Novidades Livros (12 a 18 de Junho de 2025)

cardapio.pt @ 10-6-2025 08:20:00

Gramática & Pontuação Guia Prático para Escrever Melhor de Marco Neves

Editora: Editora Guerra & Paz

Sinopse:   Em Gramática & Pontuação: Guia Prático para Escrever Melhor, o professor Marco Neves descreve as regras essenciais da gramática e da pontuação em português.

É um instrumento de trabalho útil não só para quem escreve, mas também para quem, numa só leitura, deseja conhecer melhor o corpo (as palavras e as regras) e a roupa (a pontuação) do português na sua versão escrita e padronizada. a obra inclui ainda um breve guia para escrever melhor e uma lista de dúvidas.

- O que é a norma do português?

- Como escrever frases mais claras?

- Escrevemos «porque» ou «por que»?

- Quando e como usar a vírgula?

- Quando devemos usar a maiúscula?

As Histórias que nos matam de Maria Isaac

Editora: Porto Editora

Sinopse: Amor é um sonho que ninguém esquece.

Miguel Godói viveu um casamento feliz, que deveria ter durado para sempre. Mas acidentes acontecem, as histórias mudam, os heróis também morrem, e até os casamentos felizes chegam ao fim. Agora sozinho numa vida que não escolheu para si, aprende a conviver com as limitações de um corpo partido e mal emendado, com uma epilepsia peculiar que o tornou num doente crónico, e a fazer sentido do mundo entre as suas memórias imperfeitas. 

Numa manhã de inverno, Miguel conhece uma misteriosa criança que o leva até a uma casa desconhecida na Madragoa à procura de respostas sobre o livro enigmático que chegou às suas mãos. O que lá encontra, porém, são ainda mais perguntas e uma possibilidade inesperada: um novo amor por uma mulher. Perdido há demasiado tempo no lugar-comum do sofrimento, onde as dores familiares transformam a nostalgia na escolha preferencial, Miguel Godói enfrentará agora a vertigem de alcançar uma esperança até aqui desconhecida.

«O Meu Corpo Feito Grito» Fluxos religiosos na poesia e nos gestos do fado (1926-1945) de Cátia Tuna

Editora: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, junho de 2025

Sinopse: «Como é que o substrato religioso de uma sociedade fortemente catolicizada se verteu para o repertório e para as microcoreografias do fado? Que memórias espirituais ou corporais, Individuais ou coletivas, codificam a intimidade original desta nova discursividade e gestualidade de alma e sentimento em que o fado se vai constituindo, sobretudo no segundo quartel do século XX? Como eram os gestos dos fadistas que viveram há cerca de cem anos e quais os assuntos que cantavam? Que marcas de natureza devocional ou mística são reconhecíveis nos cantadores dessa época enquanto estratégias de organização corporal ou de construção de uma persona vocal? Em que medida o contexto de um país que começava a viver em ditadura pode explicar a emergência de uma interioridade inédita nesta primeira geração de fadistas profissionalizados? 

Nesta obra, que oferece o retrato do mundo dos primeiros discos de fado, das primeiras vedetas fadistas e das primeiras casas de fado, poderá encontrar as respostas a estas questões e o esboço de outras interrogações».

Leão XIV - O Sucessor Inesperado de Christophe Henning

Editora: Dom Quixote

Sinopse: Em 8 de maio de 2025, os cardeais reunidos em Conclave elegeram Robert Francis Prevost 267.º Papa da Igreja Católica, que escolheu o nome de Leão XIV. Dignitário da Cúria depois de ter sido missionário no Peru, o novo Papa é resolutamente um homem de paz e de unidade. Esta primeira biografia do Papa inesperado relata os dias que o conduziram à Cadeira de São Pedro.

Escrito depois de um Conclave particularmente rápido, este livro revela quem é Leão XIV, de onde vem este religioso americano, e quais poderão ser as suas prioridades numa Igreja posta à prova, entre as diferentes sensibilidades e algum desapego dos fiéis.

O relato da sua eleição é seguido de uma panorâmica dos desafios que esperam o novo Papa, bem como dos dossiês por tratar. A evocação da herança do Papa Francisco e dos últimos Conclaves permite compreender melhor como Leão XIV já faz parte da História.


A Misteriosa Padaria na Rue de Paris de Evie Woods

Editora: Singular

Sinopse: Aninhada no meio das ruas empedradas de Compiègne, havia uma padaria em nada igual às outras. Pela cidade corriam rumores de que os seus bolos tinham um sabor mágico capaz de expulsar até a mais sombria mágoa. Uma mera dentada num croissant poderia trazer sorte, desbloquear uma memória preciosa há muito esquecida ou revelar desejos ocultos…

Depois de uma importante perda, Edith Lane sente que a sua vida precisa de uma mudança. Ao ver um anúncio de emprego, candidata-se à vaga que a faz viajar da Irlanda para Paris, onde se encontra a encantadora padaria para a qual foi contratada. Porém, quando se trata de Edie, a receita para o desastre não precisa de muitos ingredientes: uma quantidade pouco saudável de ilusões e uma pitada de desespero são suficientes para gerar o caos. É o que acontece quando percebe que não irá trabalhar na cidade dos seus sonhos, e que a padaria fica a uma hora de comboio da capital. Ao chegar lá, são muitos os dias em que pensa ter feito a escolha errada, sem perceber os mistérios daquele estranho lugar e o encanto que exerce sobre todos os que provam as suas iguarias. Contudo, o tempo e um segredo escondido sob as tábuas do soalho revelam-lhe não apenas uma história antiga cuja pista vale a pena seguir, mas também o caminho para encontrar o lugar a que verdadeiramente pertence.

A Hipótese da Felicidade de Jonathan Haidt

Editora: Talento Intemporal

Sinopse: As afirmações dos filósofos são feitas em casa pelas nossas avós e entram no nosso senso comum: «o que não nos mata torna-nos mais fortes»; «faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti»; «a felicidade vem de dentro»…

Mas serão estas verdades realmente verdadeiras? Atualmente, todos parecemos preferir agarrar-nos à noção de que um pouco mais de dinheiro, de amor ou de sucesso nos fará mais felizes.

Estaremos certos?

Em A Hipótese da Felicidade, o psicólogo Jonathan Haidt expõe a sabedoria tradicional ao escrutínio da ciência moderna, apresentando conclusões surpreendentes sobre aquilo que consideramos recompensas e aquilo que nos define enquanto pessoas.

Baseando-se nos ricos ensinamentos da filosofia e nas certezas da ciência, A Hipótese da Felicidade é um livro notável, original e provocador — sabedoria antiga aplicada ao nosso tempo.

Raptadas de Jess Lourey

Editora: TopSeller

Sinopse: Minnesota, verão de 1980

Três meninas aventuram-se a entrar numa floresta, apesar da lenda local sobre o Homem de Borracha, que as assombra implacavelmente. Apenas uma regressa naquele dia, envolta num silêncio mortal, e sem qualquer memória do que aconteceu. O mistério que rodeia as Raptadas toma o país de assalto.

Verão de 2022

A inspetora Van Reed e o cientista forense Harry Steinbeck são destacados para um caso de homicídio perturbador: uma mulher foi enterrada viva e, na sua mão, descobriu-se um colar pertencente a uma das meninas desaparecidas. Se Van Reed segue o seu instinto, Harry baseia-se em factos, mas ambos estão desesperados por encontrar o assassino antes que ele mate novamente — e ambos estão ligados ao caso original, de maneiras que dificilmente quererão partilhar. À medida que a equipa consegue relacionar o crime que tem em mãos com o outro cometido há décadas, Van Reed luta contra memórias da sua própria infância de pesadelo, e contra o medo de que a descoberta da verdade sobre as Raptadas a leve por um caminho do qual também ela possa nunca mais regressar.

É Sempre a Hora da Nossa Morte Amém de Mariana Salomão Carrara

Editora: Editora Nós

Sinopse: Mariana Salomão Carrara retoma o seu jorro neurótico e humano contando agora a história da septuagenária Aurora, encontrada sem memória e descalça à beira da estrada e procurando por uma certa Camila. Para uma pessoa com amnésia, Aurora recorda-se de muito, sobretudo, das muitas mortes da filha Camila, sempre alternadas com momentos solares na companhia da melhor amiga de infância. Seriam essas lembranças reais? Camila, afinal, é a filha morta ou a bela amiga? Poderia uma mãe, tão obsessiva com a finitude humana e tão obliterada pela possibilidade da morte de uma filha recordar qualquer coisa sobre a vida dela? Aurora não sabe sequer se teve mesmo um bebé. Pergunta-se, ao tocar a barriga, se alguma vez foi capaz de gerar um filho ali dentro, "não ter um filho é praticamente certificar-se da ausência de tragédias". Aqui a morte é temida, repetida, imaginada, exagerada, esmiuçada e listada de tantas formas que é quase possível rir dela ou - acreditamos que Carrara tenha conseguido esse feito - vencê-la.

Suspeitos de Lesley Pearse

Editora: Edições Asa

Sinopse: Cuidado com o que desejas…

Nina e Conrad Best estão nas nuvens com a sua nova casa, a primeira que compram juntos. Sentem-se preparados para começar uma nova fase das suas vidas e Willow Close parece ser o lugar perfeito. Mas rapidamente percebem que algo está errado. No dia em que se mudam, encontram um grupo de vizinhos reunidos junto a um cordão policial. Umas das moradoras foi assassinada, o seu corpo encontrado no bosque.

A polícia acredita que alguém viu o assassino, mesmo que inadvertidamente, e decide entrevistar todos os moradores. Mas cada vizinho guarda seus próprios segredos. E todos eles estão longe de ser o que parecem à primeira vista. Coisas estranhas, até mesmo sombrias, acontecem atrás das suas portas fechadas…

Nina e Conrad pensavam ter realizado um sonho.

Estarão perante um pesadelo?


Wrecked - Destruição e Ruína Livro 3 de Lauren Asher

Editora: Edições Chá das Cinco

Sinopse: Ela deveria ser a solução para os meus problemas… Mas tornou-se na minha perdição.- - O Jax é viciado em decisões destrutivas que lhe aliviam a dor… até à noite em que comete um erro catastrófico. Para recuperar a sua reputação destruída, a sua equipa contrata-me para realizar um milagre de relações públicas. No entanto, este piloto viciado em adrenalina transforma a nossa relação num campo de batalha. Para o derrotar, preciso de encontrar a sua fraqueza. Mas o que descubro ameaça arruinar tudo.

A Elena foi a solução que a minha equipa de Fórmula 1 encontrou para limpar a minha imagem — uma babysitter demasiado bem paga, determinada a arruinar os meus planos. Só tenho de aguentar uma época. Mas ela transforma-se na minha perdição disfarçada de salvação. E no meu novo vício… a nossa relação é uma zona de guerra, mas nenhum de nós planeia render-se.

Condor de António Carlos Cortez

Editora: Editorial Caminho

Sinopse: Condor é a ave altaneira que, na mitologia andina, representa o intermediário entre o mundo celeste e o mundo dos homens. Mensageiro divino, o condor é o maior pássaro da terra e o único animal que pode olhar o sol de frente, sem cegar.

Na leitura alegórica que António Carlos Cortez aqui propõe, o condor é o próprio poema, augúrio, profecia e símbolo de um despertar pessoal e colectivo. São muitos os ecos da tradição literária que funcionam como subtextos destes vinte e sete poemas longos. Kavafy, M. S. Lourenço, Pedro Salinas, Oscar Hahn, Propércio e Yeats; Verlaine, Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, Jorge de Sena, Sophia e Ramos Rosa; Gastão Cruz, Fiama, Octavio Paz e Karl Krauss, vozes convocadas em epígrafe ou transformadas em personagens do teatro dramático que o autor de Jaguar (2019) aqui constrói.

Dividido em quatro secções (Areia de Outono & Oito Meditações, Saturno, Coração do Livro e Condor), nestes 27 poemas Cortez responde quer à prosa poética de Jaguar, quer à arte sonestística de Diamante (2021), experimentando agora o poema longo, o verso caudaloso, a intersecção de planos (o real e o sonho, a vida e a morte, o furor e o amor, o passado e o presente).

A escrita obedece a uma dicção que oscila entre a melancolia e a violência da ternura.

A Última Carta (Edição exclusiva Wook) de Carlos Miguel Ferreira

Editora: Editora Guerra & Paz

Sinopse: A aguardada continuação de O Regresso de Larry Miller surpreende com revelações sombrias e um final de cortar a respiração.

Quando os inspectores Thomas e Lauriane julgavam ter encerrado o caso Larry Miller, descobrem uma carta com pistas para encontrar uma jovem desaparecida — o jogo acabou de começar. E há um psicopata determinado a ditar as regras.

O caso revela-se cada vez mais complexo e perigoso, à medida que o assassino envia novas cartas, cada uma com jogos infantis tornados macabros.

Thomas e Lauriane travam uma corrida contra o tempo para apanhar o assassino e impedir que torne a matar. Mas segredos sombrios abrem uma brecha entre os dois, que têm de enfrentar os seus passados antes que seja tarde.

A sombra que paira sobre os inspectores promete fazer tudo para se vingar. Ninguém estará a salvo com a chegada da última carta.

Louças de Família de Eliane Marques

Editora: Particular Editora

Sinopse: Forjada no terreno avermelhado pelo sangue das vacas, na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, onde, como num armário de louças, se confundem tiranos e subalternos, negros e brancos, esta história começa com a morte da tia Eluma, uma empregada doméstica numa cidade chamada Ana.

Quem responde por essa morte? Quem irá pagar o velório dessa mulher do povo?

Tendo a vida (e a morte) de tia Eluma como ponto de partida, a narradora puxa o fio que se estende à sua primeira antepassada conhecida da linha materna, passando por outras parentes suas que, para ali chegarem, limparam os pés nas pedras dos arroios e lavaram a roupa suja dos brancos.

Entre os pontos altos deste Louças de Família, que usa pratos, chávenas, taças, tijelas ou meros cacos como marcas da memória familiar e das passagens geracionais, está a própria linguagem da autora Eliane Marques, que mistura português, espanhol e iorubá numa avassaladora e densa dicção literária.

Comida para a Vida - O Livro de Receitas Mais de 100 receitas fáceis e rápidas de Tim Spector

Editora: Lua de Papel

Sinopse: O pai de Tim Spector era formado em Medicina, relativamente magro e nunca tinha fumado. Morreu aos 50 anos de ataque cardíaco.

O filho, que se tornou médico endocrinologista - e que hoje faz parte do grupo dos 100 cientistas mais citados do mundo -, passou por uma experiência semelhante. Era mais novo do que o pai quando, numa pista de esqui em Itália, teve um mini AVC. Percebeu então que tinha de fazer alguma coisa pela sua saúde, mas não sabia o quê.

Embarcou numa procura que o levou aos alimentos e ao seu poder na prevenção de doenças. E ficou chocado ao ver que a ciência sobre o assunto era escassa. Dedicou-se desde então a estudar o tema e começou a divulgar as suas descobertas em programas de televisão e numa série de bestsellers de divulgação científica.

Comida para a Vida - O Livro de Receitas condensa na introdução seis anos de estudos. E apresenta os princípios que regem uma boa alimentação, como comer 30 vegetais diferentes por semana, pôr no prato as cores do arco-íris ou dar folgas regulares ao aparelho digestivo. Há mais princípios e estão todos aqui, acompanhados por mais de 100 receitas criadas em conjunto por chefs e cientistas com um único objetivo: serem absolutamente deliciosas, fáceis de fazer e extremamente benéficas para a saúde.


E Agora Tenta Esquecer o Meu Beijo de Megan Maxwell

Editora: Planeta

Sinopse: Olá!

O meu nome é Amara, mas não estou aqui para falar de mim, mas antes de Liam Acosta, um empresário charmoso e bem-sucedido que trabalha no ramo do vinho em Tenerife e que continua solteiro só porque quer, pois tem sempre uma legião de mulheres à sua espera.

Pelo que sei, um dia, recebeu uma misteriosa chamada que mudou para sempre a sua vida. Pediram-lhe que viajasse até Los Angeles por um assunto urgente, que acabou por ser, nada mais, nada menos, que um bebé. No início, Liam teve dificuldade em aceitar a paternidade, mas quando viu pela primeira vez aquela pequena criatura, o mundo moveu-se por baixo dos seus pés. Era igual a ele, até tinha o olho direito de duas cores.

Foi assim que, muito atormentado e terrivelmente perdido, regressou às Canárias com o seu filho. Cedo percebeu que precisava de alguém que lhe desse uma ajuda e, por recomendação da minha amiga Verónica, contratou-me.

De repente, eu e o Liam, duas pessoas independentes e habituadas a não terem de dar justificações a ninguém, tivemos de chegar a um acordo pelo bem do pequeno. E foi assim que, sem sequer nos apercebermos, acabámos por reconhecer um no outro a pessoa que nunca esperaríamos encontrar.

Um romance sexy, ousado e divertido da autora best-seller Megan Maxwell.

A Desconhecida do Retrato de Camille de Peretti; Tradução: Joana Cabral

Editora: Dom Quixote

Sinopse: Prix Maison de la Presse

Prix des Romancières

Prix du Roman Marie Claire

Prix Nice Baie des Anges

Prix de la Passion

Prix Charles-Exbrayat

«A obra era de uma beleza vibrante. Ficou boquiaberta, afogando-se no olho azul-celeste ponteado de verde. Era mesmo a sósia daquela mulher?»

Pintado em Viena, em 1910, o quadro de Gustav Klimt Retrato de Uma Senhora é comprado por um colecionador anónimo em 1916, alterado pelo mestre no ano seguinte e depois roubado em 1997, antes de reaparecer em 2019 nos jardins de um museu de arte moderna em Itália.

Nenhum especialista do mundo das artes, nenhum curador, nenhum investigador da polícia sabe quem era a mulher representada no quadro, nem os segredos que animam a história palpitante do seu retrato.

Das ruas de Viena em 1900 ao Texas dos anos 1980, da Manhattan da Grande Depressão à Itália contemporânea, Camille de Peretti imagina o destino desta mulher, tal como o dos seus descendentes, cujas vidas se entrelaçam através deste quadro e ressoam umas nas outras.

Inspirado na incrível mas verdadeira história de uma pintura de Klimt, A Desconhecida do Retrato é um relato magistral que combina segredos de família, histórias de sucesso, amores contrariados, desaparecimentos e dramas vibrantes.

Suicidas de Raphael Montes

Editora: Cultura Editora

Sinopse: Ainda antes de o mundo sonhar com o terrível jogo da baleia azul, que leva jovens a tirar a própria vida, ou que a série de televisão Thirteen Reasons Why se tornasse conhecida, Raphael Montes, então com 22 anos, já tratava do tema do suicídio entre jovens, com a ousadia que virou a sua marca registada.

Neste seu primeiro livro, que a Cultura edita depois dos sucessos Jantar Secreto e Uma Família Feliz, conhecemos a história de Alê e seus companheiros, jovens da elite do Rio de Janeiro encontrados mortos na quinta de um deles em condições que indiciam que os nove amigos haviam participado num jogo de roleta-russa.

O que terá levado aqueles adolescentes, aparentemente felizes e privilegiados, a tirar a própria vida?

A inspetora Diana Guimarães terá de juntar as peças de um puzzle sangrento e de convocar as mães dos suicidas para compreender o que aconteceu.

Do autor de Beleza Fatal e de Bom Dia, Verônica, séries da Max e da Netflix.

Amazónia: Viagem por uma ferida aberta no planeta de Manuel Carvalho

Editora: Ideias de Ler

Sinopse: A Amazônia não é apenas um lugar; é uma responsabilidade da qual todos devemos compartilhar.

Da criação do mundo até 1970, a humanidade destruiu 0,5% da maior e mais rica floresta tropical do mundo; daí até aos nossos dias, arrasou mais de 20%. E continua a arrasar. Numa viagem de 12 mil quilómetros pela Amazónia, entre a luxúria vegetal, a savana, o novo mundo da soja e as fronteiras da devastação, mergulha-se a fundo no destempero da voracidade humana. Em cada etapa, dá-se conta dos perigos, avalia-se a destruição e explica-se como tudo começou na era do colonialismo português e como tudo continuou no neocolonialismo brasileiro. Este é um livro de viagens entre o presente e o passado, tendo como pano de fundo uma floresta gigante e fascinante, povos indígenas que resistem depois de terem chegado ao limiar da extinção, bandidos que desmatam ou poluem os rios com mercúrio no garimpo ilegal e milhões de pobres e excluídos. Tanto como um prodígio da natureza, a Amazónia é um monumento à humanidade. Que a desbravou, a amou, a explorou, a destruiu e lhe deixou feridas. Curá-las é um desafio global.

Bruxa Rebelde Mariposa Escarlate - Livro Dois de Kristen Ciccarelli

Editora: Saída de Emergência

Sinopse: Uma bruxa em fuga.

Um caçador de bruxas em busca de vingança.

Uma escolha impossível.

Rune Winters está em fuga. Desde que Gideon Sharpe, o homem que amava, revelou a sua identidade e a entregou aos inimigos, todos a querem morta.

Para sobreviver, Rune terá de criar uma aliança com a cruel e perigosa Cressida Roseblood, que planeia reconquistar a República e reinstaurar o Reinado das Bruxas.

Aparentemente, Rune não enganou apenas Gideon; também o traiu ao aliar-se à bruxa que transformou a vida do caçador num verdadeiro inferno.

Gideon não permitirá que a República caia nas mãos das bruxas e se afunde nos pesadelos do passado.

Para proteger este novo mundo pelo qual lutou, todas as bruxas terão de morrer — especialmente Rune Winters.

Quando Rune faz a Gideon uma proposta que ele não pode recusar, ambos são obrigados a unir esforços para alcançar objetivos perigosos.

Quanto mais tempo passam juntos, mais Gideon se apercebe de que os sentimentos que tinha por Rune não estão tão mortos e enterrados quanto pensava.

Então ele enfrenta uma terrível escolha: sacrificar a mulher que ama para impedir que um monstro recupere o poder… ou deixar Rune viver e assistir ao colapso do mundo pelo qual tanto lutou.


Travessuras da Menina Má DQ 60 anos de Mario Vargas Llosa; Tradução: José Teixeira de Aguilar

Editora: Dom Quixote

Sinopse: Seis décadas, seis livros, seis edições especiais. O segundo livro de uma coleção de tiragem única que celebra os 60 anos das Publicações Dom Quixote.

«Nos espaços livres, relia A Educação Sentimental, de Flaubert, porque agora a Madame Arnoux do romance tinha para mim não só o nome, mas também a cara da menina má.»

Ricardo vê cumprido, muito cedo na vida, o sonho que sempre alimentara na sua Lima natal: viver em Paris. Mas o reencontro com um amor da adolescência mudará tudo. Essa jovem, inconformista, aventureira, pragmática e inquieta, arrastá-lo-á para fora do estreito mundo das suas ambições. Testemunhas de tempos turbulentos e prósperos em cidades como Londres, Paris, Tóquio e Madrid, ambas as personagens verão as suas vidas entrelaçarem-se sem nunca coincidirem totalmente.

No entanto, esta dança de encontros e desencontros vai aumentando a intensidade da história página a página, levando a uma verdadeira fusão do leitor com o universo emocional dos protagonistas. Criando uma tensão admirável entre o cómico e o trágico, Mario Vargas Llosa joga com a realidade e a ficção para dar vida a uma história na qual o amor se revela indefinível, possuindo mil faces, como a menina má. Paixão e distância, acaso e destino, dor e prazer… Qual será o verdadeiro rosto do amor?

Isto é um escândalo Como os escândalos na política degradaram a democracia de Bruno Paixão

Editora: Ideias de Ler

Sinopse: No tempo da censura, a imprensa tinha boca, mas não tinha dentes para morder...

“Casos e casinhos” foi a expressão arremessada ao então primeiro-ministro António Costa para caracterizar uma série de escândalos verificados durante a sua governação. Poder-se-ia dizer o mesmo de todos os outros governos. Na verdade, no período após a Revolução, têm sido muitas as ocorrências que vão pondo em causa a política e os políticos portugueses. Quais, como e quanto afetam o nosso sistema? A resposta encontra-se em Isto é um escândalo, que resulta da larga experiência do investigador e ex-jornalista Bruno Paixão no estudo da temática. O livro põe a nu a relação entre políticos, media e Justiça, não descartando má conduta, subornos, fraudes, cunhas ou favores, mas também conspirações, segredos e intrigas dos bastidores do poder. Aqui se revelam os 100 principais escândalos dos 50 anos decorridos após Abril, para demonstrar que, sejam situações graves ou meros fait-divers, os casos constituem um risco para a saúde democrática nacional – ainda que se deixe claro que algo está podre numa democracia sem escândalos.

Mudar de Ideias de Aixa de la Cruz

Editora: Dom Quixote

Sinopse: Um relato viciante e brutal na primeira pessoa sobre a importância de mudar de ideias em relação a assuntos pertinentes na atualidade e na própria vida. Um livro fundamental.

Prestes a completar trinta anos, Aixa de la Cruz começa a escrever um livro que aborda alguns dos momentos mais significativos da sua vida, desde o dia em que uma das suas melhores amigas quase morreu num acidente de viação até ao seu próprio divórcio, passando pela ressaca de escrever uma tese de doutoramento e pelos seus relacionamentos sexuais com homens e mulheres; um relato desassombrado que começa na infância sem «pai biológico» e vai até à sua descoberta do feminismo, em que se confronta com casos polémicos de violência contra as mulheres.

Mudar de Ideias é percorrido por uma escrita hipnótica que é muito mais do que uma simples narrativa confessional: serve para transmitir reflexões acutilantes sobre vários temas de importância social e para desenvolver um estilo literário rico e combativo, que posiciona Aixa de la Cruz não só como uma das melhores escritoras da sua geração, mas também - e acima de tudo - como uma pensadora absolutamente brilhante.

Vencedor do Prémio Euskadi de Literatura em Castelhano

Vencedor do Prémio Librotea Tapado

Finalista do Prémio Dulce Chacón

Diz-me Há Quanto Tempo Partiu o Comboio de James Baldwin

Editora: Alfaguara Portugal

Sinopse: «Talvez Deus se juntasse a nós mais tarde, quando ficasse convencido de que estávamos do lado dos vencedores. Então, o Céu aprovaria uma lei sobre os direitos civis e todos os anjos seriam iguais e todos os filhos de Deus teriam sapatos.»

Nova Iorque, 1960. No auge da sua carreira, aos 39 anos, o ator Leo Proudhammer sofre um ataque cardíaco em palco. Enquanto flutua entre a vida e a morte, desfilam, diante do leitor, as escolhas que o tornaram invejavelmente famoso e também terrivelmente vulnerável.

Entre a infância nas ruas do Harlem e a chegada ao inebriante mundo do teatro, corre um deserto de desejo e perda, vergonha e raiva. De um lado, há a memória de Caleb, irmão mais velho adorado que sucumbiu na prisão. Do outro, uma vida amorosa complexa, os afetos de Leo divididos entre Barbara King, uma mulher branca com quem partilha o palco, e Black Christopher, um rapaz negro orgulhoso, ambos exigindo a sua lealdade incondicional.

Avassaladora no dilema que apresenta e extravagante na intensidade dos sentimentos que a inflamam, Diz-me há quanto tempo partiu o comboio é uma obra fundamental da literatura norte-americana, talvez o romance mais terno de James Baldwin, e a sua personagem, a mais marcante: um homem em busca de si mesmo, tentando fazer as pazes com as suas muitas identidades. E com as marcas do amor, que «quase ninguém consegue suportar».

O Amante de Helene Flood

Editora: Dom Quixote

Sinopse: Depois do êxito internacional de O Olhar Que Nos Persegue, Helene Flood oferece-nos outro thriller brilhante e consolida-se como uma das mais importantes autoras do romance noir escandinavo do momento.

Como se pode ocultar um caso amoroso quando o nosso amante é assassinado?

Será pior enganar o marido ou a polícia?

Rikke está a mentir a ambos.

Quando Jørgen, o vizinho do andar de cima, é encontrado assassinado na sua própria casa, Rikke é interrogada juntamente com o marido. Como poderá admitir que ela e Jørgen mantinham um caso amoroso? Ou explicar à polícia a complexidade dos seus sentimentos? O ligeiro alívio por ele estar morto? E o que diriam eles se soubessem que ela utilizou a chave sobresselente para entrar no apartamento de Jørgen na manhã seguinte ao homicídio?

Rikke sabe que não pode esconder da polícia as evidências do caso amoroso. E que, se for apanhada na sua mentira, as suspeitas irão recair sobre si. Mas, antes de conseguir reunir coragem para contar a verdade, Rikke é surpreendida por uma revelação sinistra: Jørgen só pode ter sido morto por alguém que vive no mesmo prédio. Com a sua vida familiar perfeita a ameaçar desmoronar-se, Rikke apercebe-se de que encontrar o assassino é a única forma de provar a sua inocência. Desde que o homicida não chegue a ela primeiro.

A Curva do Rio de V. S. Naipaul

Editora: Quetzal Editores

Sinopse: Situada num país africano sem nome, a história é narrada por Salim, um jovem adulto filho de comerciantes indianos há muito estabelecidos naquele bocado de costa.

Ele acredita que o mundo é o que é e que quem não é alguém não tem lugar nele.

Assim, decide abandonar a faixa costeira e torna-se dono da sua própria loja numa pequena cidade em crescimento, no interior mais remoto do continente.

Este lugar, esta «curva no rio», porém, é um microcosmo da África pós-colonial no momento da sua independência: um cenário de caos, mudança, violência, guerras tribais, ignorância, isolamento e pobreza.

Desta paisagem riquíssima, emerge uma das obras mais poderosas de V.S. Naipaul, A Curva do Rio - uma emocionante história de sublevação e desmoronamento social.

cardapio.pt @ 10-6-2025 08:20:00


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros