"Pastelaria para todos" - A nova produção própria do canal Casa e Cozinha

Carlos Fernandes, um dos mais promissores pasteleiros da sua geração, é o anfitrião de “Pastelaria para Todos”, a nova produção própria que o canal Casa e Cozinha estreia a 13 de abril, mês que assinala um ano de emissões em Portugal. 

cardapio.pt @ 12-4-2021 11:47:35

Formado em Cozinha e Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, Carlos Fernandes foi um dos rostos do restaurante Loco (1* Michelin), em Lisboa, onde se fez notar pelas suas criações irreverentes e disruptivas, somou experiências profissionais em Tenerife, San Sebastian e Valencia (Espanha) e trabalhou em dois restaurantes de Martín Berasategui: MB (2* Michelin) e restaurante Martin Berasategui, em Lasarte, San Sebastian (3* Michelin).

O percurso por restaurantes conceituados e premiados levou-o a assumir o cargo de chef de pastelaria num espaço de excelência, o restaurante VISTA, situado no Bela Vista Hotel & Spa, em Portimão, também com uma estrela Michelin.

Actualmente, Carlos Fernandes assume a condução de “Pastelaria para Todos”, a nova produção nacional do canal Casa e Cozinha onde o jovem chef junta o seu natural perfeccionismo e originalidade ao melhor da pastelaria portuguesa.

Sobre a sua participação no programa, refere: “esta foi uma experiência nova e interessante que representa a validação de muitos anos de trabalho de toda uma geração de pasteleiros portugueses. Trata-se de um programa abrangente e inclusivo, onde encontramos receitas básicas para quem quer dar o primeiro passo na pastelaria, mesmo que tenha medo de falhar. Veremos receitas óptimas para entreter as crianças, outras mais complexas, para surpreender, e algumas que poderão ser exploradas por profissionais nas suas criações”.

Em “Pastelaria para Todos”, cuja primeira temporada conta com 22 episódios, os espectadores vão aprender a confeccionar uma multiplicidade de sobremesas. Desde os petiscos mais doces e tradicionais, como o pão-de-ló ou as bolas de Berlim recheadas com creme, até às tartes mais incríveis como a tarte de café, avelã e toffee, o jovem pasteleiro ensina a dominar uma infinidade de técnicas para que todos possam desfrutar das iguarias de pastelaria em casa. 


Receita: Banana bread com chantilly de especiarias e chocolate

Ingredientes (dificuldade: baixa; tempo: 30 minutos)

Banana bread

150g óleo de girassol

160g açúcar mascavado ou amarelo

160g açúcar branco

360g farinha

4 ovos

5 bananas maduras

4g de fermento químico

1 pitada de flor de sal

30g chocolate negro 70% picado

30g nozes picadas

Chantilly de chocolate e especiarias

125 g nata

55 g chocolate de leite

1 pau de canela

1 cravinho

1 estrela de anis

1 cardamomo

Preparação:

Para o banana bread: Batem-se os ovos com os açúcares. Mistura-se o óleo seguido do fermento com a farinha. Com um garfo, esmagam-se as bananas deixando alguns pedaços um pouco maiores e juntam-se ao preparado anterior. Finaliza-se com o chocolate, as nozes e a flor de sal. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC numa forma de bolo inglês durante cerca de 20 minutos ou até que, ao fazer o teste do palito, este saia seco.

Para o chantilly de chocolate e especiarias: Fervem-se as natas com as especiarias e deixa-se arrefecer. Passam-se e pesam-se. Caso seja necessário, adicionam-se mais natas para atingir as 125g. Fervem-se  as  natas  de  novo  e  vertem-se  sobre  o  chocolate.  Deixa-se  repousar  durante  uns  segundos  e mistura-se bem com a vara de arames. Deixa-se repousar no frigorífico até ficar bastante frio, durante pelo menos quatro horas. Bate-se na batedeira e coloca-se num saco pasteleiro. Coloca-se o banana bread bem frio na bandeja de servir e decora-se com o chantilly e o chocolate ralado.

cardapio.pt @ 12-4-2021 11:47:35


Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia