Novidades Livros (22 a 28 de Maio de 2025)
cardapio.pt @ 14-5-2025 10:00:00
A Infantilização da Mente Moderna de Greg Lukianoff e Jonathan Haidt
Editora: Editora Guerra & Paz
Sinopse: Em A Infantilização da Mente Moderna, Greg Lukianoff e Jonathan Haidt investigam a ascensão da nova cultura de segurança nas universidades e o seu pernicioso impacto nas novas gerações. Um estranho fenómeno tomou conta dos campus universitários: se, por um lado, os estudantes ditos progressistas proíbem o discurso de professores e políticos, outros há que têm relutância em expor a sua opinião e discuti-la abertamente. Ao mesmo tempo, as taxas de ansiedade, depressão e suicídio dispararam.
Greg Lukianoff e Jonathan Haidt demonstram que isso se deve a três conceitos perpetuados no sistema de educação e que os jovens acreditam ser a base para uma visão generosa e inclusiva da educação: 1. O que não nos mata torna-nos mais fracos; 2. Devemos confiar sempre nos nossos sentimentos; 3. A vida é uma batalha entre pessoas boas e pessoas más.
Os autores alertam para o impacto da adopção da cultura de segurança nas democracias liberais prejudicando não só o desenvolvimento social, emocional e intelectual do indivíduo, mas também comprometendo a perspectiva de construção de uma vida plena e satisfatória.
Um dos melhores livros do ano The New York Times, The Financial Times e London Evening Standard.
Intervalo de Marta Chaves
Editora: Assírio & Alvim
Sinopse: Este é o regresso de Marta Chaves, depois de Avalanche (2021), à poesia. Neste livro inédito, a autora parte de uma reflexão de Ésquilo sobre a guerra e a vingança das suas vítimas: «Quando os meus olhos pensam naquilo que aconteceu, choram, choram, a minha boca grita e geme, e agora vocês vão chorar e gritar.» Este é um manifesto da resistência e uma aceitação das derrotas diárias num estilo límpido, claro, tão característico de Marta Chaves.
RECREIO
Toda a gente toma conta da minha vida,
ou melhor, a minha vida é tomada
por todos de quem tomo conta.
Procuro o intervalo, quando dele me retiram.
Estes Dias que Desaparecem de Timothe Le Boucher
Editora: Devir
Sinopse: É isto que acontece a Lubin Maréchal, um jovem de 20 e poucos anos que, sem se lembrar de nada nem saber porquê, começa a acordar todas as manhãs 48 horas depois do último dia em que viveu. Durante os dias em que está ausente, uma outra personalidade toma posse do seu corpo, um outro eu, com um carácter muito diferente e que leva uma vida que nada tem a ver com a dele.
Redemoinho de Mário Cordeiro
Editora: Casa das Letras
Sinopse: Foi Freud quem definiu o conceito de Eros e Tanathos, o instinto de vida e o instinto de morte - duas forças que, segundo o pai da psicanálise, dirigiam os comportamentos humanos, levando Tanathos à entropia e Eros à organização.
Manuel, um homem realizado e de sucesso, com uma vida tranquila, uma namorada que ama e rodeado de música e de livros, encontra num deles, o 1934, de Alberto Moravia, uma carta de amor pungente e dramática escrita por um tal Pedro a uma tal Ana Maria.
A sua vida fica perturbada. Quem são estas pessoas? Qual a razão daquela carta? Pode o amor vencer a morte ou é um combate perdido? Podemos ser donos do nosso destino ou ele está pré-definido?
A vida de Manuel altera-se e a procura das respostas torna-se uma espiral obsessiva, tocando em tudo e em todos, modificando a sua maneira de estar, numa voragem sobre a qual não tem, ou parece não ter, qualquer controlo. Todavia, Manuel parece gostar desse jogo de sombras, em que tudo pode ser o que não é… até o fim.
«As histórias de amor nunca são ridículas. Se fossem ridículas, nunca seriam... histórias de amor. Isso mesmo nos dizem o Manel, a Mariana e a Ana Maria. Eles são mais que os vértices de um triângulo de paixão… São o redemoinho com que o meu amigo Mário Cordeiro encontrou um pretexto para nos dizer que uma história de amor se torna tarde sempre que os sentimentos são alfarrábios que passam, sem remetente, de mão em mão.»
Eduardo Sá in Prefácio
U.S.E.R. - Utilização Saudável e Equilibrada das Redes Um manual de sobrevivência na Era Digital de Rosário Carmona e Costa, Leonor Nápoles e Débora Carvalhosa
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: U.S.E.R. convida o leitor a refletir sobre os riscos que o universo digital representa para a saúde mental e, mais do que isso, a tomar medidas para os prevenir. Através de uma análise crítica sobre o uso da tecnologia no nosso dia a dia, este livro fornece um vasto conjunto de pistas e orientações para que famílias, educadores e todos nós tenhamos uma relação mais equilibrada com um fenómeno inescapável que, apesar de suscitar particular apreensão no caso das crianças e dos adolescentes, também afeta os adultos.
Com base em histórias reais e pesquisas científicas aprofundadas, as psicólogas clínicas Rosário Carmona e Costa, Débora Carvalhosa e Leonor Nápoles discutem temas como dependência da Internet, o impacto da utilização de smartphones nas escolas, os efeitos da imersão excessiva no digital ou o crescimento da inteligência artificial, um campo de inovações surpreendentes mas também de fortes preocupações sobre a privacidade e segurança das pessoas ou do futuro da interação humana.
Uma obra que mergulha nas complexidades do mundo atual, revela a uma visão abrangente dos desafios que enfrentamos e apresenta formas e fórmulas para se chegar a um equilíbrio saudável entre o mundo real e o virtual.
A Minha Pediatra Cuida de Mim de Rita Sousa Gomes
Editora: Manuscrito Editora
Sinopse: Olá‚ amigos! O meu nome é Teresa‚ tenho sete anos e adoro inventar histórias‚ brincar com o meu irmão João e passar tempo com a minha família. Sou uma menina muito feliz: crescer é mesmo uma aventura e todos os dias descubro uma coisa nova!
Quando algo não está bem‚ tenho a Doutora Rita para cuidar de mim: é a melhor pediatra do mundo e sabe sempre como me ajudar. Quem diria que as ervilhas têm superpoderes? Pois é‚ têm! Aprendi isto com a Doutora Rita.
Anda‚ vem daí! Quero contar-te tudo o que a minha pediatra me ensinou nos últimos tempos!
Rita Sousa Gomes é mãe‚ pediatra e cofundadora da página @be.a.ba.da.pediatria. Neste livro‚ apresenta-nos três contos muito divertidos e didáticos sobre algumas das questões que mais preocupam os pais: alimentação‚ sono e tempo de ecrã.
Não Te Prendas ao que Te Prende de Shunmyo Masuno
Editora: Lua de Papel
Sinopse: Entramos nos livros de Shunmyo Masuno como quem acede a um jardim zen. Os trilhos estão todos bem definidos, mas temos a liberdade de passear por onde quisermos. E encontramos sempre recantos onde parar e refletir - deixando-nos contagiar pela beleza e tranquilidade do mundo que nos rodeia.
Considerado por muitos o melhor designer de jardins zen do mundo, o monge japonês (e sumo sacerdote do templo de Kenko-ji) propõe neste livro um modo de pensar radical: deixarmos de tentar controlar os acontecimentos na nossa vida.
Para melhor percebermos o conceito, o autor de Zen - A Arte de Viver Simplesmente oferece-nos 99 ensinamentos preciosos, unidos em torno da mesma ideia: nós é que construímos as nossas prisões e, para nos libertarmos, basta deixarmos que as coisas aconteçam.
