Comemore o Dia da Música com a MusiCamera - 4 de outubro em Cascais
A MusiCamera Produções tem o prazer de o convidar para partilhar connosco o Dia da Música, assistindo no dia 4 de Outubro (sábado) ao Concerto do QUARTETO LOPES-GRAÇA com OLGA PRATS, no Centro Cultural de Cascais pelas 21:30.
@ 3-10-2014 09:40:38
A obra de Fernando de Lopes-Graça insere-se no panorama cultural português com a força de um paradoxo. A sua dimensão inventiva e humana é tão imensa que desafia a compreensão, à uma, da possibilidade de tal ímpeto criativo num país culturalmente retrógrado e sem significativos pergaminhos anteriores nesta área e do desconhecimento a que essa obra ainda é votada nacional e internacionalmente.
Lopes-Graça foi um trabalhador incansável que nos legou uma obra descomunal, aos níveis da composição, mas igualmente da musicologia, da crítica, da publicística, da investigação, da etno-musicologia. O melhor que podemos aspirar a fazer, por ele mas, essencialmente por nós, pela nossa cultura que ele tão entusiasticamente soube catapultar a novos expoentes e horizontes, é proporcionar a mais ampla divulgação desta obra, o seu estudo crítico, o seu registo e, claro, dá-la a ouvir.
O Projecto que o Quarteto Lopes-Graça e Olga Prats estão a levar a cabo – para colmatar um hiato discográfico imperdoável estas obras foram gravadas este ano em CD duplo, a editar pela NAXOS, com o patrocínio da Câmara Municipal de Cascais, entre outras entidades) – vem, essencialmente, proporcionar vida e mundo a uma herança de que nos orgulhamos sem reservas. A obra de câmara do compositor inclui, na sua própria apreciação, algumas das melhores páginas que lhe saíram das mãos e do coração – esse lancinante Canto de Amor e Morte ou a poesia inefável das Catorze Anotações.
Olga Prats é, sem controvérsia, a maior autoridade em vida como intérprete de Lopes-Graça. Foi sua vizinha e amiga de muitos anos, dedicatária de grande parte da sua obra pianística, legatária de alguns manuscritos, mas, essencialmente, da sua retórica musical e dos mais subtis matizes da sua linguagem.
O Quarteto Lopes-Graça (e, antes da sua existência como agrupamento, os seus membros) vem dedicando o melhor da sua energia à divulgação da música portuguesa, tendo realizado algumas primeiras audições e trabalhado intimamente com vários compositores (entre eles, Fernando Lopes-Graça). Fazem parte da constituição do Quarteto os renomados músicos Luís Pacheco Cunha (violino), Cecília Branco (violino), Isabel Pimentel (violeta) e Catherine Strynckx (violoncelo).
O Concerto que aqui se anuncia – por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Música – celebra o lançamento este ano do 1º volume da Edição Integral em CD, pela editora Toccata Classics, de Londres e retribui à Câmara de Cascais o seu contributo fundamental na execução deste Projecto.
Fazem parte do programa do concerto obras como “Canto de Amor e de Morte”, “Quarteto de Arcos n.º 1” e “Suite Rústica n.º 2”.
Ainda referente ao Dia da Música, realizar-se-á no dia 5 de Outubro (domingo,) pelas 17:30 horas um showcase do QUARTETO na FNAC do Almada Fórum, no qual também queremos contar com o prazer da sua companhia.
@ 3-10-2014 09:40:38
Clique aqui para ver mais sobre: Música