9/9/2015 a 9/9/2015 O Teatro Art’Imagem no Brasil

Continuando o seu trabalho de internacionalização o Teatro  Art'Imagem de 23 a 31 de Agosto, deslocar-se-á ao Brasil, para apresentar dois dos seus espectáculos, em Teresina no Festival de Teatro Lusófono - FESTLUSO e em São Paulo no SESC DA PIRACICABA.

cardapio.pt @ 21-8-2015 15:42:16

"Um Punhado de Terra", de Pedro Eiras com encenação do José Leitão, interpretação de Flávio Hamilton e direcção técnica de Pedro Carvalho. Estará em cena dia 27 de Agosto no Teatro do Boi em Teresina e dia 9 de Setembro no SESC DA PIRACICABA em São Paulo.

"Um Punhado de Terra" conta a história de um negro trazido de África para Portugal como escravo e descreve, na primeira pessoa, como chegaram à sua aldeia os homens brancos e destruíram os seus bens, mataram sua mulher e filhos e seus vizinhos, o trouxerem como gado em barco, o venderam e escravizaram, retirando-lhe todos os direitos de um ser humano. Um testemunho pungente, escrito e representado numa linguagem poética que mistura imagens poderosas num português precocemente apreendido ao som do chicote e trabalhos forçados, com a visão inocente e não compreendida do mundo civilizado, amaldiçoando todos os que lhe fizeram mal e que só têm para lhe oferecer, se quiser continuar a ser um homem, um punhado de terra para se libertar...

Este espectáculo estreou em Cabo-Verde, em Setembro de 2011, no Festival Mindelact em Mindelo e desde então teve duas temporadas, no Porto e Maia, algumas digressões por Portugal e duas digressões ao Brasil (no V Circuito de Teatro em Português, em Novembro 2011, no estado de São Paulo onde foi convidado a encerrar o VI FESTIBERO do Memorial da América Latina em São Paulo, Março 2012). Em 2011 foi considerado com um dos 15 melhores espectáculos de Portugal.



"A Maior Flor do Mundo e Outras Histórias Segundo José", com direcção e encenação de José Leitão baseado na vida e obra de José Saramago e interpretação de Daniela Pêgo e Flávio Hamilton. Estará em cena dia 28 de Agosto no Teatro 4 de Setembro em Teresina.

"A Maior Flor do Mundo e Outras Histórias Segundo José", inspirado na obra de José Saramago e tendo como base de trabalho dramatúrgico o seu livro para crianças " A Maior Flor do Mundo", o Teatro Art´Imagem apresenta uma peça de teatro para ser vista por adultos e crianças em conjunto. Dois actores , uma mulher e um homem, interpretam e representam em palco e na plateia, as palavras e acções escritas e descritas pelo autor, ganhando estas outra dimensão artística de comunicação e partilha. Há corpos em presença, olhos que se cruzam, pessoas de corpo presente, membros que se tocam, vozes que se ouvem, respirações e tempos comuns entre espectadores e artistas, acção dramática, movimento e vida em misturando-se teatro e literatura, palavras e actos, efabulação e realidade, sentimentos, medos e perguntas, recordações e memórias. Em palco toda a humanidade que Saramago descreve e defende nos seus romances e na sua própria vida, à procura de um mundo diferente, melhor.

Teve estreia em Maio de 2014 no Teatro do Campo Alegre na cidade do Porto/Portugal, contando já com várias digressões nacionais por vários Festivais de Teatro em Portugal e uma digressão ao Brasil em Novembro de 2014.

Esta participação no Festival de Teatro Lusófono - FESTLUSO é fruto de um protocolo de intercâmbio com o grupo HAREM TEATRO de Teresina que esteve na Maia a participar no Festival Internacional de Teatro Cómico de 2013.

UM PUNHADO DE TERRA 
Dia 27 de Agosto | 18h30 
Teatro do Boi em Teresina – Brasil 

Festival FESTLUSO

Dia 9 de Setembro | 20h00 
SESC DA PIRACICABA em São Paulo - Brasil

A MAIOR FLOR E OUTRAS HISTÓRIAS SEGUNDO JOSÉ 
Dia 28 de Agosto | 20h30 

Teatro 4 de Setembro em Teresina - Brasil 
Festival FESTLUSO

cardapio.pt @ 21-8-2015 15:42:16