Em vez de se preocupar com o que tem de fazer, deixe de fazer tudo aquilo que é inútil e lhe traz sofrimento: não tente mudar os outros, não queira ser o melhor do mundo, desista de compreender tudo, não controle, não se deixe manipular, não acumule lixo mental…
Não Te Prendas ao Que Te Prende é um manual prático para deixar a vida fluir e livrar-se de tudo o que está a mais, até ficar apenas com a simplicidade rigorosa de um perfeito jardim zen.
Não Eras Tu Quem Eu Esperava de Fabien Toulmé
Editora: Edições Asa
Sinopse: Esta é a história de um encontro.
O encontro de um pai com a sua filha, que não é uma criança como as outras.
Para Fabien, a notícia da Trissomia de Júlia fez o seu mundo desmoronar.
O que fazer perante a deficiência da sua filha? Como aprender a amá-la?
Entre raiva, dúvidas, momentos de tristeza e de felicidade inesperadas, o autor conta o difícil caminho de aceitação que o levará até à sua filha.
Uma história de amor, ao mesmo tempo tocante e divertida, terna e sincera, sobre o tema universal da diferença.
O Outro Lado dos Livros Memórias de um Editor de Manuel Alberto Valente
Editora: Quetzal Editores
Sinopse: Talvez um dia, nos manuais e tratados de história da cultura e da literatura portuguesas, exista um espaço consagrado aos editores - ou seja, aos que dedicaram a sua vida à vida dos livros e à sua relação com os autores. As suas memórias são raramente reunidas, mas, quando isso acontece, resultam num misterioso e fascinante encontro em que participam todos eles e se fazem revelações deliciosas que tanto divertem como comovem os amantes de livros. Em textos curtos, de fácil leitura (publicados anteriormente no semanário Expresso), Manuel Alberto Valente fala desses encontros com livros e autores, e do que eles deixam numa vida inteira dedicada à edição.
«A vida de um editor faz-se sempre desse duplo movimento: o luto por aqueles que partiram e a alegria por receber os novos, os que começam, carregados de sonhos que muitas vezes não se chegam a cumprir, ou que se cumprem já noutro lado, quando, por um qualquer (humano) desentendimento, as partes se separam e o autor escolhe outro catálogo para se acolher.»
Um tempo para mim de Ana Beatriz Barbosa Silva
Editora: Albatroz
Original: No turbilhão das exigências diárias, é fácil esquecer o próprio bem-estar. Entre responsabilidades, pressões e compromissos, a saúde mental muitas vezes fica para segundo plano.
Neste livro, a prestigiada psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva apresenta um método simples e eficaz para restaurar o equilíbrio. Com práticas diárias de apenas alguns minutos, este guia oferece reflexões e exercícios que promovem mudanças profundas e duradouras.
Um tempo para mim é um convite para cultivar o autocuidado, fortalecer a mente e reencontrar a serenidade no quotidiano.
«Um tempo para mim é muito mais do que um livro, é um acerto de tempo, entre o seu Eu que vem à tona de forma automática no meio das inúmeras – e aparentemente infinitas – tarefas quotidianas e o seu Eu mais profundo. Tem em mãos um bilhete para uma viagem incrível rumo ao melhor ser humano que habita dentro de si e que está à espera de ser despertado.»
O Morcego de Jo Nesbø
Editora: Dom Quixote
Sinopse: A extravagante vida noturna de Sydney.
Os mistérios de uma Austrália selvagem.
As fraquezas de Harry Hole e o triunfo do Grande Tubarão Branco.
O inspetor Harry Hole, da Brigada Anticrime de Oslo, é enviado numa missão a Sydney, na Austrália, para investigar o homicídio de uma norueguesa de vinte e três anos, em tempos uma celebridade televisiva no seu país. Harry deve colaborar com as autoridades locais, sem se envolver demasiado, e tem instruções para se manter longe de sarilhos.
Mas Harry não consegue ser um simples espectador, e, à medida que a investigação se desenrola, trava amizade com um dos detetives responsáveis pelo caso. Juntos concluem que este é o último de vários homicídios por resolver, e o padrão que identificaram diz-lhes que estão na presença de um psicopata que tem vindo a atuar ao longo do país. Prestes a desvendar a identidade do assassino, Harry começa a temer que ninguém esteja a salvo, sobretudo as pessoas envolvidas na investigação… e os seus receios transformam-se no seu mais profundo pesadelo!
Em O Morcego, Jo Nesbø revela-nos os meandros de uma investigação ao mesmo tempo que nos vai contando a história da Austrália através das suas paisagens, das suas lendas, da diversidade de animais exóticos e selvagens que a habitam, e de como colonos e aborígenes aprenderam a respeitar-se e a unir esforços para construir uma sociedade mais justa… mas nem sempre mais segura.
Sobre Viver de António Cabral Barbosa
Editora: Ego Editora
Sinopse: Natal de 2023.
Mafalda Cancela de Abreu, uma mulher saudável de 38 anos e orgulhosa mãe de dois rapazes, adoece com o que julga ser uma mera gripe, longe de imaginar o inferno que se aproxima.
Depois de dar entrada nas Urgências da CUF Tejo, onde esperava passar apenas algumas horas, o quadro agrava-se dramaticamente, com vários órgãos a entrar em falência. O Dr. João, o médico intensivista mais experiente do hospital, é chamado de emergência para acorrer a um caso que parece perdido. o pior pode acontecer.
Esta história não é sobre uma doença, mas sim sobre a sobrevivência de alguém que nunca se rendeu ao pior dos cenários e lutou pela vida com todas as forças. Um relato emotivo e inspiracional, que mostra que somos mais fortes do que alguma vez imaginamos.
As Mortes do Meu Pai de Joaquim Arena
Editora: Quetzal Editores
Sinopse: Após uma guerra civil de seis anos, D. Pedro aceita a capitulação dos absolutistas com a assinatura da Convenção de Évora Monte. Mas, a partir do exílio, D. Miguel denuncia o acordo, justificando ter sido coagido a assiná-lo, e lança um apelo às armas. Em Portugal, José Joaquim dos Reis, o Remexido, forma uma guerrilha na serra algarvia e durante dois anos assola vilas e cidades, atacando as tropas do governo de D. Maria II. As Mortes do Meu Pai é o relato destes dois anos, muito pouco conhecidos na história de Portugal - um suposto país de brandos costumes -, através da memória da sua filha mais velha, Maria Marciana, já depois de o pai ter sido capturado, julgado e fuzilado em Faro.
Marciana socorre-se das memórias do fiel soldado guerrilheiro Domingos, um negro descendente de escravos com pontaria infalível, e de Cabrita, habitante de Albufeira que registou os tráficos acontecimentos. Marciana procura entender como o pai, profundamente católico e seguidor das Escrituras, foi capaz de cometer tantas atrocidades pelo amor ao Trono e a D. Miguel. O livro é um olhar sobre a transição do regime absolutista para um Portugal moderno e liberal, com todas as zonas cinzentas e contradições deste momento singular da história de Portugal.
A Última Feiticeira A Saga das Pedras Mágicas - Livro 1 de Sandra Carvalho
Editora: Editorial Presença
Sinopse: A Última Feiticeira passa-se num tempo em que os sábios Druidas se recolhiam nas florestas para perpetuar o Conhecimento que, em eras passadas, lhes fora transmitido pelos Seres Mágicos, mais precisamente depois de a feiticeira Aranwen ter renunciado aos poderes mágicos para se casar com um mortal por quem se apaixonara. Para que esses poderes não se perdessem, ela guardou-os dentro de sete lindíssimas pedras, formando um colar que viria a ser muito cobiçado.
O berço da heroína desta história, Catelyn, e dos seus cinco irmãos varões situa-se na Grande Ilha, cada vez mais fustigada pelos ataques dos Viquingues, nas suas estranhas embarcações mais velozes do que o vento. Os senhores locais formaram uma Aliança para os repelirem, consolidando essa política através de casamentos combinados entre os herdeiros das grandes famílias. Depois de uma infância paradisíaca, Catelyn destinou casá-la. Só a Pedra do Tempo, que se ergue imponente sobre o Norte do mundo, guarda o segredo de um poderoso pacto de amor e sangue.
Este é o primeiro volume da Saga das Pedras Mágicas, uma aventura épica passada num mundo repleto de magia e romance.
Tudo o que Perdemos de Sloan Harlow; Tradução: Ana Rita Mendes
Editora: Secret Society
Sinopse: Quando a casa de River ardeu, ela perdeu tudo. As roupas. a guitarra. o livro de canções. e mais importante, o pai.
Agora, sente-se presa num emprego sem saída e na sua própria dor. Mas tudo parece mudar quando Logan - extremamente atraente, extremamente indiferente - parece de repente interessado nela. A atração é inegável, mas quando River descobre um segredo de família há muito escondido, dá por si a questionar tudo. Sobretudo Logan, que tem os seus próprios segredos obscuros.
Depois do incêndio, River pensou que tinha chegado ao fundo do poço. Mas, ao que parece, há sempre mais a perder...
A Supraconsciência Existe Vida depois da vida de Dr. Manuel Sans Segarra e Juan Carlos Cebrián
Editora: Planeta
Sinopse: O médico Manuel Sans Segarra, prestigiado cirurgião e pioneiro na investigação da Supraconsciência, em colaboração com o jornalista e empreendedor Juan Carlos Cebrián, explora as Experiências de Quase Morte (EQM) à luz de não só uma ótica científica, inspirada na neurociência e física quântica, como também de uma perspetiva espiritual.
Através de relatos reais, este livro revela uma nova compreensão sobre a consciência humana e a vida depois da morte, desafiando todas as conceções tradicionais de existência e criando um guia poderoso para superarmos os nossos medos e refletirmos sobre a nossa vida.
O livro definitivo sobre o fenómeno das Experiências de Quase Morte e o seu poder para transformar as nossas vidas.
O Segredo da Floresta de Kate Alice Marshall
Editora: Kathartika
Sinopse: Naomi Shaw acreditava em magia.
Quando era criança, ela e as suas melhores amigas, Cassidy e Olivia, passavam os verões a explorar a floresta, envolvidas num mundo de rituais e lendas a que chamavam O Jogo da Deusa.
Até ao dia em que Naomi foi brutalmente atacada.
Contra todas as probabilidades, sobreviveu a dezassete facadas. O seu testemunho e o das suas amigas levou à condenação de um assassino em série que era procurado pela morte de seis mulheres.
Mas as três meninas não contaram tudo...
Mais de duas décadas depois, Olivia quer revelar o que realmente aconteceu naquela floresta, e Naomi está determinada a descobrir a verdade — por mais assustadora que esta possa ser.
Pergunta pela Andrea de Noelle W. Ihli
Editora: Cultura Editora
Sinopse: Ele caçava as suas vítimas na internet, disfarçando-se de solteiro elegível. Fingia ser o cavalheiro perfeito, charmoso e com um sorriso capaz de desarmar qualquer mulher, escondendo o facto de que os seus encontros terminavam a abrir covas rasas.
Ele já saiu impune três vezes. A única coisa que poderia impedi-lo de matar novamente? As mulheres que assassinou.
Meghan, Brecia e Skye podem estar mortas, mas não desapareceram. Cada uma tem uma razão diferente para não deixar este mundo: uma quer que o seu corpo seja encontrado, uma quer que a sua família saiba o que lhe aconteceu, uma está determinada a proteger outras mulheres de um destino semelhante.
Elas encontraram-se. E não vão descansar até deter o seu assassino.
Que comece a caça.
Um Jogo Bonito Reflexões sobre a vida e o futebol de Sven-Göran Eriksson e Bengt Berg; Tradução: Leonardo Cascão
Editora: Vogais
Sinopse: Para Sven-Göran Eriksson, um dos treinadores de futebol mais venerados e respeitados do mundo, o jogo chegou ao fim. Nesta sua última obra deixa-nos reflexões de despedida, fazendo uma retrospetiva de tudo o que alcançou e o que aprendeu ao longo de uma vida ao serviço do desporto-rei, numa viagem que o levou de um pequeno clube sueco aos grandes palcos na cena futebolística mundial.
No campo, conduziu alguns dos melhores desportistas do mundo a grandes vitórias e a desoladoras derrotas e, nesse processo, deixou a sua indelével marca. Este é o relato das vidas tocadas e ligações feitas na busca obstinada pela excelência. Mas, para Eriksson, o que aqui partilha verdadeiramente é o caminho que fez no seu interior para se tornar no homem que todos conhecemos.
Um Jogo Bonito é muito mais do que a cronologia de um treinador de futebol de sucesso. É a história do maior jogo de todos: aquilo que faz uma vida boa. Uma história que perdura, muito depois do apito final.
Vingança em família de Natali Simmonds
Editora: Singular
Sinopse: «Soberbo... De cortar o coração.»
A morte dele aparece nas notícias da manhã. O homem com quem a minha filha andava a sair. Morto. Foi-se. Aparentemente, um suicídio. Pestanejo lentamente – uma, duas, três vezes – enquanto agarro a caneca do café com mais força. Fico sem ar. Só soube da existência deste homem há pouco tempo, porque a minha filha de 17 anos já não me conta nada. Mas encontrei as cartas que ela escondeu e as provas que tentou queimar. Sei que a Leah se apaixonou loucamente por ele e que ele lhe partiu o coração. E agora está morto. Conheço a minha filha demasiado bem e sei que teve algo que ver com isto.
O meu primeiro erro foi criar a minha filha para ser como eu… O segundo poderá ser o que faço para a proteger.
Autoconhecimento de Gabrielle Bernstein
Editora: Nascente
Sinopse: Pronto para desbloquear o maior recurso da sua vida?
Neste livro inovador, uma das autoras espiritualmente mais influentes do mundo desmistifica a Terapia dos Sistemas Familiares Internos (IFS) — um modelo revolucionário e emergente no mundo da psicoterapia —, trazendo os seus ensinamentos transformadores para a vida quotidiana.
Nele descobrirá que padrões extremos como a dependência, a raiva, o prazer ou o autojulgamento constante se desenvolvem frequentemente como formas de suprimir sentimentos de inadequação, vergonha ou medo. Mas quando analisamos esses padrões e tratamos deles, a cura acontece rapidamente.
Este poderoso modelo é aqui apresentado passo a passo, para que qualquer pessoa o possa usar com a finalidade de mudar radicalmente crenças profundas, curar feridas emocionais e conectar-se ao seu sistema de orientação interior supremo: a energia do Self (Eu).
Deixe-se guiar pelo seu autoconhecimento e permita-se ser o autor da sua cura interior.
Fabulário ou O Pequeno Circo do Mundo de Cristina Carvalho e José Manuel Castanheira
Editora: Editora Guerra & Paz
Sinopse: Fabulário ou o Pequeno Circo do Mundo é o encontro das criações literárias de Cristina Carvalho e as ilustrações de José Manuel Castanheira: um encontro de estados anímicos surreais. Imagens e textos curtos estabelecem uma relação cúmplice, um pequeno circo do mundo.
Um livro que transforma pessoas, animais e coisas encaixando-os entre si de um modo complementar em que tudo se alinha. O mundo que conhecemos aparece-nos desorientado, enlouquecido, mas a desenhar-se festivo, único, irrepetível e cheio de conceitos e preconceitos a descoberto, nos quais os leitores de Cristina Carvalho e os apreciadores dos desenhos de Castanheira poderão desvendar as orientações mais oníricas.
cardapio.pt @ 14-5-2025 10:00:00
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros