25/4/2020 a 29/4/2020 Largo Residências celebra 25 de Abril e Dia Mundial da Dança com atividades online

No 25 de Abril, o LARGO comemora o Dia da Liberdade numa sessão de Poetry Slam organizada pelos LabIO em Slam Resistência online a partir das 17h. No Dia Mundial da Dança (29), Leonor Keil é convidada a criar um programa com amigos que começa com um texto manifesto e termina numa conversa com a jornalista Claudia Galhós.      

cardapio.pt @ 24-4-2020 18:55:33

A LIBERDADE SÓ ACABA SE NOS CALARMOS

SLAM RESISTÊNCIA
25 Abril. 17h // online

transmissão em directo www.facebok.com/LargoResidencias

Coordenação: LabIO -  João Meirinhos, Mick Mengucci e Vanessa Oliveira

Inscrições limitadas: labioslam@gmail.com

A cooperativa cultural Largo Residência convidou o colectivo LabIO para organizar uma Slam Poetry na tarde de 25 de Abril.

No dia da revolução dos cravos, que é também de celebração da liberdade de expressão, partilhamos “ideias e sensações que tenham surgido sobre Resistência durante esta peculiar (mas de certa forma previsível?) época de quarentena, reflexão e intuição apurada. Será esta a Nova Revolução de que se falava? Como é a poesia num mundo onde não nos podemos tocar?”, LabIO.

Poetry Slam é perfeito para problematizar! Regras: 3 minutos cada poema e cada poema tem de ser original. Não é permitido usar adereços nenhuns. Só cada um e a sua presença são permitidos. O júri é composto por membros escolhidos no público. Usam votações de zero a dez (com casas decimais) e há três rondas.
O laboratório LabIO procuram “textos novos para serem estreados no evento por poetas indomáveis face a júris polémicos e um público online atento e convidado para se lançar ao open mic virtual no final do evento!”

Este é o terceiro LabIO Slam do conturbado ano de 2020.


HAJA SLAM ! POESIA & LIBERDADE

LabIO
O laboratorio LabIO é um lugar e um momento de investigação sobre mistura de expressões artísticas com a oralidade. Apesar de ainda não ter uma sede fixa, tem-se desenvolvido através de residências e performances.
O objectivo é  de unir pessoas, criando um espaço onde se possa praticar a arte da palavra dita em interacção com outras formas de arte, nomeadamente a música, a dança, as artes plásticas, a pintura, o vídeo, a fotografia ou qualquer outra forma de expressão.

O principal objectivo é fundir os processos criativos de várias linguagens artísticas e criar oportunidades de interacção entre as pessoas, e destas com o meio envolvente.

+ https://www.facebook.com/labio.pt/


UM DIA DE DANÇA com Leonor Keil e amigos

29 Abr. Dia Mundial da Dança
transmissão em www.facebok.com/LargoResidencias

A cooperativa cultural LARGO Residências convidou a bailarina Leonor Keil  a programar um dia de dança online com a participação de outros artistas seus amigos em acções que decorrem de manhã à noite com a partilha de um texto manifesto,  vídeos, playlists de músicas, videolists de espetáculos e filmes, novas criações e uma conversa com a jornalista e crítica de dança Claudia Galhós.

PROGRAMA

10h30  Lançamento do cartaz geral e texto manifesto escrito por Leonor Keil
11h  Compilação colectiva
Playlist - sugestões para dançar, soltar o corpo que há em nós
Videolist - para sermos curiosos e bisbilhotar o mundo do movimento, nacional e internacional / teasers / filmes / espectáculos, entre outros
16h  Vídeo realizado (durante a quarentena) pelo "Colectivo venham mais cinco + Osga" (Leonor Keil, Catarina Keil, Ivo Nicolau)
17h Um Dia de Dança - Um vídeo dança, de detalhes, de gestos, de movimentos do nosso confinamento até ao vosso.
17h30  Conversa - Cláudia Galhós e Leonor Keil

Participantes (ordem de entrada) - Daniela Cruz, Carlota Lagido, Valter Fernandes, Marta Lapa, Félix Lozano, Vera Santos, Joana Providencia, Amélia Bentes, Allan Falieri, Romulus Neagu, Bruno Alexandre, Marta Cerqueira, Tânia Carvalho, Sandra Rosado, Pedro Correia Ramos, Victor Hugo Pontes, Rita Omar, Ângela Quintela, Leonor Keil

Agradecimentos: Tiberius Neagu, Catarina Keil e Ivo Nicolau

BIOGRAFIA Leonor Keil

Nasceu em Ponta Delgada, Açores em 1973. Iniciou os seus estudos em Dança na Escola de Dança de Maputo (Moçambique), concluindo a sua formação na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa. Frequentou a licenciatura em dança na Escola Superior de Dança de Lisboa.

Como intérprete de Dança trabalhou com: Joana Providência, Madalena Victorino, Marta Lapa, João Fiadeiro, Paulo Ribeiro, Francisco Camacho, Olga Roriz, Tânia Carvalho, Carlota Lagido, Amélia Bentes, Peter Michael Dietz, Victor Hugo Pontes, Davis Freeman. Como interprete em Teatro trabalhou com : António Pires ( Teatro do Bairro)  José Wallenstein, Cláudio Hochman, John Mowat, Rafaela Santos, Giacomo Scalisi, Companhia TPO (Itália), Luis El Gris (Pogo Teatro) Francisco Campos (Projecto Ruinas), Nuno M. Cardoso (Cão Danado). No cinema destaca a sua participação com : Pedro Caldas, João Figueiras ,Saguenail ,Edgar Pêra. Foi assistente de ensaios de João Fiadeiro , Paulo Ribeiro e Davis Freeman . Em 1996, foi-lhe atribuída uma Menção Honrosa pela sua interpretação na obra Rumor de Deuses  de Paulo Ribeiro nos V Rencontres Chorégraphiques Internationales de Sei- ne-Saint-Denis- França.  Em 1999, foi-lhe atribuído o Prémio Revelação – José Ribeiro da Fonte, pelo Instituto Português das Artes do Espetáculo.  Em 2002, foi uma das intérpretes escolhidas para participar no programa Vif du Sujet, do Festival d’Avignon, para o qual convidou o coreógrafo Javier de Frutos (solo Solitary Virgin). Entre 2003 e 2013 foi Co-fundadora e programadora do projeto  pedagógico da Companhia Paulo Ribeiro- Lugar Presente em Viseu. Como Co- criadora com John Mowat criam Noite de Reis, 10 personagens e um cão   e Miraginava com Joana Providência.

Autora das peças: 

D.O.L integrado nas "Quintas de leitura" Porto

Bianca Branca encomenda do Teatro Maria Matos e Co-producão do Teatro Rivoli 

Um esqueleto de Baleia em casa dos avós com a equipa, Rui Catalão, Carlota Lagido e Bruno Pernadas.

O Fio de Medusa  Festival FIAR, Palmela 

+ https://www.largoresidencias.com/pessoas/leonor-keil

cardapio.pt @ 24-4-2020 18:55:33


Clique aqui para ver mais sobre: Dança