2003, foi nomeado cavaleiro pela Rainha Isabel II pelos "serviços prestados à humanidade". Sir Nicholas Winton morreu em 2015, com 106 anos.
Esta é a sua extraordinária história.
Piero Solidão de Leonor Baldaque
Editora: Quetzal Editores
Sinopse: O fio condutor desta história desenvolve-se depois de um encontro entre uma jovem, a arte de Piero della Francesca e um pintor de hoje, também chamado Piero - um homem que a narradora vê pela primeira vez num café, na esquina de uma praça, em Roma. Essa vida imaginária a três rapidamente se transforma numa dança de biografias sob o calor de Itália, em que não sabemos que personagem está a guiar-nos: se a melancolia vibrante da mulher, o misterioso pintor romano, ou a figura longínqua e genial de Piero della Francesca (c. 1410-1492).
Revisitando a obra do pintor renascentista italiano, Leonor Baldaque sobrepõe a imagem do andarilho solitário que percorre as ruas de Itália, as «cidades quase imaginárias, ideais, do Renascimento», sobre as pegadas do mestre do século xv. Ao mesmo tempo, mostra-nos o percurso da «procura da beleza» de uma jovem pintora que passeia pelas vielas de Alfama, em Lisboa, personagem ao mesmo tempo intensa e evanescente que Leonor Baldaque interpretou em A Religiosa Portuguesa, de Eugène Green.
cardapio.pt @ 26-3-2024 08:30:00
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros