18/4/2017 a 18/4/2017
O Museu de Arte Pré-Histórica de Mação promove debate no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
O Museu de Arte Pré-Histórica de Mação promove na próxima terça-feira, 18 de abril, pelas 18 horas, um debate sobre as potencialidades do património cultural de Mação associado a atividades de turismo sustentável, isto é, sobre novas iniciativas associativas e privadas que podem ser promovidas, divulgando o património sem colocar em risco a sua integridade e conservação.
cardapio.pt @ 17-4-2017 11:24:26
IIntegrado nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, conta com as intervenções do presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, do diretor científico do Museu, Luiz Oosterbeek, do historiador João de Matos Filipe e do coordenador da associação Pinhal Maior, Augusto Nogueira.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.
Em cada país é promovido anualmente um programa de atividades, com acesso geralmente gratuito. Em 2017, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é dedicado Património Cultural e Turismo Sustentável.
Este ano participam 670 entidades, distribuídas por 176 concelhos do Continente e dos Açores e da Madeira, através da realização de 910 atividades dirigidas a diferentes públicos (406 visitas guiadas/percursos orientados; 94 rotas patrimoniais/ itinerários culturais; 85 ateliês lúdicos/oficinas pedagógicas/ workshops; 59 exposições; 52 encontros/ conferências/ seminários; 50 espetáculos artísticos, 165 outras atividades).
cardapio.pt @ 17-4-2017 11:24:26