7/7/2019 a 7/7/2019 Companhia Paulo Ribeiro apresenta Jovens Bailarinos - Projeto'19 em Viseu

O espectáculo Jovens Bailarinos - Projeto'19, criado e desenvolvido pela primeira vez pela Companhia Paulo Ribeiro, sobe ao palco do Teatro Viriato, em Viseu, no dia 7 de julho.

cardapio.pt @ 3-7-2019 16:59:54

Este projeto nasceu da vontade de desenvolver uma plataforma intermédia entre as escolas de Dança e as companhias, dando a oportunidade a jovens bailarinos em formação de terem uma experiência em contexto profissional. 

Depois de um convite feito a escolas de dança nacionais no sentido de proporem alunos seus, foi feita uma audição dos quais foram escolhidos cinco bailarinos com idades entre os 17 e os 18 anos: Iara Barbosa, da Escola Profissional de Artes Performativas de Jobra, em Albergaria; Núria Niz e Tomás Laranjo, da Escola de Dança Ginasiano, no Porto; e finalmente, da Escola de Dança Lugar Presente de Viseu, Mariana Figueiredo e Rodrigo Loureiro.

Durante o passado mês de junho, sob a direcção artística de São Castro e António Cabrita, estes cinco jovens bailarinos trabalharam e criaram usufruindo de todas as condições profissionais - artísticas, técnicas e de produção - da Companhia Paulo Ribeiro. O resultado, que conta também com a coreografia dos directores artísticos, vai agora ser apresentado ao público.

Nas palavras de São Castro e António Cabrita, "o nosso papel aqui não foi mais que o de trabalhar com o jovem, aquele que dança, aquele que vive, tendo em total atenção as questões que tem sobre si e o mundo. A emergência contagiante dos seus corpos foi o que nos desafiou não só a controlar mas também a contrariar. Na realidade, é essa emergência geral que emana destes jovens que é interessante para nós, do lugar onde neste momento já nos encontramos a observá-los. Essa, a matéria humana, é a melhor das matérias para construir um diálogo que potencia os momentos de partilha que, esperamos, sejam motivadores de tantas outras aventuras."

O Jovens Bailarinos - Projeto'19 é uma iniciativa da Companhia Paulo Ribeiro que conta com o apoio do Município de Viseu no âmbito do programa Viseu Cultura, que se apresenta agora em estreia no dia 7 de julho, pelas 17h, no Teatro Viriato, em Viseu. Os bilhetes para o espetáculo têm um custo de 2,50 euros.

cardapio.pt @ 3-7-2019 16:59:54

Galeria de fotos