Novidades Livros (18 a 24 de Setembro de 2025)
cardapio.pt @ 16-9-2025 08:45:00
A Mulher e a Medicina Os mitos e preconceitos que a saúde feminina tem enfrentado ao longo dos séculos de Elinor Cleghorn
Editora: Alma dos Livros
Sinopse: Em A Mulher e a Medicina, Elinor Cleghorn escreve uma história pioneira sobre a saúde das mulheres – desde o «útero errante» da Grécia Antiga à ascensão dos julgamentos de bruxas na Europa; do surgimento da histeria como diagnóstico amplo para distúrbios difíceis de identificar à evolução da compreensão sobre hormonas, menstruação, menopausa ou a endometriose – reunida numa obra abrangente e fascinante.
É um legado revoltante de sofrimento, mistificação e erros de diagnóstico que revela como a ciência, moldada por um mundo de homens, falhou em compreender e cuidar do corpo feminino. Repleto de estudos de caso e exemplos de mulheres que sofreram, desafiaram e reescreveram a ortodoxia médica, este livro faz um apelo urgente por uma medicina mais íntegra, que valorize os testemunhos e as experiências das mulheres, libertando-as de séculos de desinformação e negligência.
O Homem que Mordeu o Cão - Uma Mão Humana Forrada a Veludo, Homem! de Nuno Markl
Editora: Objetivas
Sinopse: Onde podemos encontrar uma velha que viaja do lado de fora de um comboio, outra que carrega um frigorífico em cima da cabeça e «uma mão humana forrada a veludo, homem!»?
No fino buffet de bizarria que é O Homem que Mordeu o Cão, claro!
Gouveia e Melo Uma Biografia de Vítor Matos
Editora: Ideias de Ler
Sinopse: Conheça a vida de Henrique Gouveia e Melo, desde a infância a inventar brinquedos em Moçambique até se tornar numa celebridade nacional, culminando na sua candidatura à Presidência da República. Esta biografia conta-nos como o adiamento do seu sonho de vida – comandar a Marinha – para coordenar o processo de vacinação lhe abriu inesperados horizontes. Oficial ambicioso, submarinista exigente e obcecado com a ultrapassagem de limites, o outrora jovem viciado em Matemática, que dançava de forma característica, é agora um ator político imprevisto. Repleta de intrigas político-militares, eis a história do almirante disruptivo que pôs a mira em Belém.
O Penálti História de uma invenção que mudou o futebol de Robert McCrum
Editora: Livros Zigurate
Sinopse: Na pré-história do futebol, na década de 80 do século XIX, o jogo era violento e perigoso. Para resolver a situação, William McCrum, um guarda-redes amador irlandês, propôs o pontapé de grande penalidade. A drástica Regra 14 foi introduzida no jogo em 1891. Daí para cá, esse fenómeno extraordinário não só regulamentou a conduta do futebol, como inspirou teorias de jogos e influenciou clássicos da literatura contemporânea.
Inventário da Solidão de João Tordo
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Ao fim de quase quarenta anos de silêncios e ausências, um antigo grupo de colegas da faculdade reúne-se na Irlanda para um último adeus a Rebecca Connelly, cuja morte, súbita e inesperada, traz ao de cima fantasmas há muito enterrados.
De todos a mais intrépida, mas também a mais inconstante, ninguém poderia imaginar o rumo que a vida de Becca levaria, nem a devastação que traria na sua esteira. Ninguém, excepto o rapaz que a amou durante os tempos de faculdade - o narrador, agora sexagenário, que tenta ainda fazer sentido de todos os caminhos que trilharam o seu destino.
Será que na revisitação desse passado de segredos encontrará resposta para a solidão que o consome? Conseguirá ele, com a morte do seu primeiro amor, apaziguar-se com o rapaz que foi e o homem que se tornou?
Mais do que um romance sobre o vazio que os grandes amores deixam em nós quando terminam, Inventário da solidão é um livro poderoso sobre as doenças invisíveis que corroem o espírito, as matérias perigosas de que todos somos feitos.
A Revolução da Menopausa Os sintomas, as mudanças e as soluções de Lisa Vicente
Editora: Planeta
Sinopse: Afrontamentos, noites mal dormidas, aumento de peso, cansaço extremo, alterações de humor, perda de desejo sexual, ansiedade, dificuldade em concentrar-se... Estas são algumas das queixas que Lisa Vicente ouve, diariamente, no seu consultório. Afinal, o que se passa com o nosso corpo e com o nosso cérebro quando entramos nesta fase da vida? Uma autêntica revolução.
Com décadas de experiência clínica e um olhar sensível e atualizado sobre a saúde da mulher, Lisa Vicente, médica ginecologista e especialista em sexologia, guia-nos por esta revolução hormonal com clareza, empatia e conhecimento científico, convidando-nos a olhar sem medos para o nosso corpo, a aprender os termos e os conceitos, a identificar os sinais e as mudanças físicas, hormonais e emocionais, e a escolher de forma esclarecida entre as soluções que temos disponíveis.
Mais do que um manual, A Revolução da Menopausa é um guia prático, com histórias reais e conselhos, para quem está a entrar em menopausa ou já a atravessa, para quem se quer reconectar com o seu corpo e procura respostas sobre saúde e sexualidade sem alarmismos e, acima de tudo, para quem se quer sentir acompanhada neste processo desafiante.
Cicatrizes de Dino D'Santiago
Editora: Arena PT
Sinopse: Metade de um século passou sobre a independência da sua terra ancestral, altura em que o seu pai já emigrara da ilha cabo-verdiana de Santiago para Portugal. Meia centena é também o número de textos que compõem a estreia literária de Dino D’Santiago.
Esta estreia não resulta de uma produção linear, nem nasceu da intenção de se tornar livro, mas germinou de forma orgânica, num processo de escrita e de autoconhecimento que se foi alimentando mutuamente. Escrever foi pedir licença à ancestralidade, voltar às memórias do passado, olhar para o presente e esperançar o futuro.
Ao ser desafiado a publicar o que escreveu, o autor acreditou que a partilha da sua experiência, das suas reflexões sobre o quotidiano, do seu sentir, e também dos seus conflitos e vulnerabilidades, revela aquilo que ele em nenhum momento deixa de ser: o homem comum que, apesar da carreira artística, não abre mão dos papéis de pai, filho, irmão e marido.
Se a pena é a língua da alma, Cicatrizes exprime sem precedentes a natureza íntima do seu criador.
Antes de Ti O Destino Aproximou-os… O Amor Fez o Resto de Catharina Maura
Editora: Alma dos Livros
Sinopse: Ela é tudo o que ele sempre quis. E tudo o que nunca deveria ter. Mas o coração não conhece limites e há ligações que nem o destino ousa separar.
Depois de perder o emprego e de decidir abandonar a casa que, com tanto cuidado, transformou num lar, Aria Grant vê-se encurralada entre duas opções igualmente incómodas: continuar a viver com o irmão ou aceitar uma proposta de trabalho improvável feita por Grayson, o melhor amigo dele.
O que nenhum deles espera é que um segredo mude tudo. Grayson descobre que Aria é a mente brilhante por trás de uma plataforma de ajuda online que ele muito admira e com quem, sem saber, vinha a trocar mensagens e a criar laços no mundo virtual. É ela a mulher que o intriga, que desafia o seu intelecto e que, de repente, está mais perto do que nunca.
Grayson é tudo o que Aria sempre tentou evitar: charmoso, confiante e absolutamente proibido. Para ele, Aria foi sempre apenas a irmã do melhor amigo, alguém com quem nunca se deveria envolver. Mas a convivência diária começa a abalar essa convicção.
Entre eles cresce uma química inegável, uma tensão palpável e uma ligação impossível de ignorar… mesmo com todas as barreiras que os separam. Afinal, ela é a mulher por quem ele se tem vindo a apaixonar online, aquela cujas competências de programação superam as suas e que ele andava a tentar encontrar.
Entre o que é proibido e o que o coração deseja… apenas eles podem decidir até onde estão dispostos a ir.
Otelo, o Herético Do 25 de Abril às FP 25 de Carlos de Matos Gomes
Editora: Tinta da China
Sinopse: Livro póstumo de Carlos de Matos Gomes, publicado no ano da morte do Capitão de Abril, recusa o silenciamento do imenso legado de Otelo Saraiva de Carvalho.
«De onde saem, ou como se formam, os seres humanos que voam?» Sem Otelo, aquele 25 de Abril de 1974 não teria existido. Ele foi o fermento que transformou a água e a farinha em pão. Sem Otelo, teríamos farinha, água e sal, mas não teríamos pão. Otelo foi e é a figura histórica que fez de um golpe de Estado uma revolução, que transformou em pão um biscoito ázimo, sem levedura, sem alma: uma heresia que o 25 de Novembro de 1975 excomungou.
Otelo foi o herege que, através da liberdade e da não-repressão, permitiu que o poder popular desmontasse a falácia segundo a qual não há alternativa ao mercado para a vida em sociedade, nem à ordem de batalha dos partidos políticos para viver em democracia. Trazer Otelo ao espaço público seria sempre uma heresia, maior ainda num tempo do politicamente correto, de fim da história.
Otelo agiu há 50 anos como Zaratustra aconselhou, relativamente à destreza com que se deve manejar o martelo e à força para quebrar os ídolos. Para uns, Otelo não terá sido muito destro, nem terá utilizado muita força; para outros, terá sido excessivo. Deixou o essencial: a certeza de a violência ser inerente tanto à liberdade quanto ao exercício do poder. Escolheu o direito à violência pela liberdade de contestar o poder.
Carlos de Matos Gomes, Apresentação
O futuro és tu de Pedro Vieira e Mikaela Övén
Editora: Albatroz
Sinopse: E se construir o teu futuro fosse como desenhar um mapa do tesouro?
Um guia prático e inspirador para adolescentes (e não só) que querem descobrir quem são, o que os apaixona e como transformar sonhos em objetivos concretos. Com histórias reais, exercícios inteligentes e ferramentas visuais (como checklists, diários emocionais, mapas mentais e planos semanais), vais aprender a:
→ Conhecer-te melhor e descobrir o que realmente importa para ti;
→ Definir objetivos realistas, pessoais e significativos;
→ Superar distrações, lidar com falhanços e manter o foco;
→ Criar planos de ação com pequenos passos que te levam mais longe.
Tudo isto de forma leve, divertida e profundamente útil — mesmo quando o mundo à tua volta parece confuso.
Porque o futuro não acontece por acaso.
O FUTURO ÉS TU.
TRANSFORMA SONHOS EM OBJETIVOS REAIS
Ter objetivos faz-nos andar para a frente. Faz-nos mexer.
E também nos ensina a lidar com coisas boas e más: frustrações, alegrias, dúvidas, conquistas.
E tudo isso faz parte de crescer. — EDER
A Rapariga do Último Verão de Leslie Wolfe
Editora: Alma dos Livros
Sinopse: O rosto dela, belo mesmo na morte, olhava para o céu azul; os cabelos castanhos e sedosos espalhavam-se como um véu ao redor da cabeça, realçando o tom pálido da sua pele; os lábios, ligeiramente entreabertos, pareciam sussurrar um último adeus.
Num dia quente de verão, a pacata cidade de Mount Chester entra em alvoroço com o desaparecimento de Jenna, uma rapariga de dezassete anos. Horas depois, o caso ganha contornos trágicos: o seu corpo é encontrado nas montanhas isoladas.
A detetive Kay Sharp corre até ao local, percorrendo quilómetros até à base de Wildfire Ridge. Os sinais no corpo de Jenna não deixam dúvidas: foi brutalmente assassinada. Ao lado da vítima, Kay encontra um gancho de cabelo em forma de borboleta, com impressões digitais que podem ser a chave do mistério.
Determinada a encontrar respostas, a detetive mergulha nos segredos da pequena comunidade e descobre que Jenna mudara radicalmente nos últimos meses: já não era a adolescente popular e sorridente de antes; algo recente provocara essa transformação - e pode ser esse o motivo da sua morte.
Nem Tudo Foi a Correr de Filipa Elvas
Editora: Self PT
Sinopse: Não é a distância que nos transforma, mas sim o que descobrimos em cada passo.
Foi a inspiração que me fez cortar a meta da maratona da Grande Muralha da China no dia 1 de maio de 2013. Tinha trinta e sete anos, as pernas já sentiam o desgaste de subir e descer tantos degraus, mas na cabeça repetia as palavras de Ayrton Senna: "Comprometemo-nos a um nível tal que não há concessões... Damos tudo o que temos, absolutamente tudo".
Dar tudo. Fiquei em primeiro lugar.
Sou a Filipa Elvas, assistente de bordo e apaixonada por maratonas. Desde 2011 corri 19 maratonas em diferentes cantos do mundo — da Grande Muralha da China à Antártida, da Gronelândia ao deserto da Jordânia. Venci três delas, mas mais importante do que os pódios foi tudo o que aprendi em cada quilómetro.
Não escrevi este livro para ensinar a correr. Não me foco em técnicas, nem me preocupo com tempos ou equipamentos sofisticados. O que partilho aqui são histórias reais de superação, coragem e resiliência. Histórias que mostram como cada maratona é, afinal, um espelho da vida: feita de desafios, dor, improviso, mas também de alegria, propósito e gratidão.
Cada capítulo é uma viagem, uma cidade e uma meta cruzada. Algumas vezes quase desisti, outras superei-me de formas que nunca pensei possíveis. Pelo caminho, redescobri a importância da força mental, do foco e da verdade com que escolhemos viver.
Este livro é o meu convite para que também corram — não necessariamente no asfalto, mas nas vossas próprias vidas. Que avancem ao vosso ritmo, que nunca desistam e que descubram, em cada passo, uma nova forma de ser mais forte, mais livre e mais feliz.
Cada um de nós faria tantas mais coisas se as julgasse menos impossíveis.
Desde Sempre Tua de Maria Madalena Mateus
Editora: Manuscrito Editora
Sinopse: A Olívia tem um plano. Não é brilhante. Nem sensato. Na verdade, talvez merecesse um lugar no pódio das piores ideias de sempre: quem, em plena posse das suas faculdades mentais, decide arranjar uma noiva para o grande amor da sua vida?
Em sua defesa, ela jura que é por uma boa causa. O James precisa de casar para herdar o império da família. A Olívia precisa que ele vote a favor do projeto que pode salvar o lar onde trabalha. Parece simples, certo? Pois, não é. Sobretudo quando praticamente não se falam há quatro anos. Ou melhor, quando ele se recusa a falar com ela!
O caos é garantido. Mas a Olívia já é veterana nesse território: há vinte e dois anos que caminha aos tropeções pela vida, numa mistura desastrosa de boas intenções e más decisões. De que outra forma teria acabado a dar aulas de pilates a velhinhas com mais lata do que filtro?
Desde Sempre Tua marca a estreia brilhante de Maria Madalena Mateus, a nova voz do romance new adult português que vai dar que falar. Uma comédia romântica hilariante, sexy e inesperadamente tocante, com a energia viciante de uma maratona de Netflix, reviravoltas… e um romance que desafia todas as regras.
Para quem ainda acredita que o amor verdadeiro pode ser caótico, imperfeito… e completamente arrebatador.
Alérgica a Pessoas de Sarah Andersen
Editora: Desrotina
Sinopse: Sentes que qualquer interação é um suplício? Preferes ficar em casa com o teu gato a ir a uma festa cheia de gente que fala demasiado alto? As pessoas acham que tens cara de poucos amigos, mas sentes que és um cãozinho que só quer festas? Parabéns, tens alergia a pessoas! Bem-vindo ao clube.
A segunda divertidíssima banda desenhada de Sarah Andersen — autora com mais de 4 milhões de seguidores — retoma exatamente onde a primeira ficou: enfiada debaixo de uma pilha de mantas a evitar as responsabilidades do mundo real.
Esta nova banda desenhada acompanha os altos e baixos da montanha-russa implacável que é a autoestima na vida de um jovem adulto: dramas com as finanças pessoais, aprender a gostar de gatos, as subtilezas do roubo de camisolas e a alegria de passar o dia todo em casa com uma caixa de pizza.
Todos a bordo.
Impenetrável de Alix Garin
Editora: Edições Asa
Sinopse: Impenetrável é um testemunho singular pela sua sinceridade.
Alix Garin (Não me Esqueças) conta, sem concessões, a reconquista do seu corpo e do seu desejo, depois de ter sofrido de vaginismo durante dois anos - um transtorno sexual que torna a penetração impossível.
Para se curar, vai ser preciso enfrentar as obrigações, as normas, o passado. Ultrapassar a culpabilidade e a solidão impostas por uma sociedade onde não fazer amor é impensável e falar sobre isso impossível.
Além do corpo, o álbum questiona as nossas relações com o desejo, com o casal e com o mundo, desvelando uma busca de si que encoraja a que nunca nos deixemos abater.
Audaciosa e otimista, esta narrativa de cura promete.
A Existência da Vida de Iida Turpeinen
Editora: Livros do Brasil
Sinopse: Multipremiado romance de estreia finlandês que se tornou um fenómeno mundial, finalista do Strega Europeu em Itália e do Prémio de Melhor Romance Estrangeiro em França.
Em 1741, o naturalista Georg Wilhelm Steller junta-se à Grande Expedição do Norte, que, comandada pelo capitão Vitus Bering, explora uma rota marítima da Ásia para a América. Não chegam ao continente americano, mas fazem uma descoberta única: a da existência de uma impressionante espécie até então desconhecida. Em 1859, Hampus Furuhjelm, o governador finlandês do território russo do Alasca, envia os seus homens em busca do esqueleto deste enorme mamífero marinho, que não era avistado há cem anos. Em 1952, John Grönvall, um restaurador do atual Museu Finlandês de História Natural, é incumbido de recuperar o esqueleto daquele animal, oficialmente extinto. Desenrolando-se por três séculos, A Existência da Vida é uma empolgante aventura sobre diversidade natural, ambição humana e a vontade de salvar o que a ignorância destruiu.
Que ideia incrível: que o homem seja, para uma outra espécie, um flagelo comparável a um asteroide ou um dilúvio.
A Cidade dos Ladrões Livro 3 de Ian Livingstone
Editora: Porto Editora
Sinopse: És suficientemente corajoso para percorreres as vielas perigosas e sombrias do Porto d' Areia Negra? Terás de viajar até à torre sombria do feiticeiro demoníaco Zanbar Bone, para pôr fim ao seu reinado de terror. Mas primeiro terás de enfrentar os ladrões sedentos de sangue e as criaturas furtivas da noite que espreitam no Porto d' Areia Negra.
Estás prestes a embarcar numa aventura fantástica - em que TU assumes o papel principal! És TU quem decide que caminho seguir, que perigos enfrentar, ou que criaturas combater. Mas atenção... também serás TU a sofrer as consequências das tuas ações, e é muito ténue a diferença entre a vida e a morte.
QUE A FORÇA NUNCA TE FALHE!
Mata Doce de Luciany Aparecida
Editora: Particular Editora
Sinopse: No primeiro romance que assina com o próprio nome, Luciany Aparecida narra, com uma prosa lírica e de força singular, os trágicos acontecimentos que cercam um pequeno vilarejo rural no interior da Bahia.
Maria Teresa vive com as suas mães num casarão antigo, cheio de histórias dos seus antepassados, de frente para um lajedo de pedra. Pelo peitoril, corre um roseiral, apenas com rosas brancas, e, no caminho diante da casa, passam personagens memoráveis: Mané da Gaita, músico e vendedor de doce, e a sua cadela Chula; Lai, ex-prostituta e a sua madrinha; os gémeos Cícero e António, filhos do dono da venda; Toni de Maximiliana, vaqueiro matador de gado, filho da sacerdotisa Mãe Maximiliana dos Santos; e Zezito, único filho homem de Luzia, e por quem Maria Teresa se apaixona e com quem planeia casar.
Ao experimentar o vestido de noiva num sábado de festa, um dia antes do casamento, uma tragédia envolvendo um fazendeiro violento e arbitrário atinge Maria Teresa e muda a sua vida para sempre.
Narrando o drama que se torna central, ela vai pouco a pouco revelando ao leitor os sentimentos mais profundos dos que habitam Mata Doce. Surgem então, numa delicada costura narrativa, antigas brigas familiares, segredos do passado, sentimentos clandestinos e muitos mistérios.
Mata Doce é um romance épico, delicado e poderoso, que entrelaça passado e presente numa obra majestosa, e desde já um marco da literatura brasileira contemporânea.
O Estranhão - Apanha que é ladrão! Livro 21 de Álvaro Magalhães; Ilustração: Carlos J. Campos
Editora: Porto Editora
Sinopse: Desta vez, Fred faz uma perigosa investigação numa loja, onde é tramado por um papagaio falador, vive momentos aflitivos ao lado do rapaz com cabeça de alien e faz uma viagem terrível a Lisboa no Jaiminho, o carro do pai. Por fim, descobre que o amor é cego, pois não vê que está a fazer mal as coisas, e também que, por vezes, é preciso falhar para acertar em cheio.
E ele que só queria ter uma vida normal, sem sobressaltos... Mas isso não é tarefa fácil para um Estranhão. Pois não?
Imaginação sem limites e muito humor na coleção mais estranhamente divertida de Álvaro Magalhães.
Histórias de 5 minutos - Lições do Dia a Dia
Editora: Dom Quixote
Sinopse: Com estas cinco histórias da coleção Lições do Dia a Dia - usando as personagens conhecidas e adoradas da Disney e da Disney/Pixar - queremos ajudar-te a lidar com as emoções.
Vais aprender sobre empatia e bondade com a Dory e os seus amigos; o Olaf irá explicar-te como as diferenças nos tornam especiais; a Riley ajudar-te-á a controlar sentimentos de frustração; o Stitch irá ensinar-te a importância das boas maneiras; e a Anna, a Elsa e os seus amigos de Frozen 2 irão ajudar-te a lidar com as mudanças da vida.
Esta coletânea oferece-te formas de celebrares em família o teu crescimento emocional, proporcionando-vos muitas oportunidades de conversação sobre situações com que te podes relacionar.
Disfrutem juntos desta viagem!
Potencial para Matar de Hannah Deitch
Editora: Saída de Emergência
Sinopse: Evie Gordon, uma estudante com notas impecáveis e grandes sonhos, sempre achou que um dia seria alguém. Mas depois de se formar numa universidade de elite, encontra-se atolada em dívidas e a trabalhar como explicadora para os ricos de Los Angeles. Tudo muda num domingo, quando chega à casa dos Victor, em Beverly Hills, para dar explicações e, em vez de um adolescente entediado, encontra os ensanguentados restos mortais dos pais espalhados pelo jardim, e uma mulher a pedir socorro dentro de um armário. Enquanto Evie a ajuda a libertar-se, as duas são vistas e, em questão de minutos, passam de espectadoras a suspeitas e, depois, a fugitivas.
Perseguida e acompanhada por uma mulher misteriosa que se recusa a falar, Evie sabe que a única maneira de limpar o seu nome é encontrando o verdadeiro assassino. A fuga frenética leva-as por todos os EUA, ao mesmo tempo que os desenvolvimentos do caso chocam a nação e a imprensa enlouquece com a história da jovem talentosa que se tornou assassina. Evie está na capa de todos os jornais… finalmente é alguém. Só que não da forma que imaginava!
Alternando entre um humor cortante e uma perspetiva profunda, Potencial Para Matar é uma obra notável. Com a intensidade de um thriller, levanta questões pertinentes sobre a nossa crença na mobilidade social, e como as histórias que nos contam sobre o nosso potencial podem moldar o curso das nossas vidas.
cardapio.pt @ 16-9-2025 08:45:00
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros