8/10/2021 a 9/10/2021 “Hiena" de Regina Guimarães estreia no Teatro Municipal da Guarda

O espetáculo “Hiena”, peça de teatro escrita por Regina Guimarães e encenada por Rui Leitão, estreia dia 8 de outubro no Teatro Municipal da Guarda.

cardapio.pt @ 4-10-2021 12:17:00

O ponto de partida para esta peça surge durante uma viagem de carro onde, aquando as notícias da rádio, Rui Leitão, co-director da Fértil Cultural e encenador da peça, ouve os casos de corrupção e de enriquecimento ilícito e fraude a partir de movimentos de caridade no pós-incêndios de Pedrógão Grande. É aí que surge a ideia das hienas, um animal reconhecido pela sua capacidade de sobrevivência e pela ingestão de alimentos difíceis - até ossos.

A convite da Fértil Cultural, Regina Guimarães escreve “Hiena” para “ajustar contas com a monstruosidade banalizada mas, ainda assim, demasiada humana para escapar ao nosso pasmado entendimento” e para “que percebam a minha inquietude, a tristeza de viver num país chamuscado, a incapacidade de mudar o rumo das coisas com as palavras”. Segundo o encenador, a ideia do espectáculo “passa por dar uma noção de conflito interno de como uma pessoa desesperada pelo dinheiro é capaz de tudo, até de ver na desgraça de outros a solução e de como isso é tão bem aceite que consegue ter aliados que acompanhem as suas ideias e que possam atacar em grupo”. 

Um espectáculo que põe o público em constante tensão à volta da própria Hiena, num cenário provocador de dúvidas construído por Sandra Neves. Até onde é que poderá esta empresária lucrar ilicitamente enquanto desenvolve um projecto de ajuda humanitária? Na realidade, ela pretende contribuir para o bem-estar da população afectada pela catástrofe, mesmo que desviando parte das receitas obtidas para colmatar as suas dívidas. Será assim tão má?


Sinopse

Uma mulher encontra-se em falência depois de uma vida de luxúria e a sua única companhia é o desespero, que não consegue controlar. É neste momento conturbado que ouve a notícia de uma catástrofe. Com esta notícia, começa a maquinar todo um processo de caridade que, segundo as suas contas, irá permitir lucrar o suficiente para sair da bancarrota. Hiena é um animal incrível pela sua capacidade de sobrevivência. O seu sistema digestivo tem uma grande capacidade para a ingestão de alimentos difíceis, como os ossos


Ficha artística e técnica

Direcção Rui Leitão
Texto Regina Guimarães
Interpretação Neusa Fangueiro
Música e sonoplastia Rui Leitão
Cenografia Sandra Neves
Figurinos Filipa Carolina
Desenho de Luz Paulo Neto
Produção Executiva Ana de Sousa Vieira
Técnico de Luz e Som César Cardoso
Fotografia Duarte Costa
Vídeo Rúben Marques

Informações

Datas: 8 e 9 de outubro de 2021

Local: Teatro Municipal da Guarda

Bilhetes: 5 euros

cardapio.pt @ 4-10-2021 12:17:00


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro