Novidades Livros (29 de agosto a 4 de setembro de 2019)

cardapio.pt @ 29-8-2019 09:59:08

"Melancolia Norte" de Michel Rio

Editor: Elsinore

Sinopse: «Tinha chegado a uma incerteza geográfica, porque de facto estava em parte nenhuma. Um lugar em que tudo estava ali, embora permanecendo misterioso…» 


Atlântico Norte, entre a Islândia e a Noruega: centímetro a centímetro, um veleiro vai-se afundando aos poucos, seriamente danificado por uma tempestade. À deriva, tendo por única companhia o seu gato, um homem luta pela sobrevivência, e ao mesmo tempo que sonha e passa em revista os acontecimentos que o fizeram chegar até ali, sabe também que a exatidão de cada gesto seu poderá representar a diferença entre morrer e viver.

Reflexão sobre o destino, a amizade e a morte, em equilíbrio perfeito entre a elegância da escrita e a vertigem metafísica, Melancolia Norte é um poderoso hino à vida e à mais profunda vontade de conquistarmos o nosso próprio caminho.

"O Cativo" de Jesús Sanchez Adalid

Editor: Harper Collins

Sinopse: Com um estilo narrativo, descritivo e convincente, Sánchez Adalid gera uma tensão constante, forjando uma obra que se sente próxima e compreensível.


Na nobre cidade de Jerez de los Caballeros, na Extremadura espanhola, nasce no século Luis María Monroy Villalobos, segundo filho de uma família ilustre. Os seus primeiros anos são marcados pela ausência do avô, prisioneiro d’o Turco, e do pai, que combate como capitão num terço da armada imperial. Quando o progenitor falece, em cumprimento da sua última vontade, Luis María iniciará a sua formação como cavaleiro ao serviço do imperador em Belvís, Oropesa e Jarandilla de la Vera. Será pajem do mesmíssimo rei D. Carlos V, descobrirá o seu grande talento e paixão pelo canto e pela viola de mão e, apadrinhado por um familiar, o conde de Oropesa, entrará ao serviço do novo rei D. Felipe II no famoso terço de dom Álvaro de Sande, em Milão.
A vida apaixonante do cavaleiro Monroyé o fiel reflexo de uma época tão fascinante quanto complexa, a do esplendor do império hispânico dos Áustrias, a mesma de Lopede Vega e Cervantes. Mas o protagonista do romance em breve descobrirá que os ideais cavaleirescos e religiosos, a música e a poesia, a pátria e a honra, devem conviver inevitavelmente com a crueldade da guerra, com a fome que assola o povo e, por vezes, com a iniquidade dos seus governantes.

"Como Ser Feliz no Trabalho - 30 Novos hábitos para se voltar a apaixonar pelo seu trabalho" de Bruce Daisley

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: equipa apenas por mudar o local onde está a chaleira ou a máquina do café? Porque é que as reuniões são, tantas vezes, uma perda de tempo e como se pode resolver isto? E o que são as Manhãs em Modo Monge e as Hack Weeks , e porque é que as pessoas juram que funcionam? «Os nossos empregos - pouco importa o que sejam - podem ajudar a dar sentido à nossa vida. Embora possamos sentir relutância em confessar o quanto gostamos deles, nunca devíamos ter vergonha de nos sentirmos orgulhosos pelo facto de o nosso trabalho nos deixar felizes. Espero que este livro o ajude a voltar a sentir-se feliz.» Se não está muito feliz com o estado de coisas no seu trabalho, se procura alcançar maior realização no seu emprego e uma vida que é menos tensa e sobrecarregada, se quiser dicas e ideias para descobrir como poderia fazer melhor as coisas, este livro indica-lhe o caminho.

"A Terapia do Mar Conheça os benefícios dos oceanos para a saúde e bem-estar" de Deborah Cracknell

Editor: Nascente

Sinopse: 
Há cada vez mais evidência científica dos benefícios terapêuticos do mar.
Este livro conta-nos tudo sobre isso.

O mar tem um enorme significado cultural e espiritual para todos nós, que continuamos a olhar para ele como se fosse uma farmácia que trata todos os males. O mar fornece-nos alimento, promove a atividade física, oferece oportunidades de lazer e ajuda a aliviar o stress, além de ser uma eterna fonte de beleza e inspiração.

Apesar de nos sentirmos saudáveis e felizes quando estamos junto ao mar, não existiam provas científicas para quantificar esta ligação. Até agora. Certos estudos, onde se inclui o trabalho da investigadora Deborah Cracknell, já revelam os benefícios terapêuticos de respirar o ar marítimo.

Neste livro irá encontrar informação sobre:
Os benefícios do mar para a saúde física, mental e emocional, e as técnicas para potenciar esses benefícios;
Como usufruir das vantagens do oceano na sua casa;
O impacto das atividades humanas nos habitats marinhos e o que devemos fazer para o amenizar.

"Atreve-te a Mudar e Constrói a Vida que Gostavas de Viver" de Diana Gaspar

Editor: Manuscrito Editora

Sinopse: Porque é que é tão difícil mudar, nas nossas relações pessoais, na nossa vida profissional, nas rotinas do dia a dia? Porque é que desejamos tanto mudar, sonhamos com outro emprego, sentimos que não estamos bem como estamos, pensamos no que gostaríamos que a nossa vida fosse, mas… não conseguimos dar o passo para essa transformação?


Diana Gaspar traz-nos um livro poderoso e transformador que, mais do que uma alavanca de crescimento e resolução pela mudança, pretende ser um livro sobre florescimento. Mudar significa transformar, renascer, reaprender, encontrar, avançar e florescer. Estás preparado/a?

Com exercícios práticos e mensagens poderosas que nos vão fazer refletir sobre a nossa vida, as nossas escolhas e objetivos. Para construíres a tua realidade precisas de paciência, determinação e coragem. A mudança não é fácil, desperta os nossos medos, mostra-nos as nossas inseguranças. Mas é possível tomares essa decisão.

ATREVES-TE A MUDAR?

"História Mundial - Tudo o que precisa de saber" de Tom Head

Editor: Jacarandá Editora

Sinopse: Sabemos que por vezes os livros de História estão repletos de descrições e explicações densas capazes de aborrecer a pessoa mais entusiasta. Com este guia da História Mundial, fica a saber todos os momentos mais importantes da história, desde Júlio César a Genghis Khan, da Guerra Fria à Globalização, até chegarmos aos dias de hoje.

"Peregrinação" de Olivier Rolin

Editor:  Sextante Editora (chancela)

Sinopse: «Gosto de mapas, gosto dos nomes que constelam os atlas geográficos, tenho logo vontade de ir ver como aquilo é, lá longe (imagino que esta curiosidade pelo mundo possa fazer ressoar alguns ecos no país dos descobrimentos). Este livro é uma viagem através das minhas viagens, um mosaico composto a partir de dezenas de quadros, de retratos, de histórias, da China ao Chile, do Afeganistão ao Sudão. Rostos, vozes, paisagens, desenham um mundo pessoal, sentimental, às vezes trágico, às vezes divertido, que é o meu. Acontecimentos graves são aí evocados, catástrofes, guerras civis, assim como minúsculas anedotas. Este périplo da memória através dos lugares e dos tempos, que começa e acaba, por acaso, nos Açores, traça sem dúvida também, distraidamente, sem quase o querer, um retrato do autor como globo terrestre.» 

Olivier Rolin

"Notas de Um Velho Nojento" de Charles Bukowski

Editor: Alfaguara Portugal

Sinopse: Notas de um velho nojento mostra-nos Bukowski como ele é (ou como ele queria que o leitor pensasse que ele era). É certo que os leitores de Bukowski sabem que a sua obra é o seu autor, mas nestes textos autobiográficos, publicados desde 1967 no jornal Open City, temos um Bukowski ainda mais inteiro, menos filtrado, mais visceral. Quase sempre bêbedo, quase sempre falido, quase sempre à procura de uma mulher, Bukowski calcorreia as ruas da América pobre e marginalizada, habitada por figuras como John Kerouac, William Burroughs e um sem fim de personagens à deriva. 


Apontamentos crus e honestos que deixam o leitor à beira do desespero. Retratos implacáveis da outra cara do sonho americano. Instantâneos de uma vida desregrada e desolada, que sublinham a beleza e fragilidade do que andamos aqui a fazer.

É difícil sair desta leitura intocado. E quase impossível, se gostamos de Bukowski, não ficar a gostar ainda mais deste "velho nojento".

"A Rapariga Esquecida A história extraordinária de uma jovem judia holandesa e da família que a salvou durante a segunda guerra mundial" de Bart Van Es

Editor: Vogais

Sinopse: Lien tinha 8 anos quando os pais abdicaram dela na esperança de a salvarem. Criada por uma família de acolhimento durante a ocupação da Holanda na Segunda Guerra Mundial, sobreviveu, mas os seus pais biológicos morreram em Auschwitz. Muitos anos depois, um mal-entendido levou a família adotiva a afastar-se, até Bart van Es — neto dos pais adotivos de Lien — a resgatar do esquecimento. 


Agora nos seus 80 anos, Lien acedeu a conversar com o autor e a contar a sua história. Há coragem, generosidade e sacrifícios, mas há também um lado negro. De todos os países ocupados, a Holanda foi o mais cooperante com o regime nazi. Ao mesmo tempo que famílias salvavam crianças judias acolhendo-as no seu seio, as autoridades holandesas perseguiam com zelo excessivo todos os judeus. Dos 400 antigos judeus portugueses, por exemplo, tão profundamente enraizados no país, só oito regressaram dos campos de concentração.

A Rapariga Esquecida é a história da luta pela sobrevivência de uma jovem durante a guerra, do profundo amor das famílias adotivas pelas crianças que salvaram e de como o caráter das pessoas é definido pelos desafios que elas enfrentaram.

"Inspeção" de Josh Malerman

Editor: TopSeller

Sinopse:J é aluno de uma escola muito peculiar.

J está a ser treinado para se tornar um génio.
J não sabe, mas a sua vida é uma mentira.

Nas profundezas de uma floresta isolada, há uma escola restrita onde 26 rapazes são educados para se tornarem prodígios das artes, ciências e atletismo. Versões melhoradas do ser humano inspecionadas todos os dias, de modo a evitar qualquer tipo de mácula vinda do exterior.

Aos 12 anos, J e os seus irmãos desconhecem o mundo que existe para lá da redoma mantida pelos professores, guardas e disciplina do fundador da escola — que os rapazes conhecem como P.A.I. E enquanto a maioria dos alunos segue à risca as regras da única família que conhece, J começa a detetar pequenas falhas, que aguçam a sua curiosidade. Mas depois das advertências do P.A.I., que o proíbe terminantemente de explorar o que lhe é interdito, J sabe que o castigo para a desobediência é pesado: expulsão definitiva da família… ou pior.

Atormentado pela dúvida e pelo comportamento errático do fundador, J não consegue deixar de se questionar: por que razão os alunos não podem transpor os limites da escola? O que é que há lá fora que eles não podem ver? E, acima de tudo… o que pretende o P.A.I. fazer com os 26 rapazes?

"O Rapaz do Rio" de Tim Bowler

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Jess é uma nadadora exímia e dedicada, e está à procura de um desafio único para testar a sua resistência. Mas quando o seu adorado avô, um artista irascível, sofre um ataque cardíaco, ela concentra toda a sua energia em cuidar dele. 


Embora bastante debilitado, o avô quer que toda a família vá de férias para a sua terra natal. Lá, Jess encontra um rio que é perfeito para nadar, o mesmo que serve de inspiração à pintura mais recente do seu avô, intitulada O Rapaz do Rio. À medida que a imagem sombria de um rapaz toma forma na tela, Jess conhece um jovem misterioso que parece ser capaz de nadar tão bem quanto ela. Será que Jess descobrirá quem é o rapaz do rio? E como irá ela superar a perda daquele avô tão querido? Como irá descobrir-se a si própria, ela, a nadadora que o rio desafiava com a ambiguidade fugidia dos sonhos?

O Rapaz do Rio foi agraciado com o prémio Carnegie Medal em 1998.

"Os Vencidos da História" de José Jorge Letria

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Habituámo-nos a olhar para a História como um campo de batalha onde, de um lado, se celebram os vencedores e, do outro, jazem os vencidos. Não paramos para pensar, porém, que a História é feita por pessoas, que, vencedoras ou não, nunca o poderiam ser em permanência. Dizer que a História é escrita pelos vencedores é um lugar-comum, por isso, e para o contrariar, José Jorge Letria celebra os derrotados, escrevendo-os, com a firme convicção de que, foram, ainda assim, a força motriz de outras vitórias. 

"Um Bárbaro no Jardim" de Zbigniew Herbert

Editor: Cavalo de Ferro

Sinopse: Fazendo jus à máxima de que «o passado não reside na geografia do presente, mas sim na nossa imaginação», o poeta Zbigniew Herbert explora história, arquitetura, pintura e a biografia de homens ilustres, num dos mais famosos livros de viagens da literatura europeia.


Para Herbert, observar e descrever é viajar. Ao longo dos dez ensaios que compõem o livro, o leitor acompanha-o pelo interior das grutas de Lascaux, presenciando o êxtase da cor, pelos templos dóricos de Pesto, onde o equilíbrio entre luz e matéria enaltece o sentimento religioso, pelas catedrais góticas e renascentistas, pela tragédia dos Cátaros e dos Templários ou pela paisagem da França Medieval.

Ao mesmo tempo que convive com o passado, Herbert coexiste também com o presente, descrevendo pessoas, situações e lugares, provando a culinária e partilhando as suas histórias. O resultado é um livro de viagens que é também uma visão pessoal da própria história e civilização europeias.

"A Sabedoria da Transformação - Reflexões e ensinamentos de uma das figuras budistas mais seguidas da América Latina" de Monja Coen

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: Para encontrar a transformação, Monja Coen apresenta-nos um texto claro e objetivo, recheado de amor.

Num texto leve e bem-humorado, conta factos históricos e situações quotidianas, fala de personagens ilustres e de pessoas comuns.
A sabedoria da transformação procura consciencializar-nos da importância de refletir sobre as nossas atitudes no dia a dia, para que, fazendo o nosso melhor, possamos ser a transformação que desejamos ver no mundo. Buscar a paz interior e, consequentemente, a felicidade é uma meta a ser conquistada.
Pelo desafio da vida humana, podemos encontrar um caminho de prática que nos leve ao nosso Eu verdadeiro, para desfrutarmos de uma vida simples e feliz.

«Refletir. É preciso que haja uma forma, é preciso que haja luz, é preciso que haja um local em que essa forma e essa luz se encontrem e se revelem - um lago tranquilo, um espelho precioso. A sua mente pode ser esse local. Se houver prática, haverá iluminação.»

«Costumamos comparar-nos a outras formas de vida e imaginamos que elas sejam melhores do que a humana. Ter nascido humano é ter a oportunidade de até poder sonhar. Podemos voar com os pássaros, nadar com os peixes, balançar-nos ao vento com as palmeiras. Construímos casas, estradas, naves espaciais. Aprendemos sobre o nosso corpo e mentes. Descobrimos remédios e curas. Construímos bombas e fazemos a guerra.
Queremos controlar tudo e todos e, ao mesmo tempo, somos vítimas de tudo e de todos.
Até que nos libertamos. Essa libertação é muito maior do que o voar das borboletas.»

"Conhecimentos Vs. Competências Uma dicotomia disparatada na educação" de João Costa e João Couvaneiro

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Há uma disputa antiga na educação, em que uns defendem os conhecimentos, e outros, as competências. Este livro mostra que a dicotomia não faz sentido. São ambos indispensáveis e indissociáveis na formação dos alunos. É necessário que tenham conhecimentos para serem competentes e que desenvolvam competências para aprofundarem conhecimentos.

Neste livro, os autores revelam como os dois conceitos estão interligados e como é possível avaliá-los com rigor e objetividade. Abordam ainda o papel da memória no processo de desenvolvimento, a importância de uma educação inclusiva e a necessidade de abertura da escola ao contexto e à comunidade para reforçar o desenvolvimento de conhecimentos e competência.

"Os Homens da Cor do Silêncio" de Alberto Molina

Editor: Edições Avante

Sinopse: Os Homens da Cor do Silêncio é um romance policial dividido em dois «livros» que constituem dois compassos ou duas faces da mesma moeda, perfeitamente equilibradas: primeiro, a preparação minuciosa de uma sabotagem, por agentes da Agência Central de Informações (CIA) e, segundo, a acção paralela desenvolvida pelo Departamento de Segurança do Estado cubano para frustrar o atentado e capturar os sabotadores.


Os Homens da Cor do Silêncio destacou-se nos anos 70 do século passado como uma das obras formadoras da estética do romance policial cubano. Este estilo literário teve grande impacto como instrumento ideológico na formação de revolucionários, fazendo frente ao imperialismo norte-americano.

"As Lágrimas de D. João VI - De Infante a a Príncipe-regente, Rei e Imperador (1767-1826)" de Alice Lázaro

Editor: Livros Horizonte

Sinopse: As Lágrimas de D. João VI é o resultado da recolha das notas e leituras que a autora vem fazendo, ao longo dos últimos anos, em torno da vida privada e semioficial da família real portuguesa, nomeadamente dos reinados de D. Maria I e D. João VI.


A vida deste rei, pode dizer-se sem erro de julgamento, foi altamente condicionada e elevada a patamares nunca anteriormente vivenciados, de forma tão dramática, por um monarca português, dadas as exigências e desafios com que foi confrontado. As lágrimas que encontrará vertidas nesta narrativa são a imagem das que o rei chorou, amarga, dolorosa e sentidamente, ao longo da sua vida. Tendo em consideração os factos marcantes da biografia de D. João VI - que da condição de infante se viu inesperadamente projectado à de príncipe regente, face à morte prematura do irmão e à renúncia da mãe ao trono -, e não obstante as vicissitudes do seu reinado, D. João, como nenhum outro rei português, teve o privilégio de ser aclamado rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, e, de uma forma igualmente única, acabará os seus dias usando a real chancela de imperador.


"Comer para Curar" de William W. Li

Editor: Arena PT

Sinopse: Finalmente ao nosso alcance o segredo para uma saúde de ferro, uma estratégia que só depende da nossa escolha alimentar.


Há muito que subestimamos radicalmente o poder do corpo para transformar e restaurar a saúde. O pioneiro cientista e médico, Dr. William Li, mostra-nos as evidências através de mais de 200 alimentos para melhorar a saúde que podem combater o cancro, reduzir o risco de demência e vencer dezenas de doenças evitáveis. Este livro não é sobre quais são os alimentos que devemos evitar, mas um guia para uma mudança de vida, detalhando centenas de alimentos com propriedades curativas que podemos adicionar às nossas refeições que fortalecem os sistemas de defesa do corpo, incluindo ameixas, canela, pão, vinho tinto e cerveja, feijão preto, tomates, azeite, e alguns tipos de queijos, entre outros.
Com o seu plano, o Dr. Li põe finalmente ao nosso alcance o segredo de uma saúde de ferro, uma estratégia que depende da nossa escolha alimentar para preservar e reforçar os cinco sistemas naturais de defesa da saúde do seu corpo: Angiogénese, Regeneração, Microbioma, Proteção do ADN e Imunidade - para combater o cancro; a diabetes; as doenças cardiovasculares, as neurodegenerativase autoimunes; e outras condições debilitantes. Este livro indica-nos o caminho para ampliar o poder oculto do corpo e restaurar para sempre a nossa saúde.

"Estorvo" de Chico Buarque

Editor: Companhia das Letras

Sinopse: O nosso narrador dorme quando a campainha toca e lhe interrompe o sono. Espreita pelo olho mágico e não reconhece quem vê: um homem de fato e gravata procura por si. A campainha insiste, o olho mágico distorce o rosto do outro lado da porta. E isto é o que basta para o narrador fugir de casa e cair numa espiral obsessiva, uma viagem de regresso a lugares esquecidos, de reencontros e recordações estranhamente familiares, uma odisseia que acaba por ser um exílio dentro de si mesmo. Estorvo, primeiro romance de Chico Buarque, é um texto notável, que se mantém constantemente no limite entre o sonho e a vigília, entre a realidade e a alucinação. E o olho mágico que separa os dois homens talvez seja a melhor metáfora da visão deformada com que o narrador, e o leitor com ele, olha o mundo que lhe é tão familiar e ao mesmo tempo tão distante. E talvez uma metáfora do mundo em que vivemos, em que é tão fácil sentirmo-nos sós.

"Sinta-se Rico e Fique Rico" de Suh Yoon Lee e Jooyun Hong

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Imagine que está numa esplanada com vista para o deslumbrante Lago Como, em Itália. Mal pede o café, começa a imaginar a conta… e todo o prazer se esvai num instante. Foi mais ou menos assim que se sentiu a premiada jornalista Jooyun Hong antes de entrevistar pela primeira vez Suh Yoon Lee - a Guru das Finanças da Coreia, consultora dos maiores milionários daquele país (mais precisamente do restrito grupo de 1% dos mais ricos).


A jornalista - então a trabalhar como diretora de relações externas da McKinsey -, há muito que queria conhecer a famosa guru. Sabia que Suh Yoon Lee tinha há muito desaparecido do mapa. Conselheira dos fundadores (e filhos de fundadores) das maiores corporações coreanas, um dia chegou à conclusão de que estava a contribuir para aumentar o fosso entre ricos e pobres. E retirou-se de cena.

Agora, no entanto, era diferente. Ao escrever um livro, a guru poderia ensinar qualquer pessoa a enriquecer - e não apenas os seus clientes. Por isso, ao longo de vários meses, foi passando à jornalista os seus segredos. Cujo ponto de partida era apenas um: a emoção certa.

Imagine-se agora outra vez naquela maravilhosa esplanada. Quando chegar a conta, em vez de lamentar o preço, pense para consigo: vou pagar de qualquer maneira; e tenho dinheiro para pagar. Posso simplesmente usufruir da minha riqueza - por pequena que seja. 

"Fernão de Magalhães e a Ave-do-Paraíso Trilogia dos Navegantes - Livro três" de João Morgado

Editor: A Esfera dos Livros

Sinopse: “Não, não, não!”. Foram estas as palavras que D. Manuel I devolveu a Fernão de Magalhães quando este lhe pediu um aumento. Afinal merecia, já tinha dado meia-volta ao mundo. Queria ver os seus méritos reconhecidos. “Não!” E se o rei de Castela lhe desse ouvidos, o levasse a sério, acreditasse na sua coragem e tenacidade, para partir numa viagem de circum-navegação?


Em 1519, uma armada saiu de Sevilha sob o comando de Fernão de Magalhães com o objectivo de provar que a Terra era redonda e que seria possível chegar à Ásia rumando pelo Ocidente. Para trás o comandante deixa a sua amada Beatriz e uma promessa: «Um dia trago-te uma ave-do-paraíso. Prometo!»

No entanto a jornada era longa e a ave-do paraíso ficava cada dia mais distante. A fome, a sede, o frio, a violência, a morte marcaram a viagem, assim como a esperança, o acreditar que encontrariam a passagem para o outro lado do Mundo, a felicidade de ouvir um «terra à vista» ou de perceber que um companheiro estava vivo. Mas que segredos esconde Fernão de Magalhães para a determinada altura perder o brilho no olhar, desistir de avançar e de alcançar o tão desejado destino: as ilhas Molucas?

No ano em que se comemora os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, o romancista João Morgado apresenta um romance inovador em que a ficção e a História se entrelaçam harmoniosamente e que permite ao leitor descobrir a vida intensa de Fernão de Magalhães, numa viagem no tempo, com a segurança de que, ao segui-la passo-a-passo, encontrará o que de mais verosímil se conhece sobre esta viagem histórica e sobre este homem que marcou a história da Humanidade.

"O Dom da Morte" de M. J. Arlidge

Editor: TopSeller

Sinopse: Adam Brandt é um psicólogo forense, bastante habituado a lidar com os membros mais perturbados da sociedade. Mas Adam nunca conheceu ninguém como Kassie. 


A adolescente afirma ter um dom terrível — basta-lhe olhar diretamente nos olhos de alguém para saber quando essa pessoa irá morrer. E de que forma isso irá acontecer. Obviamente, Adam sabe que Kassie deve sofrer de algum distúrbio mental. É nesse momento que um assassino em série ataca a cidade. E só Kassie parece saber quem ele vai matar em seguida.

Contrariando a sua intuição, Adam começa a acreditar em Kassie. Apenas não tem consciência de quão fatal a sua fé pode vir a ser…

"A Noite do Caçador" de Sandra Carvalho

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Amaldiçoada pelos pares, a feiticeira Korinna implora ao renegado Theron que encontre uma cura para o seu tormento. O feiticeiro aceita ajudá-la, sem imaginar que o plano que engendrou resultará em danos maiores. Mikkel, o rapaz nascido da perversidade de Theron, irá crescer no seio de uma tribo humana, no Norte do Mundo, ignorando as suas origens e o propósito para o qual foi gerado. Ciente de que é diferente dos demais, terá de lutar para conquistar a confiança dos seus líderes e defender o povo dos implacáveis norrenos. 


Confrontado com o seu destino, será forçado a empreender a arrepiante travessia dos Pântanos dos Danados. Porém, na terra onde lhe fora prometida salvação, a sorte armou-lhe outra cilada. Conseguirá Mikkel salvar a família dos feiticeiros que o perseguem, contrariar a maldição que o assombra e libertar a sua amada Kitta da cobiça do rei Uruz, enquanto explora a magia que pulsa no seu sangue? Ou sucumbirá à herança paterna que o compele a alimentar-se de vida, e acabará por se tornar o mais terrível dos Caçadores?

Uma aventura fantástica de autodescoberta e constante superação, construída sobre os laços da família, da amizade e do amor, e onde a força, a coragem, a lealdade e a determinação serão testadas a cada fôlego.

Prémio Literatura 2019 - Mulheres Empreendedoras Europa & África

"O Livro dos Bons Feitiços" de Gillian Kemp

Editor: Farol

Sinopse: Feitiços, curas mágicas e outras práticas de feitiçaria para encontrar o amor, a saúde, a riqueza e muito mais!

Quer esteja agora a iniciar-se nesta prática quer tenha já bastante experiência, esta é uma obra essencial para conquistar o amor, atrair a riqueza ou «simplesmente» ser feliz.

Mais do que um compêndio de feitiços e outras práticas seculares ciganas, este é um livro que lhe ensina a praticar o bem, utilizando ingredientes e objetos comuns para encontrar respostas e soluções para inúmeras situações do dia a dia.
Dezenas de feitiços, poções e outras práticas fáceis e acessíveis.

"O Regresso do Desejado - Vol. 2 Inquisição" de Ricardo Correia

Editor: Ego Editora

Sinopse: Apesar da derrota em Alcácer-Quibir, D. Sebastião sobrevive e regressa. Humilhado em solo marroquino, o jovem rei decide, então, direcionar a expansão do seu reino para Espanha. Através de acordos e alianças estratégicas, o ambicioso rei português afasta D. Felipe do trono e é coroado monarca do reino ibérico unido na escadaria da catedral de Toledo, dando, assim, sequência ao seu plano de conquista. No entanto, o necessário entendimento do Desejado com os marroquinos abriu uma ferida profunda entre o rei e a igreja, que o quer depor a todo o custo, acusando-o de heresia. Longe de estar acabado, D. Felipe, continua a movimentar-se nas sombras e a exercer a sua influência junto de Roma e do Papa.

Enquanto D. Sebastião prepara o seu casamento, por forma a cimentar o seu poder e influência num reino ibérico único e impor-se numa Europa mergulhada na reforma da igreja, muitos são os obstáculos que vai ter que enfrentar para provar que não alterou os seus princípios.

"Manual das Feiticeiras" de Fernando José Rodrigues;

Editor: Parsifal 

Sinopse: entre o século XVI e quinhentos anos mais tarde, a história de duas mulheres cruza-se e mostra-nos com umolhar diferernte a sociedade que preferer ignorar os problemas a confiar na transcendência.

"Negociação Tudo o que precisa de saber" de Peter Sander

Editor: Jacarandá Editora

Sinopse: Com este guia prático pode abdicar de um MBA na arte da negociação e encontrar respostas inteligentes para potenciar os seus objetivos, com a promessa de que não lhe damos as partes entediantes que adormecem qualquer CEO. 

"O que o Dinheiro Diz de Si - Tenha uma relação tranquila com o dinheiro" de Christian Junod

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Por ser uma das principais obsessões ocidentais, o dinheiro é um tema tabu por excelência. Todos se relacionam com o dinheiro, mas poucos são os que conversam sobre ele.

Este livro não pretende ensinar-lhe a gerir as suas economias, mas a gerir a sua relação com elas. Explicar-lhe-á a qual é a sua atitude perante os bens materiais e o impacto do seu historial familiar nesta área. O Que O Dinheiro Diz de Si é um instrumento que o ajudará a reconciliar-se com o dinheiro, encontrando a serenidade necessária para uma vida sem preconceitos quanto à estabilidade financeira ou à falta dela. Encare o futuro sem que o dinheiro seja um travão.

"Segunda-Feira" de Ana Silvestre

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: Beatriz é uma mulher, igual a tantas outras, que perdeu os seus sonhos, depois de uma existência dedicada à família.


Encontra-se a meio da vida — se é que existe um meio em cada vida —, sente-se realizada profissionalmente, é pouco ambiciosa, tem dois filhos adolescentes e um marido com quem foi perdendo o diálogo e um motivo razoável para ficarem juntos; a somar a tudo isto, passa a ter a seu cargo a mãe, doente oncológica.

Este auge de dor irá transformá-la, criando nela uma metamorfose — algo de que, por vezes, todos nós precisamos para alterar o rumo da nossa vida e dar-lhe sentido. 

"Parabéns, Elmer!" de David McKee

Editor: Nuvem de Letras

Sinopse: Parabéns, Elmer! O nosso elefante às cores completa este ano 30 primaveras! Mas porque é que os outros elefantes não lhe querem dar os parabéns?

Os elefantes decidem que, desta vez, vão ser eles a pregar uma partida ao Elmer e avisam todos os animais para só lhe darem os parabéns no final do seu dia de aniversário. Mas nem tudo corre como planeado... Os elefantes deviam ter dado ouvidos aos outros amigos do Elmer!

"Diário de Desenvolvimento Pessoal 2020 - Um ano de atividades para uma vida plena de bem-estar" de Sofia Loureiro

Editor: Nascente

Sinopse: Uma ferramenta de transformação para trazer o bem-estar a cada dia do ano

Faço o meu Ikigai, para aprofundar o meu propósito de vida, e desenho o meu mapa mental, para manifestar os meus sonhos. 
Monitorizo a alimentação e os meus hábitos saudáveis; 
Preencho o diário emocional, para otimizar o meu humor; 
Aceito desafios sazonais de planeamento e desenvolvimento pessoal, para me focar; 
Conheço um superalimento por mês, para apoiar a minha nutrição, e invisto numa prática de bem-estar mensal, para o equilíbrio corpo-mente; 
Alinho-me com o calendário lunar, eclipses e chuvas de estrelas, entrando em sintonia com os ciclos da Terra, que facilitam o meu desenvolvimento; 
Determino as minhas tarefas semanais segundo a Matriz de Eisenhower, para gerir as minhas prioridades e o meu tempo; 
E muitas outras atividades de transformação positiva que me inspiram e motivam.

Inclui:
Superalimentos; 
Hábitos Saudáveis; 
Dicas Para Gestão de Tempo.

"Pequenos Truques, Grandes Ideias"

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Bem sabemos que os provérbios têm sempre razão, mas quando não podemos prevenir, não há nada como remediar. Este pequeno livro mostra-lhe as melhores e mais inusitadas dicas para qualquer circunstância. Os mosquitos fustigam-lhe as plantas? O cão faz barulho durante a noite? Precisa de arrefecer rapidamente uma garrafa de vinho? Problemas corriqueiros que, em boa verdade, por vezes nos estragam o dia (ou a noite), mas para os quais encontrará aqui soluções brilhantes.

" Manual Thinking - A ferramenta essencial para gerir o trabalho criativo em equipa" de Luki Huber e Gerrit Veldman

Editor: Casa  das Letras

Sinopse: Em 2002, o designer industrial Luki Huber juntou-se à equipa do famoso restaurante El Bulli, de Ferran Adrià, onde, entre outros trabalhos, desenvolveu e implementou a ferramenta Manual Thinking para gestão de trabalho criativo em equipa. 


Este sistema de mind maps (mapas mentais) é um instrumento prático e utilizável por equipas de qualquer área de atividade, e permite, através de um sistema de mapas e etiquetas removíveis, gerir e visualizar ideias, tomar decisões, definir prioridades, organizar procedimentos e trabalho de equipa, e desenvolver o potencial criativo, de forma a encontrar oportunidades em equipa e a explorá-las.

O livro é um instrumento muito prático, acessível, visual, e inclui o mapa e as respectivas etiquetas para pôr em prática o trabalho pretendido.

"Reiki para Crianças e Pais" de Sílvia Oliveira e João Magalhães

Editor: Nascente

Sinopse: Olá! Eu sou o SUPER REIKINHO e estou de volta com mais aventuras, para te ajudar a ultrapassar problemas e a compreender melhor sentimentos como o medo, a ansiedade, a raiva ou a tristeza. 

Neste livro vais conhecer outros meninos — o Pedro, a Maria, a Mia, o Gui, o Santiago, a Clara e o Lourenço —, que, como tu, já viveram situações menos agradáveis na escola, com os amigos ou mesmo em família.
Além disso, vou ensinar-te algumas palavras mágicas que te vão ajudar a viver com mais harmonia, confiança e bondade, a conseguires estar mais concentrado, e a manteres-te sempre tranquilo.
Inclui dicas e técnicas utilizadas no Reiki que podem ser exploradas com as crianças, por pais e educadores.

"Crime, Disse o Livro" de Anthony Horowitz

Editor: Clube do Autor

Sinopse: ABSORVENTE e VICIANTE; e com um final verdadeiramente prodigioso!


Existem vários mistérios por resolver dentro das páginas deste livro. Tudo começa quando Susan Ryeland se senta para ler o manuscrito do autor mais vendido da editora onde trabalha. Porém, a narrativa termina abruptamente no ponto em que o detetive da história está prestes a revelar o assassino, levando por isso Susan a procurar os capítulos perdidos. Mas este é apenas o ponto de partida de um dos mistérios…

Extraordinariamente bem concebido e bem escrito, em Crime, disse o livro encontramos duas histórias que correm em paralelo, personagens interessantes e autênticas, tramas sólidas, inteligentes e bem estruturadas, várias reviravoltas e, por fim, um desenlace absolutamente surpreendente.

E se um mistério dentro de outro mistério significa o dobro da adrenalina, para os fãs do género este livro traz também prazer a dobrar. Prepare-se: vai ser difícil pousar o livro!


"Demian - 100 Anos A história da juventude" de Emil Sinclair de Hermann Hesse

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Publicado em 1919, com o pseudónimo Emil Sinclair, Demian conta-nos a história de uma difícil caminhada para a maturidade, que culmina nos dias sombrios da Primeira Guerra Mundial. Os seus protagonistas - o enigmático Max Demian e o narrador, o jovem Emil Sinclair - erguem, ao longo das páginas deste romance, um inesquecível grito de revolta contra os processos de uniformização então predominantes e contra a barbárie massificada que viria a constituir a marca mais característica do século XX.


Demian é um brilhante retrato psicológico de alguém que rompe com as convenções sociais em busca da realização espiritual e do autoconhecimento. Influenciado pelas ideias de Carl Jung, fundador da psicologia analítica, mas também pela sabedoria oriental, Hesse interroga-se acerca da natureza humana, com as suas contradições e dualidades, e aborda muitos dos seus temas característicos, alguns dos quais haveria de retomar em Siddhartha.

Romance cuja influência Thomas Mann comparou à de Werther de Goethe, Demian continua a marcar gerações de leitores, pois, como todas as obras-primas, a mensagem que contém é de perene interesse.

O mais admirável êxito de Hesse e um dos mais importantes livros do século XX.

"Operação Ibéria" de Mark Simmons

Editor: Clube do Autor

Sinopse: As missões secretas dos aliados para manter Portugal e Espanha longe da influência nazi.

"Salazar e o Saneamento Financeiro" de João de Sousa da Câmara

Editor: Edições Almedina

Sinopse: Este livro descreve a forma como Salazar justificou e garantiu a sua posição à frente dos destinos financeiros do país, opondo-se à Sociedade das Nações e mantendo uma posição firme face à banca internacional, tal como infere da documentação inédita de Salazar e dos banqueiros, seus interlocutores, nos dois primeiros anos em que assumiu a pasta das finanças. 


Simultaneamente, ilustram-se as características do estadista e da sua personalidade com vários episódios que revelam realidades até agora insuspeitas.

"Pais em Hora de Ponta" de Heather Miller

Editor: Ideias de Ler

Sinopse: O guia prático para ajudar as famílias no stress do final do dia

Depois de um dia de trabalho, o regresso a casa devia ser sinónimo de descanso e convívio, mas muitas vezes acaba por se transformar num caos doméstico e familiar!
Concentrando-se nas duas a três horas do final do dia – da chegada a casa à hora ideal de ir dormir – a autora sugere um método em que os pais se dedicam em exclusividade aos filhos, sem distrações.
Com ajuda deste livro, vai conseguir:

  • Ajudar o seu filho nos TPC
  • Preparar o jantar
  • Por a conversa em dia
  • Preparar o dia seguinte
  • Ler e brincar com o seu filho
  • Promover uma boa noite de sono
Depois de deitarem as crianças, os pais podem dedicar-se a si próprios ou um ao outro. O resultado é uma vida com menos stress e uma família mais unida e mais feliz – nada mal em apenas duas horas por dia!

"Ser Maior Mindfulness e Self-Care para Crianças e Pais" de Suzy Reading

Editor: Nascente

Sinopse: Um manual prático para pais e filhos e uma autêntica caixa de primeiros socorros emocional. 


Preparar os seus filhos para lidar com o stress e as emoções é tão importante como ensiná-los a lavar os dentes ou a atravessar a estrada em segurança. Este livro inclui inúmeras dicas e atividades de mindfulness e de self-care, conceitos que se têm vindo a popularizar e que são excelentes formas de melhorar a relação entre pais e filhos e de trazer bem-estar às famílias.

Ser Maior é especialmente concebido para ensinar crianças e pais a:
aprenderem ferramentas para gerir e expressar as suas emoções no dia a dia;
conhecerem práticas de proteção para o seu corpo e alma numa linguagem acessível;
desenvolverem instrumentos de resiliência e técnicas de defesa;
explorarem atividades para melhor compreenderem os outros e os seus pontos fortes, potenciando a harmonia familiar.

Este livro encorajá-lo-á também a observar e a procurar oportunidades para aprender com os seus filhos.

"Manhãs com o Senhor" de Doreen Virtue

Editor: Farol

Sinopse: «Que cada página deste livro seja um incentivo para desenvolver uma relação pessoal ainda mais próxima com Deus.»


Doreen Virtue, depois do despertar espiritual que lhe mudou a vida para sempre, oferece-nos mais um reconfortante livro de reflexão e oração. Tendo por base um tema contemplativo, uma oração ao Senhor e uma passagem bíblica relevante para cada um dos 365 dias do ano, esta obra assume-se como essencial na incessante procura por um coração repleto de amor e paz.

A reconhecida médium afirma que começar o dia de uma forma positiva e inspiradora é meio caminho andado para uma vida mais positiva e plena. Apesar de se aconselhar a leitura desta obra durante a manhã, ao despertar, isso não impede que o leitor escolha aleatoriamente uma página para, assim, receber uma mensagem a qualquer altura do dia. Porque, afinal, o que importa é ter a melhor e a mais maravilhosa sensação de bem-estar que a ligação com Deus proporciona. E esse sentir não tem hora marcada.

365 leituras inspiradoras para começar bem os seus dias.

"Um Futuro Livre e Radioso - Uma defesa apaixonada da Humanidade" de Paul Mason

Editor: Objectiva

Sinopse: Numa era de profunda incerteza e desumanização que transforma cidadãos em clientes, que reduz os seres humanos à sua funcionalidade económica e em que os trabalhadores são meros «recursos humanos», como preservamos aquilo que faz de nós humanos? Será que nos tornámos meros consumidores movidos pelas forças de mercado? Ou uma simples sequência aleatória de ADN? Estará a nossa humanidade em risco de ser suplantada, porventura anulada, por algoritmos e inteligência artificial?


Como chegámos aqui e o que fazemos, agora que aqui estamos? Queremos ser controlados? Ou queremos algo melhor?

Em Um futuro livre e radioso, Paul Mason, uma das vozes internacionais mais críticas do sistema capitalista neoliberal, dá conta dos processos de desintegração intelectual, política e económica a que assistimos um pouco por todo o Ocidente. No olho do furacão desta crise está um perigoso recuo no humanismo que devemos, a todo o custo, travar.

Nesta defesa radical e incontida do ser humano, dos nossos direitos universais e liberdades fundamentais, Masonapela ao nosso inquestionável poder para mudar o mundo em que vivemos. Através das nossas capacidades linguísticas, de inovação e de cooperação, é possível projectarum futuro mais livre e promissor do que aquele em que vivemos hoje.

"Sadie" de Courtney Summers

Editor: TopSeller

Sinopse: Uma rapariga desaparecida em busca de vingança.

Uma investigação alucinante transmitida em podcast.
Um final de cortar a respiração!

O radialista West McCray é contactado por uma desconhecida que lhe lança um apelo: localizar uma rapariga de 19 anos chamada Sadie Hunter. Uma história a que ele dá pouca importância, afinal, o desaparecimento de uma rapariga nada tem de insólito.

Só que Sadie não é uma fugitiva qualquer. Sofrendo de gaguez, abandonada pela mãe, vê o seu mundo desmoronar quando a irmã mais nova é brutalmente assassinada e a polícia mostra-se incapaz de encontrar o culpado. Quererá Sadie fazer justiça com as próprias mãos?

Perante o turbilhão de perguntas sem resposta, West fica obcecado com o caso e inicia um podcast inteiramente dedicado à investigação. O jornalista ruma à cidade natal de Sadie, para seguir de perto o rasto da jovem e desvendar este mistério antes que seja tarde demais. Cada pista revela uma verdade absolutamente chocante…

"Quando acontecem coisas más às pessoas boas" de Harold S. Kushner

Editor: Clube do Autor

Sinopse: O clássico que tocou o coração de milhões de pessoas, para todos os que foram magoados pela vida, este livro é a cura.

"Mude de Alimentação, Salve o Planeta O Plano OMD" de Suzy Amis Cameron

Editor: Nascente

Sinopse: As provas científicas são claras — a alimentação de origem vegetal é a mais saudável. E praticamente nenhum dos nossos hábitos sustentáveis se aproxima, sequer, do impacto ambiental daquilo que comemos.


Este livro apresenta um programa — o plano OMD —, assente em bases científicas, que revela que trocando uma refeição por dia à base de carne ou laticínios por uma refeição de origem vegetal pode salvar a sua saúde e reduzir a sua pegada de carbono para metade.
E apenas mudando uma refeição por dia!

Para melhor cumprir o plano OMD, irá encontrar:
Inúmeras receitas nutritivas e testemunhos de sucesso;
Lista essencial para a despensa e um contador de alimentação verde (poupança de recursos naturais);
Lista de compras do Plano de Transição de 14 dias.

"Grandes Enigmas e Mistérios da História" de Carlos Taranilla

Editor: Marcador

Sinopse: Um livro que fala dos grandes enigmas e mistérios da história que, desde tempos ancestrais até à época contemporânea, despertaram o interesse do nosso imaginário coletivo. Desde os enigmas que encerram os textos bíblicos, como a Arca de Noé, a Torre de Babel, a Arca da Aliança, as trevas de Gólgota ou a numerologia bíblica, até às mortes mais desconcertantes como a de Tutancámon, Nefertiti ou Júlio César e as de Kennedy, Marilyn Monroe e Bruce Lee, que ainda hoje fazem correr rios de tinta, com as teorias mais incríveis sobre os seus finais trágicos.


Um livro divertido e rigoroso que analisa grandes descobertas arqueológicas, enigmas surpreendentes escondidos atrás de obras-primas, como as colossais cabeças olmecas, o cadáver acéfalo de Goya e de Füssli, ou dos lugares mais intrigantes, como a lenda do labirinto de Cnossos, a grande pirâmide de Quéops, as estátuas da ilha de Páscoa e o triângulo das Bermudas.

"O Tricot da Luísa para Bebés" de Luísa Ló

Editor: Marcador

Sinopse: Tricotar uma peça de Tricot é um ato de amor.

Luísa Ló já o tinha escrito no seu primeiro livro, O Tricot da Luísa e neste livro volta a reforçar a ideia.
«O prazer que se sente em tricotar uma peça para um bebé é o mesmo, ou por vezes mais, do que o prazer que se sente quando se oferece essa mesma peça à futura ou recente mãe ou avó.»
A chegada dum bebé é uma ocasião muito especial e oferecer um presente tricotado é já uma tradição de longa data.

Os 19 irresistíveis projetos deste livro são simples, atuais e fáceis de tricotar. O fios usados são delicados e macios, próprios para a pele sensível do bebé.

Este livro inclui 8 peças para bebés recém nascidos até aos 6 meses, 6 peças dos 6 aos 12 meses, e 5 peças para bebés de 24 meses.

"Budapeste" de Chico Buarque

Editor: Companhia das Letras

Sinopse: José Costa é um ghost-writerde talento fora do comum. Ao serviço da Agência Cultural Cunha & Costa, escreve a pedido e sempre anónimo: cartas, artigos, discursos ou livros para terceiros. Ao terminar uma biografia romanceada encomendada por um bizarro executivo alemão, vê-se perante um dilema criativo, seduzido pelo desafio de escrever por fim "alta literatura".

No regresso de um congresso de escritores anónimos, Costa vê-se obrigado a fazer escala em Budapeste, cidade que imagina cinzenta e encontra amarela, e que o enfeitiça com o seu idioma. Essa paragem imprevista vai colocá-lo num impasse existencial, emparedado entre duas vidas, dividido entre duas cidades, duas línguas, dois livros, duas mulheres.
Combinando profundidade e sentido de humor, o terceiro romance de Chico Buarque ganhou o Prémio Jabuti em 2003 e o IV Prémio Passo Fundo Zaffarie Bourbon de Literatura, em 2005.

cardapio.pt @ 29-8-2019 09:59:08