16/5/2015 a 18/5/2015
Dia e Noite dos Museus no Museu da Música
O Museu da Música em Lisboa associa-se às comemorações da Noite dos Museus e do Dia Internacional dos Museus com uma programação muito variada.
cardapio.pt @ 14-5-2015 11:56:20
16 de maio - Noite dos Museus
17h15 – O VIOLONCELO STRADIVARIUS
Conferência Sobre o Violoncelo Stradivarius Chevillard-Rei de Portugal.
O construtor de violinos e violoncelos Christian Bayon falará sobre as particularidades do violoncelo Stradivarius de 1725, da coleção do Museu da Música. Por sua vez, a violoncelista Irene Lima centrar-se-á no repertório composto para o instrumento na altura em que este era propriedade do rei D. Luís I, violoncelista e melómano.
18h00 - MÚSICA NO TEMPO DE D. LUÍS I
3.º concerto do ciclo ‘Um Músico, Um Mecenas’. Irene Lima no violoncelo Stradivarius do rei D. Luís I (1725) e João Paulo Santos no piano Bechstein de Luís de Freitas Branco (1922).
21h30 - CHARLIE MANCINI APRESENTA CHARLOT E BUSTER KEATON
Sessão de ‘Filmes Mudos Musicados’, com clássicos do cinema mudo sonorizados pelo pianista Charlie Mancini. No começo e no final da sessão, o performer Emanuel Salvadinho recria a personagem Charlot junto à entrada do Museu da Música, na estação do Metropolitano Alto dos Moinhos.
22h30 - QUIZ MUSICAL
Se quer saber a resposta a perguntas como: “Com que ‘Doce’ foi Pedro Passos Coelho casado?”, “Quantos tesouros nacionais possui o Museu da Música nas suas coleções?” ou “Quem é o autor da letra do hino nacional?", então aceite o desafio do Museu da Música e venha satisfazer a sua curiosidade, testar os seus conhecimentos e divertir-se, participando no nosso Quiz Musical. Máximo de 5 participantes por equipa.
18 de maio - Dia Internacional dos Museus
NO INTERIOR DO MUSEU:
11:00 h e 12:00 h - A EDUCAÇÃO DOS FILHOS DE D. MARIA II // MÚSICOS DO MUSEU
Visitas flash ao Museu da Música (duração: c. 20 minutos) conduzidas pelo historiador João Mendes Pinto. Em torno de parte da iconografia presente na exposição permanente do Museu da Música, estabelecem-se relações com a restante coleção e o seu contexto histórico.
14:00 h e 15:00 h – VISITAS GUIADAS FLASH À EXPOSIÇÃO PERMANENTE DO MUSEU DA MÚSICA
Visitas guiadas de curta duração, cerca de 20 minutos, à coleção instrumental do Museu da Música conduzidas por Victor Palma (Coordenador dos Serviços de Extensão Cultural do Museu da Música), com momentos de interatividade e muita música à mistura.
15:30 h – QUIZ MUSICAL
Quiz musical em edição especial, vocacionada para o público em idade escolar, com momentos de interatividade e muita diversão.
19:30 h – JP SIMÕES
Concerto do músico e compositor JP Simões. Membro dos Pop Dell’Arte, Belle Chase Hotel e Quinteto Tati, e com uma extensa e prestigiada carreira a solo, apresenta-se para um concerto intimista de final de tarde no Museu da Música.
NO EXTERIOR DO MUSEU:
10:00 h - 18:00 h – OFICINAS DE CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS COM MATERIAIS RECICLADOS
Nas oficinas de construção de instrumentos musicais com materiais reciclados, os mais novos dão o exemplo para uma Sociedade Sustentável. Público-Alvo: 5 aos 10 anos.
14:00 h - 15:00 h – DEMONSTRAÇÃO DE HANG POR CARLOS RODRIGUES
Será uma tartaruga? Será um óvni? Não, é o hang, um instrumento peculiar inventado na Suiça no ano 2000. Venha conhecer o som e as particularidades deste instrumento musical, num concerto comentado por Carlos Rodrigues, artista e animador de rua que tem vindo a explorar os mais variados registos ritmícos e melódicos do hang, aventurando-se também na sua construção.
17:00 h – CANTE ALENTEJANO - GRUPO CORAL “ESTRELAS DO GUADIANA”
O Grupo Coral "Estrelas do Guadiana", da Associação Cultural e Recreativa dos Alentejanos Residentes em Tires, concelho de Cascais, surge em 1975 por iniciativa de um grupo de alentejanos residentes na localidade que pretendiam reviver as tradicionais modas alentejanas. Os participantes deste Grupo são oriundos das regiões do Alto Alentejo, Baixo Alentejo e do Algarve, regiões atravessadas pelo Rio Guadiana, facto esse levou à escolha do nome para o Grupo Coral de “Estrelas do Guadiana”.
18:30 h – BANDA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA COMÉRCIO E INDÚSTRIA DA AMADORA
A SFCIA foi fundada em 1959 sob patrocínio de empresas de comércio e indústrias da Amadora. Esta sociedade é hoje uma instituição reconhecida e agraciada no contexto social da cidade, participando na vida da Amadora através da música, praticando-a, ensinando-a aos alunos das escolas e a quem mais se sinta de qualquer forma motivado pela música. A sua Banda Filarmónica é, presentemente, composta por quarenta e seis elementos, maioritariamente jovens de ambos os sexos, quase todos formados nas escolas da Sociedade e muitos deles a frequentarem o Conservatório de Música de Lisboa. Possui já vários CD's gravados ao vivo e um primeiro CD comercial, gravado no auditório da sua sede social.
cardapio.pt @ 14-5-2015 11:56:20
Clique aqui para ver mais sobre: Música