30/9/2020 a 9/10/2020 Festival Mental 2020

O Festival Mental regressa a Lisboa para a sua 4.ª edição já a partir de 30 de setembro, prolongando-se até ao dia 09 de outubro 2020. Um festival português de cinema e informação que visa trazer para a discussão pública e diminuir o estigma de um tema cada vez mais premente: a saúde mental.

cardapio.pt @ 24-9-2020 11:25:00

A programação de 2020 inclui uma série de eventos integrados de várias áreas culturais e sociais como cinema, música, dança, teatro, literatura, debate e conversas temáticas. Aliando-se a esta programação acontece também o Mental Júnior, porque falar da saúde mental é também para os mais pequenos.

O Festival Mental tem já um largo historial de várias edições em que o principal objetivo sempre foi o de promover a visibilidade da saúde mental junto do público em geral. Em 2020 esta necessidade torna-se ainda mais urgente de garantir, tal como a acessibilidade à cultura. Sobre isto, Ana Pinto Coelho - organizadora do Mental -, diz que "a quarta edição [do Mental] é também a nossa estreia no Cinema S. Jorge. Sala emblemática dos Festivais de Cinema, deixa-nos no culminar de um caminho que já vinha do ano passado na procura de chegar ao público em geral com o nosso M-Cinema, M-Talks e filme temático em sala de cinema. ".

O Festival Mental 2020 arranca com um dos temas mais marcantes deste ano com o debate "Pandemia: do real ao digital”. Este debate acontece no dia 30 de setembro e conta com um painel de convidados impactantes na área da comunicação e jornalismo.
É um evento de sala aberta e que convida às questões do público presente.

As M-Talks - painéis temáticos sobre um assunto relacionado com a saúde mental e que são sempre acompanhados com a projeção de uma longa-metragem - voltam a ser das ações com maior destaque na programação do Festival Mental.

Em 2020 os temas para as M-Talks são a Ansiedade (e ecoansiedade), a Toxicodependência e o Stress Pós-Traumático (uma infeliz urgência num ano de pandemia e totalmente atípico). De resto, as M-Talks foram também uma resposta do Festival Mental logo em março, com o projecto digital autónomo M-Talks 4 All com conversas diárias (dias úteis) sobre saúde mental durante os períodos de confinamento e desconfinamento.

Volta também o M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas Metragens, um conjunto de 19 filmes selecionados através da Open Call 2020 e que, mesmo originários dos quatros cantos do mundo (filmes dos EUA a Portugal, Argélia, Japão e Austrália), comungam entre si por abordarem uma temática sempre relacionada com a saúde mental. A seleção completa do M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas Metragens pode ser consultada aqui.

Ainda nesta edição haverá outras artes e iniciativas presentes no Festival Mental:

  • Literatura - Lançamento do Livro: “Cartas do Confinamento de 23 de Março a 1 de Maio”, uma co-edição entre o Festival Mental e a Editora Âncora, escrito por Tiago Salazar e Frederico Duarte Carvalho;
  • Dança - Apresentação do espetáculo "Acontece" da Dança Movimento Terapia. Coreografado por Liliane Viegas e performado por Sofia Cabrita e Carla Lopes;
  • Mental Júnior - Sessão de yoga para crianças (Yoga Kids) com YMCA Setúbal e sessões de cinema temáticas, com a projeção de uma curta e longa-metragem;
  • Teatro - Apresentação da peça de teatro “Baile de Máscaras” pelo Grupo de Teatro da Unidade W+ da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa;
  • My Story My Song - Programação musical que retorna para a sua segunda edição na Fábrica Braço de Prata, com atuações e histórias de Surma e Katia Guerreiro.


Uma das partes basilares da programação é a M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas Metragens, um conjunto de 19 filmes selecionados através da Open Call 2020 e que, mesmo originários dos quatros cantos do mundo (filmes dos EUA a Portugal, Argélia, Japão e Austrália), comungam entre si por abordarem uma temática sempre relacionada com a saúde mental.

De documentários a ficção, animações e experimentais, os filmes selecionados abordam temas que passam pela ansiedade, eco-ansiedade, bipolaridade, suicídio, depressão entre muitas outras temáticas sempre relacionadas com a saúde mental.

O Som (The Sound), filme cipriota e realizado por Antony Petrou, é o grande vencedor deste ano da M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas Metragens. Fala-nos de uma jovem que procura desesperadamente a origem de um som que começa a levar a sua mãe à loucura.

As sessões M-Cinema: Mostra Internacional de Curta Metragens acontecem no Cinema São Jorge de 2 a 4 de outubro, em três sessões que dividem entre si todos os filmes selecionados e arrancam sempre pelas 18H00. 


Debate e M-Talks abordam temas da atualidade da saúde mental: ansiedade, toxicodependências e stress pós-traumático

O Festival Mental 2020 arranca com um dos temas mais marcantes deste ano com o debate "Pandemia: do real ao digital”. Este debate acontece no dia 30 de setembro às 21H00 no Cinema São Jorge e conta com um painel de convidados impactantes na área da comunicação e jornalismo: João Gata (organização do Festival Mental), Susana Marvão (jornalista especializada em TI), Fátima Caçador (jornalista no TeK SAPO) e Tiago Sigorelho (Gerador).
É um evento de acesso gratuito, mediante lotação da sala, que convida à participação do público presente através de questões.

As M-Talks - painéis temáticos sobre um assunto relacionado com a saúde mental sempre acompanhados com a projeção de uma longa-metragem - voltam a ser das ações com maior destaque na programação do Festival Mental.

Em 2020 os temas para as M-Talks são a Ansiedade (e ecoansiedade), a Toxicodependência e o Stress Pós-Traumático (tema obrigatório a debater num ano de pandemia e totalmente atípico).

A M-Talk sobre a Ansiedade conta com a moderação de Paulo Bastos (editor TVI) e a participação de Inês Rosendo (direção da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental e membro da Comissão Regional de Saúde Mental do Centro), Nuno Colaço (PhD, Director do Curso de Psicologia do ISEIT-Almada, Instituto Piaget) que nos trará uma visão importante sobre a eco-ansiedade - a ansiedade relacionada com a emergência climática, Isabel Trindade (membro fundador e presidente da Associação Portuguesa de Psicólogos dos Cuidados de Saúde Primários) e Maria Inês Galvão (psicóloga clínica). O filme que serve de base à M-Talk sobre a ansiedade é o “Guia para um Final Feliz”(Silver Linings Playbook) de David O.Russell.

A conversa sobre Toxicodependências é moderada por Isilda Sanches (radialista Antena 3) e conta com as intervenções de Luís Patrício (médico psiquiatra), Rui Correia (médico psiquiatra) e Américo Nave (psicólogo clínico). O filme que acompanha esta sessão é "O Ben Está de Volta” (Ben is Back) de Peter Hedges.

A última M-Talk é sobre Stress Pós-Traumático e é moderada por Bárbara Wong (jornalista Público). Conta com as participações de Tiago Fonseca (psicólogo Clínico e Psicoterapeuta), Tiago Santos (assessor do Programa Nacional de Saúde Mental da Direcção Geral de Saúde e presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental) e Rui Ângelo (psicólogo). O filme temático é o “Nunca Estiveste Aqui” (You Were Never Really Here) de Lynne Ramsay.

As M-Talks foram também uma resposta do Festival Mental logo em março, com o projecto digital autónomo M-Talks 4 All com conversas diárias (dias úteis) sobre saúde mental durante os períodos de confinamento e desconfinamento.

A programação de 2020 inclui também uma série de eventos integrados de várias áreas culturais e sociais como cinema, música, dança, teatro e literatura. Aliando-se a esta programação acontece também o Mental Júnior, porque falar da saúde mental é também para os mais pequenos.

A programação Festival Mental 2020 já está completa e pode ser consultada de forma integral abaixo.

Os bilhetes para as sessões que decorrem no Cinema São Jorge - M-Cinema, M-Talks (incluindo filmes), Mental Jovem e Mental Junior - podem ser adquiridos a partir do próximo dia 23 de setembro no local.
Excepção feita para a sessão gratuita M-Debate cujos bilhetes devem ser levantados no próprio dia, por ordem de chegada e mediante lotação da sala.

cardapio.pt @ 24-9-2020 11:25:00


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro