19/11/2024 a 19/11/2024
Anúncio e entrega do Prémio Literário José Saramago 2024
Dia 19 de Novembro no Grande Auditório do CCB
No próximo dia 19 de novembro pelas 15H00 tem o anúncio e a entrega do Prémio Literário José Saramago 2024 (13.ª edição), promovido pela Fundação Círculo de Leitores, com o apoio da Fundação José Saramago, da Porto Editora, da Globo Livros e da Delta. A cerimónia decorre no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), sala onde o Governo Português recebeu e homenageou José Saramago, em 1998, ano em que foi distinguido com o Prémio Nobel da Literatura. Mantendo o modelo implementado na 12.ª edição, este ano o Prémio Saramago volta a distinguir inéditos de autores até 40 anos, oriundos de qualquer país da lusofonia que têm, assim, a oportunidade de ver a sua obra literária inédita no domínio da ficção, romance ou novela, e escrita em língua portuguesa ser avaliada por um júri de destaque que integra autores de referência da literatura contemporânea portuguesa, três dos quais vencedores deste prémio.
cardapio.pt @ 12-11-2024 16:00:00
Numa edição que contou com candidaturas de todos os países da Lusofonia, a obra vencedora, a anunciar nesta cerimónia, será publicada e distribuída em todos os países da lusofonia. Concretamente, em Portugal, será publicada pelo Grupo Porto Editora, e, no Brasil, pela Globo Livros, sendo que a edição portuguesa será distribuída e comercializada em todos os países da lusofonia em que não seja publicada localmente. Adicionalmente, será atribuído ao autor da obra um prémio no valor pecuniário de € 40 000,00 (quarenta mil euros).
A cerimónia de entrega do Prémio Literário José Saramago 2024 contará com a presença de todos os membros do júri desta edição, à exceção de Ondjaki, Prémio Literário José Saramago 2013. Estarão presentes Adriana Lisboa, Prémio Literário José Saramago 2003 e primeira mulher a ser distinguida com este prémio; Paulo José Miranda, vencedor do primeiro Prémio Literário José Saramago, em 1999; Pilar del Río, em representação da Fundação José Saramago; Guilhermina Gomes, em representação da Fundação Círculo de Leitores e Presidente do Júri e Lídia Jorge, que integra o júri deste prémio pela primeira vez, enquanto membro honorário, em substituição de Nélida Piñon.
O Prémio Literário José Saramago foi instituído para celebrar a atribuição do Prémio Nobel de Literatura de 1998 a José Saramago e foi pensado como instrumento para a defesa da língua através do estímulo ao surgimento de jovens escritores da lusofonia. Exemplo disso é Rafael Gallo, escritor nascido em São Paulo em 1981 e atualmente residente em Lisboa, que ganhou destaque na literatura brasileira e portuguesa com o seu romance "Dor Fantasma", que venceu o Prémio Literário José Saramago em 2022.
A cerimónia estará também aberta ao público, limitada à lotação da sala e inscrição prévia. As pessoas interessadas em assistir à entrega do Prémio Literário José Saramago podem reservar os seus lugares até dia 17 de novembro, através do email geral@premiojosesaramago.pt. Apenas as reservas confirmadas serão válidas e os bilhetes reservados que não sejam levantados na bilheteira do Centro Cultural de Belém até 15 minutos antes do início da cerimónia serão, novamente, disponibilizados.
Esta cerimónia, também contará com a presença de centenas de estudantes do 12.º ano da área de Humanidades de várias regiões do país, que receberão – como medida de incentivo à leitura – um livro especialmente produzido para a ocasião pela Fundação Círculo de Leitores e pela Porto Editora.
cardapio.pt @ 12-11-2024 16:00:00
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros