Novidades Livros (8 a 14 de agosto de 2019)

cardapio.pt @ 7-8-2019 14:40:00

"Outlander N.º 7 - Vol. I - Um Eco do Passado" de Diana Gabaldon

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Por terras americanas e escocesas, a aventura do escocês ex-jacobita e rebelde relutante, Jamie Fraser, e da sua mulher, Claire Randall Fraser, atravessa agora o auge da Revolução Americana, entre corsários e batalhas navais. Para além do inverno tenebroso pelo qual estão a passar e alguns acontecimentos sombrios, Jamie e o seu sobrinho Ian são expostos a uma situação desagradável relacionada com o ouro roubado no romance anterior, Um Sopro de Neve e Cinzas. Os dois acabam por se envolver num crime e Ian é jurado de morte. No meio desta convulsão, ele terá de acompanhar o tio e Claire na viagem da Carolina do Norte para as Terras Altas, onde Jamie pretende recuperar a máquina impressora que deixou para trás. Mas será que consegue?


A séculos de distância, Brianna e Roger acompanhados dos filhos, tentam readaptar-se à vida no século XX, para a qual acabam de regressar. Aqui, Brianna acompanha o dramático desenrolar da história dos pais, Claire e Jamie, pelas suas cartas que, poupadas pelo tempo, relatam que Jamie Fraser irá enfrentar inúmeros obstáculos ao partir da Carolina do Norte em viagem. Mas as revelações não se resumem apenas ao longínquo passado: o casal Brianna e Roger procura pistas não só do destino de Claire, mas também do seu próprio. O futuro nas Terras Altas da Escócia é misterioso, irrevogável e está intimamente entrelaçado com a vida e a morte na América colonial destroçada pela guerra.

"Sabotagem" de Arturo Pérez-Reverte

Editor: Edições Asa

Sinopse: Será o Guernica, tal como o conhecemos, o verdadeiro quadro que Picasso pintou?

Na primavera de 1937, Espanha está em guerra civil. Porém, longe dos campos de batalha também se luta, ainda que na sombra. Lorenzo Falcó tem a seu cargo uma missão dupla, desta feita em Paris: desacreditar o herói comunista Leo Bayard perante os seus camaradas soviéticos, e evitar a todo o custo que o quadro que Picasso está a pintar seja exibido na Exposição Universal de Paris.
Embora soprem já os ventos da guerra que assolará a Europa, a música continua a tocar; e a arte, os negócios e a vida social ocupam os intelectuais, os refugiados e os ativistas. 

 Acostumado ao perigo e à ação, Falcó move-se agora num mundo em que a luta é ideológica. É um mundo que lhe é estranho e no qual terá de recorrer aos seus métodos muito próprios.
Mestre do politicamente incorreto, Pérez-Reverte termina com Sabotagem a trilogia protagonizada pelo anti-herói Falcó. E volta a brindar-nos com um belíssimo romance de espionagem. Um retrato fiel da época pleno de diálogos mordazes, situações rocambolescas e aventuras trepidantes.

"Refugiado" de Alan Gratz

Editor: Edições Asa

Sinopse: Três crianças diferentes. Uma missão em comum: FUGIR!

JOSEF é um rapaz judeu que vive na Alemanha nazi, na década de 1930. Com a crescente ameaça dos campos de concentração, ele e a sua família embarcam num navio rumo ao outro lado do mundo…
ISABEL é uma rapariga cubana em 1994. Com motins e distúrbios a proliferarem no seu país, ela e a sua família partem num bote, esperando encontrar segurança na América…
MAHMOUD é um rapaz sírio em 2015. Com a sua pátria dilacerada pela violência e destruição, ele e a sua família encetam uma longa viagem em direção à Europa…

Estas três crianças protagonizam angustiantes viagens em busca de refúgio. Vão todas deparar-se com perigos inimagináveis - desde afogamentos a bombardeamentos e traições. Mas há sempre a esperança do amanhã. E apesar de Josef, Isabel e Mahmoud estarem separados por continentes e por décadas, factos chocantes acabam por ligar as suas histórias no final.

"A Casa da Rússia 30 anos" de John le Carré

Editor: Dom Quixote

Sinopse: 
John le Carré ganhou prestígio mundial com extraordinários romances como A Casa da Rússia, um clássico inequívoco. Conduzindo os leitores através dos sombrios meandros da espionagem internacional com o conhecimento crítico obtido durante os anos que trabalhou nos Serviços Secretos Britânicos, le Carré segue o percurso obscuro e devastador de um documento que poderá alterar profundamente o curso dos acontecimentos mundiais. Em Moscovo, um manuscrito que contém segredos militares muda de mãos. Se conseguir chegar ao seu destino, e se o seu significado for entendido, as consequências poderão ser devastadoras. Entretanto, ao longo do caminho, tem um impacto explosivo na vida de três pessoas: um físico soviético sobrecarregado de segredos; uma bela jovem russa a quem os papéis são confiados; e Barley Blair, um editor inglês em declínio, que se vê pressionado pelos Serviços Secretos a expor a fonte do documento.

John le Carré arrasta-nos, uma vez mais, para o seu mundo secreto, e faz dele o nosso. Em Moscovo, Leninegrado, Londres e Lisboa, numa ilha da costa do Maine que pertence à CIA, e no coração do próprio Barley, le Carré desenvolve não apenas uma história de espionagem, mas uma alegoria do amor individual confrontado com atitudes colectivas de beligerância. Uma magnífica história de amor, traição e coragem, que captura a História no acto.

"Um Inverno, Sete Sepulturas" de Christoffer Petersen

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Na remota comunidade ártica de Inussuk, no final de cada verão, são cavadas sete sepulturas antes que o solo congele. À medida que o inverno se aproxima, a questão que se coloca é se serão em número suficiente. Neste primeiro livro de uma série que tem a Gronelândia como cenário, aparece a figura de David Maratse, um polícia prematuramente reformado que pretende levar uma vida calma, caçando e pescando, observando as baleias e os icebergs que se deslocam lentamente pelo fiorde.


Mas quando, durante a pesca, encontra o corpo da filha desaparecida da primeira-ministra Nivi Winther, torna-se o principal suspeito e, em simultâneo, o investigador do homicídio mais célebre da Gronelândia.

"O Comboio da Noite" de Martin Amis

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Mike Hoolihan, uma mulher polícia de uma cidade americana, depara-se com a morte suspeita da jovem Jennifer Rockwell. Mike conhecera-a: era muito bela, inteligente, amorável, gregária, uma criatura extraordi-nariamente adorada por toda a comunidade. Encontrá- -la morta em casa, com um tiro na cabeça, foi um choque tremendo, e maior ainda foi a perplexidade quando todos os indícios apontaram para o suicídio. Até mesmo o facto suspeito de terem sido disparados não um mas três tiros pôde ser rapidamente explicado. 

Quando Mike se preparava para dar o caso por encerrado, o pai de Jennifer, antigo polícia e chefe de Mike, pede que esta olhe para o caso uma segunda vez. Tom Rockwell fora o amigo que a ajudara a reabilitar-se de um hábito alcoólico quase fatal - e não iria descansar enquanto não encontrasse uma explicação satisfatória. Porém, à medida que Mike vai investigando e sabendo mais sobre Jennifer Rockwell, a possibilidade de encontrar uma motivação linear vai-se tornando cada vez mais remota, e a verdade por trás daquela morte voluntária é cada vez mais perturbadora.

Ao invés dos livros que o precederam (e que, no geral, fomentam o distanciamento crítico do leitor), este romance de Martin Amis promove a proximidade e a empatia com a sua narradora e protagonista, faz com que o leitor sinta e sofra com ela, enquanto a narrativa segue a receita clássica de uma boa história americana de detetives.

"Tudo São Histórias de Amor" de Dulce Maria Cardoso

Editor:  Tinta da China

Sinopse: Inclui «Não esquecerás», o conto sobre a tragédia de Entre-os-Rios que já inspirou uma peça de teatro (de Mónica Calle) e um filme (de João Mário Grilo).

Uma velha que em clausura depende do que o seu cão fiel lhe recolhe, uma mulher que mata a sua alma gémea, nós que nos tornamos cúmplices num autocarro em noite de temporal, um rio que devolve os ecos de duas crianças a quem aguarda um terrível milagre, uma ilha onde congeminam os faroleiros e suas zelosas esposas, um assassino a salvo na biblioteca, uma menina desaparecida, uma mulher intrigada pelo homem desconhecido. Um destino chamado amor.

Neste inquietante livro, Dulce Maria Cardoso revela mais uma vez a sua mestria literária.

"O Médico Médium: Fígado Saudável - O Diagnóstico (Vol. 1) - Toda a verdade acerca do seu órgão milagroso" de Anthony William

Editor: Pergaminho

Sinopse: E se pudesse transformar todos os aspetos do seu bem-estar concentrando-se em apenas um órgão - e ao mesmo tempo prevenir problemas de saúde que nem sabia que estavam mesmo à flor da pele? É espantoso perceber quantos sintomas, condições e doenças têm a sua origem no fígado sobrecarregado. Quando ouvimos falar deste órgão é muitas vezes em situações já terminais: casos de cancros, cirroses e hepatites. Mas este órgão é a pedra de toque de todo o organismo: se o soubermos cuidar - e escutar! - poderemos regular toda a nossa saúde. 


Os mais variados problemas (cansaço, problemas digestivos, excesso de peso, pressão alta, problemas cardíacos - e até problemas dermatológicos!) podem ser resolvidos através desde humilde órgão.

O Médico Médium: Fígado Saudável é publicado em dois volumes. O primeiro, O Diagnóstico, é dedicado à explicação da abordagem única de Anthony William sobre a saúde integral, do papel que o fígado desempenha no bom funcionamento do organismo e da forma como podemos tratar e manter em funcionamento ótimo este órgão-chave do nosso bem-estar físico e mental.

"Os Meus Sentimentos" de Dulce Maria Cardoso

Editor: Tinta da China

Sinopse: É uma noite de temporal. A noite do acidente.

Há uma gota de água suspensa num estilhaço de vidro que teima em não cair. Há um instante que se eterniza.

Reflectida na gota, Violeta mergulha nessa eternidade e recorda aquele que pode ter sido o último dia da sua vida. Na verdade, as memórias desse dia contam toda a história de Violeta, a protagonista de Os Meus Sentimentos: os pais, a filha, a criada, o bastardo, e em todos a urgência da vida, que prossegue indiferente, como a estrada de onde ainda agora se despistou. Nessa posição instável, de cabeça para baixo, presa pelo cinto de segurança, parece que tudo se desamarra. O presente perde a opacidade com que o quotidiano o resguarda, e Violeta afunda-se nos passados de que é feita, uma espiral alucinada de transparências e ecos.

"A Oeste Nada de Novo" de Erich Maria Remarque

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: Nas trincheiras, um a um, os rapazes começam a tombar em combate… Em 1914, um professor chauvinista incentiva uma turma de estudantes alemães - jovens e idealistas - a alistar-se para a "guerra gloriosa". Todos o fazem, movidos pelo ardor e pelo patriotismo próprios da juventude. Mas o seu desencanto começa logo durante a recruta brutal. Mais tarde, ao embarcarem no comboio que os levará à frente de combate, veem com os próprios olhos as feridas terríveis sofridas sob o impacto das bombas e a metralha implacável. É o seu primeiro vislumbre da realidade da guerra. Não será o último.

"O Fundamentalista Relutante" de Mohsin Hamid

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: Uma noite, num café em Lahore, o narrador conhece um homem misterioso. Este convida-o para tomar um chá e conta-lhe uma história. É o relato da sua ida para a América, quando era jovem, e de como abraçou o sonho ocidental. O primeiro da sua turma em Princeton, foi contratado por uma corporação de topo e prospera em Nova Iorque. E a sua paixão pela bonita e elegante Erica é uma promessa de entrada na alta sociedade de Manhattan. Mas, após o 11 de Setembro, a sua identidade sofre uma mudança, revelando fidelidades mais fortes do que o dinheiro, o poder e talvez até mesmo o amor por Erica. Quando anoitece, o narrador assiste ao desvanecer do sonho e da vida daquele homem já menos misterioso, bem como ao desfilar dos seus sentimentos de raiva e traição. Por fim, as razões para aquele chá tornam-se absolutamente claras… 


Finalista do Man Booker Prize 2007 e do Commonwealth Writers Prize Livro da década para o The Guardian Melhor livro do ano para o The Washington Post e o San Francisco Chronicle

" Nada é Assim Tão Grave A Filosofia dos Mais Fortes e Mais Felizes" de Rafael Santandreu

Editor: Pergaminho

Sinopse: Más notícias: ninguém muda de vida só por ler um livro!

Boas notícias: é possível mudar de vida. Basta fazer pequenas alterações ao seu comportamento e à sua visão da vida.

Um livro de Mindfulness 3G que se baseia nas técnicas mais eficazes da terapia cognitiva para descobrir as suas fraquezas e transformá-las em pontos fortes e vantagens de crescimento. Com análises acessíveis sobre o que constitui a força emocional, como combater a ansiedade, como encontrar motivação no trabalho (ou coragem para procurar um trabalho que o motive), como superar complexos, lidar com pessoas difíceis, não cultivar ressentimentos, e muitos outros temas indispensáveis para ver sempre o copo tal como ele está: com espaço para ficar cheio!

"Amélia de Orleães - A rainha mal-amada" de Margarida Durães

Editor: Temas e Debates

Sinopse: Amélia de Orleães foi a última rainha de Portugal. Entre o seu nascimento e a morte no exílio viveu oitenta e seis anos repletos de momentos felizes, mas também de desilusões e traições. A sua vida foi uma luta contínua, espelhando um dos períodos mais críticos da história de Por­tugal e da Europa. 


Elegante, amável e culta, D. Amélia parecia ser a esposa ideal do rei D. Carlos. Como mãe, foi uma educadora atenta e exigente, preparando os filhos para cargos que não exerceriam. Porém, o «ofício» de rainha consorte foi mais além. Graças à sua iniciativa modernizaram-se os setores da saúde pública e da assistência social em Portugal. No ramo das artes, devemos-lhe sobretudo a criação do Museu dos Coches (1905). 

Em 1908 presenciou o assassinato do marido e do filho mais velho, e, no dia 5 de outubro de 1910, foi obrigada a partir de Portugal. Faleceu em outubro de 1951, em Versalhes. Os seus restos mortais foram trasladados para Portugal e repousam no Panteão dos Braganças, ao lado do marido e dos filhos.

Conteúdo da obra
INTRODUÇÃO: UMA RAINHA MAL-AMADA?
PARTE I — ERA UMA VEZ UMA PRINCESA...
De Baby a Grande
A «Paris»
O último casamento real
Mãe e educadora
O ofício: ser rainha consorte
Uma maternidade social 
Uma rainha diplomata para o rei Diplomata
A mártir
PARTE II — DO EXÍLIO TAMBÉM SE VOLTA... 
Revolução ou traição?
Nas neblinas inglesas
Guerra, dor e luto
Antes do fim
«Levem-me para Portugal»



cardapio.pt @ 7-8-2019 14:40:00