Havaianas lança coleção criada por artistas das favelas do Brasil
7% do valor líquido das vendas reverterá para iniciativas em prol destas comunidades
Presente nos lares de milhões de brasileiros, a Havaianas entende a importância de ligar pessoas em diferentes contextos sociais, rumo a um caminho mais democrático e com mais oportunidades. Em parceria com a Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede nas favelas, a marca lança o projeto Favela Creations para fortalecer e impulsionar artistas de comunidades de todo o país.
cardapio.pt @ 13-4-2023 15:11:29
“A favela é a maior startup brasileira, um berço de inovação para o desporto, a arte, a música, a gastronomia e o empreendedorismo. A Havaianas abriu a sua plataforma para retratar essa inovação e gerar uma frente de verdadeiro impacto social. Um case do que é ESG! Uma referência de uma empresa e uma ONG que combatem, juntas, a pobreza em escala nas favelas”, realça Edu Lyra, CEO e Fundador da Gerando Falcões.
Com a sua rede de talentos, a Gerando Falcões e a Havaianas selecionaram quatro nomes para retratar, através das suas expressões artísticas, o que esses espaços significam para eles, com a estampagem de quatro modelos inéditos de chinelos. A equipa é formada pela dupla Robézio e Tereza, do Acidum Project (Fortaleza e Caucaia, CE), Luis World (de Nacional, na periferia de Contagem, MG), Jamaikah (da Vila Helenita, Viamão, RS) e Wanatta (de Alto Vera Cruz - Leste de Belo Horizonte, MG). Para aumentar a presença dessas obras na favela, a marca venderá os produtos da coleção com um valor mais acessível nas regiões onde os artistas moram e impulsionará a coleção nos mais de 250 mil pontos de vendas em todo o Brasil, oferecendo-lhes ainda mais visibilidade. A coleção encontra-se também disponível na Europa, incluindo Portugal, através da loja online da marca e de revendedores selecionados.
“Mentes brilhantes nascem todos os dias no Brasil. A nossa marca Havaianas reconhece isso desde a sua criação, há 60 anos, e, para incentivar novos talentos a mostrarem ao mundo a sua arte, tornámo-nos numa tela em branco para que eles criassem os estampados da coleção Favela Creations. As solas das Havaianas serão mais um canal de divulgação do seu trabalho. Como forma de continuar a incentivar a Gerando Falcões a dar mais oportunidades a jovens artistas, 7% do lucro das vendas será destinado à associação. A nossa parceria quer oferecer ainda mais luz e recursos para que a Gerando Falcões continue a ser uma potência de transformação social”, afirma Beto Funari, CEO da Alpargatas.
O modelo criado pelo duo Acidum Project retrata a riqueza que eles veem nas pessoas e nas periferias do Nordeste, desde a textura do asfalto, das paredes de tijolo, das roupas penduradas, até aos detalhes sobre as pessoas que ali moram, como as cores e combinações que elas vestem. “Quando recebemos o convite para criar algo que representasse as nossas realidades, optámos por seguir uma linha abstrata, que remete para a organização do caótico dentro da arte, tendo em conta todas as riquezas e misturas de cores e formas que encontramos nas pessoas à nossa volta e nos diferentes lugares onde habitamos”, afirmam Robézio e Tereza, criadores do Acidum Project.
cardapio.pt @ 13-4-2023 15:11:29
Clique aqui para ver mais sobre: Fashion - Moda