11/5/2018 a 13/5/2018 Joana Providência estreia "Rumor" no palco do Teatro Nacional São João

O espetáculo parte do universo criativo de Christian Boltanski e vai estar em cena no Porto entre os dias 11 e 13 de maio.

cardapio.pt @ 4-5-2018 12:14:18

"Rumor" /©Pedro Figueiredo

"Rumor" /©Pedro Figueiredo

Quinze anos depois da apresentação de "Pioravante Marche", de Samuel Beckett (2003), a coreógrafa Joana Providência estreia "Rumor" no Teatro Nacional São João (TNSJ). Partindo da obra do pintor, escultor, fotógrafo e realizador Christian Boltanski, Rumor – que estará em cena de 11 a 13 de maio – integra o ciclo de coreografias que a criadora tem vindo a produzir e que têm como denominador comum a referência a obras de artistas plásticos contemporâneos. O espetáculo integra a programação da terceira edição do Festival DDD – Dias da Dança.

“Somos importantes, porque somos únicos, mas ao mesmo tempo somos facilmente esquecidos”. A frase é de Christian Boltanski, que tem criado um universo criativo centrado na sua vida pessoal (real ou ficcionada), trabalhando temas como a infância, a memória, a morte e o esquecimento. Joana Providência recorre ainda aos registos e testemunhos de presos políticos portugueses para procurar um reflexo vivo do contexto social e político de uma ditadura, fazendo de Rumor uma busca pela “pequena história” que há dentro da História.

Com direção de Joana Providência, o espetáculo conta com a interpretação e cocriação de António Júlio, João Vladimiro, Liliana Garcia, Maria do Céu Ribeiro, Liliana Oliveira e Magda Almeida. "Rumor" resulta de uma coprodução de ACE Teatro do Bolhão, Festival DDD – Dias da Dança e TNSJ, tendo ainda o apoio de 23 Milhas – Região de Ílhavo. 


"Rumor" /©Pedro Figueiredo

"Rumor" /©Pedro Figueiredo

A par da estreia absoluta de "Rumor", Joana Providência vai orientar uma masterclass onde irá partilhar com o público os seus métodos de composição e criação. Destinada ao público em geral, a atividade está agendada para o dia 12 de maio, às 14h30, no TNSJ. Partindo da análise do espetáculo, através da exposição das metodologias e propostas de trabalhado utilizadas pela coreógrafa na criação de "Rumor", a oficina será um espaço de exploração e experimentação. De entrada gratuita, mediante a apresentação do bilhete para o espetáculo, a atividade é para maiores de 12 anos e tem um número mínimo de 15 participantes.

A pensar no público mais pequeno, está também programada uma Oficina Criativa no dia 13 de maio, às 17h00, no TNSJ. Enquanto os pais assistem ao espetáculo, a atividade – destinada a crianças entre os 6 e os 12 anos – garante momentos lúdicos e pedagógicos onde se exploram as possibilidades expressivas das crianças, estimulando a sua criatividade. A Oficina Criativa é um espaço de aprendizagem e desenvolvimento, tendo por base e inspiração o espetáculo em cena. O valor de inscrição é de 2,50 euros.


Informações "Rumor"

Datas: 11 a 13 de maio de 2018

Local: Teatro Nacional São João, Porto

Horários: Sexta-feira - 22h00; Sábado - 19h00; Domingo - 17h00

Preço: 7,50 a 16 euros

Espetáculo para maiores de 12 anos

cardapio.pt @ 4-5-2018 12:14:18


Clique aqui para ver mais sobre: Dança