3/7/2015 a 5/7/2015 Gil Vicente - Apresentação do Exercício Final da Oficina de Teatro da Maia

"Põe bandeiras que é festa". Este foi o mote que desde o início norteou todo o processo de construção deste nosso trabalho. A festa um teatro que se quer popular.

@ 2-7-2015 17:28:16

Há, ainda assim, aspectos fundamentais da obra vicentina que não podem ser negligenciados. Começa logo pela compreensão textual e das suas várias possibilidades. O jogo teatral e o ritmo são também de campital imporância no desenrolar de cada acção. Sendo a Oficina de Teatro da Maia composta por gente jovem, para quem uitas vezes o Gil Vicente não passa de um eco no tempo, desfasado e arcaico, todo o trabalho foi feito no sentido de despertar no grupo a paixão que emana da obra do grande dramaturgo português- Genericamente a resposta tardou em chegar. Os movimentos dos actores parecia sair de dentro de um fato que não lhes servia a pele: como que as palabras enchessem demasiado as suas bovas. Berreiras difícias de transpôr num primeiro momento. Seria preciso ecavar mais a fundo.

Como aproximar tanta juventude a tanto classicismo? O grande trunfo afinal estava à superfície: a irreverência. Isto é. os anacronismos que essa irreverência tornou possíveis e que para nós fazem todo o sentido.

Qual a forma correcta nunca saberemos. Esta foi aquela que melhor nos serviu. Haverá mil outras. Porém, essa coisa da procura constante de respostas desconhecidas é que é linda. E que viva o teatro.

Põe bandeiras que é Festa. Diz o barqueiro da má hora. Aceitamos o repto e tenatamos fazer um trabalho que não defraudasse as suas vontades. Quisemos que tudo fosse festa. Ponde a prancha eis nos vamos.

Ficha técnica

A partir da Rapsódia Vicentina de Deniz Jacinto

Pelos alunos da OTM, Oficina de Teatro da Maia - Uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia em colaboraçãocom o Teatro Art'Imagem

Formador: Flávio Hamilton

Formandos: Joana Correia, Marta Pereira, Lisandra Neves, Leonel Ranção, Rui Madureura, Inês Porto Maia, Kika Rodrigues, Ana Teixeira, Alexandra Colaço, João Jesus, Nuno Moreira, Tiago Moreira

Participação especial: José Tiago

INFORMAÇÕES

Local: Teatro Art'Imagem
Datas: 3 e 4 de Julho - 21h30
5 de Julho - 16h00
Duração: 50 minutos

@ 2-7-2015 17:28:16


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro