"Opostos bem dispostos" no Arquivo Municipal da Murtosa

O jardim exterior do Arquivo Municipal da Murtosa recebe, no próximo sábado, dia 5 de abril, às 15h, o espétaculo de teatro e música “Opostos bem dispostos”, pela ACE Teatro do Bolhão. A peça é dirigida, de um modo muito especial às crianças e jovens e a entrada é livre.

cardapio.pt @ 31-3-2014 15:48:04

Este espetáculo teatral, com música ao vivo e magia, pretende, ludicamente, contribuir para a educação e o desenvolvimento dos jovens na construção de um novo olhar face ao diferente. A manutenção de estereótipos arcaicos continua a originar desigualdades e descriminações sociais, educativas e comportamentais, penalizadoras quase sempre da identidade feminina. A intervenção na área teatral pode e deve assumir uma vertente pedagógica e construtiva, que facilite o percurso com vista à promoção da alteridade. A desconstrução dos modelos estereotipados promove a igualdade de género, no absoluto respeito do outro.

“Ele diz coisas tão magras tão magras, que ela quase morre de fome ao ouvi-lo. Ela espera herdar uma fortuna e peras, ele encolhe os ombros e come maçãs. (…) Ela encara sempre as coisas de frente, ele vê sempre as coisas pelo outro lado. (…) Enquanto ele procura não ser como ela, ela encontra forma de evitar ser como ele.” Eugénio Roda in Contra Dizeres.

Esta iniciativa é realizada no âmbito do programa “Cultura em Rede”, um projeto de âmbito regional desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro com o objetivo de oferecer à população dos 11 Municípios da região uma oferta cultural diversificada e de qualidade, materializando uma verdadeira estratégia regional no domínio da Cultura. Integrada no programa RUCI – Redes Urbanas para Competitividade e Inovação, a iniciativa é cofinanciada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

cardapio.pt @ 31-3-2014 15:48:04