Novidades Livros (1 a 7 de agosto de 2019)

cardapio.pt @ 31-7-2019 14:32:00

"Abismo - Vol. 2 da série DNA" de Yrsa Sigurdardóttir

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Um crime antigo e uma história atroz que mobilizam o leitor até à última página. À medida que a intriga progride, as personagens ganham grande densidade e mistério.

O segundo volume da série DNA, que consagrou a dupla formada pelo detetive Huldar e a psicóloga infantil Freyja, conta a história do aparecimento de uma cápsula do tempo, doze anos após a violação e o assassínio de uma rapariga em Hafnarfjördur. Dentro da cápsula são encontradas cartas escritas por crianças que, em idade escolar, imaginam como será a Islândia em 2016, e o que acontecerá nesse ano. Mas, no meio delas, é encontrada uma mensagem anónima, com uma lista de iniciais das pessoas que virão a ser assassinadas no mesmo ano. 

Só quando partes de corpos recentemente decepados começam a ser descobertas nos sítios mais insólitos é que surge a hipótese de que estas possam estar relacionadas com os nomes da lista e com um crime antigo a que se seguiu outro crime - um processo corrupto. Este livro impressionou críticos e leitores, e atingiu o primeiro lugar de vendas na Islândia.

"Regresso à Casa de Verão" de Jude Deveraux

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Há uma casa de verão no Maine onde a anfitriã, Madame Zoya, concede às suas visitantes a realização dos seus desejos mais profundos. Desta vez, chegam à casa três mulheres com uma coisa em comum: um passado doloroso que cada uma delas gostaria de poder reescrever. Amy, que esconde uma perda terrível apesar do seu casamento perfeito... Faith, uma viúva de 30 anos cujo grande desgosto é ter perdido um grande amor há anos… e Zoë, uma artista que viu a sua vida mudar numa noite de que ela não se recorda. Com os seus poderes místicos, Madame Zoya e a irmã Primrose transportam o trio à Inglaterra do século XVIII para assim mudarem a história dos seus antepassados. 


Conseguirão por fim a felicidade que merecem?
 Acostumado ao perigo e à ação, Falcó move-se agora num mundo em que a luta é ideológica. É um mundo que lhe é estranho e no qual terá de recorrer aos seus métodos muito próprios.
Mestre do politicamente incorreto, Pérez-Reverte termina com Sabotagem a trilogia protagonizada pelo anti-herói Falcó. E volta a brindar-nos com um belíssimo romance de espionagem. Um retrato fiel da época pleno de diálogos mordazes, situações rocambolescas e aventuras trepidantes.

"O Milagre Espinosa - Um Guia para Iluminar a Nossa Vida" de Frédéric Lenoir

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Espinosa dedicou a sua vida à filosofia. Com que objetivo? Descobrir «o gozo de uma alegria suprema e incessante». Construiu uma obra inovadora: em meados do século xvii, foi o precursor do Iluminismo e das nossas democracias modernas, bem como da aliança entre liberdade e razão. Espinosa não esteve apenas muito à frente do seu tempo - mas também do nosso: foi o pioneiro de uma leitura histórica e crítica da Bíblia, o fundador de uma «psicologia das profundezas», o grande mestre da filologia, o criador da sociologia e da etologia - e, acima de tudo, o inventor de uma filosofia baseada no desejo e na alegria, que alterou radicalmente a nossa conceção de Deus, da moralidade e da ideia de destino. 


O livro é um relato dos ensinamentos do filósofo, aplicados à nossa vida e à nossa busca da felicidade. É esse o milagre de Espinosa.

"Quem És Tu? Saber escutar o corpo e a alma" de Lise Bourbeau

Editor: Pergaminho

Sinopse: 
Todos nós já nos deparámos com a inquietante questão: quem sou eu? 
O leitor verdadeiramente comprometido com o caminho da autodescoberta encontrará neste livro respostas desafiantes e inesperadas a essa questão.
Decifrando uma multiplicidade de sinais - incluindo coisas tão aparentemente banais como a roupa que escolhemos vestir e o sítio onde decidimos viver, mas sobretudo com base no significado das formas e do funcionamento do nosso corpo - Lise Bourbeau oferece as ferramentas para um autoconhecimento sustentado e profundo.

Descobre o sentido metafísico do teu percurso de vida e conhece finalmente Quem És Tu?

"O Advogado Mafioso - Livro de Bolso" de John Grisham

Editor: 11 X 17

Sinopse: Sebastian Rudd não é o típico advogado da rua. Tem o seu escritório numa carrinha à prova de balas, munido de wi-fi, um bar, um pequeno frigorífico, assentos de cabedal, um compartimento escondido para a arma e um motorista armado até aos dentes. Não pertence a uma firma, não tem sócios, nem associados. O seu único funcionário, o motorista, é também seu guarda-costas, administrativo, confidente e caddy no golfe. Vive sozinho numa penthouse pequena, mas extremamente segura, e a sua principal peça de mobiliário é uma mesa de bilhar vintage. Bebe bourbon e anda armado.


Sebastian defende pessoas de quem os outros advogados nem sequer se aproximariam: um miúdo cheio de tatuagens na pele e drogas no corpo, que diz pertencer a um culto satânico, acusado de abusar sexualmente de duas meninas e de as matar; um perverso chefe do crime organizado que agora se encontra no corredor da morte; um homem preso por disparar contra uma equipa das forças especiais SWAT, que lhe invadiu a casa por engano. Porquê estes clientes? Porque ele acredita que toda a gente tem direito a um julgamento justo, mesmo que para tal ele, Sebastian, tenha de fazer batota. 

Detesta injustiças, não gosta de seguradoras, bancos ou grandes empresas; desconfia do governo a todos os níveis e ri-se do conceito de ética do sistema judicial. Sebastian Rudd é uma das personagens mais coloridas e ousadas de Grisham.

"Os Lusíadas de Luís de Camões Contados às Crianças e Lembrados ao Povo" de João de Barros

Editor: Cultura Editora

Sinopse: Livro recomendado para o 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Era uma vez um povo de marinheiros e de heróis, o povo português, o nosso povo, que já lá vão muitos anos — mais de quatrocentos — quis descobrir o caminho marítimo para a Índia. A Índia aparecia então, aos olhos de todos os Europeus, como terra de esplendor e de riqueza, que todos os homens desejavam, mas onde era difícil, quase impossível chegar. Quatro pequenos navios — tão pequenos sobre o imenso, ignorado Oceano! — Quatro naus comandadas pelo grande capitão Vasco da Gama lançaram-se através do Atlântico, só conhecido até ao Cabo da Boa Esperança, dobraram esse Cabo e puseram-se de vela para a região que demandavam.

O vento era brando, o mar sereno. Até então a viagem correra sossegada. Mas os perigos seriam constantes, a travessia arriscada, a viagem longa. E ninguém sabia ao certo o rumo a seguir, pois nunca outra gente se atrevera sequer a tentar tão comprida e custosa navegação.

Só a coragem e a audácia dos Portugueses seria capaz da proeza heróica! Assim inicia João de Barros a sua adaptação em prosa de Os Lusíadas, o poema épico português. Nesta obra, o autor condensa e simplifica a leitura dessa joia da literatura nacional, tornando-a acessível a um público mais jovem, mas interessado em conhecer a sua História e as suas Origens.

"O Lorde Pagão" de Bernard Cornwell

Editor:  Saída de Emergência

Sinopse:Lealdades divididas, batalhas sangrentas e intrigas mortais na luta para unir uma nação.

No início do século X, Inglaterra está em tumulto. Depois da morte de Alfredo é o seu filho Eduardo quem reina. Wessex sobrevive, mas a paz tem os dias contados: os dinamarqueses, no norte, liderados pelo viking Cnut Espada Longa, preparam-se para invadir o condado e não descansarão enquanto não conseguirem a coroa de esmeraldas.

Uhtred, outrora o melhor e mais importante guerreiro de Alfredo, não goza agora do favor do novo rei, e prepara um ousado plano para reconquistar a antiga casa de família, a grande fortaleza da Nortúmbria, Bebbanburg.
Mas Cnut Espada Longa está a reunir um exército. Quando os seus senhores da guerra respondem à chamada, as lealdades serão testadas e muitos homens tombarão na mais sangrenta batalha entre saxões e dinamarqueses.
Conseguirá Uhtred, o proscrito, tomar nas suas mãos as rédeas do destino de toda uma nação?

"Histórias dos Sete Reinos - Livro de Bolso" de George R. R. Martin

Editor: 11 X 17

Sinopse: Nos últimos dias do reinado do Rei Daeron, com os Sete Reinos em paz e a dinastia real dos Targaryen no seu apogeu, conhecemos a história de um jovem escudeiro de nome Dunk que parte em busca de fama e glória num dos mais famosos torneios de Westeros. Mas ele desconhecia que o destino pode pregar estranhas partidas e que o caminho para a honra e a nobreza em Westeros está ladeado não só de perigos, mas também de amizade e coragem. Quando conhece Egg, um rapaz misterioso e inteligente, mal sabe que os laços estreitos que forma com ele irão mudar a sua vida para sempre.


Com Histórias dos Sete Reinos, George R. R. Martin transporta-nos para o mundo fascinante e repleto de intrigas de Westeros, com a mesma mestria com que escreveu a sua obra-prima: A Guerra dos Tronos.

"Sonetos Livro de Bolso" de Antero de Quental

Editor: 11 X 17

Sinopse: «Escrevendo estas breves páginas à frente dos Sonetos de Antero de Quental tenho a satisfação íntima de cumprir o dever de tornar conhecida do público a figura talvez mais característica do mundo literário português, e decerto aquela sobre quem a lenda mais tem trabalhado. Estou certo, absolutamente certo, de que este livro, embora sem eco no espírito vulgar que faz reputações e dá popularidade, há de encontrar um acolhimento amoroso em todas as almas de eleição, e durar enquanto houver corações aflitos, e enquanto se falar a linguagem portuguesa.»

Do Prefácio de Oliveira Martins

"O Sangue de Roma - Saga da Águia" de Simon Scarrow

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: Cato e Macro estão de regresso em mais uma emocionante aventura.

O Império Parto invadiu a província romana da Arménia, derrubando o rei Rhadamistus. Este é um monarca ambicioso e impiedoso, mas é leal a Roma. O general Corbulo tem como missão recuperar o poder, ao mesmo tempo que prepara as tropas para a guerra com o poderoso Império Parto.
Mas o exército que lidera não está preparado para um conflito tão violento, e a chegada de Cato e Macro, veteranos de várias campanhas, é saudada por Corbulo.

Restaurar um rei deposto é um jogo perigoso. E a brutalidade de Rhadamistus para com os que o derrubaram é a faísca para uma rebelião que irá testar até ao limite a bravura e a vontade do exército romano. Mas, neste jogo de sombras e interesses, nem todos os inimigos estão no campo de batalha…

"Amazónia" de James Rollins

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Em busca de respostas, enfrentam o horror.

Uma expedição científica embrenha-se no coração da exuberante floresta amazónica e desaparece sem deixar rasto. Do grupo fazia parte Gerald Clark, um ex-agente das Forças Especiais dos EUA que perdera o seu braço esquerdo na Guerra do Iraque. Subitamente, quatro anos volvidos, Gerald Clark reaparece. Saído da selva e a arder em febre, morre em poucas horas sem esclarecer como entrou naquele lugar selvagem apenas com um braço para de lá sair com os dois intactos.

Por isso, uma equipa de cientistas e de soldados, nomeados pelo governo dos Estados Unidos, é enviada para a Amazónia para desvendar o mistério que a reaparição de Clark colocava. Nathan Rand, filho do cientista que orientava a expedição científica, continua a manter a esperança de reencontrar o pai com vida. Essa expectativa reaviva-se quando Kelly O'Brien, membro da equipa de busca e salvamento, o convida para integrar o grupo e assim seguir o rasto do pai desaparecido.

Nas profundezas da selva, a natureza, e as suas mais imprevisíveis mutações, aguarda-os e ambos se veem mergulhados num mundo secreto de perigos inimagináveis...

"Desconhecida Num Comboio" de Jenny Diski

Editor: Tinta da China

Sinopse: Jenny Diski percorre os Estados Unidos de comboio, numa viagem que a leva a conhecer gente muito diferente, e a conhecer-se a si mesma. Embalada pelo ritmo dos carris, Diski ouve histórias incríveis e deixa-se deslumbrar pela paisagem americana, que reconhece do cinema. Os cigarros, companheiros, desencadeiam reflexões sobre a solidão e a amizade, e sobre um passado de aflições: família desestruturada, abandono, excessos vários, internamentos psiquiátricos. 


Esta viagem entre dois tempos — o passado de Diski e a América contemporânea — é também um exercício sobre os outros, o desajuste e o distanciamento, quer de si própria quer do mundo.

"O Banquete" de Platão

Editor: Tinta da China

Sinopse: Este clássico de Platão, composto por volta do ano 384 a.C., constitui-se como a primeira obra literário-filosófica de um conjunto onde se pensa e discute em torno da mesa - neste caso, um banquete citadino, entre amigos, organizado inicialmente para celebrar uma vitória de Ágaton, o anfitrião, nas festas Leneias.


Sócrates, Xenofonte, Aristodemo, Erixímaco e outros conversam sobre assuntos corriqueiros, como as «sandálias elegantes» de Sócrates, mas também sobre poemas de Homero, a pólis e, sobretudo, o amor. Um amor enquanto forma de elevação da alma humana, nunca aqui desligado da homossexualidade, que singulariza este diálogo platónico em relação a todos os outros. Esta nova tradução devolve-lhe toda a sua força simbólica.

"As Sensacionais Aventuras de Jim Joyce, o Ás dos Detetives Americanos" de Reinaldo Ferreira

Editor: PIM Edições

Sinopse: Publicadas no Brasil por volta de 1924, as dez narrativas que, tanto quanto se sabe, compõem a série As Sensacionais Aventuras de Jim Joyce, o Ás dos Detetives Americanos, até agora inéditas em livro, transportam-nos aos loucos anos 20, a uma América imaginada por Reinaldo Ferreira, pioneiro português do romance policial. Nesta edição cuidada, que conta com um texto introdutório do especialista Joel Lima, são ainda recuperados diversos materiais de época, incluindo as capas e ilustrações de Stuart Carvalhais (1887-1961) e Alfredo Morais (1872-1971) para os fascículos da publicação original daquela que deverá ser, muito justamente, considerada uma das criações mais conseguidas do mítico Repórter X. 


Aqui, o autor revela todo o seu poder criativo: forja, sem esforço e ao correr da pena, mistérios aparentemente insolúveis, situações de alto risco aparentemente sem hipótese de salvação e proezas detetivescas aparentemente impossíveis de concretizar, sabendo explorar, como os melhores escribas da ficção em fascículos, o imprevisto, o sensacional, o suspense, o desfecho inesperado. Uma faceta quase ignorada do talento novelístico de Reinaldo Ferreira que este volume finalmente dá a conhecer na íntegra.

"A Companhia Negra" de Glen Cook

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: Durante incontáveis gerações, a Companhia Negra, a mais famosa e temida irmandade de mercenários, serviu grandes senhores. Mas os dias de glória há muito que ficaram para trás. A trabalhar para o governador de uma ilha insignificante, estes veteranos limitam-se a fazer aquilo para que são pagos, enterrando com os seus mortos o desencanto que os atormenta.


Entretanto, depois de séculos de enclausuramento, a Senhora ressurgiu. Alguns acreditam que ela é a única que mantém o mundo a salvo de um mal maior. Outros temem que ela seja a encarnação desse mesmo mal.
Quando surge a profecia de que, algures, nasceu uma jovem que irá livrar o mundo da Senhora e dos seus exércitos impiedosos, a Companhia Negra terá de escolher um lado.
E assim começa uma das sagas de fantasia mais originais e disruptivas de sempre.

"O Segredo Mais Bem Guardado- As Crónicas de Clifton - Vol. 3 - Livro de Bolso" de Jeffrey Archer

Editor: 11 X 17

Sinopse: 1945. Na Câmara dos Lordes, a votação para a atribuição da fortuna dos Barrington acabou em empate. Harry regressa à América para promover o seu novo romance, ao passo que a sua amada Emma parte à procura da menina que foi encontrada abandonada no gabinete do seu pai na noite em que ele foi assassinado. Quando chegam as eleições gerais, Giles Barrington tem de defender o seu lugar na Câmara dos Comuns e fica horrorizado ao descobrir que os conservadores decidem ficar contra ele. Mas é Sebastian Clifton, filho de Harry e Emma, que acaba por influenciar o destino do tio. 


Em 1957, Sebastian ganha uma bolsa de estudo para Cambridge, e assim entra em cena uma nova geração da família Clifton. Depois de ser expulso da escola, Sebastian é apanhado numa fraude internacional de obras de arte que envolve uma escultura de Rodin que vale muito mais do que a soma conseguida em leilão. 

Será que ele se torna milionário? Irá Cambridge? Correrá perigo de vida? O Segredo Mais Bem Guardado responde a todas estas perguntas, mas levanta muitas mais…



cardapio.pt @ 31-7-2019 14:32:00