25/6/2021 a 27/6/2021 Portimão recebe 1.ª edição do DDP - Dias da Percussão de Portimão

Portimão será a capital da percussão reunindo percussionistas de renome nacional e internacional, na primeira edição de DDP Dias da Percussão Portimão que entrarão em diálogo com a comunidade e artistas residentes na região do Algarve, de 25 e 27 de junho 2021. Durante estes três dias, o festival faz uma mostra do mundo eclético da percussão com uma programação diversificada que inclui concertos, desfiles, oficinas e masterclasses desde a música tradicional, à contemporânea, clássica e passando pelo jazz. 

cardapio.pt @ 21-6-2021 18:34:44

O programa conta com dois concertos que se realizam no TEMPO - Teatro Municipal de Portimão e um no Auditório Municipal de Portimão. Esta edição abre com uma noite dedicada ao Jazz, João Guimarães Grupo apresenta o seu mais recente trabalho *UM* com João Guimarães no saxofone, Eduardo Cardinho no vibrafone, Francisco Brito no contrabaixo e Márcos Cavaleiro na bateria. No sábado, pelas 19h, o duo Isabel Vaz (violoncelo) e Vasco Dantas (piano) sobem ao palco do grande auditório numa fusão artística única de dois conceituados artistas musicais da atualidade nacional que, com a participação especial de Vasco Ramalho na marimba, embarcam numa cativante viagem sonora pelas obras de Joly Braga Santos, R. Aaron Walters com paragem obrigatória nas “4 Cidades” do compositor turco Fazil Say – precisamente 9 anos depois da estreia original da obra. 


Faina de Portimão /©João Catarino

Faina de Portimão /©João Catarino

O último dia do DPP Dias da Percussão Portimão 2021 é dedicado à música contemporânea para percussão, e acontece no Museu de Portimao. O concerto de encerramento, às 17h, inicia com a estreia da encomenda do festival a João Pedro Oliveira, “In the House of the Glass King (2021)”, escrita para Vasco Ramalho, marimba, Nuno Aroso, vibrafone e Algarve Grupo de Percussão Contemporânea. 

Destaque ainda para uma “homenagem à cidade de Portimão e às suas gentes. Não sou natural de Portimão, mas aqui escolhi viver, nestes fluxos migratórios que caracterizam a nossa sociedade” explica Vasco Ramalho que irá estrear a criação da obra musical para Marimba e “Sardinhofone”, idealizado e construído pelo portuense Flávio Monteiro, que dará assim vida a antigas latas de sardinha, transformando-as num instrumento musical, numa performance que terá lugar dia 27 pelas 15h00 no Foyer exterior do Museu de Portimao.
 
A Black Box do TEMPO Teatro Municipal de Portimao e o Auditório do Museu de Portimao, recebem as Masterclasses de Vibrafone, Marimba e Bateria e o Jardim 1 de Dezembro, na tarde de dia 26, acolhe a Oficina de Percussão Africana. Pelas ruas de Portimão e Alvor, a animação é feita com o desfile  dos Bomboémia, Grupo de Percussão da Universidade do Minho. Na tarde de dia 26, no Café Concerto do TEMPO, os artistas locais que queiram atuar na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, poderão ter uma conversa B2B com o seu programador, Álvaro Santos, Diretor Artístico convidado nesta I Edição do Dias da Percussão Portimao 2021 sob inscrição.

Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais. O Festival Dias da Percussão Portimao é um projeto d` O Corvo e a Raposa Associação Cultural, com o Município de Portimao como parceiro estratégico e cofinanciamento da Direção Geral das Artes.


Programação

Programação

06 junho

18:00 - Talk Facebook DPP’21
“Os Desafios da Percussão Contemporânea em Portugal: Criação e Programação”
Com mediação da direção artística DPP21’, artistas, programadores e compositores 


25 junho
14:30 – 16:30 - Masterclass Bateria
Marcos Cavaleiro
Black Box TEMPO

“UM”, de João Guimarães
João Guimarães Grupo
19:00 - Grande Auditório TEMPO

Open Jam Session
João Guimarães Grupo
21:30 - Faina Restaurante

26 junho
Masterclass Vibrafone
Eduardo Cardinho
11:00 – 13:00 . Black Box TEMPO

Oficina Percussão Africana
Sérgio Almeida
14:30 – 16:30 . Jardim 1º de Dezembro

Isabel Vaz & Vasco Dantas
Duo de Violoncelo e Piano
19:00 - Grande Auditório TEMPO



25 + 26 junho

Desfiles c/ Bomboémia Grupo de Percussão da Universidade do Minho
Centro Histórico // Zona Ribeirinha
Alvor // Praia da Rocha

27 junho

Masterclass Marimba
Nuno Aroso
11:00 – 13:00 .  Auditório Museu de Portimão

Obra para Marimba e Sardinhofone de Tiago Cutileiro
Vasco Ramalho
15:00 . Foyer Exterior Museu de Portimão


Concerto para Percussão de João Pedro Oliveira
Nuno Aroso, Vasco Ramalho e Algarve Grupo de Percussão Contemporânea
17:00 . Auditório Museu de Portimão

cardapio.pt @ 21-6-2021 18:34:44


Clique aqui para ver mais sobre: Música