Rogério Nuno Costa regressa a casa com Itinerário

O novo espetáculo de performance estreia no final de outubro

Itinerário é a nova criação do performer, escritor e investigador Rogério Nuno Costa, com estreia marcada para dia 29 de outubro, na Sala Estúdio Valentim de Barros, nos Jardins do Bombarda, em Lisboa, onde permanecerá em cena até dia 2 de novembro. Uma coprodução do Teatro Nacional D. Maria II e da Sufoco Associação Cultural, com criação, texto, direção artística e interpretação de Rogério Nuno Costa.

cardapio.pt @ 8-10-2025 18:52:00

Itinerário é um espetáculo integrado no STAGES – Sustainable Theatre Alliance for a Green Environemental Shift, um projeto cofinanciado pela União Europeia e, através do qual, Rogério Nuno Costa desenvolveu, durante os últimos 3 anos, um laboratório experimental de investigação nas interseções entre arte, ciência e tecnologia, trabalhando com investigadores da teoria dos media, dos estudos de performance e das ciências ambientais. 

Depois deste processo de investigação, surge agora Itinerário, com o subtítulo de trabalho Geologia de um regresso a casa, uma criação que conclui um tríptico de performances retrospetivas do artista iniciado em Missed-en-Abîme (2021) e continuado em Lamento Imenso (2023).

Ancorado numa reflexão simultaneamente crítica e alegórica das relações e fricções entre teatro, lugar e ubiquidade, Itinerário será construído através de um processo de escrita epistolar realizado no decurso de uma viagem lenta entre Helsínquia (onde o artista vive) e Lisboa (onde o artista deixou de viver): a circularidade e a impermanência como condomínio. Ou um regresso a casa a corresponder, em espelho e em desaceleração de partículas, a um regresso ao futuro.

A partir de um trabalho de inventariação de modos e procedimentos de criação sensíveis às ideias de sustentabilidade, pegada ecológica e impacto territorial, este espetáculo revisita também Vou A Tua Casa, performance para espaços domésticos desenvolvida por Rogério Nuno Costa em 2003 e que já havia previsto e testado operações ecologicamente sustentáveis para a criação e apresentação de espetáculos. Itinerário propõe agora um exercício radical, quiçá trágico, de reativação dessas operações, só que num tempo fora do tempo, e num espaço que já não é uma casa, ou nunca foi: o Teatro, simultaneamente a arte e o edifício.

Noções como as de refúgio, exílio, perdição, mas também invasão, imersão e suspensão, obsessivamente trabalhadas em Vou A Tua Casa, são aqui re-mapeadas e re-analisadas à luz de novas urgências. Como exercitar a hospitalidade em tempos de crise climática?

Uma criação de Rogério Nuno Costa que parte de uma viagem entre Helsínquia e Lisboa, Itinerário conta ainda com colaboração dramatúrgica de Susana Mendes Silva e investigação e consultoria científica de Aida Estela Castro, Alexandra Polido, Manuel Bogalheiro e Sara Moreno Pires. Para ver na Sala Estúdio Valentim de Barros, nos Jardins do Bombarda, 

Itinerário de Rogério Nuno Costa 

Sala Estúdio Valentim de Barros / Jardins do Bombarda 

De 29 de outubro a 2 de novembro

QUA – QUI, 20H ∙ SEX, 21H ∙ SÁB, 19H ∙ DOM, 16H

(Rua Gomes Freire, 161, Lisboa)

criação, texto, direção artística e interpretação Rogério Nuno Costa desenho de luz e direção técnica Roger Madureira som Vasco Zentzua colaboração dramatúrgica Susana Mendes Silva investigação e consultoria científica Aida Estela Castro, Alexandra Polido, Manuel Bogalheiro e Sara Moreno Pires design gráfico e ilustração Jani Nummela fotografia Alípio Padilha direção de produção Cláudia Teixeira gestão administrativa e financeira Sufoco Associação Cultural coprodução Teatro Nacional D. Maria II, Sufoco Associação Cultural apoios O Espaço do Tempo, Festival Paragem/Bóia – Associação Cultural, Festival END, Festival Citemor, Festival Contradança/ASTA Teatro e Outras Artes, c.e.m – centro em movimento, Ballet Contemporâneo do Norte, IHME Helsinki/Vihreä Taide, O Lugar do Meio, Recover Laboratory, Rota Clandestina, Teatro Praga, New Theatre Helsinki, Inestética

Produção integrada no STAGES – Sustainable Theatre Alliance for a Green Environemental Shift, um projeto cofinanciado pela União Europeia // A classificar pela CCE

Fotografia © Alípio Padilha

cardapio.pt @ 8-10-2025 18:52:00


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro