14/3/2019 a 14/3/2019 Sandro Aguilar fala sobre “Animais e Fantasmas” na Escola das Artes da Católica no Porto

"Animais e Fantasmas” é o tema em destaque na próxima aula aberta “Arte & Ecologia” que a Escola das Artes da Universidade Católica do Porto promove esta quinta-feira, 14 de março, às 18h00, no Auditório Ilídio Pinho, no campus Foz da instituição.

cardapio.pt @ 13-3-2019 17:59:22

Um confronto entre o ser humano e os seus fantasmas. Esta é a linha seguida pelo cineasta Sandro Aguilar, que – apostando num triângulo constituído por imagens, palavras e sons – desenha narrativas minimalistas que invocam sensações de terror ou melodrama.

Durante a sessão, o cineasta irá apresentar duas das suas mais recentes curtas-metragens – “Jewels” (2013) e “False Twins” (2014) –, cujas mensagens colocam frente-a-frente um arquivo “animal” que contrasta com o conhecimento humano. Refira-se, ainda, que os filmes do cineasta propõem atmosferas cavernosas, nas quais o ser humano é confrontado com os seus próprios fantasmas. Durante a conversa com Daniel Ribas (docente da Escola das Artes da Católica no Porto), Sandro Aguilar irá desconstruir o seu fascínio por este arquivo, que, nestes filmes, se ocupa de lugares como o Planetário ou o Museu de História Natural de Berlim.

Após ter concluído o curso de cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema em 1997, Sandro Aguilar fundou, no ano seguinte, a “O Som e a Fúria”, produtora que viria a tornar-se, nas décadas seguintes, uma referência no segmento. Sandro Aguilar é, ainda, autor de cerca de duas dezenas de curtas-metragens e de duas longas, destacando-se, aqui, a sua obra mais recente “Mariphasa”, que estreou, em 2018, no Festival de Berlim. A entrada é gratuita.


Informações

Data: 14 de março de 2019

Local: Campus Foz da Universidade do Porto

Horário: 18h00

Preço: Entrada livre

cardapio.pt @ 13-3-2019 17:59:22