12/11/2019 a 18/12/2019 11.º Festival InShadow - Lisbon Screendance Festival

O InShadow, único festival de vídeo-dança de Lisboa, está de volta para a sua 11.ª edição, a decorrer entre os dias 12 de novembro e 18 de dezembro em vários espaços da cidade. 

cardapio.pt @ 11-11-2019 13:05:00

O InShadow apresenta o melhor da criação artística transdisciplinar nas áreas do vídeo-dança, documentário, performance, exposições e instalações a nível nacional e internacional.

O Festival começa no Museu da Marioneta dias 12 e 13 de Novembro com a estreia absoluta de Sombras, uma Perofrmance de Dança de Diletta Bindi e Sara Montalvão, para público escolar às 10h30 e a 15 de novembro, às 21h, a estreia para público geral na Biblioteca de Marvila.

As Competições Internacionais de Vídeo-Dança e de Documentário, decorrem no Teatro do Bairro de 26 a 29 de novembro, com a exibição de mais de 50 filmes representativos do panorama actual do vídeo-dança mundial.

A 30 de novembro, ainda no Teatro do Bairro, o InShadow exibe a Sessão Especial do vídeo-dança Making Men de Antoine Panier e Harold George e apresenta em estreia absoluta a Performance Se eu pudesse, de Cecília Hudec e Rui Peixoto. A noite segue com a Cerimónia de entrega de prémios da Competição Internacional e termina com a Festa InShadow.

A Competição Internacional de Vídeo-Dança e Documentário conta com o patrocínio oficial da Conserveira de Lisboa e com a atribuição de prémios pela Delta, ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, Associação dos Amigos da Cerca, Soudos – Espaço Rural das Artes e Programa Territórios – Estúdios Víctor Córdon.

Ao longo da programação do InShadow, o corpo e a imagem reivindicam os seus lugares nos ecrãs, nos palcos e noutros suportes de representação através de exposições, instalações e performances como a Tricotomia da Vaidade da Nova Companhia/João Telmo, com apresentações de 4 a 7 e de 11 a 14 de Dezembro na Appleton Square.

A Cisterna FBAUL acolhe, entre 21 de novembro e 18 de dezembro, uma janela caleidoscópica em formato de vídeo-instalação para a obra coreográfica de Merce Cunningham, um loop-vídeo de material cinematográfico raro, entre o experimental, o documental e o performático. Numa mesma relação do corpo, e em diálogo com o projecto instalativo, duas exposições: Border, de Sofia Marques e In*Outside, de João Pedro Rodrigues, uma revisitação fotográfica do espectáculo de dança "3,50 x 2,70" da CiM - Companhia de Dança. 

Realizadores, coreógrafos e bailarinos nacionais e internacionais humanizam objectos artísticos e desafiam o público à reflexão e ao debate entre conversas, workshops e masterclasses.

As iniciativas da 11.ª edição do InShadow vão decorrer em vários espaços de Lisboa, nomeadamente o Museu da Marioneta, Teatro do Bairro, Cinemateca Portuguesa, Cinemateca Júnior, Espaço Santa Catarina, Centro Cultural Mercês, Biblioteca de Marvila, Appleton Square, Cisterna FBAUL, Ler Devagar, Galeria Otoco e Fnac Chiado.

Pode consultar toda a programação do festival aqui

cardapio.pt @ 11-11-2019 13:05:00


Clique aqui para ver mais sobre: Dança