Novidades Livros (12 a 18 de setembro de 2019)

cardapio.pt @ 11-9-2019 14:05:00

"Isto é Gomorra" de Tom Chatfield

Editor: TopSeller

Sinopse: Controle a Internet

Controle o Mundo

Azi Bello é um pirata informático de elite que trabalha sozinho e que não dá satisfações a ninguém. Até que a sua existência online colide com o mundo real, e a sua privacidade, cuidadosamente construída, é sacrificada, quando Munira Khan, outra pirata informática, o procura a pedir ajuda.

Munira é uma muçulmana intrigante cujos primos foram recrutados por terroristas. Na sua tentativa de descobrir mais, atraiu a atenção de gente muito perigosa. A história desperta o interesse de Azi, que agora, com Munira, se vê obrigado a fugir e é arrastado para uma conspiração, no coração da qual está Gomorra, um mercado online exclusivo e ultrassecreto onde, com os contactos certos, tudo pode ser adquirido: drogas, armas, identidades… e até vidas e mortes.

Ao embrenhar-se no lado mais sombrio da Internet, Azi constata que os riscos são demasiado altos quando já não se encontra atrás de um ecrã.

Até onde estará ele disposto a ir para desvendar os segredos mais obscuros de Gomorra?

"A História que Começa em Nós" de Robin Benway

Editor: TopSeller

Sinopse: Coisas boas acontecem, mesmo quando achamos que não as merecemos.


Grace tem 17 anos e foi adotada à nascença. Depois de muita indecisão, e apesar de sempre ter tido uma vida feliz, decide procurar a família biológica e descobre que tem dois irmãos de sangue: Maya e Joaquin.

Maya a mais nova dos três, é uma morena de língua afiada. Adotada por uma família disfuncional e a viver o seu primeiro amor, Maya está sôfrega por encontrar elos de ligação e parecenças com os dois «novos» irmãos que surgem de repente na sua vida.

Joaquin é um estoico pouco interessado em conhecer as irmãs. Depois de vários anos à mercê de famílias de acolhimento, aprendeu da forma mais dolorosa que os heróis não existem, e que, para bem de todos, os segredos e os medos devem manter-se guardados a sete chaves.

Esta história comovente, contada a três vozes carregadas de coragem e esperança, exalta a força do amor e o verdadeiro significado da família nas suas mais variadas formas — como encontrá-la, preservá-la e amá-la.

"A Livraria dos Dias Passados" de Amy Meyerson

Editor: TopSeller

Sinopse: Uma livraria que alberga segredos difíceis de imaginar.

Uma herança capaz de mudar a vida de uma família inteira.
Miranda Brooks cresceu entre as estantes da livraria do seu excêntrico tio Billy, em busca de soluções para as fascinantes caças ao tesouro que ele adorava criar especialmente para ela. Mas uma estranha desavença familiar entre o tio e a mãe de Miranda ditou um afastamento que haveria de perdurar por 16 anos, até à data da morte de Billy.

Além da notícia inesperada do falecimento do tio, Miranda fica também a saber que ele lhe deixou de herança a livraria onde ela guardara tantas memórias e que agora se encontra à beira da falência. Determinada a evitar que o legado de Billy caia no esquecimento, Miranda regressa à livraria e encontra no interior de livros, gavetas e estantes uma derradeira caça ao tesouro que a leva à redescoberta de si mesma e à revelação de um inimaginável e chocante segredo de família.

Uma história fascinante acerca da força do amor, dos laços de sangue e da nossa capacidade de reinvenção.

"O Apicultor de Alepo" de Christy Lefteri

Editor: Edições Asa

Sinopse:Nuri é apicultor; a sua mulher, Afra, uma artista. Vivem uma vida simples, com uma bela família e amigos, na bonita cidade Síria de Alepo. Até que o impensável acontece. Quando tudo aquilo que lhes importa é destruído pela guerra, são forçados a fugir. 


Mas aquilo que a Afra viu é tão horrível que ela fica cega, e por isso embarcam numa perigosa viagem pela Turquia e Grécia, até ao futuro incerto no Reino Unido. Na travessia, o Nuri agarra-se à esperança de reencontrar o seu primo Mustafa, e sócio nos negócios, que criou apiários na Inglaterra e que ensina apicultura aos refugiados em Yorkshire. Nuri e Afra viajam por um mundo despedaçado e têm de confrontar a indizível dor da sua perda, enquanto enfrentam perigos que assustariam a mais corajosa das almas.

Acima de tudo — e talvez esta seja a coisa mais difícil que eles enfrentam —, têm de se encontrar um ao outro. Comovente, poderoso, escrito com enorme beleza e compaixão, O apicultor de Alepo é um testemunho do triunfo do espírito humano. Contado de uma forma clara, é o tipo de livro que nos recorda o poder das boas histórias. 

"A Fórmula - As cinco leis científicas que explicam as causas do sucesso" de Albert-László Barabási

Editor: Lua de Papel

Sinopse: 
Quando Einstein foi pela primeira vez aos Estados Unidos era visto com desconfiança. Ninguém percebia a Teoria da Relatividade e o jovem físico era judeu e alemão. Ainda assim enviaram jornalistas para fazer a reportagem da sua chegada e, para sua grande surpresa, havia milhares de pessoas no cais. No dia seguinte, o New York Times e o Washington Post puxavam o assunto para a primeira página. O mito acabara de nascer. Mas porquê? O trabalho de Einstein já era conhecido.

A partir daquele dia mudou apenas a perceção que os media tinham do cientista. Era A Fórmula em funcionamento. Por outras palavras, ser o melhor do mundo não chega. É preciso, isso sim, ser reconhecido como tal. A regra aplica-se também em situações tão diversas como a pontuação dos vinhos ou a atribuição dos prémios Nobel.

Esse lado aparentemente aleatório do sucesso sempre fascinou Albert-László Barabasi, um dos maiores especialistas mundiais em Teoria das Redes. Ele e a sua equipa da Northeastern University procuraram encontrar leis científicas que justificassem o fenómeno.

Descobriram cinco, que neste livro são ilustradas com histórias fascinantes, como a ascensão de Basquiat ou a gravação de Kind of Blue, o disco mais famoso de jazz.

"Corrupção - Breve História de Um Crime que Nunca Existiu" de Eduardo Dâmaso

Editor: Objectiva

Sinopse: Operação Marquês, Face Oculta, Operação Furacão, Universo Espírito-Santo. Parecem títulos de policiais sumarentos mas são os nomes de alguns dos muitos casos recentes de corrupção no nosso país. Casos reais que vão destapando progressivamente o pântano da corrupção e mostrando os grupos de interesses que há quatro décadas mandam na política e na economia. Os grupos que destruíram grandes empresas, como a PT, e deixaram buracos gigantescos na Banca.

Olhemos a verdade de frente: Portugal tem um grave problema de corrupção.
Mais de quatro décadas depois da viragem democrática, pouco mudou na eficácia do combate à corrupção e aos crimes económicos a ela associados. Nas mais de quatro décadas de democracia, vários membros da chamada elite - de políticos a governantes, passando por banqueiros, advogados e empresários - têm feito fortunas com a incapacidade do país para punir os criminosos. Apesar disso, Portugal vai ignorando mais de 70% das recomendações da União Europeia para combater a corrupção. Porquê?
De onde nasce a corrupção? O que lhe permite alastrar-se como fogo-posto? Porque continuam impunes muitos dos seus mais vis protagonistas?
E como podemos nós, cidadãos comuns, lutar para travar esta epidemia?
Isso é o que veremos neste livro.

"Da Sebe ao Ser" de Maria Gabriela Llansol

Editor: Assírio & Alvim

Sinopse: Esta nova edição de Da Sebe ao Ser, com organização de João Barrento e Maria Etelvina Santos, acrescenta à primeira edição um núcleo significativo de textos inéditos, provenientes da alargada fase de escrita do livro, que ocupa os anos de 1980 a 1984. 



Visto pela vigia, o mar, em plena ondulação, transformou-se em nosso guarda e,
além dele,
não havia horizonte. Foi o bastante para que Juan confessasse que sempre o intrigara a nossa herança errante e marítima e que, de um momento para o outro, pressentia que o próprio ermo marítimo nos ia reter para sempre. […] Não encontrei palavras minhas para o dissuadir, e um pensamento arcaico respondeu por mim:
O mar e a terra não são humanos,
tratam todos os seres como se fossem funâmbulos.
O espaço entre a terra e o mar
não se assemelha ao fole da forja?
Por dentro, está vazio,
mas nunca se esvazia.
Quanto mais o accionam, mais ele sopra.
Quanto mais se fala,
mais cerrado é o nosso labirinto.
Mais vale que o homem
repouse no interior do fole.


E concluí, para que bem me compreendesse:
– Não foi o mar Juan,
mas o seu movimento,
que nos foi dado em herança.

"Lisboa, Chão Sagrado" de Ana Bárbara Pedrosa

Editor:  Bertrand Editora

Sinopse: «Queria exagerar, ser o Werther, mas no exagero só veria adolescência. Evitou a explosão, o anacronismo, escondeu que queria fazer-lhe uma ode, compor-lhe uma ópera, invadir Lisboa com o seu exército montado em elefantes, dar-lhe mil camelos, erguer-lhe um palácio onde só pudessem entrar e-l-a e os seus livros.

Não restou nada de bom: insónias, fraqueza, ansiedade, aquela tristeza lenta, aquele abraço impossível, passeios furiosos pela madrugada de Lisboa, um escaravelho estúpido, um ego que já só serve para varrer o chão, a falta d-e-l-a, a falta d-e-l-a, a falta d-e-l-a, a certeza de que a teria seguido até um lar, até ao fim.»

Eduarda, Mariana, Noé, Matias e Dulcineia são os eixos desta história, numa teia que se estende de Lisboa ao Rio de Janeiro, do interior da Bahia à Palestina.
Nas ligações entre as personagens, a cama aparece como lugar de animalidade onde todos os conflitos, materiais ou emocionais, se resolvem: o amor, a falta dele, o tédio, a tristeza, o luto, a vingança, a excitação, o estímulo da decadência. De resto, são as expectativas frustradas, os desencontros, o improviso perante o novo.

Um romance de estreia arrojado, visceral e brutalmente honesto, que afirma Ana Bárbara Pedrosa como uma das novas vozes da ficção portuguesa. 

"Um Século de Escombros - Pensar o futuro com os valores morais da direita" de Gabriel Mithá Ribeiro

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: Este livro apresenta a tese polémica de que o pensamento veiculado pela Esquerda portuguesa e internacional condena as populações à miséria material, a comportamentos imorais, e a adoptar discursos de ódio. 


Escrito pelo professor Gabriel Mithá Ribeiro, doutor em Estudos Africanos, este volume de seis artigos é dedicado a Olavo de Carvalho, Steve Bannon e Jordan Peterson. 

"Deliciosamente Vegan - Pratos simples e deliciosos sem produtos de origem animal" de Filipa Ruas

Editor: Arena PT

Sinopse: 50 RECEITAS DELICIOSAS SEM PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. 


Se é daquelas pessoas que desconfia da comida vegan e que acha impossível que uma receita sem carne, peixe ou derivados de animais (sim, o queijo também) o delicie, deixe que Filipa Ruas o convença. Neste livro vai encontrar exemplos deliciosos de como os pratos vegans podem dar tanta felicidade como um bife malpassado. Esqueça os brócolos demasiado cozidos dos jantares de família quando era miúdo, a sopa aguada com legumes estranhos a boiar. Aqui vai encontrar receitas de pastas, como o simples (e delicioso) guacamole, ao incrível queijo creme de caju, com trufa e tomilho, sopas tão aveludadas que nunca mais dirá que não gosta de sopa, e um bolo de chocolate sem glúten que destronará todo os bolos de chocolate que alguma vez comeu. Dividido entre entradas, sopas e cremes aveludados, pratos principais e sobremesas, este livro é para todas as pessoas que gostem de comer. Sejam vegan, ou não.

"Segredos de Saúde de Santa Hildegarda de Bingen" de Mélanie Schmidt-Ulmann

Editor: Nascente

Sinopse: Santa Hildegarda de Bingen foi uma monja beneditina de origem alemã que viveu no século XII. Canonizada pelo papa Bento XVI em 2012, é considerada uma das pioneiras da medicina holística e dos processos naturais de cura, tendo desenvolvido conceitos muito à frente do seu tempo.


Este guia prático apresenta os seus dez princípios-chave, os quais contemplam conselhos de saúde preventivos, a conexão entre a mente e o corpo, bem como a meditação e a importância da ecologia. Demonstra também os benefícios de certos alimentos e plantas — assim como aqueles que devemos evitar —, e oferece conselhos específicos para indisposições comuns, como problemas digestivos, insónia, enxaquecas, problemas de pele, ou stress.

Aprenda a fazer uma alimentação saudável, respeitando os ritmos da natureza, saiba tratar-se com remédios naturais, e descubra até que ponto uma atitude positiva pode transformar a sua vida.

Um guia de saúde natural que inclui:

- Remédios antigos que permanecem adaptados aos atuais hábitos de vida;
- Rotinas e práticas curativas, como o diário ritual matinal;
- Alimentos e plantas-chave para melhorar;
- Receitas: pequenos-almoços, lanches e entradas, pratos principais, sobremesas e pães.

"O Livro de Receitas para Grávidas" de Maria Antónia Peças

Editor: Influência

Sinopse: Durante a gravidez, uma das maiores preocupações dos futuros pais é a alimentação certa para o bem-estar da mãe e do bebé. Outra, são os cuidados a ter, ou comportamentos a evitar, durante estes nove meses. Com este livro, vai conseguir responder a ambas.


Nas primeiras páginas deste livro, com a ajuda da nutricionista Rita Cruz de Sousa, vai encontrar toda a informação essencial que precisa de saber: dicas para uma gravidez saudável; quais os melhores alimentos e quais deve evitar; listas dos nutrientes necessários e onde os encontrar; informação sobre o peso ideal e truques para o controlar; conselhos para comer fora de casa; e problemas alimentares que podem surgir durante a gestação e como preveni-los.

Na segunda parte do livro, vai encontrar 70 receitas simples, rápidas e saudáveis divididas em quatro categorias: snacks, sumos e entradas ligeiras; taças, cremes e sopas; pratos principais; e sobremesas e bolos. Assim, terá muitas opções para variar a sua dieta, com receitas pensadas exclusivamente para esta fase tão importante da sua vida.

"O Desenlace da Vida" de Julie Yip-Williams

Editor: Nascente

Sinopse: O Desenlace da Vida conta a incrível história de Julie Yip-Williams, nascida no Vietname na década de 1970 e que, por ter graves problemas de visão e além disso ser menina, esteve perto de ser morta pela própria família. Décadas mais tarde, imigrada nos Estados Unidos, enfrentou o seu passado tumultuoso e conseguiu formar-se em Direito pela Universidade de Harvard, casar e ter duas filhas.


Até que, aos 37 anos, lhe foi diagnosticado um cancro do cólon em estado avançado e a sua vida voltou a ficar ameaçada. Decidiu nessa altura escrever a sua história e relatar o dia a dia de violentos tratamentos, bem como as aflições sobre o futuro das filhas e o legado que lhes quis deixar.

Este é um manifesto pela vida sob o prisma da morte iminente, cheio de humor e honestidade, que disserta sobre inúmeros temas: a maternidade, o casamento, a imigração, a ambição, o amor, a dor.

É inspirador e didático, adorável e devastador. Um livro profundo e com episódios inesquecíveis, que é um verdadeiro guia sobre como viver plenamente, enfrentando de forma consciente as verdades mais duras.

"Essencialmente Reiki" de Ailla Pacheco

Editor: Nascente

Sinopse: Essencialmente Reiki explora o contexto histórico, filosófico, científico e cultural do Reiki, investigando a sua eficácia como prática terapêutica. Aborda ainda a relação dessa filosofia de vida com a neurociência, o yoga, a medicina energética, a física quântica e a psicologia; apontando resistências do modelo biomédico de saúde vigente na nossa sociedade. 


Fruto de mais de 15 anos de estudo, este livro inclui um manual de exercícios respiratórios e reúne conhecimentos sobre os cristais, a meditação, os mantras, a cromoterapia, os mudras e outras intervenções terapêuticas, com o objetivo de proporcionar ao leitor autoconhecimento e bem-estar.

"Estrutura da Antiga Sociedade Portuguesa" de Vitorino Magalhães Godinho

Editor: Edições 70

Sinopse: Com quatro edições entre 1971 e 1980, esta obra - fundamental para se compreender Portugal - volta a ser reeditada. Trata-se do ensaio mais importante sobre a história e a sociedade portuguesa, publicado na segunda metade do século XX. Nele, o seu autor desenvolve um método de análise das estruturas, situadas no tempo longo. Estruturas arcaicas, de uma sociedade de antigo regime que teima em permanecer, apesar dos esforços de modernização. O resultado é uma obra-prima, que continua a merecer ser lida e discutida. 

"Segredos 2020" de Paulo Coelho

Editor: Arte Plural Edições

Sinopse: Percorra o ano com algumas das melhores frases de Paulo Coelho. Este belíssimo livro ilustrado, com agendamento semanal e separadores com ilustrações cheias de cor e vida, ajudá-lo-á a organizar o seu tempo… e a apreciá-lo!

«No presente é que está o segredo; se prestares atenção ao presente, poderás melhorá-lo.»
O Alquimista 

"Jezabel" de Irène Némirovsky

Editor: Cavalo de Ferro

Sinopse: Bela, fascinante e rica, Gladys Eysenach viveu toda a sua vida rodeada de luxo, frequentando a melhor sociedade e as suas festas elegantes, e seduzindo os homens mais atraentes. Agora, aos sessenta anos, vê-se perante a barra de um tribunal, no papel de acusada do assassinato de um jovem, seu pretenso amante.


À medida que decorre o interrogatório, Gladys esconde-se nas suas memórias, evocando os episódios da sua vida que a levaram àquele momento. A infância, o pai ausente, o casamento por conveniência, a turbulenta relação com a filha indesejada, e o esforço para esconder de todos e de si mesma o inevitável declínio do corpo e a derrocada da sua beleza. Agora, é a sua própria alma que está em julgamento.

Publicado originalmente em 1936, e até hoje inédito no nosso país, Jezabel é um dos mais importantes romances de Irène Némirovsky.


"Money Mindfulness - A arte de gerar, poupar e multiplicar o seu dinheiro" de Cristina Benito;

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Seguindo um método revolucionário que associa o conceito de mindfulness aos segredos dos empreendedores mais bem-sucedidos no mundo, aprenderemos a gerar, poupar e multiplicar o nosso dinheiro, sejam quais forem os nossos rendimentos - e as questões financeiras deixarão de ser um problema. 


Se decidir pôr em prática algumas das sugestões e revelações feitas neste livro, o que pagou por ele será o melhor investimento da sua vida.

"Comunicar com Sucesso" de Sandra Duarte Tavares

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: Comunicar com eficácia para alcançarmos os resultados que desejamos. Escrever com rigor linguístico para projectarmos uma imagem positiva e credível. Criar Empatia com o nosso interlocutor através das nossas palavras.


Inspirar a audiência ao falarmos em público e tudo isto sem dar erros e com a confiança de estarmos a ser ouvidos e a nossa mensagem ser a mais eficaz é o que se pretende com este livro.

Inclui:
Lista dos erros mais comuns
Dicas para uma comunicar com assertividade e com vista aos objectivos.
Técnicas e ferramentas para aperfeiçoar as competências linguísticas, etc.

Destina-se a todos os que desejam aperfeiçoar competências linguísticas e comunicativas.
E a todas as pessoas que acreditam que as competências de comunicação são, hoje em dia, o passaporte para se alcançar credibilidade, aceitação e poder.  

"Ainda Há Sexo na Cidade?" de Candace Bushnell

Editor: Quinta Essência

Sinopse: Na noite da festa na Cabana do Mistério, o Dipper descobre uma maneira de se clonar e acredita ter encontrado por fim a solução para catrapiscar a Wendy. 


Mas irá ele arranjar coragem para a convidar para o baile?
Ou irão os seus clones ficar com ciúmes e virar-se contra ele?

Então, quando o Pequeno Gideon empurra a Mabel da amizade para o romance, ela não consegue dar-lhe a nega.

Irá o Dipper ajudar a Mabel a romper com o Pequeno Gideon?
Ou irá a Mabel tornar-se a namorada do Gideon? 

"A Agenda Vermelha" de Sofia Lundberg

Editor: Porto Editora

Sinopse: Doris pode ter noventa e seis anos e morar sozinha em Estocolmo, mas tal não significa que não continue ligada ao mundo. Todas as semanas, aguarda ansiosamente o telefonema por Skype com Jenny, a sobrinha-neta americana que é, simultaneamente, a sua única parente. As conversas com a jovem mãe levam-na de volta à sua própria juventude e tornam mais suportável a iminência da morte, que Doris sente a rondá-la. De uma forma muitíssimo lúcida, escolhe, de entre as inúmeras memórias que uma vida longa carrega, as que estão relacionadas com aqueles que conheceu e amou e cujo nome inscreveu numa pequena agenda vermelha. 


As histórias desse passado colorido – o amor platónico pelo pintor modernista Gösta Adrian-Nilsson; o trabalho como manequim de alta-costura em Paris, na década de 1930; a fuga clandestina num barco que é bombardeado pelos soldados alemães do III Reich, no auge da Segunda Guerra Mundial – recriam uma existência plena que, embora se aproxime do derradeiro final, não está isenta de surpresas: um lembrete agridoce de que, na vida, os finais felizes não são apenas ficção.

"Quotidiano Instável - Crónicas (1968-1972)" de Maria Teresa Horta

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Quotidiano Instável é o título da coluna publicada por Maria Teresa Horta no suplemento Literatura & Arte do jornal A Capital, entre 1968 e 1972. Inicialmente concebida como um espaço de crónica, a coluna assumiu progressivamente um carácter ficcional, especialmente notório quando lemos as crónicas reunidas num livro como agora acontece. 


A belíssima prosa poética de Maria Teresa Horta acaba assim por ser lida como uma unidade ficcional, a prenunciar o primeiro romance da escritora, Ambas as Mãos sobre o Corpo, que Eduardo Prado Coelho incensou como uma obra-prima.  

"Nem Parece que Emagrece 100 receitas caseiras que emagrecem" de Kate Allinson e Kay Featherstone

Editor: Lua de Papel

Sinopse: A resposta é simples: Nem Parece Que Emagrece oferece tudo aquilo com que sempre sonhou. As suas mais de cem receitas são práticas, feitas com ingredientes do dia-a-dia e muito, mas mesmo muito variadas.

Incluem opções de carne, de peixe e vegetarianas, inspiradas nas mais diferentes cozinhas: da indiana, à tailandesa, da mexicana, à italiana.

E como se não bastasse, as receitas são compatíveis com a maior parte das dietas (da Weight Watchers à Slimming World). Não usam açúcares, a gordura é reduzida ao mínimo e o sabor é elevado ao máximo graças à intervenção criativa da chef Kate Allinson e da sua amiga Kay Featherstone.

Panquecas de Canela e Maçã, Morangos Recheados com Cheesecake ou Frango com Malagueta e Mel são apenas alguns exemplos. Há receitas para pequenos-almoços, marmitas, refeições do dia-a-dia ou jantares com amigos.

Difícil é só a escolha. Porque quando vir a contagem das calorias, e a facilidade com que se confecionam esses pratos, vai perceber porque é que Pinch of Nom é o mais popular blogue de Inglaterra (com mais de 1,5 milhões de seguidores). 

"Inovar para mudar a escola" de José Augusto Pacheco

Editor: Porto Editora

Sinopse: Neste livro aborda-se a inovação como estratégia de mudança da escola a partir de uma discussão de questões do currículo, da formação de professores e das políticas transnacionais e nacionais. Da sua leitura resultam perspetivas que podem contribuir para que essa mudança seja um instrumento de discussão em cada escola, face aos enormes e complexos desafios colocados por um futuro cada vez mais incerto. Assim, é ao nível da escola que é criada, desenvolvida e sustentada uma estratégia de mudança que contribui tanto para a melhoria do sucesso educativo quanto para a qualidade das aprendizagens.

"Os Descendentes 3 - Narrativa Juvenil"

Editor: Dom Quixote

Sinopse: A Mal, a Evie, o Carlos e o jay regressam à ilha dos perdidos para recrutarem um novo grupo de filhos de vilões, que se juntarão a eles na secundária de auradon. Mas quando Hades, ex-deus do submundo, quase atravessa a barreira ao voltarem para auradon, a mal receia que um vilão indesejado poderá criar o caos no reino e na sua vida tranquila. 


Dividida entre a sua lealdade à ilha e o desejo de proteger Auradon e todos aqueles de quem gosta, a mal resolve fechar a barreira para sempre. Apesar da sua escolha, uma força negra misteriosa começa, contra todas as expectativas, a ameaçar o povo de Auradon.

Com o futuro do reino em jogo, cabe à mal e aos outros miúdos vilões (MV) se unirem e salvarem toda a gente na sua batalha mais épica até agora.

Conseguirão eles mostrar que é bom ser mau? 

"Meditações - Edição Especial" de Marco Aurélio

Editor: Cultura Editora

Sinopse: Meditações é a única obra de Marco Aurélio que chegou até nós. Composta por doze livros, em forma de máximas, apresenta reflexões marcadas pelo Estoicismo.

Marco Aurélio considerava-se um cidadão do mundo — ou melhor, do Universo. Para ele, a igualdade e a fraternidade entre os homens obrigavam a uma atenção constante aos atos sociais, a nunca censurar os deuses nem os seres humanos e a aceitar os acontecimentos como a expressão simples da lei do Universo.

Esta obra é o livro de um homem de ação, que procura a serenidade, indispensável à eficácia, mas também de um homem para o qual os atos humanos apenas possuem um valor profundo e duradouro se se enquadrarem na perspetiva do Todo do Universo e da comunidade de todos.

Muito mais do que uma compilação de pensamentos filosóficos, Meditações é um manual de comportamento perfeitamente atual, que apela à reflexão sobre como podemos melhorar o nosso modo de vida e o nosso relacionamento com os outros.  

"Naruto N.º 33 Missão Secreta" de Masashi Kishimoto

Editor: Devir

Sinopse: Orochimaru revela acontecimentos sinistros, que causaram a morte de mais pessoas do que toda a gente supunha e desencadeia mudanças assustadoras em Naruto que, fora de si, vira a sua raiva contra os companheiros. 

"O Desconhecido - Uma viagem pela sua Alma" de Colette Baron-Reid

Editor: Farol

Sinopse: «O que precisa é de um outro mapa que lhe mostre o caminho para um novo eu e para uma vida nova. Este mapa contém os lugares conhecidos, mas também os desconhecidos — os lugares inexplorados que só serão preenchidos quando começar a ter novas experiências. E este mapa é tão complexo como misterioso, porque é o mapa da sua alma.»


Para onde vamos? Como lá chegaremos? Num mundo de incertezas, a maioria das pessoas não sabe, efetivamente, como responder a estas perguntas. É assim que surge o grande desafio que é rumar ao desconhecido, longe de tudo o que já conhecemos e temos como garantido, para descobrirmos quem somos e o potencial infinito das nossas vidas.

Colette Baron-Reid, uma das mais reconhecidas médiuns a nível mundial, traz-nos este livro em que, além de relatar a sua impressionante experiência de vida, ajuda o leitor a:

- Controlar os seus medos e desconforto, utilizando sensatamente o seu poder pessoal;
- Sintonizar-se com a poderosa zona onde os milagres esperam para serem descobertos;
- Livrar-se das ideias preconcebidas que tem sobre quem é e das velhas histórias que o têm limitado;
- Encontrar as ferramentas para permanecer consciente da sua autêntica natureza como ser espiritual, sempre ligado, apoiado e amado pelo Espírito;
- Viajar através dos cinco reinos interligados — Reinos do Espírito, Mente, Luz, Energia e Forma —, onde irá fazer o trabalho de concriar o que quer sentir e viver.

"Os Unicórnios Existem - A força de acreditar" de Calista

Editor: Farol

Sinopse: Um guia para os humanos viverem em paz com a sua alma e um livro para a alma nos permitir viver melhor como humanos.


Através de uma abordagem refrescante e original, os unicórnios assumem-se aqui como o orientador essencial nessa maravilhosa aventura que é a vida, pois podem revelar o caminho da sua alma (saber que vida quer e criá-la), o seu poder (expressar o seu Eu sem censura) e o seu propósito (fazer evoluir a vida através das suas paixões).

Estamos agora a viver a sétima Idade de Ouro do nosso planeta, cujo tema é a aceitação de nós mesmos como criadores da nossa própria realidade. Tendo isto em mente, a autora ensina-o a vivenciar o seu caminho, poder e propósito únicos, libertando o que tem vindo a bloquear a sua soberania criativa.

Repleta de exercícios e meditações, esta é a obra que fará despontar o que há de melhor na sua vida.

«Descubra quem são os unicórnios para si. Estará recetivo a tudo o que lhe trazem e ao que pode fazer para se ajudarem mutuamente nos vossos caminhos evolutivos.»

"Dona Filipa e Dom João I - Unidos pelo amor e pelo reino" de Maria João Fialho Gouveia

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Dona Filipa e Dom João I, Unidos pelo Amor e pelo Reino conta a história de um casal de origens diversas, que a vida juntou sob a mesma bandeira. Ele, filho ilegítimo de um rei e de uma burguesa; ela, neta de um monarca estrangeiro e senhora de elevada estirpe. 

Mas se os seus berços os distinguiam, em comum tinham o amor à cultura, ao conhecimento e à virtude cristã.

Dom João de Avis nascera de Dom Pedro I de Portugal e de Teresa Lourenço, filha de um mercador lisboeta; Dona Filipa de Lencastre era a primogénita do príncipe John de Gaunt e da bela fidalga Blanche de Lencastre, que inspirara arrebatados versos aos poetas. O casamento de Dom João I e Dona Filipa resultara de um acordo político entre o novo soberano português e o duque de Lencastre, selando uma aliança perpétua entre os seus países. O primeiro encontro entre ambos logo os deixou presos nas suas diferenças, pois onde Dom João I era viril e moreno, Dona Filipa era delicada e de tons claros. Esses laços, tão fortemente atados desde o primeiro momento, liam-se nos seus gestos, na cumplicidade que deixavam transparecer, na paixão com que se entregavam um ao outro e na perfeição dos filhos que criaram, enquanto Deus não os chamou a si.

Com a honra a guiar-lhes a alma e a pátria a pulsar-lhes no peito, Dom João I e Dona Filipa caminharam lado a lado, durante 18 anos, unidos pelo amor e pelo reino.

"O Atlas da V" de Lisa Vicente

Editor: Arena PT

Sinopse: Às vezes divertido, outras vezes surpreendente O atlas da V deveria ser leitura obrigatória para todas as pessoas. Num tom descontraído e sem juízos de valor esta importante obra ensina-nos sobre resposta sexual, género e órgãos sexuais.


Conhece bem o seu corpo? Todos os órgãos? E os sexuais?
A verdade é que muitas mulheres não conhecem o seu próprio corpo principalmente quando se trata do tema tabu por excelência - os órgãos sexuais.
Os órgãos genitais femininos continuam envoltos numa aura de mistério e escassa informação médica e divulgativa. Está na altura de acabar com isso.
Informação é poder, em qualquer área do conhecimento ou intervenção. E é assim também com o nosso corpo. É de vital importância que todas as pessoas conheçam bem o seu corpo, especialmente os órgãos sexuais, até para que possam cuidar bem de si mesmas. Só assim se pode ter uma vida mais saudável, plena, onde o prazer não deve ser um tabu.
Este livro desmitifica muitas informações dadas como certas durante anos. Há também espaço para conhecer o que de mais actual se sabe, por exemplo, sobre o clítoris ou a resposta sexual. Há questões estranhas, divertidas e outras com as quais se vai certamente identificar. Todas são reais e com origem na extensa experiência da médica ginecologista Lisa Vicente.

"A Raposa" de Frederick Forsyth

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Adrian Weston, ex-chefe do MI6, Serviço de Informações Secretas britânico, é acordado a meio da noite por um telefonema da primeira-ministra que lhe dá uma notícia perturbante. Os impenetráveis sistemas de informação da NSA, a Agência de Segurança Nacional norte-americana, foram violados por um inimigo desconhecido, imediatamente batizado como a «Raposa». A caçada começa e, surpreendentemente, descobre-se que o responsável pelo ataque é Luke Jennings, um inofensivo adolescente inglês excecionalmente inteligente. Os americanos exigem a sua extradição, mas Weston tem outros planos: se Luke fez o que fez, por que não aproveitá-lo contra as ameaças ao Ocidente? Se foi capaz de quebrar os nossos sistemas de segurança pode fazer o mesmo com os dos nossos inimigos.


Luke, uma vez identificado, torna-se vulnerável, fica inevitavelmente exposto a enormes perigos e transforma-se rapidamente no homem mais procurado do planeta. Perseguido, detido, protegido ou em liberdade, aconteça o que acontecer, o que importa é que não caia em mãos erradas, porque se tal suceder as consequências são imprevisíveis e podem comprometer o equilíbrio mundial.

Uma intriga arrepiante que atravessa continentes e que é pautada pelos novos rumos que, nos dias de hoje, acompanham a espionagem tecnológica.

ogista Lisa Vicente.

"Temperos da Argas - Alimentação saudável e natural em família" de Márcia Patrício

Editor: Edições Chá das Cinco

Sinopse: A família é o mais importante. É o nosso tudo. É por ela que tentamos encontrar uma alimentação mais saudável, consciente e sustentável, onde valorizamos o que é nosso e o que está escrito nos nossos genes, adequando esse conhecimento a uma vida moderna. Partindo deste pressuposto, Márcia Patrício apresenta-nos neste livro opções para facilitar a introdução de uma alimentação com inspiração paleo na sua família.


Dicas e sugestões para ajudar nesta mudança, os alimentos que deve privilegiar, as receitas para pequeno-almoço, refeições principais e snacks, não faltando os lanches infantis e marmitas, as opções mais amigas das dietas e até as deliciosas adaptações de doces que nos marcam a memória.

Porque a vida é feita de equilíbrio!

"Vigilância Massiva, Registo Permanente" de Edward Snowden

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: Em 2013, Edward Snowden, aos 29 anos, surpreendeu o mundo quando trouxe à luz alguns dos segredos mais bem guardados da Inteligência americana, a deriva autoritária do Estado e a sua compilação, categorização e uso indiscriminado da informação privada dos cidadãos, incluindo chefes de Estado e de governo.


Em Vigilância Massiva, Registo Permanente, Edward Snowden conta porque o fez, como ajudou a construir o sistema de vigilância massiva e a crise de consciência que o levou a contar tudo e a pôr em xeque o sistema. Em consequência iniciou-se uma caça e captura internacional que ainda hoje se mantém.

Desde a infância, como filho de leais servidores do Estado, até ao seu trabalho em destinos secretos da CIA e da NSA, um protagonista fascinante, engenhoso e com uma mente prodigiosa, transformado ao longo da vida em soldado, analista de Inteligência, agente da CIA e, já no exílio, em ativista na defesa do direito à privacidade.

Este livro denuncia a colaboração entre a espionagem e as grandes multinacionais da era digital, que mostra como somos vigiados e se vende a nossa informação pessoal. Porque, como avisa, «a luta pelo direito à intimidade é a nova luta pela nossa liberdade». «Dizer que não quer saber da sua privacidade porque não tem nada a esconder não é diferente de dizer que não quer saber da liberdade de expressão porque não tem nada a dizer. […] O facto de esta ou aquela liberdade não terem significado para si neste momento não quer dizer que não venha a tê-lo amanhã.»

"Mais do que Amar - Mais do que Palavras - Livro três" de Shayla Black

Editor: Edições Chá das Cinco

Sinopse: Durante uma década, Noah Weston foi um ícone do futebol e teve todas as mulheres que quis. Agora que se pretende retirar, e que está sob os holofotes da imprensa devido a um escândalo sexual, procura refúgio na mansão isolada que adquiriu junto ao mar. Mas em vez da paz e tranquilidade que esperava, encontra a teimosa, divertida e selvagem Harlow Reed.


Harlow acabou de sair de uma relação difícil e é a última mulher com que Noah se deve envolver. Mas à medida que o relacionamento de ambos vai evoluindo, ele percebe que a sua vida já não faz sentido sem Harlow. E quando o destino força Noah a uma escolha, ele percebe que está disposto a tudo para ela seja definitivamente dele. Uma máquina imparável de suspense e erotismo sexy!


"A Roda do Ano Agenda Espiritual 2020" de Patrícia Jarimba

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: Esta agenda de natureza espiritual é inspirada na Roda do Ano Celta, que a autora segue e refere ao longo de todas as suas páginas, com os oito festivais/ sabbats. Está organizada para que o leitor possa escutar os sinais emitidos pela mãe Terra e pelos astros que conspiram no céu. Ser-lhe-ão transmitidas as energias que estão a reger os diversos meses para que possa perceber o que melhor irá resultar, poderá conhecer o anjo que rege o mês e será presenteado com orações, afirmações, frases para reflectir, mantras, entre outros, para que a sua caminhada pela Roda do Ano seja harmoniosa e descontraída, e em sintonia com as energias divinas.

"Eu Sei Como Ser Feliz" de Isabel Silva

Editor: Manuscrito Editora

Sinopse: Eu sei como ser feliz

Mesmo quando não estou…

«Todos temos um momento das nossas vidas em que precisamos de parar para refletir e escutar com atenção os sinais do nosso corpo»

Com 32 anos esse momento chegou. Isabel Silva começou a sentir dificuldade em gerir o tempo e o seu stresse, a ter momentos de ansiedade, de alguma tristeza, momentos em que o seu caminho não parecia claro.

Foi preciso parar e refletir. Este livro é o resultado desta sua transformação. Uma maior consciência de si, do seu corpo e da sua mente, da forma como encara o desporto, a alimentação honesta e saborosa e a sua pegada ecológica no mundo. 

"O Dia do Assassínio" de Annie Ward

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: Há sempre dois lados para a mesma história… e para cada pessoa.


Coisas que me assustam: Quando o Charlie chora. Quando o Ian bebe vodca na cave. Ou quando não acorda. Quando alguém mata miúdos numa escola.

Dezasseis anos de amor, aventura e suspeita acabam quando um telefonema histérico para o 112 pede ajuda à polícia, que se vai deparar com uma casa inundada de sangue. A agente Diane Varga está perto e aceita a incumbência de ir à casa e atender o pedido de socorro. Quando sabe que o sargento Shipps também está a caminho, fica muito aliviada, pois não sabe o que a espera.

Quando chega à casa vê um rasto de sangue e entra. Encontra um menino de três anos, Charlie, vivo e um corpo na cave. A mãe de Charlie, Maddie, e a amiga estão cobertas de hematomas e de sangue.

Seis semanas antes do assassínio, quando fazia terapia após um acidente horrível num acampamento, Madeline Wilson aos poucos começa a revelar o medo que sente do marido, Ian, segurança privado, e a preocupação com o bem-estar do filho e a sua amizade com um operacional da CIA.

Dos Balcãs a Inglaterra, do Iraque a Manhattan e, por fim, a uma família normal no Kansas, dezasseis anos de amor, aventura e suspeita culminam em terror. 

"Lazarus - N.º 2 Ascenção" de Greg Rucka

Editor: Devir

Sinopse: Joe e Bobbie Barret lutaram durante anos para criar os seus filhos sob os olhos da Família Carlyle. 


Quando o seu lar é destruído, a sua única esperança de sobrevivência está na Seleção para ascensão, a 800 quilómetros de distância, na cidade de Denver.

Em Los Angeles, Forever Carlyle a Lazarus da Família Carlyle, lida com mentiras e traições, e também com atos de terrorismo perpetrados por um grupo conhecido como Os Livres. 

"Trazer ao Mundo Histórias reais e informações úteis sobre os vários tipos de partos" de Rita Silva Freire

Editor: Contraponto Editores

Sinopse: No ano passado, nasceram 86 827 bebés em Portugal. Por trás de cada um destes nascimentos, há a história de um parto. A de Lucy, que teve gémeos no jardim de sua casa, a de Mafalda, que conheceu o seu bebé no ambiente protegido do próprio quarto, a de Inês, que quis fazer o parto dentro de água, a de Maria Teresa, que estava a viajar na Austrália quando descobriu, aos cinco meses de gravidez, que tinha três bebés na barriga. Histórias tantas vezes partilhadas apenas entre mulheres, na intimidade da família ou das amigas mais próximas. Em Trazer ao Mundo esse segredo é revelado. São histórias de superação, de alegria, de medo e de coragem. Felizes, inquietantes, pessoais. Histórias de amor que, únicas e comuns a todos nós, traçam um retrato de como se nasce hoje em Portugal.


Com a participação dos obstetras Jorge Lima, Nuno Clode e Sara Proença, bem como da enfermeira-obstetra Luísa Sotto-Mayor, Trazer ao Mundo narra o que acontece entre a primeira contração e o momento que o bebé é posto no colo da mãe, seja num parto em casa, ou numa cesariana realizada em hospital. Para desmistificar um momento que pode ser assustador para tantas mulheres e ajudar a responder a questões como «Para que serve a episiotomia?», «Pedir ou não a epidural?», «Quais os riscos de um parto em casa?» ou «Como fazer um plano de parto?».

Afinal, que parto queremos para os nossos bebés? 

"Perdidos no Quarteirão Espanhol" de Heddi Goodrich

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: Contada com a intimidade e a ferocidade dos romances napolitanos de Elena Ferrante e ambientada no bairro apaixonado, intenso e decadente, conhecido como o bairro espanhol de Nápoles, eis um romance de dois estudantes em busca de amor e pertença à cidade a que tão desesperadamente querem chamar casa.


 Uma rapariga americana em Nápoles, mas não uma rapariga qualquer. Heddi, estudante de Linguística no Istituto Universitario Orientale, não veio para um rápido passeio turístico, mas sim para uma incursão que a leva a possuir da cidade, da língua, do dialecto um conhecimento profundo, impressionante, que nasce da empatia, de uma necessidade de enraizamento e do entusiasmo da juventude.

Na companhia de um colorido grupo de estudantes de vários lugares, de outros cursos e eternos alunos, Heddi vive no Quarteirão Espanhol, onde a vida nas casas antigas custa pouco, onde se mora em apartamentos periclitantes e nada seguros, que parecem esmagar-se uns aos outros, fugindo da multidão e dos becos indestrinçáveis, construções ilegais, que surgem abrindo-se sobre o céu e o vulcão, em varandas e terraços onde é agradável assomar para tiritar de frio, fumar e discutir.

O amor por Pietro, estudante de Geologia, que vem da província, do interior da Campânia, filho de uma família de camponeses, antes emigrada, tendo regressado mais tarde, gente ligada à terra por um vínculo obstinado, primitivo.

Este romance, escrito num italiano literário de rara beleza, e surpreendente, considerando que a autora é de expressão inglesa, é uma história de amor, por uma cidade e por um rapaz.

"Os Otimistas" de Rebecca Makkai

Editor: Edições Asa

Sinopse:Numa tarde de novembro de 1985, um grupo de amigos reúne-se em Chicago. Bebem cubas-libres ao som de Fly Me to the Moon num ambiente de celebração forçada. Pois Nico morreu. Nico era brilhante e belo. Flores e lágrimas não lhe farão justiça. 


A missa fúnebre decorre numa igreja a trinta quilómetros de distância. Apenas a família - que o abandonara anos antes - está presente. É uma cerimónia breve marcada pelo constrangimento.

Jovem e gay, Nico é uma das primeiras vítimas que o vírus da SIDA faz no seu círculo de amigos. Um dos mais próximos, Yale Tishman, acompanhou-o até ao fim e vive agora entre o medo da doença e a urgência de construir um futuro. Mas enquanto a sua carreira floresce, a sua vida pessoal vai ficando cada vez mais limitada. Um a um, Tishman vê os amigos perderem a vida. Até restar apenas Fiona, irmã mais nova de Nico.

Trinta anos mais tarde, reencontramos Fiona, agora em Paris.
Alojada em casa de um velho amigo, Richard Campo, um fotógrafo que documentou de perto a epidemia de Chicago, Fiona relembra a sua juventude. A sua capacidade de amar - a filha que entretanto teve, o marido que abandonou, os amigos que sobreviveram - foi modelada por esses anos.
Todos se afastaram, deixando-a só para enfrentar as consequências de três décadas ensombradas pela perda.

"Romance 11, Livro 18" de Dag Solstad

Editor: Cavalo de Ferro

Sinopse: Aos cinquenta anos de idade, Bjørn Hansen não consegue deixar de pensar que toda a sua vida tem sido governada pelo acaso, pelo jogo ilusório da sociedade, por escolhas difíceis de explicar até para si mesmo. Dezoito anos antes, abandonou a sua mulher, o filho pequeno e o emprego seguro em Oslo, para se juntar com Turid, a sua amante, numa cidade de província. Com o decorrer do tempo, porém, também essa relação esmoreceu e terminou.


Sozinho há quatro anos, Bjørn está agora decidido a tomar as rédeas da sua própria existência, congeminando um plano tão louco como extraordinário. E nem a inesperada chegada à cidade do filho o dissuadirá de pôr em prática, com a ajuda de um médico amigo, a sua perigosa decisão.

Obra com a qual Dag Solstad recebeu pela segunda vez o prestigiado Prémio da Crítica na Noruega, Romance 11, Livro 18 foi um livro definido pela crítica como impiedoso, cómico e brilhante, no qual o autor sonda até ao extremo o paradoxo da própria condição humana.

"O Homem Revoltado" de Albert Camus

Editor: Livros do Brasil

Sinopse: Escrito por um dos mais influentes pensadores do século xx, O Homem Revoltado é um ensaio em torno de dois conceitos-chave na obra de Albert Camus: o absurdo e a revolta. O impulso para a revolução é, para Camus, uma das dimensões essenciais do ser humano, expressa não só a nível individual, na constante luta do homem com a sua existência, mas também coletivo, nas sucessivas rebeliões populares contra a ordem instituída. Contudo, e pondo-se do lado da liberdade humana e da defesa da dignidade, o autor faz um apelo à reflexão – sobre as consequências da revolta, sobre os riscos da tirania, sobre as lições que se impõem no pós-Segunda Guerra Mundial. Eloquente, apaixonado, polémico, este texto abalou o panorama cultural francês assim que foi revelado em 1951 e, duramente criticado por Jean-Paul Sartre, acabaria com a amizade entre os dois autores.

"No Devagar Depressa dos Tempos Antologia" de Marcello Duarte Mathias

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Antologia do que de mais relevante Marcello Duarte Mathias escreveu nos seus Diários. Uma compilação de textos descritos com humor e perspicácia e que nos revelam as riquíssimas vivências de um diplomata e os seus encontros com figuras importantes ao longo da sua carreira.

Como diz Paula Morão, autora do Posfácio da obra:
«Trata-se de uma das mais consistentes obras da literatura autobiográfica em português de sempre.» ado em 1951 e, duramente criticado por Jean-Paul Sartre, acabaria com a amizade entre os dois autores.

"Branco" de Bret Easton Ellis

Editor: Elsinore

Sinopse: Irreverente e polémico, Bret Easton Ellis regressa às livrarias com a sua primeira obra de não-ficção para assumir com frontalidade e humor o que pensa sobre o mundo de hoje. Partindo de «uma irritação vaga, ainda que quase esmagadora, e irracional», do que se revelou ser a atual incapacidade generalizada de se «distinguir uma pessoa viva de uma fiada de palavras escritas apressadamente num ecrã negro e reluzente», Ellis não poupa amigos e inimigos (ou a si mesmo) ao discutir a forma como a nossa cultura, a política e as relações pessoais se modificaram nestas últimas quatro décadas.


Um livro franco e descomprometido sobre o que nas artes, na cultura e na sociedade de hoje o autor de Psicopata Americano gosta e detesta, revelando os cenários e segredos da sua escrita.

"O Meu Adorável Vizinho" de Penelope Ward

Editor: TopSeller

Sinopse: Por vezes, a cura para um coração partido pode estar na porta ao lado…


Eu sofri uma das piores traições: o meu namorado trocou-me por outra. Foi avassalador, mas aprendi com os erros e decidi nunca mais confiar em ninguém… até o meu caminho se cruzar com o do Damien.

Pouco depois de me mudar para o meu novo apartamento, conheci o meu carrancudo (e delicioso) vizinho do lado, bem como os seus companheiros de casa, dois rottweilers barulhentos. Por partilharmos uma parede, a privacidade é inexistente. Quer isto dizer que ele consegue ouvir todas as minhas conversas privadas… e ainda rir-se delas!

Quando lhe bati à porta para pedir satisfações, os cães dele atacaram-me (aparentemente, o meu cheiro inebriante levou-os à loucura). Mas o Damien foi bastante carinhoso, pediu desculpa e pôs fim à nossa quezília.

Depois disso, o que começou como uma briga de vizinhos transformou-se em muito mais. A química entre nós é palpável, mas, por alguma razão, o Damien é ainda mais esquivo do que eu no que toca a relações sérias. Sinto que está a esconder-me algo e que quer afastar-me com a conversa de sermos apenas bons amigos. Será que ele vai confiar em mim e revelar os seus medos?

Não vou aguentar ser outra vez magoada…

Mas é tarde demais… Já estou rendida ao meu adorável vizinho!

"Eu, Maria das Dores, Me Confesso" de Maria das Dores e Virginia López

Editor: Verso de Kapa

Sinopse: Maria das Dores mandou matar o marido e foi condenada a 23 anos de prisão, num dos julgamentos mais mediáticos que Portugal já conheceu. O crime tinha todos os ingredientes para suscitar interesse: paixão, ódio, dinheiro e um desenlace macabro. A imprensa batizou-a como a socialite que mandou matar o marido para cobrar o seguro de vida. Mas ela nunca confessou o crime. Durante o julgamento, declarou-se inocente e culpou o motorista e o seu amigo de serem os únicos responsáveis pelo assassinato de Paulo Pereira da Cruz. Apesar de condenada, e ao longo de anos, Maria das Dores continuou a negar o seu envolvimento.


Está presa há 12 anos no Estabelecimento Prisional de Tires, no qual teve de aprender a conviver com outras reclusas, sem mordomias, numa cela partilhada, que compara a uma caixa fechada em que mal se respira. Uma caixa sem liberdade, nem os luxos a que estava habituada. Na prisão, não pode comer sushi, usar alta cosmética ou vestir roupa de marca. Longe estão os dias em que Maria das Dores era capaz de gastar mil dólares num dos melhores cabeleireiros de Nova Iorque.

Neste livro, Maria das Dores rompe o silêncio ao cabo de 12 anos e confessa: sim, eu mandei matar o meu marido. E explica por que razões o fez. Quem é a mulher por trás da assassina? Em Eu, Maria das Dores, me Confesso, o leitor encontrará revelações surpreendentes, cartas inéditas escritas a partir da prisão e as reflexões da mulher arrependida que, levada pelo ciúme e pela raiva, cometeu um terrível erro irrefletido que custou a vida do marido, a própria liberdade e a relação com o filho mais novo. Maria das Dores foi condenada pela justiça e também pela sociedade. Chegou o momento de contar a sua versão da história - aquela que toda a gente desconhece.  

"Uma Campanha Americana Humberto Delgado e as presidenciais de 1958" de Joana Reis

Editor: Tinta da China

Sinopse: Em 1958, em plena ditadura, as eleições preparavam-se para ser mais uma encenação para manter aparências. Mas, ao contrário do que Salazar desejaria, a corrida para a Presidência da República foi um agitar sem precedentes das águas paradas do Estado Novo: Humberto Delgado, um homem do regime e militar no activo, juntou-se à oposição e candidatou-se, apesar da censura, das intimidações da PIDE e do desfecho previsível e condicionado nas mesas de voto.


Influenciado pelos anos que viveu nos EUA, o «General sem Medo» lançou-se numa campanha com um profissionalismo comunicacional inédito no país, de aproximação às pessoas, com slogans e soundbites que perduraram muito além do período eleitoral - como «Obviamente, demito-o» ou «o medo acabou» -, e encheu praças e auditórios pelo país numa onda de entusiasmo democrático há muito apagado.

Como este livro reconstitui, a campanha de Humberto Delgado foi um verdadeiro «terramoto político», e a maior ameaça que o Estado Novo enfrentou nos seus 40 anos de existência. 

"O Diabo Foi Meu Padeiro" de Mário Lúcio Sousa

Editor: Dom Quixote

Sinopse: A Colónia Penal do Tarrafal, criada durante o Estado Novo na ilha de Santiago, em Cabo Verde, foi estreada em 1936 com centena e meia de prisioneiros políticos vindos da metrópole, que era preciso afastar, enfraquecer e usar como lição. 


Embora as condições em que ali viveram - esses e todos os outros que ali foram encarcerados - sejam conhecidas (quase sem água, privados de higiene, doentes e sujeitos a torturas várias), nada melhor do que ouvi-las da boca de quem as sofreu na pele ou assistiu de perto a esse sofrimento.

Nos 45 anos do encerramento do campo de concentração, Mário Lúcio Sousa, nascido no Tarrafal, toma a voz de vários prisioneiros chamados Pedro e chegados em diferentes vagas de Portugal, da Guiné, de Angola e até de Cabo Verde.
E, ao relatar a história desta prisão terrível e de quem a foi dirigindo ao longo dos anos, o presente romance homenageia simultaneamente os que ali perderam a vida e os que sobreviveram ao horror e ainda os vários modos de falar uma língua que foi, tantas vezes, a que os tramou e a que os viria a salvar. 

"Agenda Reiki 2020" de João Magalhães

Editor: Nascente

Sinopse: «Só por hoje,

sou calmo,
confio,
sou grato,
trabalho honestamente,
sou bondoso.»
Mikao Usui

Uma agenda especialmente concebida para praticantes de Reiki que irá auxiliar não só a organizar os dias do utilizador, mas também a manter uma atenção especial nas reflexões que os Mestres Usui, Takata e Hayashi deixaram.

Inclui o Diário dos 21 Dias, uma ferramenta útil para cada um dos níveis de aprendizagem, permitindo desenvolver a prática de autotratamento, e ir registando sentimentos, dúvidas e resoluções.

Possui uma organização semanal e inclui ainda poemas do Imperador Meiji.

"Ester - Beleza Real" de Angela Hunt

Editor: TopSeller

Sinopse: A história de uma mulher que encantou um imperador e alterou o destino de um povo.


Hadassa é uma jovem órfã judia, cujo maior desejo é ser atraente e admirada como Vásti, a rainha de Xerxes, imperador da Pérsia. Mas quando Vásti desobedece a uma ordem do rei, este retira-lhe a coroa e remete-a para o harém.

Com a rainha deposta, Xerxes procura quem a substitua. Aliciados pela promessa de uma recompensa, vários salteadores iniciam uma demanda pelo império, raptando todas as jovens belas que encontram, incluindo Hadassa.

Ester< — como agora se faz chamar para ocultar as suas origens judias — é apresentada ao rei, que de imediato se apaixona e lhe oferece a coroa.

Quando um homem impiedoso persuade o rei a levar a cabo um plano maquiavélico — exterminar os judeus do reino —, Ester percebe que terá de quebrar todas as regras para salvar o seu povo, arriscando-se ao mesmo destino de Vásti, ou até a colocar em risco a própria vida.

cardapio.pt @ 11-9-2019 14:05:00