22/9/2021 a 10/11/2021 Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida apresenta programa "Dias Ibero-Americanos"

O Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida apresenta o programa "Dias Ibero-Americanos", com destaque para concertos e sessões de cinema com entrada livre, que decorre entre setembro e novembro, em Évora.

cardapio.pt @ 20-9-2021 17:31:44

Frediel

Frediel

A exposição "Do outro lado – a Coleção Ibero-Americana do MEIAC", que ali pode ser visitada, é o pretexto para um encontro com a cultura e algumas das vozes da Ibero-América que hoje a protagonizam.

O primeiro evento acontece já no próximo dia 22 de setembro, às 18h30, e trata-se de um concerto ao ar livre, no Jardim Tardoz, em jeito de despedida do verão, de Frediel, um beatmaker, autor e compositor espanhol que cruza os ritmos latinos com a estética musical do reggaeton, num espetáculo de sonoridades intensas em que a palavra poética assume um papel central.

"Pablo Vidal"

"Pablo Vidal"

Já no dia 29, pelas 18h30, no mesmo espaço exterior, vai ser possível assistir ao concerto do cantautor argentino Pablo Vidal, a residir em Évora há duas décadas, que promete “partilhar experiências transfronteiriças em torno da música e romper muitos arquétipos”. Em palco, o encontro da Viola Campaniça com o Charango – pequeno instrumento de cordas Sul-Americano –, e do Tango com o Reggae vai procurar “quebrar barreiras idiomáticas, estéticas, culturais”, e proporcionar momentos de reflexão e diversão aos espectadores. As composições do artista, plenas de originalidade e humor, são histórias breves que falam de amor, desejo, dúvidas existenciais, vivências do outro lado do mar e saudades da terra; por elas passa também a crítica social, tudo sob o manto da boa poesia.

Em outubro, no dia 20, às 18h00, terá lugar um Encontro com Renata Bueno, artista plástica brasileira que escolheu Montemor-O-Novo para viver e trabalhar e que, nesta conversa, irá dar a conhecer os caminhos da sua produção artística e do seu trabalho criativo. Renata Bueno já participou em exposições coletivas e individuais em galerias de São Paulo, na Pinacoteca do Estado – um dos mais importantes museus de arte do Brasil –, na FUNARTE, também em São Paulo, e no XIV Salon de l’Éphémere em Fontenay-sous-Bois, em França, entre outros locais. Publicou, como autora e ilustradora, livros para crianças nas principais editoras brasileiras, tais como 'Monstros Urbanos' e 'O Que é a Liberdade?', pelos quais recebeu o Prémio Jabuti, em 2013, e foi selecionada, em 2014, para a bienal de ilustração Ilustrarte, em Lisboa.


"Ilusiones Opticas"

"Ilusiones Opticas"

O cinema vai também marcar presença neste programa, através da exibição de dois filmes do realizador chileno Cristián Jiménez. Ilusiones Ópticas (2009) é o primeiro filme que pode ser visto, no dia 27 de outubro, às 18h00. Trata-se de uma comédia que conta, com ironia e humor negro, três histórias que se juntam: o segurança de um centro comercial que se apaixona por uma ladra elegante; um funcionário público competente que é enviado pela sua empresa para uma ação de formação para o desemprego; e um esquiador cego que recupera a visão e que fica apavorado com a cidade. Premiado no Festival Latino-Americano de Toulouse (2008) e nos festivais de cinema internacional de Bratislava (2009) e Tóquio (2009), este filme incide sobre o mecanismo da visão, tanto humana como cinematográfica, e no ato de ver entendido como um fenómeno físico e, ao mesmo tempo, como espaço para a mentira e para a ilusão.

O segundo filme - e último evento deste programa – será exibido no dia 10 de novembro, às 18h00. Bonsái (2011), baseado na novela homónima do escritor chileno Alejandro Zambra, é um filme nostálgico e tocante que celebra a literatura e o amor – o primeiro amor – evocando a experiência de um jovem com as mulheres e os livros, contada em dois períodos diferentes da sua vida. Recebeu, entre outros, o Prémio Fipresci para Melhor Filme no Festival de Havana, em 2011, e o Prémio para Melhor Filme Ibero-Americano no Festival de Cinema de Miami, em 2012.

"Bonsai"

"Bonsai"


Programa

22 setembro – 18h30 – Jardim Tardoz

Frediel

Concerto

29 setembro – 18h30 – Jardim Tardoz

Pablo Vidal

Concerto

13 outubro – 18h00

Encontro com Renata Bueno

27 outubro – 18h00

Ilusiones Ópticas (Cristián Jiménez, 2009, legendado em português)

Cinema

10 novembro – 18h00

Bonsái (Cristián Jiménez, 2011, legendado em português)

Cinema

Informações

Datas: 22 de setembro a 10 de novembro de 2021

Local: Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, Évora

Mais informaçõeshttps://www.fea.pt/centrodearteecultura

cardapio.pt @ 20-9-2021 17:31:44


Clique aqui para ver mais sobre: Música