Bruma Ensemble apresenta a Ópera "La Serva Padrona" em Ponta Delgada

A Secretaria Regional da Educação Ciência e Cultura dos Açores, através da Direção Regional da Cultura, promove sexta-feira, no âmbito da Temporada Artística 2014, a apresentação do espetáculo de ópera “La Serva Padrona”, de Pergolesi.

cardapio.pt @ 12-3-2014 15:31:43

O espetáculo, que terá lugar no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, às 21H30, é da responsabilidade do grupo Bruma Ensemble.

O Bruma Ensemble é composto por oito jovens açorianos, designadamente, Helena Castro Ferreira, César Bettencourt, Válter Xavier, João Andrade, Ana Paula Dutra Sousa, Amadeu de Resendes, Henrique Constância e Raquel Machado.


A ópera “La Serva Padrona”, composta pelo músico italiano setecentista Giovanni Battista Pergolesi, quando tinha apenas 23 anos, a partir de um texto de G.A. Frederico, estreou um novo estilo de escrita musical que, mais tarde, foi também adotado por Mozart nas suas óperas.

Este foi um ‘intermezzo’ de tão grande sucesso que, apesar de a sua estreia ter sido a 5 de setembro de 1733, ainda hoje é apresentado nos mais famosos palcos de ópera do mundo devido ao seu caráter humorístico e acessível a qualquer público.

“La Serva Padrona” é a história do aristocrata Uberto que, cansado da impertinência da sua criada Serpina, e por não ter forma de obter o seu respeito, decide casar para não mais precisar dos seus serviços.

A astuta criada, com a ajuda de Vespone, outro criado, engendra, no entanto, um plano para convencer o patrão a casar-se com ela, podendo assim realizar o sonho de se tornar patroa.

cardapio.pt @ 12-3-2014 15:31:43


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro