Novidades Livros (13 a 19 de Junho de 2024)
cardapio.pt @ 11-6-2024 09:10:18
A Maldição das Flores de Angélica Lopes
Editora: Singular
Sinopse: Rio de Janeiro, 2010. Quando uma tia lhe entrega um véu de renda com quase cem anos, Alice não sabe o que fazer com ele. Para a jovem ativista, um véu – seja de missa ou de casamento – não é mais do que um símbolo das amarras que sempre prenderam as mulheres sob o domínio dos homens. O que ela não sabe é que aqueles pontos na renda escondem um código secreto e contam uma história de violência e de luta pela liberdade.
Bom Retiro, Pernambuco, 1918. Os pais de Eugênia julgam ter arranjado o melhor dos maridos para a filha. Viúvo e pai de duas crianças, o Coronel Aristeu é o homem mais poderoso da região, e a união trará poder e prestígio social a Eugênia e à sua família. Porém, ela não ama aquele homem e o matrimónio acontece contra a sua vontade. Isolada na fazenda do marido, longe do mundo e das pessoas que sempre conheceu, inventa um código secreto usando os pontos da renda e com ele conseguirá comunicar com a única amiga em quem pode verdadeiramente confiar. A mensagem a transmitir não podia ser mais clara: ela tem de fugir depressa.
Um século separa Eugênia de Alice, mas o véu de uma acaba nas mãos da outra. A uni-las estão laços fortes, uma história que pede para ser contada e o mesmo desejo – o de serem donas do próprio destino.
O Burnout Parental Como evitar e superar o desgaste físico, mental e emocional da parentalidade de Moira Mikolajczak e Isabelle Roskam
Editora: Pergaminho
Sinopse: Sabemos bem o tipo de pais que queremos ser: disponíveis, atentos, pacientes, carinhosos. Somos uma geração informada sobre parentalidade, consciente dos riscos de falhar em algo nos cruciais primeiros anos, e queremos dar aos nossos filhos o melhor começo de vida possível. Mas também sabemos como as coisas acabam por correr: perdemos a paciência, a atenção está dispersa por mil coisas que é preciso orientar para cuidar dessas mesmas crianças que nos estão a fazer perder as estribeiras, e a frustração de tudo isso esgota-nos ainda mais a paciência. Resultado: mães e pais sentem-se exaustos, desgastados, desmotivados e, ao mesmo tempo, culpados, como se nunca fossem suficientemente bons…
Esta transição - de uma sensação pontual de cansaço para um estado constante de exaustão - seria descrita, em qualquer outro contexto, como aquilo que é: burnout. Então, porque é que nunca observámos o desgaste causado pela parentalidade por este prisma?
Este livro apresenta, explica e analisa em detalhe as caraterísticas do burnout parental, com testes de diagnóstico que lhe permitirão avaliar em que ponto do espetro de desgaste se encontra e, em cada caso, como regressar a um ponto de equilíbrio emocional e manter-se nele. Contém ainda testemunhos extraídos de vários estudos científicos levados a cabo pelas autoras, que ajudarão a compreender de forma mais prática como o burnout se manifesta e desenvolve.
Morro da Pena Ventosa de Rui Couceiro
Editora: Porto Editora
Sinopse: O morro da Pena Ventosa fica lá no cimo, nesse Porto antigo, onde dizem que nasceu a cidade. No morro da Pena Ventosa, as casas encavalitam-se umas nas outras e nelas sobrevivem a custo os velhos moradores, aqueles que construíram a invicta e que o turismo e a modernidade vão empurrando para os subúrbios. No morro da Pena Ventosa, são as gentes que dão o colorido às vielas escuras aonde o sol quase não chega e onde subsiste a memória coletiva de um povo que se diz tripeiro. E é no morro da Pena Ventosa que vivem as personagens deste livro, a Beta e a avó, a D. Lisete e o Dr. Belarmino, o Navalhadas e o Fulminantes, o Luís Miguel Ideias e O-da-Pastinha, nessa janela com vista para o Douro. Ou assim é até a narradora nos trocar as voltas.
Ficção e realidade entretecem-se habilmente nas mãos de Rui Couceiro, que habita o universo do realismo mágico como se aí tivesse a sua morada. Repleto de personagens ímpares e de grande fulgor imaginativo, este livro não só é uma ode à cidade do Porto e ao rio que a banha, mas às suas gentes. Tocando temas como a gentrificação, as alterações climáticas e a perda, claro, Rui Couceiro consolida neste seu segundo romance tudo o que Baiôa sem Data para Morrer já prometia.
Powerful de Lauren Roberts
Editora: Singular
Sinopse: Adena e Paedyn sempre foram inseparáveis. O destino juntou-as quando eram jovens, e a amizade garantiu que se protegeriam sempre uma à outra e à casa que construíram nos bairros de lata de Loot. Mas agora Paedyn – uma Vulgar - foi selecionada para as Provas da Purga, o que significa uma morte quase certa.
Sozinha em Loot e com receio de perder a sua amiga, Adena apenas pode contar consigo para se defender. Depois de quase ser apanhada a roubar, é salva por Mak, um estranho misterioso com um passado sombrio... E que também tem alguém muito querido a participar nas Provas.
Mak e Adena formarão uma aliança para ajudar os amigos, mas a aventura irá testar as suas lealdades, a sua coragem e o amor que cresce entre eles.
O Segredo de Lourenço Marques de Eduardo Pires Coelho
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Meses depois de Lourenço Marques passar a capital de Moçambique, a guerra deflagrou no outro lado da fronteira, marcando o destino de Miguel e Maria Teresa.
Terminada a investigação a uma antiga embarcação portuguesa naufragada no Estreito de Malaca, Filipe recebe um telefonema enigmático de um grande empresário sul-africano; este pede-lhe que descubra o paradeiro de três passageiros clandestinos de um cargueiro português - o Angoche - que, em 1971, foi encontrado a arder ao largo de Moçambique sem ninguém a bordo.
A busca levará Filipe a vários países africanos, mas também ao tempo em que Lourenço Marques florescia com a nova linha férrea e o Império Britânico combatia as repúblicas boers para se apoderar da sua riqueza - guerra em que um português chamado Miguel Ferreira acabaria por envolver-se, antes de regressar à Ilha de Moçambique para desposar Maria Teresa, a mulher da sua vida.
Mas que mistério liga este homem nascido no século XIX aos homicídios obscuros que Filipe descobre ao longo das suas viagens? E, apesar das ameaças de morte e do preço que pode vir a pagar, deve realmente continuar a sua pesquisa?
Na senda de O Segredo da Flor do Mar e Taprobana, Eduardo Pires Coelho oferece-nos mais um thriller histórico trepidante, que nos vai oferecendo surpresas até mesmo à última página.
O Efeito Graham Série Campus Diaries de Elle Kennedy; Tradução: Maria João Marques
Editora: TopSeller
Sinopse: Tal como o pai, o famoso Garret Graham, Gigi é uma das melhores jogadoras de hóquei no gelo da Universidade Briar, mas isso não lhe basta. Está decidida a melhorar a sua técnica para conseguir entrar para a seleção olímpica e competir por uma medalha de ouro, a única proeza desportiva que a faria sair da sombra do pai e ganhar o seu próprio estatuto. Mas, para isso, Gigi vai precisar da ajuda do arrogante mas absurdamente talentoso Luke Ryder.
Luke acabou de assumir o lugar de cocapitão da equipa universitária, mas também ele tem objetivos definidos e problemas para ultrapassar. A nova equipa de hóquei que resultou da fusão da Eastwood com a Briar junta vários antigos rivais, dando azo a uma enorme concorrência interna e animosidade entre os jogadores. Por isso, quando Garrett Graham anuncia que vai abrir uma vaga de treinador num dos seus estágios de verão, Luke vê aí uma oportunidade para se destacar. o problema é que Luke não causou uma primeira boa impressão em Garrett…
A solução parece simples: Luke ajuda Gigi a melhorar o seu jogo e ela compromete-se a dar uma palavrinha ao pai para melhorar a imagem que ele tem de Luke. Só que nenhum deles estava a contar com uma atração que poderá tornar-se demasiado complicada de gerir.
Rei da Ganância Kings of Sin - Livro III de Ana Huang
Editora: Clube do Autor
Sinopse: Amar, perder e reconquistar - uma história sobre segundas oportunidades.
«Não há mais ninguém para mim. Em todas as vidas que possa viver. As coisas podem ter mudado desde que nos casámos, mas eu e tu? Sempre estivemos destinados um ao outro».
Poderoso, genial e ambicioso, Dominic subiu na vida a pulso. Mas na sua busca incessante por mais e mais, afastou a única pessoa que gostava dele pelo que era e não pelo que tinha.
Diz-se que só sabemos apreciar verdadeiramente aquilo que temos quando o perdemos. Um romance apaixonante, comovente e inspirador sobre uma relação em crise.
Oráculo da Alma de Sofia Rito
Sinopse: Nascente
Editora: O Oráculo da Alma é um portal mágico que te vai fazer mergulhar no lugar mais profundo do teu Ser. Mais do que nunca, vais tomar consciência da tua alma e de tudo o que precisas para alcançares novos patamares no teu desenvolvimento espiritual.
A tua cura espiritual está agora nas tuas mãos e tu estás pronto(a) para a fazer. Depois disso, novos caminhos se irão abrir e vais estar preparado(a) para presenteares o universo com a tua magia.
O que Escondemos na Luz de Lara Félix
Editora: Cultura Editora
Sinopse: Lua, uma criança de dez anos, é vítima de uma explosão caseira que lhe vitima mortalmente os pais. O seu corpo nunca é encontrado depois do acidente, pelo que também é dada como morta.
Sol, a melhor amiga de Lua, entra pela adolescência afora sem nunca conseguir ultrapassar o espanto de ter perdido a companhia de infância de forma tão trágica e inexplicável. Quando se muda para Leiria para estudar na universidade, conhece David, um rapaz que lhe desperta a atenção apenas por estar a ler durante uma viagem de autocarro, e será ele quem irá tornar-lhe a adaptação à nova cidade, e à nova vida, mais fácil. Ou talvez só aparentemente mais fácil.
Camões - Vida e Obra de Carlos Maria Bobone
Editora: Dom Quixote
Sinopse: Do que sabemos sobre Camões, o que é que está realmente provado? A lenda sobre o autor d’ Os Lusíadas é tão vasta que, talvez tão importante quanto escrever a sua biografia, seja escrever a sua não-biografia: repassar as vidas do poeta, as especulações, as hipóteses, para separar o provado do provável e do improvável.
Sem esse trabalho, ler Camões pode tornar-se um duplo equívoco. Ou porque olhamos para a sua poesia através de uma vida inexistente, ou porque olhamos para a sua vida a partir de interpretações equívocas da sua poesia.
O que este livro procura é, assim, purgar a leitura de Camões de uma chave enigmática que desvende pretensos segredos sobre a sua vida, para poder olhar para a Lírica e para Os Lusíadas a partir de um ângulo muito mais amplo, que toca a política, a filosofia, o exame do carácter e a própria ideia de poesia.
Todas estas facetas de Camões estão por vezes escondidas entre códigos literários e formas de expressão que hoje nos parecem estranhas; é por isso mesmo que se torna importante estudar, não só Camões, mas também a sua época. Porque, percebendo as suas peculiaridades, percebemos melhor a universalidade e a dimensão do génio de Camões.
Cenas Portuguesas 10 Contos de António Carlos Cortez
Editora: Editorial Caminho
Sinopse: Cenas Portuguesas é, como o título indica, um conjunto de cenas, isto é, de contos que são cenas vivas, pitorescas, satíricas e outras talvez melancólicas sobre uma certa forma de ser português.
Dez contos onde se passeiam figuras dum país à esquina do planeta: uma Dona Preciosa, emblema duma rua de Lisboa; um tal Sr. Rato, ex-agente da PIDE e taxista nos anos 80; Uma Linda de Guadalupe, moça que nos anos 60 veio cantar para Lisboa e aí se perde; um certo grupo de adolescentes que se descobre vivendo o jogo da vida numa partida de futebol... Cenas Portuguesas, como quem diz, cenas de Lisboa, ou de Braga, de alguém recordando a Calçada do Tojal, rua do mundo, espelho humano. Um escritor que redige um livro para sobreviver a um casamento-naufrágio, ou, noutro conto, um Portugal em 2050 mergulhado numa ditadura, sendo um sapateiro o último detentor de uma biblioteca nesse futuro distópico.
António Carlos Cortez oferece-nos nestes dez contos, numa prosa fluida e viva, ora sarcástica, ora nostálgica, um livro com personagens que todos nós um dia conhecemos. É um Portugal de ontem que é de hoje, com seus provérbios e absurdos, o país político e das almas censuradas por essa vírgula maníaca, a de Alexandre O’Neill, ou um livro que, na melhor herança de Sena e de Cardoso Pires, ou percorrendo o brutalismo dum Ruben Fonseca, revela António Carlos Cortez como um dos prosadores onde a língua portuguesa (poeticamente) volta a falar connosco.
Mil Beijos de Tillie Cole
Editora: Quinta Essência
Sinopse: Um rapaz. Uma rapariga. Um elo que se forma num segundo. Um amor que nem o tempo ou a distância poderão destruir, pois é eterno…
O jovem Rune Kristiansen está de regresso a Blossom Grove, na Georgia. Foi nessa pacata vila que, com apenas cinco anos, conheceu o amor da sua vida: Poppy Litchfield. Foi lá que cresceram juntos, que planearam um futuro a dois. Quando Rune foi obrigado a partir, os jovens trocaram juras de amor eterno. Poppy prometeu esperar… e subitamente, deixou de dar notícias. O que terá levado Poppy a remeter-se ao silêncio? Como pode ela ter esquecido tudo o que viveram juntos?
Para poder avançar com a sua vida, Rune está decidido a deslindar o mistério do afastamento de Poppy. E também completar uma estranha e já antiga missão. Mas Rune não podia adivinhar que o pior golpe ainda está para vir…
Depois de ler Mil Beijos, dificilmente irá esquecer o nome da sua autora, Tillie Cole.
Vai rir, vai chorar, e vai reviver também o grande amor da sua vida…
Um Traidor dos Nossos de John le Carré
Editora: Dom Quixote
Sinopse: Dois jovens amantes encontram-se na cave escura de uma casa anónima em Bloomsbury. Na mesma sala, sentam-se dois membros dos serviços de inteligência da Grã-Bretanha. E querem informações.
O casal, Perry e Gail, acaba de regressar de umas férias nas Caraíbas, onde conheceram o misterioso Dima, um milionário russo que teme pela sua vida. O russo pensa que só a improvável figura de Perry o pode salvar. E Dima tem dinheiro - e está disposto a pagar. O encontro irá empurrar Perry e Gail para uma assustadora viagem de Londres a Paris e, em seguida, para uma casa segura nas profundezas dos Alpes suíços.
Quando há muito dinheiro em jogo, e um governo britânico que precisa dele desesperadamente, alguns sacrifícios terão de ser feitos, mesmo que isso implique uma vida ou duas...
Chefs Sem Reservas Terceiro prato de Nelson Marques
Editora: Clube do Autor
Sinopse: Chefs Sem Reservas é muito mais do que uma coleção sobre o mundo da alta-cozinha; é uma jornada pelas histórias de vida dos alquimistas que, com as suas mãos hábeis e mentes criativas, transformam ingredientes em magia. Através de dezena e meia de conversas intimistas, este terceiro volume volta a revelar os segredos, as memórias e as confissões de alguns dos melhores chefs de Portugal e do mundo. Descubra os percursos que os levaram até ao topo e os desafios que enfrentaram ao longo do caminho, numa incessante busca pela perfeição.
Fique a conhecer as histórias de quem começou a lavar pratos e se tornou no nome maior da gastronomia nas últimas três décadas ou de quem trocou os relvados de futebol pelas cozinhas, entre muitas outras histórias inspiradoras. Cada uma delas é uma janela para um mundo onde a paixão e o sacrifício andam de mãos dadas e um farol para todos aqueles que procuram uma vida de sucesso.
A Decisão de Sandra Brown
Editora: Quinta Essência
Sinopse: Uma estrela de futebol americano enfrenta um dilacerante dilema moral. Uma ambiciosa advogada decide fazer justiça. Mas ambos acabam a lutar pela própria vida.
Zach Bridger não vê a ex-mulher desde o divórcio. Por isso, fica chocado ao saber que Rebecca está em coma após uma agressão violenta. Cabe-lhe a ele fazer uma escolha impossível: mantê-la no suporte de vida ou não. Abalado com a responsabilidade, deixa Rebecca ao cuidado dos pais dela.
Quatro anos mais tarde, o agressor de Rebecca - um playboy descendente de uma família rica de Atlanta - é libertado mais cedo da prisão. Kate Lennon, uma perspicaz e brilhante procuradora está decidida a voltar a pô-lo atrás das grades. Pede ajuda a Zach, que terá de decidir mais uma vez o destino de Rebecca.
Enquanto ele se debate com uma decisão que ninguém deveria ter de tomar, a atração mútua entre Zach e Kate torna-se irresistível. Mal sabem eles que o agressor de Rebecca não tem intenção de voltar para a prisão. E está determinado a detê-los, a qualquer custo.
O Seu Maior Aliado 10 lições para conhecer e proteger o seu cérebro de Michela Matteoli
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: O cérebro é, de entre todos os órgãos, o que envelhece mais lentamente. Mais lentamente do que o fígado, a pele ou o coração. Cuidar dele é a nossa única oportunidade de prolongarmos a nossa juventude, de saborearmos a vida por muito tempo e de salvaguardarmos a saúde do corpo. Como nos conta Michela Matteoli, uma das neurocientistas italianas mais reconhecidas internacionalmente, o cérebro tem um ponto forte: a plasticidade, ou seja, a propriedade de se modificar e autorreparar. É por isso que ele pode evoluir ao longo de uma vida inteira, expandindo-se, literalmente, e construindo novas conexões entre os neurónios. Um talento único!
Em dez acessíveis lições de neurociência, a autora orienta os leitores a descobrirem o grande potencial da nossa mente, mas também o principal inimigo do sistema nervoso: a inflamação crónica, que provoca o envelhecimento precoce e desencadeia patologias como o Alzheimer, o Parkinson ou a depressão.
O Seu Maior Aliado - 10 lições para conhecer e proteger o seu cérebro apresenta-nos algumas das mais extraordinárias funções cerebrais e mostra-nos estratégias que preservam as nossas capacidades cognitivas, desde a nutrição ao relaxamento.
Quanto mais cedo começar, melhor. «O nosso cérebro não voa sozinho», diz a autora. «O ambiente externo, as moléculas inflamatórias no sangue ou as bactérias no intestino moldam-no e modificam-no, e o nosso cérebro responde. Responde baixinho ou em voz alta. Mas responde sempre.»
Todos Viajam de Kristin Roskifte
Editora: Lilliput
Sinopse: Este é um livro rico, repleto de histórias, grandes e pequenas, sobre a nossa experiência humana interconectada. Este é um livro sem idade, é para todos.
Todos viajamos, seja para a escola, para casa ou através da imaginação. Seguindo as pistas, vamos descobrir como se cruzam tantas histórias curiosas, comoventes, às vezes trágicas, outras bizarras. Todos viajamos ao longo das nossas vidas como indivíduos, mas também como seres humanos na Terra, eternamente em órbita.
Após o aclamado Todos Contam — Menção Honrosa António Torrado, entre muitas outras distinções —, Kristin Roskifte volta a lembrar-nos de que não estamos sós nesta jornada, numa história que promove a compaixão, a tolerância e a esperança num futuro melhor.
Vencer Contra a Corrente de Tomás Appleton
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Tomás Appleton, capitão dos Lobos, leva-nos aos bastidores da jornada da seleção portuguesa de râguebi rumo ao Campeonato do Mundo de 2023, onde Portugal foi a equipa sensação e conquistou a sua primeira vitória num Mundial, batendo, contra todas as expectativas, a poderosa seleção de Fiji.
Oferecendo lições práticas dessa experiência, Vencer Contra a Corrente parte do primeiro contacto do autor com o râguebi e percorre toda a experiência vivida com a seleção até à atualidade. Recorda dezenas de momentos de glória, e também de desaire, enumera sacrifícios dentro e fora de campo, e transporta o leitor para os relvados, fazendo-o sentir-se parte de um XV de râguebi e de toda a batalha que é necessário travar para vencer contra a corrente.
Cartas de Amílcar Cabral a Ana Maria Entre mim e ti, aconteceu amor
Editora: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, junho de 2024
Sinopse: Ao disponibilizar estas cartas íntimas para leitura do grande público, o primeiro aspeto que salta à vista é que Ana Maria expõe facetas até então desconhecidas da vida afetiva e material de um casal que se esforçou por ser feliz e por preservar uma vida familiar tão normal quanto possível, num contexto de guerra e de violência extrema, que implicou um processo político intenso, de grande complexidade e com mudanças rápidas.
O casal Amílcar - Ana Maria Cabral esforçou-se por tentar enquadrar a vida das suas crianças pequenas (Raúl, Ndira Abel), sendo manifesta a preocupação em protegê-las das fragilidades diversas às quais estavam expostas, inerentes à precariedade da vida material que levavam.
Criptomoedas para Todos de Eduardo Espada
Editora: Prime Books
Sinopse: À semelhança do que sucedeu com a Internet, o multibanco ou muitas outras inovações tecnológicas, o mundo das criptomoedas gera interrogações e, até, receios. Todavia, faz sentido alguém não utilizar hoje a Internet? Quantos milhões de pessoas idosas aderiram aos smartphones? E ao homebanking e às compras online? Mais cedo ou mais tarde, todos utilizaremos cripromoedas no nosso dia-a-dia.
Eduardo Espada é um formador e promotor da literacia na área dos criptoativos. Através de uma linguagem simples, pedagógica e esclarecedora, a que somou respostas às 70 perguntas que selecionou através da sua vasta experiência, torna as criptomoedas acessíveis ao entendimento de qualquer um. Não se trata, portanto, de saber se vai utilizar as criptomoedas, mas quando o vai fazer. e este é o livro indicado para melhor conhecer e entender este mundo que considera novo. Ou, se já deu o inevitável passo para nele entrar, aprofundar os seus conhecimentos.
Divertida-Mente 2 - O Livro do Filme
Editora: Dom Quixote
Sinopse: Arranja espaço para as novas emoções!
A Operação Nova Riley vai começar!
As pequenas vozes dentro da cabeça da Riley conhecem-na por dentro e por fora, mas tudo está prestes a mudar.
Regressa à mente da recém adolescente Riley e ao Quartel-General, que está a ser subitamente demolido para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas emoções!
Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Repulsa, que há muito tempo têm vindo a gerir uma operação bem-sucedida, não sabem bem o que sentir quando a Ansiedade aparece. E parece que ela não está sozinha.
Prepara-te para uma aventura incrível e para um turbilhão de emoções!
A Bíblia do Baralho Petit Lenormand de Odete Lopes Mazza
Editora: Nascente
Sinopse: Odete Lopes Mazza, a pioneira do Baralho Petit Lenormand em Portugal, traz-nos um livro que marca a história da cartomancia no nosso país.
Este guia, concebido tanto para os mais experientes como para auxiliar aqueles que pretendam dar os primeiros passos no estudo deste baralho, apresenta-se com um conteúdo simples e preciso, com extensos exemplos ilustrados, revelando-se assim como essencial para compreender este fascinante mundo.
Uma viagem em sete capítulos:
Origens, cartas e naipes — breve história das origens do baralho, anatomia das 36 cartas e naipes da cartomancia alemã.
Significados das 36 cartas do baralho — compêndio de toda a informação que as cartas revelam.
Polaridades e cartas significadoras — o que são cartas positivas, negativas ou neutras, bem como as cartas-tema.
Os códigos Lopes Mazza — as técnicas desenvolvidas pela autora e que tantas provas têm dado ao longo dos anos.
Técnica das combinações — como realizar com sucesso uma combinação de cartas.
Métodos de leitura — os diferentes tipos de lançamento.
Grand Tableau — o lançamento mais complexo, mas que, ainda assim, está ao alcance de todos.
Não Há Pássaros Aqui de Victor Vidal
Editora: Leya
Sinopse: Ana recebe um telefonema de uma vizinha da mãe informando que Andrea desapareceu na sequência de uma série de escândalos no bairro, entre os quais o suposto sequestro de uma criança. Apesar de ter jurado a si mesma que não voltaria à casa da mulher que lhe infligiu todo o tipo de violência, Ana não consegue ficar indiferente à situação; e o que encontra no apartamento é bastante intrigante: lixo por toda a parte, pegadas de lama, móveis destruídos, garrafas vazias amontoadas no caixote.
Enquanto se interroga sobre o que terá sido a vida de Andrea desde o dramático acontecimento que marcou as duas para sempre, Ana empreende uma dolorosa viagem às memórias da infância, que incluem não só uma mãe desequilibrada e alcoólica que tem um relacionamento conturbado com um homem perigoso, mas também um rapaz frágil que a faz cúmplice dos seus traumas e, por via das afinidades, se torna o seu único amigo. E, apesar de não se verem há muitos anos e de Ana o ter desiludido, é justamente a este amigo que resolve agora pedir ajuda.
Com personagens inesquecíveis e desconcertantes, Não Há Pássaros Aqui é uma reflexão madura sobre o modo como aquilo que vivemos na infância determina a nossa vida adulta e como tendemos a reproduzir comportamentos a que assistimos, mesmo quando friamente os condenamos.
Num tempo em que a saúde mental é um problema à escala global, este é um romance de estreia profundamente atual que venceu o Prémio LeYa em 2023.
Tudo é Tabu Cem casos de novas censuras de Pedro Correia
Editora: Editora Guerra & Paz
Sinopse: De súbito, somos inundados por novos interditos. Estamos sob vigilância permanente. Os patrulheiros andam aí, impondo um vasto caudal de proibições. Como se vivêssemos num rígido internato de paredes opacas onde a fuga à norma pode ser punida com a morte civil.
Nada de original na História do mundo: sempre houve severos limites à liberdade de expressão. Novidade absoluta é isto ocorrer hoje, em sociedades democráticas, no chamado mundo livre.
Académicos, intelectuais, artistas, escritores, jornalistas, dirigentes estudantis e até alegados activistas dos direitos humanos integram esta polícia do pensamento que dita dogmas, decreta anátemas e fulmina qualquer rasto de dissidência a pretexto da protecção a tribos identitárias.
Não se persegue só o presente, também se altera o que ficou para trás, dando plena validade ao alerta de George Orwell: «Quem controla o passado, controla o futuro.»
Doce Veneno de Parker S. Huntington
Editora: Quinta Essência
Sinopse: «O amor faz-nos sentir imortais. Não queres isso?»
Eu não devia estar no telhado naquela noite de São Valentim. Nem Kellan Marchetti, o rapaz mais solitário da escola. Conhecemo-nos quando estávamos ambos prestes a desistir de tudo. De certa forma, as nossas tragédias entrelaçaram-se e criaram um vínculo improvável. Decidimos não saltar e voltar a encontrar-nos todos os anos para ver como o outro estava.
À mesma hora.
No mesmo telhado.
Duas almas atormentadas.
Mantivemos a nossa promessa durante três anos. No quarto, Kellan quebrou o nosso acordo e eu tive de lidar com as consequências. E quando pensava que a nossa história tinha acabado, começou outra. Pois o destino é traiçoeiro e levou-me ao consultório de Tate, o irmão mais velho de Kellan.
Dizem que todas as histórias de amor parecem iguais, mas têm um sabor diferente. a minha era trágica e ficou para sempre escrita com cicatrizes eternas.
Chamo-me Charlotte Richards, mas podem chamar-me Veneno.
Um romance proibido e atormentado que se lê de um só fôlego.
#Me Too - Um Segredo Muito Público Assédio sexual em Portugal de Sílvia Roque, Rita Santos, Maria João Faustino e Júlia Garraio
Editora: Avenida da Liberdade Editores
Sinopse: O assédio sexual acontece diariamente nas escolas, nas universidades, na rua, perto ou longe de casa, nos transportes e no trabalho, podendo ser extremamente perturbador na vida quotidiana das mulheres, para além de minar e ameaçar a igualdade entre mulheres e homens.
As autoras, apresentam-nos um livro fundamental para compreender este fenómeno e refletir sobre o mesmo. Numa linguagem clara e objetiva, esclarecem-nos sobre a origem do movimento #MeToo, a sua evolução em Portugal, mas também sobre o que diz a lei portuguesa e o que deveria mudar na mesma, relatam-nos casos mediáticos e anónimos, mostrando-nos que a exposição de ambos é extremamente importante, desfazem mitos sobre o assédio sexual e respondem às perguntas mais frequentes que tantas vezes uma mulher vítima de assédio e a própria sociedade em geral se colocam:
Quais os principais comportamentos que podem ser considerados assédio sexual?
Quanto tempo tenho para denunciar?
A quem devo fazer a denúncia?
O que devo fazer se assistir a uma situação de assédio?
Falar sobre o assédio sexual, reconhecer a sua dimensão e identificar experiências comuns é necessário para combatê-lo, pois não basta punir os agressores, é essencial educar e prevenir para que o assédio deixe de existir, pois nenhuma mulher merece viver com medo.
A Eleita - Espírito de Luz de Ana Paula Job
Editora: Editorial Novembro
Sinopse: O Planeta Terra está em estado de total desumanização. o mundo encontra-se sob o domínio de governantes, entregues a interesses vis e apenas empenhados em conduzir a humanidade à perda de espírito crítico, de ímpeto de mudança e da capacidade de reflexão.
Desse pântano lodoso, mecanizado e desprovido de compaixão, emerge uma jovem fora dos padrões normais, com um dom especial... Cristal.
Entidades espirituais, representadas por Sete Seres de Luz, aliam-se a Cristal e a um grupo de resistentes, de modo a ajudar o planeta a recuperar a própria essência da humanidade. Cristal apaixona-se por um dos Sete Seres de Luz, Daniel (...).
Trata-se de um amor espiritual, para lá dos apegos e instintos terrestres, um amor incondicional, capaz de enfrentar e desafiar todos os entraves e obstáculos, humanos e divinos, terrenos e celestiais.
Será esse amor tão forte que, num mundo em colapso, permita a sobrevivência de uma relação entre um ser humano e um espírito superior?
As Melhoras da Morte de Rui Cardoso Martins
Editora: Tinta da China
Sinopse: Dez anos depois, um novo romance de Rui Cardoso Martins. No Alentejo podemos matar-nos, mas não há-de ser de aborrecimento. A morte apoteótica de um amigo leva Cruzeta de volta ao Alentejo. Muitos anos e viagens passaram até chegar o dia do regresso à terra onde até o coveiro se mata, a mesma de E Se Eu Gostasse Muito de Morrer, para mais uma grande aventura interior, dores e alegrias, fantasmas e afectos.
Chuva de enforcados, monstros na catedral, a cave dos morcegos, um dente pilar do universo, espadas de matar dragões, passarinhos, luas, guerras antigas e novas, um capote napoleónico, aranhas, o peixe-bolha. Aqui, as pessoas são capazes dos mais fantásticos tipos de grandeza, e não só de misérias. Atravessada a cidade, subida a Serra, haverá esperança para um novo começo? Se há as melhoras da morte, também terá de haver as melhoras da vida.
Do autor vencedor do GRANDE PRÉMIO DE ROMANCE E NOVELA APE 2009 e do GRANDE PRÉMIO DE CRÓNICA E DISPERSOS LITERÁRIOS APE 2017, e argumentista de filmes como A Herdade e Zona J e das séries policiais Sul, Causa Própria e Matilha (RTP).
O Rei Perverso O Príncipe Cruel - Volume 2 de Holly Black; Tradução: Renato Carreira
Editora: Secret Society
Sinopse: É mais fácil conquistar o poder do que mantê-lo...
Para proteger o irmão mais novo, Jude uniu-se ao príncipe cruel, Cardan, e tornou-se o poder por detrás do trono. Mas se a corte de Faerie é difícil de gerir, já Cardan revela-se completamente impossível de controlar. Enquanto rei, ele está determinado em humilhar Jude, mesmo que continue fascinado por ela. Um jogo de rivalidade, que se torna mais intenso e explosivo a cada dia do curto reinado de Cardan. Mas quando Jude acha que tem todas as peças na mão, alguém próximo a atraiçoa, ameaçando os seus elaborados planos para Faerie.
Agora, ela precisa desesperadamente de manter Cardan no trono, por mais tempo do que o planeado e contra a vontade dele. Mas o novo rei tem outras ideias ao descobrir que o poder além de viciante... é perverso! E as fadas sabem-no muito bem!
Com uma intriga de tirar o fôlego, magia e motivações sanguinárias, esta é a muito aguardada sequela de O Príncipe Cruel, que deixará os leitores rendidos à conspiração das fadas.
História do Fascismo - Volume II de Emilio Gentile
Editora: Editora Guerra & Paz
Sinopse: O fascismo nasceu há 105 anos e este livro, História do Fascismo, do reputado investigador Emilio Gentile, é a mais monumental história desse regime que «ocupou duas décadas da vida das populações da península, e está entrelaçada na história da Itália» valendo se de fontes primárias, editadas e inéditas, para contar como se desenrolou a parábola histórica do fascismo de 1919 a 1945.
Neste Volume II, Emilio Gentile fala-nos da Acção Católica pelo sim ao fascismo, do movimento que opõe o mussolinismo ao fascismo, passando pela relação do regime com a burguesia e pela trindade turatiana (Estado, Governo e Partido) no caminho para o império até à chegada do Führer e à guerra fascista, que culminaria inevitavelmente no 25 de Julho de 1943, que depõe Mussolini, iniciando-se o princípio do fim: «"Estamos no fundo do abismo", escreveu Mussolini a Clara a 20 de Novembro de 1943».
Emilio Gentile, um dos maiores historiadores mundiais do fascismo, oferece-nos uma interpretação fundamental para percebermos a experiência desse movimento político e reflectirmos nos seus riscos para a liberdade humana e cívica no mundo contemporâneo.
Desgraça Livro de bolso de J.M. Coetzee
Editora: BIS
Sinopse: Depois de anos a ensinar poesia romântica na Universidade Técnica da Cidade do Cabo, David Lurie, um professor de meia-idade divorciado por duas vezes, tem um romance impulsivo com uma aluna. O caso entretanto azeda, e David é acusado de assédio sexual e convocado a comparecer perante uma comissão disciplinar. Disposto a admitir a sua culpa, mas recusando-se a ceder à pressão para se arrepender publicamente, David demite-se e retira-se para a pequena propriedade isolada da sua filha Lucy.
Durante algum tempo, a influência da filha e os ritmos naturais da quinta prometem trazer harmonia à sua vida dissonante. Mas as tentativas de David para se relacionar com Lucy e com uma sociedade feita de novas complexidades raciais são perturbadas pela violência de um ataque selvagem que os vai transformar, a ele e à filha, de uma maneira que ele jamais poderia prever.
Desgraça é um romance perverso e, não obstante, terno, onde Coetzee nos fala, uma vez mais, de «verdades que penetram até ao osso». Foi adaptado ao cinema por Steve Jacobs, com John Malkovich no papel de David Lurie.
O Santo Graal do Investimento de Tony Robbins e Christopher Zook
Editora: Lua de Papel
Sinopse: Há mais de uma década, numa conversa com Ray Dalio (o mítico gestor de hedge funds), Tony Robbins aprendeu o princípio fundamental para investir com sucesso: reduzir o risco e maximizar as vantagens através da diversificação. Ou seja: nunca pôr os ovos todos no mesmo cesto. A esse princípio, Dalio chamou o Santo Graal do Investimento, expressão que Tony Robbins tomou de empréstimo para dar título a este livro, o último da sua trilogia de finanças pessoais.
O autor usou aqui o seu maior trunfo - o acesso aos maiores investidores atuais - para procurar respostas para a questão central: em que cestos pôr os ovos? Juntamente com Christopher Zook (criador da CAZ Investments), foi aconselhar-se com os maiores gurus do mundo em investimentos alternativos, de Robert F. Smith (fundador da Vista Equity Partners) a Michael B. Kim (o Padrinho da Private Equity na Ásia e o homem mais rico da Coreia do Sul).
Eles, e muitos outros, mostraram como ao longo de sucessivas crises conseguiram sempre aumentar o seu retorno, apostando em fundos de capital de risco, crédito privado, private equities, imobiliário e até… clubes desportivos.
As estratégias que cada um deles usou e as lições aprendidas pelo caminho são aqui transformadas num guia prático que o vai ajudar a:
- Aproveitar os milhões que circulam nas private equities e ficar com uma parte do bolo;
- Lucrar com os retornos superiores do crédito privado face às obrigações;
- Entrar na corrida energética e apanhar a onda dos megainvestimentos globais;
- Apostar no mercado imobiliário.
E vai aprender a ganhar sempre, independentemente do clima financeiro.
O Médico Quântico A Física Quântica e o poder curativo da Medicina integral de Amit Goswami
Editora: Alma dos Livros
Sinopse: Se existe alguma área da sociedade que precise de integração, é a da medicina. Os pontos fracos do modelo médico convencional tornaram-se claros há já algum tempo. Os seus procedimentos são demasiado invasivos e têm demasiados efeitos secundários adversos. Não existe um modelo na medicina convencional para o tratamento da maioria das doenças crónicas e degenerativas. Por último, mas não menos importante, a medicina convencional tem custos elevados.
O Médico Quântico responde com coragem e inteligência à necessidade de uma teoria abrangente da mente e do corpo e elimina a necessidade de qualquer tipo de medicina afirmar que é o único caminho.
Amit Goswami reinterpreta os principais métodos da medicina alternativa - homeopatia, medicina chinesa, acupuntura e Ayurveda, bem como a medicina convencional, do ponto de vista da Física Quântica, demonstrando como estes modelos, aparentemente diferentes, podem ser combinados para criar um novo sistema de medicina integral.
Para a Vida Toda Valer a Pena Viver Pequeno manual para envelhecer com alegria de Ana Cláudia Quintana Arantes
Editora: Pergaminho
Sinopse: Com mais de 900 mil livros vendidos, a médica geriatra e de cuidados paliativos Ana Claudia Arantes quebrou tabus ao debruçar-se sobre a morte nos seus dois primeiros títulos.
Agora, junta-se aos leitores como caminhante no trilho da vida e do envelhecimento, oferecendo dicas práticas, conselhos e belas histórias neste guia de bem-viver.
Vamos começar por encarar uma verdade difícil? Vamos lá: Sim, vamos todos envelhecer (se tivermos sorte). E depois disso, morrer. Por muito que tentemos disfarçar, sabemos que, como diz o povo, «daqui ninguém sai vivo».
Mas uma questão que evitamos colocar é: Como vivemos até essa saída?
O que é preciso fazer para tornar o nosso corpo habitável, a nossa mente sã e o nosso espírito elevado enquanto não chega essa hora? Dito de outra forma: Como podemos envelhecer bem?
Já sabemos parte da resposta; conhecemos a importância da boa alimentação e da atividade física, por exemplo. Mas a médica geriatra e especialista em cuidados paliativos Ana Claudia Quintana Arantes apresenta aqui novas perspetivas para cuidarmos da saúde do corpo. Sabemos que é importante ter amigos, mas ao longo destas páginas aprenderemos ferramentas para estreitar esses laços e até cultivar novas relações. Sabemos que o cérebro precisa de estímulos extra com o passar dos anos, e a autora mostra-nos precisamente como fortalecê-lo para evitar as doenças que corroem a lucidez. Sabemos que haverá perdas, de amigos e familiares, mas também de independência e vitalidade.
Para a Vida Toda Valer a Pena Viver ensina-nos a lidar com os lutos quotidianos do envelhecimento sem perder de vista que ainda estamos vivos e que a vida vale a pena ser vivida. Porque é possível construir uma velhice que não nega as grandes transformações que o tempo traz, mas busca o bem-estar e a alegria até o último suspiro.
Red Flags, Green Flags A aplicação da psicologia moderna em todas as situações difíceis do dia a dia de Ali Fenwick
Editora: Nascente
Sinopse: Está numa relação romântica indefinida (situationship) da qual não consegue sair? Gostava de conseguir detetar amizades tóxicas à distância? Fartou-se de algumas pessoas, mas tem dificuldade em estabelecer limites?
Analisando dezenas de situações de vida — das relações de trabalho ao namoro, passando pelas amizades e pelos relacionamentos amorosos —, Red Flags, Green Flags irá transformar a forma como interpreta e lida com qualquer circunstância, conduzindo-o a uma existência tranquila e imune às pequenas tragédias do quotidiano.
O Dr. Ali Fenwick, psicólogo especialista em comportamento, vai guiá-lo através das bandeiras vermelhas (comportamentos nocivos) e verdes (comportamentos saudáveis) das relações humanas e equipá-lo com as explicações científicas por detrás de cada uma delas.
Melhore a sua inteligência emocional e aprenda a compreender as suas necessidades e expectativas quando se trata de construir e manter relações.
cardapio.pt @ 11-6-2024 09:10:18
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros