Metallica lançam vídeo de Alessia Cara e The Warning a interpretar o clássico “Enter Sandman”

Os Metallica juntaram-se recentemente a Miley Cyrus no “The Howard Stern Show” para interpretar o clássico “Nothing Else Matters”, a propósito da reedição de 30 anos do álbum homónimo, também conhecido por “The Black Album”, que chega hoje às lojas.

cardapio.pt @ 10-9-2021 16:40:34

“The Black Album” é um dos discos mais bem-sucedidos comercialmente e aclamados pela crítica de todos os tempos. Em 1991 tornou-se não apenas o primeiro álbum #1 dos Metallica em 10 países, como produziu uma série de singles implacáveis – “Enter Sandman”, “The Unforgiven”, “Nothing Else Matters”, “Wherever I May Roam” e “Sad But True” – que contribuíram para o estatuto dos Metallica enquanto banda de estádio, além de terem dominado as preferências das rádios e da MTV. A receção da crítica foi igualmente intensa, tendo entrado para o top 10 de melhores do ano do “Village Voice Pazz & Jop Poll”, além de ser uma presença constante na lista dos 500 Melhores Álbuns de Sempre da “Rolling Stone”. O impacto e a relevância do álbum continuam a crescer – como fica provado por um facto indiscutível: “The Black Album” permanece incontestável como o álbum mais vendido na história da Nielsen Soundscan, superando todos os lançamentos em todos os géneros nos últimos 30 anos.

Para comemorar o seu 30.º aniversário, “The Black Album” (16 Platinas) será alvo de uma edição definitiva. Remasterizado sob a melhor qualidade sonora, “The Black Album” estará disponível em vários formatos, incluindo duplo LP de 180 gramas, CD standard, 3CDs (Expanded Edition), digital, e uma caixa Deluxe de edição limitada (que contém o álbum remasterizado em 2LPs de 180 gramas, um picture disc, três LPs ao vivo, 14 CDs – com rough mixes, maquetas, entrevistas e gravações ao vivo –, 6 DVDs – com imagens de bastidores, vídeos oficiais e ao vivo –, um livro de capa dura de 120 páginas, três palhetas de guitarra, três litografias, quatro acreditações da digressão, uma corrente dos Metallica, uma capa com as letras e um cartão para fazer o download).

Para assinalar o lançamento, esta sexta-feira, 10 de setembro, a FNAC Colombo, em Lisboa, irá acolher o evento “Metallica – 30 Anos de Black Album”, que reúne Blackallica (banda tributo) e um painel com a participação de João Nobre (Da Weasel, LEFTY), Rui Duarte (RAMP) e o radialista António Freitas. A moderação ficará a cargo de Pedro Romão, sendo que o tributo começa às 18h30 e será também transmitido via livestream no YouTube FNAC.  

Já no dia 11, sábado, será feita uma projeção do logótipo dos Metallica, na fachada do Campo Pequeno, para celebrar o lançamento de “Black Album”.

Também disponível esta sexta-feira, nas plataformas digitais, fica “The Metallica Blacklist”. Este disco celebra a influência duradoura deste marco musical com um dos projetos mais ambiciosos já concebidos pela equipa dos Metallica: mais de 50 artistas, abrangendo uma gama inacreditavelmente vasta de géneros, gerações, culturas, continentes e muito mais, cada um contribuindo com uma interpretação única do seu tema favorito de “Black Album”.

“The Metallica Blacklist” oferece novas dimensões do disco, cuja atração gravitacional atraiu primeiro o mainstream para os Metallica – e traz novas abordagens sobre o apelo universal e intemporal que os fez manter lá: a influência imensa que estas 12 canções tiveram sobre fãs e músicos de todas os quadrantes. As 53 faixas de “Metallica Blacklist” encontram cantores, artistas country, de música eletrónica e hip hop a partilharem o seu amor por estas canções ao lado de punk rockers, indies, ícones do rock, metal, world music e muitos, muitos mais... e tudo por mais de 50 boas causas : os lucros serão divididos igualmente entre as instituições de beneficência escolhidas pelos artistas e a All Within My Hands Foundation dos Metallica.

“The Metallica Blacklist” é uma homenagem adequada e ilimitada, que apresenta bandas que dividiram palcos com os Metallica ao lado de artistas que são mais jovens do que o álbum original. É uma assembleia verdadeiramente impressionante, às vezes mítica, de músicos, dezenas dos quais têm pouco ou nada em comum além da paixão partilhada pela música que os uniu neste álbum: 1 Álbum. 12 Canções. 53 Artistas. Possibilidades ilimitadas.

“The Metallica Blacklist” será lançado digitalmente no dia 10 de setembro, sendo que os formatos físicos chegam no dia 1 de outubro, incluindo uma versão de 4CDs e uma edição limitada de 7LPs. Quem adquirir já o disco em regime de pré-venda recebe imediatamente a versão da cantora/compositora multiplatinada, filantropa e pioneira Miley Cyrus do tema “Nothing Else Matters” feat. WATT, Elton John, Yo-Yo Ma, Robert Trujillo e Chad Smith, e a versão de Juanes para o tema “Enter Sandman”.

Entretanto, os Metallica têm já data de regresso marcada aos palcos portugueses: a 8 de julho de 2022 voltam ao NOS Alive, num concerto muito aguardado.




cardapio.pt @ 10-9-2021 16:40:34


Clique aqui para ver mais sobre: Música