9/6/2016 a 11/6/2016 Nuno M Cardoso, Amarelo Silvestre e tg STAN na segunda semana dos Festivais Gil Vicente

Depois de uma primeira semana em que subiram ao palco as peças “Ricardo III”, de Tónan Quito, “Ciclo Novas Bacantes”, de João Garcia Miguel, e “O Misantropo”, de Nuno Cardoso, os Festivais Gil Vicente, em Guimarães, reservam ainda três espetáculos. As cortinas voltam a levantar-se, de 09 a 11 de junho, para apresentar “Águas Profundas + Terminal de Aeroporto”, de Nuno M Cardoso, “Museu da Existência”, da Amarelo Silvestre, e “The Cherry Orchard”, da companhia belga tg STAN.

cardapio.pt @ 6-6-2016 12:49:43

Depois de uma primeira semana de grandes encenações, os Festivais Gil Vicente prosseguem para a segunda ronda com mais três grandes espetáculos. Esta quinta-feira, 09 de junho, às 21h30, Nuno M Cardoso traz ao Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor “Águas Profundas + Terminal de Aeroporto” (“Wastwater” e “T5”), díptico de peças do dramaturgo britânico Simon Stephens, situadas nas imediações de um aeroporto. As peças tratam de amor e perda de diferentes formas, bem como a experiência da vida moderna numa cidade onde se chega, se espera ou se parte. É sobre relações e sobre decisões, a desolação sem a esperança e a fuga. Localizado nas imediações do aeroporto de Heathrow, “Wastwater” é um instantâneo de três diferentes casais que têm de fazer uma escolha que definirá as consequências do seu futuro. “T5” foi originalmente escrito como sendo uma parte de “Wastwater”. Retrata uma viagem pelo coração invisível de uma cidade através de um voo mágico e sombrio pelos limites do nosso século. Na sua linguagem precisa, dura e amarga, Simon Stephens leva-nos através de um dia que inicia normalmente mas que, de seguida, diverge da norma num mundo de irrealidade familiar.


Na sexta-feira, é a vez da Amarelo Silvestre trazer à Black Box da Plataforma das Artes uma sessão dupla da peça “Museu da Existência”, a primeira às 18h30 e a segunda às 21h30. Nova criação da Associação Amarelo Silvestre, “Museu da Existência” é uma peça inspirada na obra “Um Modesto Manifesto para Museus”, de Orhan Pamuk, escritor turco, prémio Nobel da Literatura 2006; e o “Museu da Inocência”, projeto concretizado em Istambul por um homem, Kemal Bey, com objetos da mulher que ele mais desejou. O espetáculo parte da ideia “de que o futuro dos museus está na casa das pessoas”. Durante a preparação da peça, a Amarelo Silvestre esteve em casa de pessoas que cederam as suas histórias, os seus objetos. O resultado é o espólio que integra a própria dramaturgia do espetáculo. Um Museu com objetos que as pessoas fazem existir.


No sábado, a conceituada companhia belga tg STAN encerra a edição de 2016 dos Festivais Gil Vicente com “The Cherry Orchard”, a última peça escrita por Tchekhov, estreada em 1904, ano da sua morte. Em “The Cherry Orchard” estão presentes todos os elementos típicos de uma peça de Tchekhov: o movimento contínuo das personagens, o tempo e a intensidade em constante mudança; diálogos abruptamente interrompidos por intervenções aparentemente irrelevantes; informações e sentimentos importantes que surgem sem aviso prévio; a elegância dos pormenores; a economia das palavras e das expressões. Tchekhov trabalhou neste texto ao longo de anos, ponderante, hesitante, mudando de tom, enquanto lutava contra o seu estado de saúde. “The Cherry Orchard” é, por isso, considerada uma peça polémica. A natureza trágica ou cómica do texto tem dividido gerações de críticos e criadores. A companhia belga tg STAN junta-se, agora, a esta controvérsia com dez atores a apropriarem-se, de forma ímpar, deste texto amplamente debatido.


Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor e da Plataforma das Artes e da Criatividade, bem como nas Lojas Fnac, El Corte Inglés, Worten, entidades aderentes da Bilheteira Online, e via online em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt. Através do desconto especial para Escolas de Artes Performativas (que pretende tornar mais acessíveis os espetáculos de dança e de teatro para o público que está em formação especializada), os alunos e professores que pretendam assistir aos espetáculos dos Festivais Gil Vicente poderão aceder a bilhetes no valor de 4,00 euros.

Notícia relacionada: http://www.cardapio.pt/teatro/23960-festivais-gil-vicente-apresentam-6-pecas-que-celebram-a-vitalida...

cardapio.pt @ 6-6-2016 12:49:43


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro