11/7/2019 a 21/7/2019 Ana Luena apresenta "Bonecas" no Teatro Carlos Alberto

Um grito de alerta para as várias formas de violência doméstica

"Bonecas" é a nova criação de Ana Luena que se estreia no dia 11 de julho, no Teatro Carlos Alberto (TeCA). O espetáculo parte de um conto inédito de Afonso Cruz, inspirado num episódio real ocorrido num orfanato feminino nos anos sessenta, e do processo criativo de Paula Rego, bem como em testemunhos recolhidos junto de raparigas de um centro de acolhimento temporário e de um grupo de mulheres vítimas de violência doméstica de uma casa abrigo.

cardapio.pt @ 10-7-2019 17:55:12

“Como sobreviver sem gritar e acusar em vão?”. É esta a questão colocada por Ana Luena, no programa de sala de Bonecas. O espetáculo, que estará em cena até dia 21 de julho, parte de um conto inédito de Afonso Cruz e do universo de Paula Rego: mais do que a obra pictórica, é o processo criativo da artista que estimulou a criação da peça.

Ana Luena – que partilha a direção artística da peça com José Miguel Soares, assumindo ainda o texto cénico, encenação, cenografia e figurinos – juntou ainda, nesta criação artística, as experiências partilhadas com um grupo de raparigas de um centro de acolhimento temporário, bem como com mulheres vítimas de violência doméstica acolhidas numa casa abrigo.

“É por territórios femininos e cruéis que se assiste a uma inversão de papéis, em que as vítimas são prisioneiras na sua própria condição de vítima e onde as intérpretes de Boneca srepresentam relações dicotómicas em que se confunde submisso e dominador, onde a força e a vulnerabilidade são apresentadas à semelhança de um tableau vivant”, refere Ana Luena.

Numa das cenas de Bonecas, alguém rouba um livro imaginário, um livro proibido, aqui adereço de cena onde são lidos excertos do conto inédito de Afonso Cruz, onde surge Sãozinha e as meninas que foram abandonadas no Lazareto para serem criadas da burguesia, nos anos 50 do século XX, em Lisboa. “Aquelas meninas poderíamos ser nós. Escravos, hoje”, acrescenta a encenadora.

Bonecas resulta de uma coprodução Malvada Associação Artística, São Luiz Teatro Municipal, Câmara Municipal de Évora e TNSJ. No dia 12 de julho, está agendada uma conversa pós-espetáculo, que conta com a presença do elenco e da direção artística. No dia 14 de julho, a récita integra tradução em Língua Gestual Portuguesa. O preço dos bilhetes é de 10 euros.


Informações

Datas: 11 a 21 de julho de 2019

Local: Teatro Carlos ALberot, Porto

Horários: Quartas e sábados, às 19h00 | Quintas e sextas, às 21h00 | Domingos, às 16h00

Preço: 10 euros

cardapio.pt @ 10-7-2019 17:55:12