Canal Cinemundo celebra Irmãs Wachowski em julho

Em julho, a rubrica “Realizador Do Mês” do Canal Cinemundo é feita no feminino e as convidadas são as irreverentes irmãs Wachowski. Todas as sextas-feiras, de 12 a 26 de Julho, o canal exibe três filmes que percorrem diferentes fases da carreira da dupla, que se tornou conhecida com a trilogia Matrix, na altura assinando ainda “The Wachowski Brothers”: a dupla nasceu Laurence e Andrew Wachowski e mais tarde efetuou a transição para Lana e Lilly Wachowski, passando a partir daí a assinar apenas “The Wachowskis”.

cardapio.pt @ 12-7-2019 17:13:10

"Bound - Sem Limites"

"Bound - Sem Limites"

A retrospetiva reflete o estilo arrojado da cinematografia das cineastas, começando pelo seu primeiro filme, Bound – Sem Limites, que convenceria os estúdios do seu talento e lhes iria permitir realizar Matrix; passando por Speed Racer, o primeiro filme que fizeram após Matrix; e termina em Ascensão de Júpiter, o último filme que lançaram e o primeiro que fariam em 3D.

As Wachowski cresceram a ler e escrever banda de desenhada e ambas são ávidas jogadoras de videojogos, o que veio influenciar significativamente a sua forma de realizar. Os seus filmes são conhecidos pelos memoráveis momentos de ação, sustentados em efeitos especiais. A paixão de ambas pelas artes marciais também é uma constante nos seus filmes: em Speed Racer há a inclusão de ninjas assassinos e em Ascensão de Júpiter há muitos combates de artes marciais que substituíram os tradicionais tiroteios.


"Speed Racer"

"Speed Racer"

Em 1996, foi-lhes dada a oportunidade de escreverem e realizarem a sua primeira longa-metragem, Bound -Sem Limites: a história de Violet e Corky, duas mulheres que se envolvem numa relação escaldante e acabam por arquitetar um plano para roubar dinheiro do crime organizado. O primeiro filme da dupla é também o único a quebrar outra característica do seu cinema: a dinâmica mulher / homem, que normalmente tem uma nuance romântica, e onde o trabalho de equipa entre os dois é o que acaba por conseguir feitos que cada um não poderia ter conseguido sozinho. Bound – Sem Limites é a única exceção, com o filme a ser protagonizado por duas mulheres.

Este filme recebeu boas críticas, venceu o Prémio de Melhor Filme no Fantasporto (1997) e mostrou que, os então irmãos Wachowski, eram realizadores inovadores e talentosos.

Em 2008, as Wachowski lançam Speed Racer, um filme baseado numa banda de desenhada japonesa e que conta a história de um mestre do volante Speed, que vive atormentado pela morte do irmão numa corrida. Quando recusa um contrato milionário para ser manter leal à empresa da família, apercebe-se para salvar os que estão à sua volta, tem de vencer a corrida onde o irmão morreu.


"Ascensão de Júpiter"

"Ascensão de Júpiter"

Os efeitos visuais do filme criam não só grandes sequências de ação, como também todo um mundo futurista cheio de cor, quase psicadélico, onde os personagens habitam.

A rubrica do “realizador do mês” termina com a Ascensão de Júpiter, a última longa metragem que realizaram. A Ascensão de Júpiter protagonizada por Channing Tatum, Mila Kunis e Eddie Redmayne, conta a história de Jupiter Jones, uma rapariga normal que descobre ser a herdeira de uma família da nobreza intergaláctica e que tem de proteger os habitantes da Terra de uma ameaça antiga e destrutiva.

O uso de slow motion, outra característica dos filmes das realizadoras, é também usado várias vezes durante as cenas de ação do filme.

Com um estilo arrojado, inconfundível e assente nos efeitos especiais, o Canal Cinemundo exibe assim três filmes das Irmãs Wachowski e que refletem toda a inovação que trouxeram para o cinema, mostrando que o talento e criatividade de ambas não se esgotou em Matrix.

Programa

12 DE JULHO

22:40 | Bound - Sem Limites

19 DE JULHO

21:00 | Speed Racer

26 DE JULHO

21:00 | Ascensão de Júpiter

cardapio.pt @ 12-7-2019 17:13:10