A Revolução no Xadrez, o poder de um jogo antigo na era digital
De Peter Ribeiro Doggers
A Dom Quixote edita na próxima terça-feira "A Revolução no Xadrez", do jornalista e jogador holandês com raízes portuguesas, Peter Ribeiro Doggers, que explica o poder de um jogo antigo na era digital. Nesta fascinante história, o também diretor de comunicação e eventos do Chess.com, revela como os computadores e a Internet reforçaram ainda mais a magia intemporal do xadrez, conduzindo-o a um novo pico de popularidade e relevância.
cardapio.pt @ 15-4-2025 17:00:00
Um dos melhores jornalistas do mundo na área explora a razão pela qual, após 1500 anos de existência, a modalidade é tão popular e cada vez é mais. Não só é apenas um dos maiores jogos alguma vez inventados como inspira escritores, pintores e cineastas, deu origem a séries e filmes de sucesso, e tem sido um motor secreto de revoluções técnicas, como a Inteligência Artificial, que estão a transformar a sociedade. Sabia, por exemplo, que foi proibido pela Igreja durante a Idade Média.
Doggers explora pois a modalidade enquanto fenómeno cultural, desde os seus primórdios na Índia antiga, passando pelas suas maiores estrelas dos últimos tempos – como Garry Kasparov, Bobby Fischer e Magnus Carlsen.
"O xadrez é um recontro intelectual que incorpora elementos da matemática, da psicologia, da arte, do desporto e até da música. Ao longo da história tem funcionado como metáfora da guerra, da batalha cerebral, da luta estratégica e até para descrever toda a nossa sociedade. Na sua variedade simbólica, o xadrez é o jogo mais rico de todos. O xadrez tem visto uma notável transformação nas últimas décadas, sob a principal influência do computador e da Internet. Acrescenta uma dimensão totalmente nova a este antigo jogo de tabuleiro e não é nada menos do que uma revolução digital – uma história que merece ser contada."
Jogador de xadrez de nível internacional, Peter Ribeiro Doggers é diretor de comunicação e eventos do líder de mercado do xadrez online, Chess.com. Joga xadrez há 32 anos e faz a cobertura do jogo há mais de 17. Entrevistou dezenas de grandes mestres, jogou basquetebol com Magnus Carlsen e entrevistou Garry Kasparov em frente do túmulo de Bobby Fischer. Vive em Amesterdão, nos Países Baixos.
cardapio.pt @ 15-4-2025 17:00:00
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros