8/11/2025 a 9/11/2025 MOON 2025: Dois Dias de Poesia em Movimento

Dias 8 e 9 de Novembro em Oeiras

O MOON - Festival Internacional de Videopoesia regressa a Oeiras para uma celebração da videopoesia e da videoarte contemporânea, reunindo poetas, cineastas e artistas visuais num encontro único entre palavra, imagem e som. Este festival propõe um espaço aberto à expressão criativa de todas as tendências da videopoesia e da videoarte contemporâneas. Entre cinema e poesia, cada obra transforma a palavra em imagem e som, explorando novos ritmos, sentidos e experiências sensoriais. Para os artistas, é um território de experimentação; para o público, uma oportunidade rara de mergulhar na poesia expandida, em que a linguagem ganha dimensão visual e sonora.

cardapio.pt @ 29-10-2025 15:20:00

A programação inclui filmes a concurso, a mostra de Edgar Pêra com destaque na música portuguesa, a performance de Maria Barnas (Versopolis), a mostra da produtora Duplacena e uma conversa coletiva com os artistas moderada por Nuno Miguel Guedes. O festival encerra com a entrega de prémios e um cine-concerto de Tó Trips e Edgar Pêra, combinando música e imagem num diálogo sensorial.

Promovido pela Associação Cultural A Palavra, em coprodução com a Câmara Municipal de Oeiras, e integrado no MAP – Mostra de Artes da Palavra, o festival terá lugar nos dias 8 e 9 de novembro de 2025, no Templo da Poesia, apresentando dois dias intensos de programação que cruzam linguagens, estéticas e geografias.

MOON 2025 - Programação

Parque dos Poetas – Templo da Poesia, Oeiras

Com entrada livre limitada à lotação da sala

Dia 8 de novembro

15:30 | Filmes a concurso #1

16:45 | Mostra com curadoria de Edgar Pêra

18:00 | Filmes a concurso #2

19:15 | Mostra e performance de Maria Barnas

Dia 9 de novembro

14:30 | Filmes a concurso #3

15:45 | Mostra de Duplacena, com curadoria de António Câmara Manuel e Irit Batsry

16:30 | Conversa com António Câmara Manuel, Edgar Pêra, Irit Batsry, Maria Barnas, moderada por Nuno Miguel Guedes

18:00 | Entrega de prémios

18:30 | Cine-concerto com Tó Trips e Edgar Pêra

Um espaço de diálogo e partilha

Além do concurso internacional e das mostras curatoriais, o festival inclui conversas com artistas e cineastas convidados, performances e cine-concertos, transformando o Templo da Poesia num ponto de encontro para a comunidade artística e para o público interessado em linguagens inovadoras. 

O MOON reafirma-se como um festival de referência para a videopoesia, onde a palavra se expande em imagem e som, convidando todos a experienciar a poesia de forma sensorial e contemporânea.

cardapio.pt @ 29-10-2025 15:20:00


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros