19/7/2021 a 22/7/2021 Oficinas do Vaudeville Rendez-Vous chamam todos “ao palco”

E se o público tivesse a possibilidade de apresentar uma criação artística no Vaudeville Rendez-Vous? É esta a proposta da Oficina de Criação do Festival, uma das várias atividades de mediação que integram a programação do evento, que decorre de 19 a 24 de julho, nas cidades do Quadrilátero Cultural – Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. 

cardapio.pt @ 5-7-2021 10:40:53

Organizado pelo Teatro Didascália, o Vaudeville Rendez-Vous terá 26 apresentações gratuitas em espaço público, assim como várias atividades paralelas pensadas não só para o público geral, como também para artistas e profissionais que procuram ações de especialização. As inscrições podem ser feitas no site do evento.

Festival arranca com Oficina de Criação

Na sua sétima edição, o Vaudeville Rendez-Vous vai arrancar com a realização das atividades de mediação. A primeira é a Oficina de Criação, uma atividade que se destina a pessoas de todas as idades e que, ao longo de quatro dias, terão a oportunidade de criar a sua apresentação no Festival. As atividades vão ser guiadas por duplas de artistas que vão “transformar cada lugar num habitat particular”.

As Oficinas de Criação vão decorrer nas quatro cidades que recebem o Festival – em Guimarães e Barcelos, de 19 a 22 de julho, das 14h00 às 18h00, e em V.N. Famalicão, de 20 a 23 de julho, no mesmo horário –, culminando com as apresentações finais. Para o dia 22 de julho, às 18h00, estão agendadas as apresentações finais em Barcelos (no Parque Municipal) e em Guimarães (Jardim do Paço dos Duques). Em Braga (Museu D. Diogo de Sousa) e V.N. Famalicão, os participantes da oficina sobem “ao palco” no dia 23, às 17h30 e às 18h00, respetivamente.


Atividades de especialização para artistas e profissionais

Nos dias 20, 21 e 22, Dulce Duca, a reconhecida malabarista de espetáculos surrealistas, vai conduzir o Workshop intensivo de skate - streets with attitude. A formação destina-se a skaters e a estudantes de circo que dominem este aparelho, realizando-se no Pavilhão Municipal de Hóquei, em Barcelos. Os participantes têm ainda a possibilidade de integrar o espetáculo que a artista apresenta no Vaudeville, Roll With It, e cujas apresentações decorrem em Barcelos (22 de julho, às 19h00, na Praça dos Poetas), Braga (23 de julho, às 19h00, no Museu D. Diogo de Sousa) e em Guimarães (24 de julho, às 11h00, no Jardim do Paço dos Duques).

Dedicadas aos artistas e a profissionais das artes, vão ser promovidas duas Masterclasses, partindo de espetáculos apresentados no Vaudeville Rendez-Vous. No dia 22 de julho, entre as 15h00 e as 17h00, o Gnration, em Braga, recebe a Masterclass - corpo, aparelho e som: o caso 3D. A sessão de formação dirige-se a público especializado em torno das matérias especificamente desenvolvidas na criação do espetáculo 3D – que se apresenta ao público em Braga, às 19h00 desse mesmo dia, e no dia 24, às 19h00, no Jardim do Paço dos Duques. Já no dia 24, das 15h00 às 17h00, na Casa do Território, em V. N. de Famalicão, decorre a Masterclass - circo contemporâneo e espaço público, com base no espetáculo Copyleft, que irá ser apresentado no Parque da Devesa nesse mesmo dia, às 11h00. Antes, passará também por Guimarães, no dia 22, e Braga, a 23.

Destaque ainda para a Conferência de apresentação do projeto de cooperação europeia Circuslink, que terá lugar no dia 21 de julho, às 15h00, no Jardim do Paço dos Duques. O momento tem como objetivo apresentar este projeto, da qual o Teatro da Didascália é cofundador, a par da Archaos (Bienal de Circo de Marselha, França), Festival Dynamo (Dinamarca), Letni Letna (República Checa). Ainda com o intuito de sublinhar o forte caráter internacional do Festival, e aproveitando a presença de um número crescente de programadores internacionais, vai ser promovida uma Sessão de pitching, no dia 23 de julho, às 10h30, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. O showcase de artistas e trabalhos na área de circo integrará, por isso, este ano uma apresentação em formato de discurso expositivo. A iniciativa é restrita a programadores e agentes artísticos.

cardapio.pt @ 5-7-2021 10:40:53


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro