Escritor José Dias Pires vence Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce na categoria de texto

Com a obra “Os três castelos das três bruxas malvadas”

Está escolhido o texto vencedor da 12ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. “Os três castelos das três bruxas malvadas” de José Dias Pires, foi a história selecionada pelo painel de jurados. O maior prémio de literatura infantil do país premeia, exclusivamente, trabalhos originais e inéditos de autores que já tenham obra publicada em livro. A próxima fase desta iniciativa arranca no dia 13 de maio, para premiar um talento que ilustrará esta obra.

cardapio.pt @ 14-5-2025 11:04:56

José Dias Pires é um escritor, tradutor e educador português que nasceu e vive em Castelo Branco. Foi professor de todos os níveis de ensino e assume, atualmente, a função de Comissário do Festival Literário de Castelo Branco desde 2012. Tem-se dedicado, desde 2011, à tradução de literatura infantojuvenil e, para além de 11 obras de caráter pedagógico, tem editadas mais de duas dezenas de obras de poesia, teatro, ensaio e literatura para a infância.

Esta obra premiada teve origem num desafio feito ao autor numa escola, em tempos, para criar uma história sobre as casas das bruxas. Assim nasceu este conto que, entre castelos, bruxas e seres animados, se debruça sobre o que merece acontecer a quem quer conseguir o que pretende através de ameaças amedrontadoras.

“Gosto muito de escrever, dançar com as palavras, conforme a música, a vida, quando rompem as manhãs, não importa a que horas do dia. Ter, inesperadamente, recebido a escolha unânime do júri do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce representa uma honra e uma enorme satisfação”, referiu o escritor José Dias Pires.

Os textos foram avaliados por um painel de jurados, constituído por Álvaro Magalhães, Autor de livros e contos para crianças; Dora Batalim, Especialista em livros infantis e Professora; Mafalda Milhões, Editora e Autora; Regina dos Santos Duarte, Comissária do Plano Nacional de Leitura; e Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local Pingo Doce.

O Painel de jurados destaca que “Esta é uma obra muito original no que concerne ao estilo literário. A história apresenta um ritmo muito dinâmico, com o desafio do estilo com trava-línguas e rimas, que vai certamente agarrar os leitores mais pequenos. Além disso, incorpora os protagonistas clássicos dos livros infantis, como as bruxas e castelos, que assumem o imaginário criativos das crianças”.

Terminada esta etapa, abrem, a partir de 13 de maio, as candidaturas para a categoria de ilustração da 12ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. Os ilustradores podem inscrever-se até 24 de junho, sendo o vencedor revelado a 14 de julho.  

O Regulamento e todas as informações relativas ao concurso podem ser consultadas em www.pingodoce.pt/premio-de-literatura-infantil/.

cardapio.pt @ 14-5-2025 11:04:56


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros