24/9/2021 a 25/9/2021 Lendas da Estrada Real da Aldeia Histórica do Piódão ganham vida em dia de festa e animação

No próximo dia 25 de setembro, o Ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa" 2021 vai recriar as lendas e estórias da Estrada Real, outrora uma das mais importantes rotas comerciais entre a Beira Litoral e a Beira Interior, que passava pela Aldeia Histórica do Piódão. Um dia repleto de atividades e surpresas, que termina com dois excelentes momentos musicais protagonizados por Laurent Filipe Trio e Manuel Cruz.

cardapio.pt @ 17-9-2021 16:29:00

Escondida entre os socalcos da Serra do Açor, a Aldeia Histórica do Piódão foi, nos tempos da Estrada Real, o refúgio perfeito de nobres e criminosos foragidos. Desses tempos ainda se contam, em noites frias à lareira, mil e uma lendas e estórias que povoam o imaginário das gentes da Aldeia Histórica de Piódão.

Essas estórias vão ganhar vida e trazer mais alegria e animação à Aldeia Histórica do Piódão, no próximo dia 25 de setembro, graças ao Ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa" 2021. Um dia que promete muitas atividades e surpresas para habitantes e visitantes, como um showcooking "Na cozinha da Avó: Sabores de Cá", com o chef Fábio Bernardino; um workshop de rodilhas (pequenas almofadas circulares, que serviam de proteção à cabeça para suportar o peso de cestas, potes ou cântaros); uma visita acompanhada pela Aldeia Histórica, “O Caminho do Pão”, que levará o visitante desde a colheita do cereal até à produção do pão; uma tocata tradicional com o rancho folclórico "Malmequeres da Cerdeira"; e para terminar, dois concertos, com Laurent Filipe Trio e Manuel Cruz.


Uma oportunidade única para visitar e passar um fim-de-semana diferente na Aldeia Histórica do Piódão, já que o evento começa no dia anterior, sexta-feira dia 24 de setembro, com um momento de boas-vindas, às 18h: "Piódão ao Piano", com Miguel Neves.

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição, que é gratuita, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o evento na Aldeia Histórica do Piódão deve contactar o Posto de Turismo do Piódão, através do número de telefone 235 732 787; o Museu do Piódão, pelo e-mail museu.piodao@cm-arganil.pt; o Posto de Turismo de Arganil, pelos contactos 235 200 137, 235 200 139 ou turismo.arganil@cm-arganil.pt, ou o Município de Arganil, através do número de telefone  235 200 137 ou e-mail info@visitarganil.pt.


Programa

24 de setembro
18h - Bem-vindo a Piódão: "Piódão ao Piano" com Miguel Neves
Local: Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira
20 pax máx

25 de setembro
10h30 - Showcooking "Na cozinha da Avó: Sabores de Cá", com chef Fábio Bernardino
Local: Junto à Casa da Padaria
20 pax máx

11h45 - Workshop de Rodilhas com Vanda Andrés
Local: Posto de Turismo de Piódão
6 pax máx

15h30 - Visita Acompanhada pela Aldeia: "O Caminho do Pão"
Local: Igreja Matriz
20 pax máx

16h15 - Tocata Tradicional pela Aldeia com o Rancho Folclórico "Malmequeres da Cerdeira"

18h15 - Concerto: Laurent Filipe Trio
Local: Antiga Escola do Piódão
40 pax máx

19h30 - Concerto: Manuel Cruz
Local: Antiga Escola do Piódão
40 pax máx

cardapio.pt @ 17-9-2021 16:29:00


Clique aqui para ver mais sobre: Música