9/10/2015 a 9/10/2015 Sara Mingardo recria “Serão de Canções do ‘Seicento’” com Ivano Zanenghi e Giorgio Dal Monte

O segundo concerto do ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” tem lugar na sexta-feira, dia 9 de outubro, e conta com a presença de Sara Mingardo, Ivano Zanenghi e Giorgio Dal Monte num “Serão de Canções do ‘Seicento’”, às 21h30, na Sala do Trono.

cardapio.pt @ 8-10-2015 10:53:11

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

Sara Mingardo, Ivano Zanenghi, Giorgio Dal Monte

Sara Mingardo, Ivano Zanenghi, Giorgio Dal Monte

Apresentado pela Parques de Sintra e pelo Divino Sospiro - Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (DS-CEMSP), “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” é um ciclo de música barroca que decorre até 31 de outubro e é composto por oito concertos.

Neste concerto, o grande destaque é a contralto Sara Mingardo, a quem se juntam Ivano Zanenghi (alaúde) e Giorgio Dal Monte (cravo) para recriarem o que poderia ser um serão num salão aristocrático italiano no século XVII. Serão tocadas obras de A. Falconieri, C. Monteverdi, Piccinini, G. Carissimi, G. Frescobaldi, Salvatore e B. Strozzi. Na conferência de apresentação do ciclo, o diretor artístico, Massimo Mazzeo, justificando o repertório renascentista italiano, dizia que “a esta Senhora permite-se cantar qualquer coisa”, considerando-a como “uma das mais únicas artistas no panorama mundial, umas daquelas artistas para as quais tudo é lícito e que tudo transforma em beleza e encanto”.

Sara Mingardo, Ivano Zanenghi e Giorgio Dal Monte

Sara Mingardo é um dos raros verdadeiros contraltos da atualidade, sendo uma intérprete muito procurada e apreciada de um vasto repertório. É convidada regular de algumas das mais prestigiadas instituições de teatro, com colaborações de sucesso com maestros de renome, para além de orquestras internacionais prestigiadas. Recentemente, Sara Mingardo foi uma das estrelas em L'Incoronazione di Poppea (Ottone) no alla Scala de Milão, sob a direção de Rinaldo Alessandrini; Giulio Cesare no Teatro Regio em Turim;

Ivano Zanenghi é co-fundador e solista da afamada Orquestra Barroca de Veneza e diretor artístico da Opera Stravagante, um grupo que formou e que se especializou na execução de música “redescoberta”, predominantemente dos séculos XVII e XVIII. Atuou em grandes salas de concertos pelo mundo inteiro. Giorgio Dal Monte é cravista e membro de vários agrupamentos musicais. Participou no Festival de Musica Antiqua em Bruges, o Festival Oude Muziek em Utrecht, a Apresentação Internacional de Jovens Artistas em Antuérpia e o Tagen für Alte Musik em Berlim.

Informações úteis

Bilhetes à venda online e nas bilheteiras da Parques de Sintra, na FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt e Postos de Turismo de Sintra e Cascais. Este ciclo musical é para M/6 anos.

O projeto “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, com direção artística de Massimo Mazzeo, conta com o apoio da Direção Geral das Artes e das Pousadas de Portugal bem com a Antena 2 e a SIC Notícias como media partners.


Próximo concertos “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”  - Palácio Nacional de Queluz

Serão de Canções no ‘Seicento’
Sexta-feira, 9 de outubro, 21h30, Sala do Trono
Sara Mingardo (contralto), Ivano Zanenghi (alaúde) e Giorgio Dal Monte (cravo)

Beethoven: Beleza à Beira do Abismo
Sábado, 17 de outubro, 21h30, Sala da Música
Arthur Schoonderwoerd (pianoforte)

Um ‘Stabat Mater’ de Câmara
Sexta-feira, 23 de outubro, 21h30, Sala do Trono
Quarteto Mosaïques [Erich Höbarth (violino), Andrea Bischof (violino), Anita Mitterer (violeta), Christophe Coin (violoncelo)], David Sinclair (contrabaixo) e María Hinojosa Montenegro (soprano)

Música Íntima Segundo Boccherini e Haydn
Sábado, 24 de outubro, 21h30, Sala da Música
Quarteto Mosaïques [Erich Höbarth (violino), Andrea Bischof (violino), Anita Mitterer (violeta), Christophe Coin (violoncelo)]

Tocando com os Reis da Prússia
Domingo, 25 de outubro, 18h00, Sala da Música
Maria Tecla Andreotti (flauta), Christophe Coin (violoncelo) e Patrick Cohen (pianoforte)

Classicismo a 4 Mãos
Sexta-feira, 30 de outubro, 21h30, Sala do Trono
Artur Pizarro (pianoforte) e Rinaldo Zhok (pianoforte)

Explorações Originais
Sábado, 31 de outubro, 21h30, Sala do Trono
Divino Sospiro (orquestra), Massimo Mazzeo (maestro), Artur Pizarro (cravo) e Rinaldo Zhok (pianoforte)

BILHETES:

10 Euros por concerto
Bilhetes à venda online e nas bilheteiras da Parques de Sintra, em www.blueticket.pt, na FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt e Postos de Turismo de Sintra e Cascais.
M/6 anos

cardapio.pt @ 8-10-2015 10:53:11


Clique aqui para ver mais sobre: Música


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp