15/11/2015 a 15/11/2015
Tempei Nakamura a solo no Museu do Oriente
O pianista e compositor japonês Tempei Nakamura apresenta-se pela primeira vez em Portugal, num concerto a solo que se realiza domingo, 15 de Novembro, às 17.00, no Museu do Oriente, com entrada gratuita.
cardapio.pt @ 9-11-2015 12:22:48
Neste espectáculo, o músico e compositor interpreta um repertório inteiramente da sua autoria, caracterizado pela mistura de influências clássicas bem como do jazz e rock progressivo, incluindo a emblemática suite da “Península Kii” e a suite evocativa dos jardins de Monet, em Giverny, uma homenagem ao mestre do Impressionismo.
Tempei Nakamura (Kobe, 1980) iniciou os estudos de piano aos cinco anos de idade. Seis meses depois do grande terramoto de Hanshin, em 1995 - que destruiu a sua casa quando tinha apenas 15 anos -, Tempei abandonou o liceu e começou a trabalhar na reconstrução das zonas afectadas. Mais tarde, regressou aos estudos numa escola secundária especializada em música.
Após frequentar a Universidade de Artes de Osaka, partiu rumo a Nova Iorque para prosseguir os estudos, passando a residir entre essa cidade e Tóquio. Em 2010, apresentou-se a solo num recital no prestigiado Carnegie Hall e, nesse mesmo ano, iniciou a sua digressão pela Europa, tornando-se um músico de projecção global.
Compondo para piano com uma visceralidade e liberdade que o público habitualmente não associa à música clássica, Tempei Nakamura faz a ponte entre este género e as sonoridades contemporâneas. Um dos seus projectos pessoais, as apresentações regulares da Hidden Concert Tour, tem lugar nas recônditas montanhas da Península de Kii (Japão), Património da Humanidade.
Este espectáculo é uma colaboração com a Embaixada do Japão.
Espectáculo Tempei Nakamura - piano solo
Data: 15 de Novembro
Horário: 17.00
Duração 60’
M/6
Entrada livre
Programa
Kami yadoru michi
Flame
Phoenix
Ichigo-Ichie
Waltz of Monet
Ripples on the Water
Love Story in Montmartre
cardapio.pt @ 9-11-2015 12:22:48
Clique aqui para ver mais sobre: Música