Novidades Livros (5 a 11 de Dezembro de 2024)
cardapio.pt @ 3-12-2024 09:25:00
Pela Boca - Receitas quase cientificamente testadas para tudo dar certo de Henrique Sá Pessoa e Fernando Alvim
Editora: Casa das Letras
Sinopse: Procuram uma «receita mágica» para um jantar com a vossa cara-metade? O Henrique e o Alvim arranjaram-vos não uma solução, mas 12! Pela boca e quase cientificamente testadas para dar tudo certo. São 12 menus - com três receitas cada e alguns cocktails da autoria do Fernão Gonçalves - com sugestão de pairing de vinho do Gonçalo Patraquim e de uma banda sonora para aquecer o ambiente... E com testemunhos de 12 convidados sobre a relação com a comida e como foram (ou não) encantados por alguém através da comida. Estamos a falar de António Maçanita, Bordalo II, Francisca Van Zeller, Isabela Valadeiro, Jéssica Pina, Joana Marques, Madalena Sá Fernandes, Mário Belém, Marta Crawford, Martim Sousa Tavares, Sofia Tripeirinha, Tiago Bettencourt. Atrevam-se. Experimentem, divirtam-se e conquistem!
Twisted Hate Edição Especial de Ana Huang
Editora: Clube do Autor
Sinopse: Arrebatador, secreto, ardente. Intenso, impetuoso, explosivo.
Um romance de inimigos com benefícios como nunca antes leu.
Josh Chen é capaz de encantar qualquer pessoa… exceto Jules Ambrose. A bela ruiva tem sido um espinho encravado desde que se conheceram, mas o certo é que domina os seus pensamentos de uma forma que nenhuma outra mulher alguma vez conseguiu… Quando a animosidade explode numa noite inesquecível, Josh arranja uma solução para a eliminar do seu corpo e mente de uma vez por todas: uma proposta de inimigos com benefícios com regras muito simples. Sem ciúmes. Sem amarras. E absolutamente nada de se apaixonar.
O encontro dos dois é um encontro feito no inferno. E quando os demónios do seu passado os alcançam, eles têm de enfrentar verdades capazes de os salvar… ou destruir tudo aquilo por que lutaram.
Napoleão, o Grande de Andrew Roberts
Editora: Dom Quixote
Sinopse: Napoleão Bonaparte teve uma das vidas mais extraordinárias de sempre. Em apenas vinte anos - de outubro de 1795, quando era um jovem capitão de artilharia e retirou os insurretos das ruas de Paris, até à sua derrota definitiva na batalha de Waterloo, em junho de 1815 -, transformou a França e a Europa. Após ter tomado o poder através de um golpe de Estado, pôs fim à corrupção e à incompetência em que a Revolução tinha caído. Numa série de batalhas arrebatadoras reinventou a arte da guerra; na paz reformulou por completo as leis de França, modernizou a administração e o sistema educativo, e nas artes encabeçou o florescimento do belo «estilo Império». A impossibilidade de derrotar o seu inimigo mais persistente, a Grã-Bretanha, levou-o a realizar expedições desgastantes em Espanha e na Rússia, que se revelariam fatais, tendo morrido nelas meio milhão de franceses e o seu Império começado a ruir.
Mais do que qualquer outro biógrafo moderno, Andrew Roberts transmite a enorme energia de Napoleão, tanto física como intelectual, e a atração que a sua personalidade exercia, mesmo nos inimigos. Roberts percorreu 53 dos 60 campos de batalha de Napoleão e absorveu a recente e gigantesca edição das suas cartas, que obrigam a que se reavalie totalmente este homem excecional. Derruba muitas ideias feitas, incluindo o mito de um grande romance com Josefina: na verdade, ela teve um amante logo após o casamento, e Napoleão teve três vezes mais amantes do que reconheceu.
Durante o clímax da batalha de Leipzig, em 1813, quando o cerco a Napoleão começava a apertar, um sargento-mor francês escreveu: «Ninguém que não tenha vivido a experiência pode fazer ideia do entusiasmo que irrompia entre os soldados, exaustos e esfomeados, quando o Imperador aparecia em pessoa. Se todos estavam desmoralizados e ele surgia, a sua presença era como um choque elétrico. Todos gritavam "Vive l’Empereur!" e todos investiam cegamente contra o inimigo.»
O leitor desta biografia vai perceber porque era assim.
O Museu dos Corações Partidos de Trisha Ashley
Editora: Quinta Essência
Sinopse: Na mesma semana Garland Fairford perde o noivo e o emprego de sonho como figurinista num teatro em Londres. Poderão as coisas piorar? Com a vida virada do avesso, é altura de recomeçar.
Sem nada a perder, a jovem aceita a oferta de uma prima que conheceu recentemente, para trabalhar no novo Museu de Vestidos de Noiva, em Lancashire.
O que ela não esperava era dar de caras com um fantasma do passado - Thom, o seu belo amigo de infância que desapareceu misteriosamente há anos.
À medida que Garland começa a ler as histórias por detrás de cada um dos belos vestidos de noiva do museu e se dedica a repará-los, assim como à relação com Thom, o seu coração começa a sarar. Estará ela disposta a dar uma nova oportunidade ao amor?
Mais Lixo na Minha Cabeça de Hugo van der Ding
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: «Bem-vindos de novo ao aterro da minha cabeça. No primeiro volume desta que passa agora a ser uma colecção de dois volumes foram reunidas pouco menos de mil tiras. (…) Com os devidos exageros, depois das "quase novecentas", que agora são "pouco menos de mil" e, mais adiante nesta introdução, serão "bastante mais de mil", aqui ficam umas quantas centenas de tiras. São as que nasceram na minha cabeça desde o último volume. Pequenas histórias das personagens que moram nos meus neurónios. A Juliana Saavedra. A Celeste da Encarnação. A farmacêutica Madalena. O Esteves e a Marina. A Salomé. A Simone. Os astronautas. A Teresinha. Duas amigas que têm muitos nomes. E outros, que vão nascendo e tomando o lugar de outras que vão morrendo. (…)»
HUGO VAN DER DING, Introdução
Olho por Olho de Jeffrey Archer
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: O criminoso mais perigoso do mundo. Frente ao detetive que o pôs atrás das grades.
Agora é pessoal, mas quem sairá vencedor?
Um negócio bilionário está prestes a correr muito mal numa das cidades mais luxuosas do mundo. Uma noite sumptuosa está prestes a terminar em assassínio. E o governo britânico está prestes a afundar-se numa das maiores crises da sua história.
Na frondosa zona rural de Berkshire, a milhares de quilómetros de distância, lord Hartley, o último de uma linhagem que remonta a mais de duzentos anos, jaz na cama que será o seu leito de morte. E o seu falecimento desencadeará um processo de herança com consequências explosivas.
Dois continentes, duas mortes, tudo sem qualquer aparente relação. Se assim é, por que razão estão no centro de um plano maquiavélico de vingança de um dos maiores barões do crime? Talvez o homem que está agora no corredor da morte e que só o plano de fuga mais audacioso de todos os tempos poderá ajudar a resgatar tenha algo a dizer… Mais importante: conseguirão William Warwick e Ross Hogan, os braços fortes da lei na Scotland Yard, descobrir a verdade antes que a vida e o legado deste cidadão inocente sejam destruídos?
Carta a Um Jovem Decente de Mafalda Anjos
Editora: Contraponto Editores
Sinopse: Quando a minha filha mais velha fez 18 anos, escrevi-lhe uma carta. Voltei a fazê-lo três anos depois, para o meu segundo filho. A ideia não foi dar lições de vida nem doutrinar: quis simplesmente partilhar experiências, perplexidades, falhanços e algumas, poucas, conclusões. Se há privilégio que vem com a idade é o de saber questionar mais e concluir menos. Pretendi também registar o ar dos tempos, refletir sobre o que andamos por estes dias aqui a fazer e como podemos ser pessoas melhores e mais felizes. Esbocei um pequeno manual sobre como não ser um imbecil.
Tive uma ideia aglutinadora em mente: a decência. É que sempre que penso naquilo a que aspiro para os meus filhos, costumo dizer que quero sobretudo que sejam «seres humanos decentes». Este é um conceito volátil, que a Internet e as suas bolhas ajudaram, nos últimos anos, a relativizar. As redes sociais - sem rostos, sem moderação e sem pudor - são o faroeste da indecência.
Para um jovem que nasceu ou cresceu neste milénio, com o mundo envolto numa bruma que mistura medo, ressentimento e estupidez, estão reunidas as condições para que tudo possa ser muito confuso.
Este livro parte desta ideia e amplia-a. É um modestíssimo contributo para a (re)construção de uma ideia de decência, a pensar sobretudo nos jovens, mas também nos pais, avós, educadores, e em todos os que se interessam pela vida pública. E inclui também no prefácio as lições de vida de vinte notáveis portugueses.
Escrevi-o como se fosse para os meus filhos. E por isso - uma bizarria em tempos de ódio - está também carregado de amor.
Lipedema Como tratar a «doença das pernas gordas» de Joana de Carvalho
Editora: Contraponto Editores
Sinopse: «Tens as pernas inchadas», «fazes muita retenção de líquidos» ou mesmo «deverias fazer mais exercício e perder peso» são frases que muitas mulheres com lipedema já se acostumaram a ouvir. Sendo ainda um diagnóstico negligenciado por muitos profissionais da área da saúde, a «doença das pernas gordas» é várias vezes confundida com obesidade ou edema, acabando as pacientes por verem as suas queixas ignoradas ou desvalorizadas.
Depois de Pernas Lindas - Como ter as pernas com que sempre sonhou, Joana de Carvalho aborda agora, de forma direta, esclarecedora e empática, o lipedema, uma doença crónica que tanto impacto tem na qualidade de vida e na autoestima de muitas mulheres. Considerada a mais prestigiada cirurgiã vascular no tratamento do lipedema, a autora recorre às vozes das muitas mulheres que tem ajudado e explica em que consiste a doença, quais os sintomas de alerta e, sobretudo, como tratá-la. Apontando um caminho de saúde e de esperança, mostra como é possível recuperar a mobilidade, a alegria e o orgulho em olhar-se ao espelho.
O Escândalo da Distância: Uma leitura d’A Montanha Mágica para o século XXI de João Pedro Cachopo
Editora: Tinta da China
Sinopse: Muito se escreveu sobre o carácter filosófico d’A Montanha Mágica de Thomas Mann. No entanto, a julgar pela caracterização do sanatório alpino, no qual o protagonista, meditabundo e entorpecido, passa sete anos da sua vida, falha-se o alvo. Se A Montanha Mágica é um livro filosófico, não o é em virtude dos seus temas, mas porque dramatiza uma interrogação sobre as vantagens e os inconvenientes da distância para o pensamento. Será a distância — simbolizada pela montanha — um incentivo à reflexão? Ou será um subterfúgio para não agir, um pretexto para a indiferença, para a desistência, para a cobardia? E qual será a alternativa? Hoje, em tempos de aceleração tecnológica, radicalização política e guerra iminente, esta pergunta — que foi a de Mann — é também a nossa.
85 Vozes pela Liderança O mundo mudou. A liderança também.
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Um livro de líderes para líderes. Contando com os dirigentes das principais empresas e instituições do país, como a IBM e a Corticeira Amorim, o ISCTE criou um instrumento de sucesso para se construir uma liderança justa, actual e preocupada não só com o sucesso da empresa, mas também com o sucesso de cada um dos colaboradores. É um livro que quer mudar o paradigma de liderança, transformando a sociedade e o futuro de Portugal.
Os Contos de Vasco Pereira da Costa
Editora: Letras Lavadas
Sinopse: Os contos deste livro foram editados nos anos 70/80 do século passado. A primeira dúzia antes do sismo de 1980; os restantes durante a crise sísmica em que as gentes partiam de Angra deixando a solidão a escorrer pelas valetas. Hoje, a cidade de Angra do Heroísmo reergueu-se em potente betão tornando-se num magnífico cenário encantatório pronto a acolher um filme de época. É, de facto, uma linda cidade renascida do caos da geologia implacável, mas é, cada vez mais, uma cidade sem cidadãos, uma vez que, pelo entardecer, vão domiciliar-se na periferia, deixando o casario reconstruído imerso numa síndroma patrimonial com o silêncio soturno de isolamento: é a desolação bisonha, paradoxal na Ilha da Alegria.
Estas narrativas, contudo, não abordam esta contemporaneidade, dado que foram buscar assunto à infância e juventude do autor, que este conservou no hipotálamo.
Personalização em Marketing Estratégia de cliente na era da Inteligência Artificial de Mark Abraham e David C. Edelman
Editora: Bookout
Sinopse: Num mundo em que os consumidores esperam cada vez mais experiências personalizadas - instantaneamente e sem falhas - a personalização tornou-se um imperativo estratégico das empresas. Aquelas que têm sucesso, envolvem-se com os clientes em cada passo da sua jornada e, através do poder da IA, repensam as sua operações e libertam a criatividade das suas equipas para afinar cada interação, tornando a personalização um elemento crítico na definição da estratégia empresarial, em cinco dimensões chave:
• Dar Poder ao cliente e compreender as necessidades.
• Conhecer e ganhar a confiança do cliente.
• Alcançar o cliente no canal e no momento certo.
• Mostrar e adaptar os conteúdos exclusivos relevantes.
• Satisfazer e tornar a experiência do cliente mágica.
Este livro ajudará os gestores a colocar a personalização no centro da sua estratégia e acelerar a criação de valor.
As 32 Leis Universais do Dinheiro e do Sucesso de Brian Tracy
Editora: Bookout
Sinopse: Nunca como agora houve tantas oportunidades e capacidade para viver mais tempo, ganhar mais dinheiro e alcançar o sucesso. os únicos limites são aqueles que impomos a nós próprios pela forma como pensamos e pelas ações que tomamos (ou não tomamos).
Brian Tracy, defende que cada um de nós possui um extraordinário potencial que pode aprender a explorar seguindo as ideias, os métodos e as técnicas que tem ensinado a milhões de pessoas em todo o mundo.
São 32 princípios de sucesso comprovados que ajudam a desenvolver uma mentalidade de sucesso e a alcançar mais rapidamente os objetivos e a vida que cada um de nós deseja intensamente.
Pode assim cumprir o seu destino de felicidade eprosperidade durante a vida ativa.
Crossroads - Caminhos Cruzados Série Haven River Ranch de Devney Perry; Tradução: Nuno Carvalho
Editora: TopSeller
Sinopse: Um regresso inesperado capaz de mudar tudo
Indya Keller conheceu West Haven quando era criança e os pais a levaram pela primeira vez a passar férias no rancho do pai dele, no Montana. Durante vários verões, os dois desenvolveram uma amizade, que a seu tempo se transformou em algo mais. Até ao dia em que deixaram de se ver.
Agora, passados alguns anos, Indya regressa ao rancho com uma nova missão: salvar a propriedade da falência e, quem sabe, o futuro de West. Ele pode já não a querer por perto, mas vai ter de admitir que precisa da sua ajuda para proteger o legado da família.
Embora saibam que trabalhar em conjunto e enfrentar velhas memórias possa não ser tarefa fácil, este reencontro forçado será apenas temporário. E poderá até revelar-se uma boa oportunidade para esquecer os fantasmas do passado. Mas, para isso, ela terá de se obrigar a não se apaixonar novamente por ele.
Como Fazer Grandes Coisas Os segredos e fatores decisivos de Bent Flyvbjerg e Dan Gardner
Editora: Talento Intemporal
Sinopse: Este livro contém segredos para planear e executar com sucesso planos de qualquer escala, e partilhados pelo maior especialista do mundo em megaprojetos.
Nada é mais inspirador do que uma grande visão que se torna uma nova e triunfante realidade. Pense em como o Empire State Building passou de um esboço a uma joia no horizonte de Nova Iorque em 21 meses, ou em como o iPod, da Apple, passou de um projeto com um único funcionário a um lançamento de produto em onze meses. De acordo com as estatísticas, porém, 92 % dos megaprojetos ultrapassam o orçamento ou o prazo, ou ambos.
Mesmo os esforços mais modestos, como a criação de uma pequena empresa, falham frequentemente. Porquê?
Bent Flyvbjerg, professor da Universidade de Oxford, dedicou a vida a compreender o que distingue os poucos triunfos de tantos insucessos.
Em Como Fazer Grandes Coisas, Flyvbjerg identifica os erros de julgamento e as más decisões que levam ao fracasso de projetos, grandes ou pequenos. Mostra, também, como é provável que os seus próprios planos sejam bem-sucedidos se aplicar os princípios que ele investigou durante décadas.
Qual o Teu Propósito? de Paulo Gil
Editora: Editorial Novembro
Sinopse: «"O sentido da vida é encontrar o seu dom. O propósito da vida é compartilhá-lo." - Pablo Picasso
O desafio pretende ser poderoso: ao conhecer e compreender o nosso propósito, temos o poder de transformar as nossas vidas e as dos que nos rodeiam, assim como de alcançar novos patamares de sucesso ou o que quer que definamos como sucesso! A forma como pode ser feito está estruturada em sete passos simples, numa verdadeira partilha de experiências e cuja concretização não é necessariamente fácil e rápida, mas é possível. E, agora, com este livro sabemos como.
Está a obter os resultados que gostaria de obter na sua vida?
Podem ser resultados a nível pessoal, profissional ou espiritual. Mesmo se a resposta for positiva, acredito que este livro vai ajudar a acelerar o processo. Se não está a obter resultados, esta leitura vai, pelo menos, abrir enormes possibilidades.»
In contracapa Qual o Teu Propósito?
Uma Doce Manhã de Outubro de Ana Garrido
Editora: Book Link Editora
Sinopse: Tal como em algumas esculturas, com equilíbrios mais exigentes, também este romance precisa de uma armação que lhe sustente o corpo. No Vaticano vi eu um anjo cuja asa já não conseguia esconder tal armação. Tinha um ar descomposto, o pobre. E a armação deste romance é toda ela constituída por locais, datas, pessoas, esculturas que fizeram parte da história real de António Soares dos Reis. Todos extraídos da mais pura verdade. Mas, a partir daí, permito-me eu a imaginação na volúpia das formas. Preencho os vazios, avolumo o corpo, acrescento. Acontece que, da quinzena de personagens desta história que têm relevo, quatro são inventadas do zero. Posso também dizer-vos que as citações dos jornais e as cartas transcritas são verídicas. E mais não digo...
Enquanto vou avançando na sua história, a vida de António às vezes torna-se-me um peso. Deixa-me melancólica, pessimista. Fico à espera de descobrir acontecimentos felizes e aparecem-me, ao contrário, dificuldades, invejas, doenças, rejeições, lutos. Lamento os seus infortúnios. Acho demais. Acho tudo isto tristeza a mais. Logo eu, que não gosto de ouvir e de contar histórias tristes, me fui apaixonar pela beleza de um desterrado. Mas a sua vida leva-me à reflexão sobre a vida. Que é como quem diz, sobre a morte.
A Deusa Ardente de R.F. Kuang
Editora: Desrotina
Sinopse: O último volume da saga de fantasia épica transportar-te-á para uma luta brutal, cheia de traições e intrigas.
Depois de salvar a nação de invasores estrangeiros e lutar contra a malvada Imperatriz Su Daji numa guerra civil brutal, Rin foi traída pelos seus maiores aliados e deixada para morrer.
Apesar das perdas, Rin não desiste daqueles por quem tanto sacrificou: o povo das províncias do Sul e, especialmente, de Tikany - a aldeia onde cresceu. De volta às raízes, Rin enfrenta desafios difíceis e oportunidades inesperadas. Embora os seus novos aliados na liderança da Coligação Sulista sejam astutos e indignos de confiança, Rin rapidamente percebe que o verdadeiro poder em Nikan está nos milhões de pessoas comuns sedentas de vingança e que a veneram como se fosse uma deusa da salvação.
Apoiada pelas massas e pelo seu Exército do Sul, Rin usará todas as armas para derrotar a República do Dragão, os hesperianos colonizadores e todos os que ameaçam as artes xamânicas e os seus praticantes. À medida que o seu poder e a sua influência crescem, será Rin forte o suficiente para resistir aos sussurros cada vez mais insistentes da Fénix, ordenando que ela queime o mundo e tudo o que há nele?
A jornada de magia, poder e loucura de Rin chega ao ápice, e a jovem xamã encontra o seu destino - apoteótico, catastrófico e inesquecível.
Vinil de Luís Vasconcelos
Editora: Tinta da China
Sinopse: As fotografias do mundo da música do fotojornalista Luís Vasconcelos, nome indissociável dos retratos do chamado «rock português» e dos concertos que floresceram em Portugal nos anos 80.
«É a primeira vez que Luís Vasconcelos revisita este lote de trabalhos relacionados com o mundo da música, dos músicos e dos concertos que influenciaram a memória colectiva de pelo menos uma geração, entre o 25 de Abril e os anos subsequentes à entrada de Portugal na CEE, um período em que o vinil e os gira-discos ainda reinavam, a cassete pirata era o flagelo das editoras discográficas, e não havia auto-estrada entre Lisboa e Porto.
Como referi antes, muitas destas imagens são icónicas: canonizaram um momento, uma figura, uma pose, e desde então adquiriram o valor acrescido de tudo aquilo que evocam. Por vezes, é uma certa noite (eu sei, estive em várias). Uma certa atitude. Ou um certo ponto de vista sobre o mundo à nossa volta, em que se salienta o que há de melhor nas pessoas. Quando o resultado é esse, não há dúvida de que o fotógrafo interveio na sociedade, tocou os outros, transformou assim o que o rodeia, cumpriu a sua ética.» — Jorge Pereirinha Pires, Posfácio
E de Repente é Natal
Editora: Editorial Novembro
Sinopse: «Algo especial acontecia todos os anos: o Natal chegava inesperadamente, com uma força tão silenciosa e encantadora que ninguém conseguia ficar indiferente.
Os mais velhos dizem que o espírito do Natal mora nas pequenas coisas: nos sorrisos espontâneos, nas canções que se ouvem à distância e nos abraços dados sem pressa. E foi assim que, este ano, de repente, o Natal apareceu não só nas decorações e nos presentes, mas nos gestos de carinho e nas lembranças partilhadas.
Cada conto desta coletânea traz uma aventura única, mas com um tema comum: a magia que se esconde na simplicidade e no inesperado.
À medida que cada história for lida, as páginas deste livro especial revelam que o Natal não precisa de ser esperado ansiosamente como algo distante. Ele deve chegar todos os dias, quando menos se espera, em pequenos gestos de bondade e nos momentos em que o coração se abre para o que realmente importa. E assim, E de Repente é Natal torna-se mais do que um título; é um lembrete de que, em cada dia, o espírito natalino pode surgir, trazendo alegria e esperança a todos.»
Nota de editora
Mártir! de Kaveh Akbar
Editora: Relógio D'Água
Sinopse: Cyrus Shams é um jovem a lidar com uma herança de violência e perda. O avião no qual viajava a mãe foi abatido nos céus do Golfo Pérsico num acidente sem sentido, e a vida do pai na América foi limitada devido ao seu trabalho como matador de frangos numa empresa de produção industrial de gado. Cyrus é alcoólico, viciado e poeta. A sua obsessão por mártires leva-o a investigar os mistérios do seu passado. Um tio que cavalgava pelos campos de batalha iranianos vestido como o anjo da morte para inspirar e confortar os moribundos; e a mãe, através de uma pintura descoberta numa galeria de arte em Brooklyn, que sugere que ela talvez não fosse quem ou o que parecia ser.
Mártir!, de Kaveh Akbar, é um tributo à forma como passamos as vidas em busca de significado — na fé, na arte, em nós mesmos e nos outros.
A Passagem de Nuno Amaral Jorge
Editora: Edições Trebaruna
Sinopse: Elias e Sara sabem-se de um modo que ninguém pode entender; vivem uma relação intensa, testada, como um jogo a fazer vibrar o corpo inteiro. Dessa vibração incomum surge Pedro. A vida é em pleno.
Até que se descobre que, apenas com um instante de dor e a despedida de um mundo, é possível acordar num outro mundo, o paraíso, repleto de perfeição e moldado ao mais profundo desejo de cada um dos que passam.
Ao percebê-lo, a Humanidade embarca numa série de suicídios em massa, permanecendo na Terra apenas dois tipos de humanos: os que recusam passar; e os que exigem que o paraíso seja para todos… ainda que não voluntariamente. Elias é um dos que se recusa, apesar de perder a mulher e o filho. Até quando conseguirá manter-se fiel à sua decisão? E porquê? Sucumbirá à solidão e à desumanização?
Chave de Areia de Bento Baloi
Editora: Ideia-Fixa
Sinopse: Uma investigadora do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais é surpreendida por uma tentativa de linchamento popular no bairro suburbano de Maputo, onde vive.
Dambu, o filho de Márcia, a investigadora, descobre uma fotografia onde desfilam importantes figuras da política moçambicana, sul-africana e seu pai, exibida por um colega da Universidade Witswatersrand.
Dambu move-se para seguir uma Chave de Areia, um relato de uma investigação que cobre duas tragédias: em primeiro plano a de Mbuzine, com a morte do primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel; e, em segundo plano, os contornos de um perigoso e ardente triângulo amoroso no Prédio Alentejano, em plena avenida Eduardo Mondlane, em Maputo.
É por estes pontos, e não só, que se constrói uma narrativa mergulha no mundo de aviões, alicerçada numa pesquisa profunda com consultas a várias fontes em Moçambique e no estrangeiro, revelando-se uma pista essencial para que Dambu conheça as suas verdadeiras origens, enquanto pessoa e cidadão moçambicano.
O Sonâmbulo de Lars Kepler
Editora: Porto Editora
Sinopse: A meio da noite é emitido um alerta sobre um assalto em curso no parque de campismo de Bredäng, nos arredores de Estocolmo. O veículo da polícia mais próximo responde à chamada e dirige-se para o local. Apesar de o parque estar encerrado durante o inverno, há luz numa das autocaravanas e ao abrirem a porta os agentes encontram um cenário aterrador. Das paredes aos móveis, tudo está coberto de sangue. Uma pessoa foi brutalmente assassinada e esquartejada com um machado.
No chão de um dos quartos, um jovem dorme, usando um braço decepado como almofada. É imediatamente detido, levado para a prisão de Kronoberg e identificado como Hugo Sand, de dezassete anos, filho de um conhecido escritor. Mas Hugo sofre de uma forma rara de sonambulismo e, por isso, tanto pode ser o criminoso como uma testemunha. Contudo, alega não ter qualquer recordação daquela noite. Joona Linna, a quem cabe investigar o caso, contacta o seu velho amigo Erik Maria Bark para, com recurso à hipnose, tentar descobrir o que aconteceu no interior da autocaravana. Este torna-se o tiro de partida para uma complicada perseguição a um temível assassino em série, que acaba de entrar numa fase particularmente cruel.
O Sonâmbulo, o novo thriller de Lars Kepler, é o décimo livro da série de enorme sucesso protagonizada por Joona Lina.
cardapio.pt @ 3-12-2024 09:25:00
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros