Lampreia do Rio Minho: Um Prato de Excelência

Autarquia monçanense, em parceria com a ADRIMINHO e restantes municípios do Vale do Minho, aposta forte na promoção daquele prato. Nos fins de semana de fevereiro e março, 20 restaurantes do concelho confecionam o ciclóstomo e a autarquia proporciona animação complementar.

cardapio.pt @ 7-2-2014 11:49:34

A Câmara Municipal de Monção, em parceria com os municípios de Melgaço, Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira, Caminha e a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO), engloba, à semelhança dos últimos anos, uma rede intermunicipal para a promoção da Lampreia do Rio Minho no território nacional e na vizinha Espanha.

Além da valorização daquele recurso endógeno, com a apresentação nos restaurantes de vários pratos confeccionados com o famoso ciclóstomo durante os fins de semana de Fevereiro e Março, pretende-se a valorização de um dos principais atractivos culinários da região e a divulgação das potencialidades naturais e patrimoniais da região.

Desta forma, a iniciativa intermunicipal, denominada “Lampreia do Rio Minho – Um prato de excelência”, compreende a realização de diversas actividades culturais, lúdicas e radicais que prometem transformar o território constituído pelos seis municípios num espaço apelativo para os residentes e convidativo para os visitantes.

Ao longo destes dois meses, a autarquia monçanense preparou um conjunto variado de iniciativas, cujo ponto alto será o XXXVII Rali à Lampreia, na Praça Deu-la-Deu Martins, no dia 23 de Fevereiro (domingo). Nos restantes fins de semana, haverá exposições, concertos de música, conferências, provas de BTT e Feira de Artesanato e Velharias.

Na vertente do turismo activo e de natureza, estão disponíveis pacotes de turismo cultural/aventura, acções de iniciação ao mergulho e actividades na Ecopista do Rio Minho e Trilho da Carvalheira, em Abedim. Estão ainda disponíveis, mediante marcação, visitas ao Paço do Alvarinho, Palácio da Brejoeira, Centro Interpretativo do Castro de S. Caetano e Casa Museu de Monção/UM.

cardapio.pt @ 7-2-2014 11:49:34


Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia