Feira de Artesanato de Natal - Lousã

Entre os dias 6 e 8 de Dezembro de 2013, no Parque Municipal de Exposições de Lousã, terá lugar a Feira de Artesanato de Natal.

cardapio.pt @ 5-12-2013 11:41:42

Estão inscritos 70 expositores, sendo 24 de gastronomia, nomeadamente com produtos endógenos do Concelho – plantas aromáticas e condimentares, doçaria, enchidos, mel e licores – e ainda produtos de outras regiões como os ovos Moles de Aveiro, doçaria conventual de Viseu, os frutos secos da época, o vinho, o fumeiro, o pão e o queijo das terras altas do Maciço Central e da Beira Alta / Trás os Montes. No que respeita ao artesanato, o evento contará com 46 participações nas áreas da filigrana, do patchwork, trabalhos em xisto, madeira, restauro de mobiliário, bijuteria, têxteis, rendas e bordados, olaria, reciclagens, sabonetes artesanais, ceras ou cortiça.

Destaque para a presença de novos empreendedores, no âmbito da política autárquica de apoio e promoção do empreendedorismo, para o apoio às microempresas artesanais, no âmbito de programas específicos de base associativa local e o projecto Miminhos dos Avós.

Do Programa de Animação constam as participações de Bernardo Malabarista, ASTEDIXIE, Grupo de Concertinistas da Lousã, Academia de Bailado, o grupo coral “Cantar Arte-Via” e a Orquestra Ligeira da Associação R. S. C. das Gândaras.


Este evento tem o apoio do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional – Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte e da Gazmondego.


Exposição Aprendizagens


O Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos acolhe do desde o dia 2 de Dezembro de 2013 a 7 de janeiro de 2014 a exposição “Aprendizagens”, do Atelier Artes e Restauros, organizada pela Câmara Municipal da Lousã.


A cerimónia de inauguração terá lugar no dia 7 de Dezembro, pelas 16h30, na galeria de exposições temporárias do referido museu.


Esta mostra conta com a participação de 9 autores, na sua maioria lousanenses – Maria Garção, Isabel Calçada, Beatriz Santa, Fernanda Rodrigues, Mário Inácio, Zélia Henriques, Tilita, Estrela Calçada – que exibem 20 trabalhos figurativos em óleo sobre tela onde o traço, o gesto, a mancha, a cor e a textura, são elementos centrais da composição pictórica.


Trata-se do resultado de um projecto iniciado em 2011 por Sérgio Eliseu que, devido a obrigações académicas, teve em 2013 continuidade com J.Eliseu (filho).


Deriva de uma aposta num programa completo de aprendizagem para pessoas com e sem experiência, onde cada aluno, segundo as capacidades demonstradas, possui um percurso individual, iniciado na fase mais adequada ao seu desenvolvimento.


A exposição assenta numa temática diversificada onde, porém, predominam trabalhos paisagistas, alguns nunca antes expostos, que já apresentam um nível técnico bastante consistente e interessante.


Apresentação do livro “Manuel Louzã Henriques – Algures Com Meu(s) Irmão(s)”


O livro intitulado “Manuel Louzã Henriques – Algures Com Meu(s) Irmão(s)”, da autoria de Manuela Cruzeiro e Teresa Carreiro, vai ser apresentado, esta sexta-feira (dia 6 de Dezembro) às 21h30, no auditório do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques.


A obra será apresentada pelas autoras Manuela Cruzeiro e Teresa Carreiro. Este é um livro sobre a vida e obra pública do médico antifascista Louzã Henriques, uma obra que conta com quase 500 páginas.


O livro foi editado pela Lápis de Memórias, e divide-se em “duas partes fundamentais”: o texto das entrevistas ao médico e etnólogo, com raízes na serra da Lousã, e 36 “testemunhos de amigos de uma vida”, além de dois depoimentos de familiares, revelou Manuela Cruzeiro.



INFORMAÇÕES

Local: Parque Municipal de Exposições de Lousã

Datas: 6 a 8 de Dezembro de 2013

Morada: Rua 1º de Dezembro 3200 Lousã 

cardapio.pt @ 5-12-2013 11:41:42