22/10/2021 a 24/10/2021 Teatro São João reabre portas à cidade com atividades gratuitas este fim de semana

O Teatro Nacional São João (TNSJ) volta hoje a abrir as suas portas, após a conclusão de uma obra de reabilitação iniciada em março – que teve como objetivo renovar o interior e a arquitetura de cena do edifício centenário e modernizar o seu parque técnico. O momento vai ser celebrado com três iniciativas que têm como objetivo devolver o teatro à sociedade.

cardapio.pt @ 22-10-2021 17:33:58

Exposição "10 Anos 100 Atos"

Exposição "10 Anos 100 Atos"

Uma história de 100 anos resumida em 10 momentos

Às 18h00, o evento inicia-se com a inauguração da exposição museográfica 10 Atos 100 Anos, que, através de diversos materiais – testemunhos, cartazes, figurinos, entre outros –, conta a história dos 100 anos de vida do Teatro São João em 10 momentos marcantes. Com curadoria de Gabriella Casella, a instalação que coloca em perspetiva o Centenário do edifício projetado por Marques da Silva pode ser visitada gratuitamente no Salão Nobre do São João até 27 de março (de quarta a sábado, das 14h00 às 19h00, e ao domingo, das 14h00 às 17h00).

Colóquio explora as muitas faces dos Teatros Nacionais

Já às 19h00, segue-se a conferência de abertura do colóquio internacional Teatros Nacionais: missões, tensões, transformações, conduzida pelo teatrólogo norte-americano Marvin Carlson, sob o tema “Os Teatros Nacionais no Século XXI”. Amanhã e domingo, o evento continua no Mosteiro de São Bento da Vitória com um conjunto de mesas-redondas que vão refletir sobre o passado, presente e futuro dos Teatros Nacionais de todo o mundo, explorando o inesgotável potencial artístico e político destas instituições, enquanto lugares coletivos e colaborativos de criação, representação e participação social.


Colóquio Teatros Nacionais

Colóquio Teatros Nacionais

Ao longo dos três dias, personalidades nacionais e internacionais com ligação ao mundo do Teatro vão partilhar as várias formas e encarnações que os Teatros Nacionais podem tomar, em reinvenção permanente, para se manterem funcionais e disponíveis para as mais diversas apropriações, após tantos anos. Entre os principais nomes, destacam-se Claudio Longhi, diretor-geral do Piccolo Teatro di Milano; Gábor Tompa, atual presidente da União de Teatros da Europa (UTE) que tem trabalhado com o elenco do São João na produção À Espera de Godot, de Samuel Beckett; e Ricardo Pais, ator, encenador e ex-diretor da do Teatro Nacional São João. A ensaísta polaca Elzbieta Matynia será responsável pela conferência de encerramento. A iniciativa conta com curadoria da jornalista Inês Nadais.


Lear © João Tuna

Lear © João Tuna

Lear: Estreia do palco novo com um clássico de sempre

Por fim, às 22h00, o novo palco do São João recebe a pré-apresentação dos dois primeiros atos de Lear, de William Shakespeare. Com encenação de Nuno Cardoso e uma nova tradução de António M. Feijó, a nova produção própria do São João combina atores da companhia “quase residente” com outros cujo trajeto se cruzou já com a história da Casa. Este reencontro toma forma também em palco, com a reutilização de equipamentos técnicos e de cena, adereços e figurinos de anteriores produções para dar corpo ao conflito geracional e à falta de solidariedade na família, assim como à cegueira nas relações de amor e de poder que são retratados em Lear. Os dois primeiros atos da peça vão estar ainda em cena no sábado, às 19h00, e domingo, às 16h00, com entrada gratuita. A estreia do espetáculo está marcada para dia 6 de novembro.

Obras Teatro Nacional São João © João Tuna

Obras Teatro Nacional São João © João Tuna

Uma intervenção multidisciplinar a pensar no futuro

Em dezembro de 2019, o programa operacional regional Norte 2020 aprovou a operação “Reabilitação do Teatro São João e Programa Comemorativo do seu Centenário”, que envolveu um valor global de 2,55 milhões de euros. No final de março, a execução desta ação entrou no seu capítulo final, com o arranque da obra de reabilitação do interior e da arquitetura de cena. Cofinanciada pelo Norte 2020 (com 2 milhões de euros), a intervenção permitiu renovar as instalações elétricas e os sistemas de climatização, reforçar os mecanismos de segurança contra incêndios, recuperar espaços e elementos arquitetónicos e corrigir anomalias infraestruturais e melhorar o nível de eficiência energética.

Adicionalmente, destaque-se a intervenção na caixa de palco, através da sua substituição e nivelamento e modernização da arquitetura e mecânica de cena, bem como a aquisição de novos equipamentos de iluminação cénica, som, vídeo e multimédia. Este investimento não só posiciona o Teatro São João entre os teatros e instituições culturais mais bem equipados em Portugal, como também permite o reforço da programação artística da instituição, do qual são exemplo a exposição que hoje se inaugura, bem como como o colóquio internacional.

cardapio.pt @ 22-10-2021 17:33:58


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro