Novidades Livros (10 a 16 de outubro de 2019)

cardapio.pt @ 9-10-2019 18:31:00

Suite 405 de Sveva Casati Modignani

Editor: Porto Editora

Sinopse: Um automóvel de luxo avança velozmente a meio da noite pela autoestrada que liga Roma a Milão. A bordo segue o conde Lamberto Rissotto, proprietário de uma importante indústria metalúrgica que gere com sensatez, apesar das dificuldades inerentes à crise económica do país. Lamberto tem pressa de chegar a casa: acabou de descobrir a última e embaraçosa loucura da sua lindíssima mas impulsiva mulher e quer terminar definitivamente a relação com Armanda. Para mitigar a desilusão leva na memória a imagem do recente e fugaz encontro com uma desconhecida "muito jovem, muito bonita, com muita classe". 

No meio da noite, outro homem viaja na mesma autoestrada de sul para norte, num carro utilitário coberto de pó: é Giovanni Rancati, sindicalista, que regressa de um encontro com operários. Em Milão espera-o a companheira, Bruna, cabeleireira que, após anos de muitos sacrifícios, conseguiu abrir um salão só seu. Vivem juntos num bairro popular, um daqueles em que as casas que partilham a mesma varanda deixam a descoberto as alegrias e as dores de cada um, uma realidade em que é difícil aguentar até ao fim do mês e em que um sonho pode custar as economias de uma vida. Lamberto e Giovanni representam dois mundos opostos e distantes, mas os seus caminhos vão acabar por se encontrar, um pouco por necessidade e um pouco por acaso. Desse encontro nasce um fascinante cruzamento de destinos em que se reflete a Itália de hoje, ainda dividida por contradições e lutas sociais, mas unida por uma profunda e absoluta necessidade de justiça e de amor.

Perdida Casa da Noite - Outro Mundo de P. C. Cast e Kristin Cast

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: As coisas estão estáveis na Casa da Noite desde que Zoey e os amigos fecharam o portal entre os dois mundos e enviaram o Outro Kevin de volta para o Outro Mundo. Um novo ano escolar teve início, e o programa de intercâmbio de Zoey está prestes a começar. Mas se tudo está bem, porque é que ela está cada vez mais apática e de mau humor?


Zoey não consegue parar de pensar na possibilidade de seguir o seu irmão para o Outro Mundo, onde o Outro Kevin está a usar uma magia antiga sem consciência do perigo. Sem a orientação dela, o Outro Kevin poderá perder mais do que a guerra contra Neferet — poderá perder a sua alma. E Z sabe que tem de o ajudar — afinal, ele é o seu irmão mais novo. Mas Stark tem as suas próprias razões para impedir que Zoey regresse ao Outro Mundo. Afinal, é lá que está Heath Luck, o amor de infância de Zoey, ainda vivo e de luto pela morte da sua amada.

Numa versão alternativa da Casa da Noite, em que o perigo surge sob a forma de amigos e os aliados se podem encontrar nos locais mais estranhos, conseguirá Zoey restaurar o equilíbrio perdido?

Mapas do Sentido A arquitetura da crença de Jordan B. Peterson

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Educado numa família cristã, e insatisfeito com as respostas que a religião lhe oferecia, Jordan B. Peterson, ainda adolescente, deixou de ir à igreja. Jovem adulto, sentiu-se atormentado com a aparente inevitabilidade dos conflitos, das atrocidades cometidas em nome de ideologias, como o Holocausto, o Gulag ou o genocídio no Ruanda. 


À procura de respostas, estudou Psicologia. E foi sob a influência de Carl Jung (curiosamente também através de um sonho) que começou a construir o edifício teórico que culminaria, 13 anos mais tarde, na conclusão desta obra seminal: Mapas do Sentido. Aqui encontraremos muitos dos pensamentos que estão na origem de 12 Regras Para a Vida.

Desde logo, a relação dialética entre o caos e a ordem. Na maior parte das sociedades esse confronto é enquadrado em narrativas mitológicas e em diferentes sistemas de crenças que frequentemente se opõem - daí as atrocidades. Na procura de elementos comuns aos diferentes sistemas, o autor socorreu-se da ciência, de narrativas mitológicas e religiosas e da (re)leitura de vários pensadores e escritores.

Chegou à conclusão de que para melhor navegar o caos é preciso mapeá-lo, criar coordenadas claras que permitam ao indivíduo agir não em função dos seus interesses mas do bem comum. Por outras palavras, a moralidade universal passa pela demanda desse sentido individual e transpessoal, que neste livro encontra uma arrojada cartografia. 

Maturidade Livro de Bolso de Osho

Editor: 11 X 17

Sinopse: Numa cultura apaixonada pela juventude e decidida a evitar o envelhecimento a todo o custo, este livro tem a ousadia de levantar uma questão que se tornou tabu na era do Viagra e da cirurgia plástica: quais são as vantagens de se aceitar o processo de envelhecimento? Osho chama a atenção para a importância daquilo que significa crescer, em vez de simplesmente envelhecer. 


Recorda-nos que há prazeres que só a maturidade nos permite desfrutar, tanto ao nível da nossa relação com os outros como no que diz respeito à realização do nosso destino.

Com a sua conhecida e reconhecida compreensão da complexidade do ser humano, Osho demonstra como nos viemos progressivamente a afastar da realização do nosso eu mais profundo e do verdadeiro sentido da maturidade - atingir a compaixão e a sabedoria. 

Amar o Mundo A viagem de um monge pelos bardos da vida e da morte de Yongey Mingyur Rinpoche e Helen Tworkov

Editor: Temas e Debates

Sinopse: 
Uma narrativa íntima e valiosa da experiência de quase morte do célebre monge budista Yongey Mingyur Rinpoche e da sabedoria que dela retirou e que lhe transformou a vida.

Aos 36 anos, Yongey Mingyur Rinpoche era uma estrela em ascensão da sua geração de mestres tibetanos e o abade respeitado de três mosteiros. Uma noite, sem dizer a ninguém, fugiu do mosteiro na Índia com o intuito de passar os quatro anos seguintes num retiro errante, vivendo como mendigo. O seu objetivo era despojar-se dos seus títulos e das suas funções de modo a explorar os aspetos mais profundos do seu ser.

Neste relato impressionante e invulgarmente franco da vida interior de um mestre budista, Yongey Mingyur Rinpoche dá-nos a conhecer as lições valiosas que recolheu da sua experiência de quase morte. Partilhando connosco as práticas de meditação que o ajudaram, mostra-nos como podemos transformar o medo de morrer em alegria de viver. 

Órfãos de Brooklyn de Jonathan Lethem

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Viver na cabeça de Lionel Essrog não é fácil. Ele sofre da síndrome de Tourette, não controla as palavras. Quando se enerva saem-lhe frases sem sentido, palavrões, berros. Ou então toca repetidamente nas pessoas, conhecidas ou não. Órfão desde pequeno, viveu num lar para crianças abandonadas, até ao dia em que um gangster de Brooklyn, Frank Minna, o foi buscar - e a mais três rapazes. 


Cresceram juntos, a fazer biscates, sempre à margem da lei. Lionel, o freak do grupo, não se queixa. Vê no gangster o pai que nunca teve, é aceite por ele, desde que cumpra as ordens. Vive uma existência discreta, ordenada, que cai por terra com estrondo no dia em que Frank é esfaqueado. Lionel, que até a contar anedotas se baralha, tem agora um mistério para resolver e poucas pistas.

Numa Brooklyn povoada de máfias italianas e japonesas, navega perdido, empurrado por uma mente que teima em falhar e palavras que não lhe obedecem. Escrito com uma energia maníaca por um dos mais inventivos escritores americanos da atualidade, Órfãos de Brooklyn é uma tour de force no domínio da linguagem.

Em Lionel, Jonathan Lethem encontrou a personagem perfeita para se libertar de constrangimentos estilísticos, jogar com as palavras, procurar o caos. E que lhe permitiu reinventar um género, neste caso o romance hard-boiled, e torná-lo ainda mais sedutor.

Desconcertante e comovente, Órfãos de Brooklyn recebeu no ano da sua publicação o mais prestigiado prémio literário dos EUA (NBCA) e, no ano seguinte, o mais importante prémio de literatura policial (Gold Dagger). E cimentou a reputação de um autor que, como Margaret Atwood ou Michael Chabon, é especialista em subverter e recriar géneros literários. 

O Apelo da Tribo de Mario Vargas Llosa

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Sendo um livro de ensaios biográficos, O Apelo da Tribo é, ao mesmo tempo, uma história intelectual e política do Prémio Nobel da Literatura: do percurso que partiu de uma juventude impregnada de marxismo e existencialismo sartriano, acabou na maturidade liberal e passou pela revalorização da democracia, ajudado por autores como Orwell, Camus ou Koestler.


Neste livro, os autores que são objeto de estudo são os filósofos e pensadores que leu exaustivamente, que moldaram a sua visão do mundo e os valores que crê deverem reger as sociedades contemporâneas: Adam Smith, José Ortega y Gasset, Friedrich August von Hayek, Sir Karl Popper, Raymond Aron, Sir Isaiah Berlin e Jean-François Revel.

O Funcionamento da Mente de Augusto Cury

Editor:  Pergaminho

Sinopse: Ao longo destas páginas, o Dr. Augusto Cury analisa a sua Teoria da Inteligência Multifocal, desvendando algumas áreas vitais dos bastidores da psique, numa linguagem muito acessível e dirigida a um público amplo. O que é o Eu? Como são construídos os pensamentos? De que modo as emoções influenciam a racionalidade? Como acedemos à nossa memória? Essas e muitas outras questões são aqui discutidas em pormenor. 


A mente é realmente um universo a explorar dentro de cada ser humano. Prepare-se para se surpreender e romper com todos os seus paradigmas. 

Happy Money A Arte Japonesa de Ter Dinheiro e Felicidade de Ken Honda

Editor: Pergaminho

Sinopse: Uma Vida Feliz Começa com… Dinheiro Feliz!

Acredite ou não, o dinheiro PODE ser feliz. Pode ser amistoso e sorridente.
E porque não haveria de o ser? Basta pensar em todas as coisas maravilhosas que o dinheiro pode fazer por nós. Permite a um marido oferecer uma escapadinha romântica à mulher quando ela está triste; a uma mãe mandar os filhos para uma boa universidade; a um cientista financiar projetos de investigação capazes de salvar vidas; a um artista seguir o seu sonho de abrir um atelier; a um empreendedor lançar a marca que idealizou.

O dinheiro pode mesmo trazer felicidade.
Mas, infelizmente, também pode trazer o contrário. Pode trazer stresse. E medo. E frustração. E infelicidade. E, quando isso acontece, pode fazer com que, inconscientemente, afastemos o dinheiro da nossa vida.
E quanto mais o afastamos, mais infelizes nos sentimos - tanto com o nosso dinheiro como com a nossa vida.
Mas tudo isso pode mudar.

Está pronto para ser feliz com o seu dinheiro? 

Operação Shylock de Philip Roth

Editor: Dom Quixote

Sinopse: E se um sósia desconhecido lhe roubasse o nome, lhe usurpasse a biografia e andasse pelo mundo a fazer-se passar por si?


Neste exercício virtuosístico de facto e ficção, Philip Roth conhece um homem que pode ser ou não ser Philip Roth. Porque alguém com esse nome anda a percorrer o Estado de Israel, promovendo um estranho êxodo dos judeus em sentido inverso, com vista a repovoar a Europa com judeus israelitas de origem europeia. Roth decide travá-lo - ainda que para isso tenha de imitar o seu imitador.

Carregado de suspense, hilariante, imensamente arrebatado, vibrante de inteligência e energia criativa, Operação Shylock é ao mesmo tempo uma história de espionagem, um thriller político, uma reflexão sobre a identidade e uma confissão. 

Academia de Exploradores N.º 3 A Dupla Hélice de Trudi Trueit; Ilustração: Scott Plumbe

Editor: Edições Asa

Sinopse: Durante milhares de anos, a antiga cidade de Petra, na Jordânia, manteve os seus segredos bem guardados no interior de muros de pedra. Mas agora Cruz Coronado está prestes a descobrir o que se esconde para lá dos grandes pilares e dos símbolos gravados do passado!


Cruz, Sailor, Emmett e Bryndis continuam a sua aventura em busca do terceiro pedaço da cifra da mãe de Cruz. Mas com a tia Marisol fora do navio, no Havai, Cruz está mais vulnerável do que nunca. Apesar da apertada segurança, alguém consegue entrar no seu quarto e revistá-lo de alto a baixo. Entretanto, recebe uma misteriosa mensagem, avisando-o de que alguém próximo dele está a trabalhar com a Nebula.

Com um prazo importante a pairar no horizonte, conseguirão os exploradores ser bem-sucedidos naquela que é a sua missão mais perigosa até ao momento?

É que, afinal de contas, nesta caça ao tesouro à escala mundial não há segundas oportunidades! 

Poesia e Prosa de Tao Yuanming

Editor: Assírio & Alvim

Sinopse: Haverá provavelmente uma afirmação que se pode fazer sem correr grandes riscos, a de que Tao Yuanming (365-427), ou Tao Qian, ou Tao Ch’ien, é o mais aclamado poeta chinês anterior à grande época poética da História da China que foi o período da Dinastia Tang. É um dado adquirido que entre os séculos VII e X (618-907) a China conheceu o apogeu de uma tradição poética que contudo possuía já todos os seus alicerces, sendo um deles, sem dúvida, Tao Yuanming. Este livro apresenta-nos uma pequena antologia de um dos grandes clássicos da literatura chinesa, com introdução e versões portuguesas de Manuel Afonso Costa.

Álvaro Cunhal Retrato Pessoal e Íntimo de Adelino Cunha

Editor: Desassossego

Sinopse: Álvaro Cunhal nasceu em 1913 no seio de uma família burguesa, mas acabou por aderir ao Partido Comunista Português ainda na juventude e cedo se destacou entre os jovens revolucionários formados por Bento Gonçalves. Como foram as suas relações familiares neste período? O que representou para os pais a sua conversão ao comunismo? Como chegou ao PCP e como se relacionou com os adversários políticos? 


O mergulho na clandestinidade e a disciplina de ferro que demonstrou nas torturas que sofreu depois de regressar da Guerra Civil de Espanha marcaram a sua aura revolucionária. Ascendeu a líder dos jovens comunistas portugueses e depois a secretário-geral do PCP numa disputa calada com Júlio Fogaça durante os anos de combate ao Estado Novo. O que se passou entre ambos? Quais as razões que levaram ao apagamento histórico do vencido? Na sequência da célebre fuga do Forte de Peniche, em 1960, Álvaro Cunhal exilou-se na União Soviética, tendo regressado a Portugal apenas depois do 25 de Abril. Este livro também retrata em detalhe o seu quotidiano em Moscovo, com testemunhos dos companheiros de exílio e revelações inéditas da sua irmã Eugénia Cunhal, da filha Ana Cunhal, e da companheira na clandestinidade, Isaura Moreira.

Originalmente publicada em 2010 e incluída no Plano Nacional de Leitura, a reedição desta biografia, revista e aumentada, apresenta uma perspectiva intimista e única de Álvaro Cunhal.

Histórias de Princesas Edição Luxo

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Revive a magia da Disney neste magnífico livro com histórias de princesas. 


Acompanhado de deslumbrantes ilustrações clássicas, foi pensado para ser lido, em conjunto, por toda a família, que se emocionará ao descobrir ou redescobrir as aventuras das heroínas da Disney: Branca de Neve e os Sete Anões; Cinderela; A Bela Adormecida; A Bela e o Monstro; A Pequena Sereia; A Princesa e o Sapo; Pocahontas; Mulan; Rapunzel e Brave.  

A Forma do Corvo de DeSales Harrison

Editor: Porto Editora

Sobre o autor: Daniel Abend é um psicanalista bem-sucedido. Pai de uma bonita adolescente, a sua vida decorre de forma tranquila e rotineira em Nova Iorque. Por isso, quando uma das suas pacientes se suicida, Daniel rapidamente conclui que a depressão de que sofria e o abuso de drogas foram os responsáveis por esse triste desfecho. 


Contudo, pouco tempo depois, um bilhete sinistro vem perturbar a placidez dos seus dias, levando-o a tentar compreender o que verdadeiramente provocou a morte da sua jovem paciente. E é enquanto o faz que a filha desaparece sem deixar rasto, lançando-o num verdadeiro tormento à medida que estranhas cartas anónimas vão chegando às suas mãos.

Com a vida do avesso, Daniel procura a filha e essa busca obriga-o a olhar o seu passado e a revisitar os muitos segredos que o povoam, conduzindo-o a lugares por onde passou e a pessoas que conheceu décadas antes de se ver envolvido neste tormento.

Com um enredo empolgante e uma prosa marcada pelo lirismo, o fascinante romance de estreia de DeSales Harrison oferece ao leitor não apenas uma boa história, mas também a oportunidade de refletir sobre o amor, o pecado e a capacidade de perdoar.

O Evangelho das Enguias O que o animal que fascinou Freud e Aristóteles nos ensina sobre a vida de Patrik Svensson

Editor: Objectiva

Sinopse: Patrik Svensson traz-nos uma narrativa onde religião, filosofia, ciência, literatura, psiquiatria, ambientalismo, política, cultura, economia e sexualidade convergem num livro único e de rara beleza sobre a maior herança que um pai pode deixar a um filho: a do assombro pela vida - a nossa e a das enguias.


Entrelaçando ciência, história e memória pessoal, esta é a história da enguia - uma criatura esquiva e sombria que permanece, ainda hoje, um dos maiores enigmas do mundo animal. Do mar de Sargaços, onde nascem e ao qual regressam para se reproduzir e morrer, às metamorfoses por que vão passando ao longo da sua existência, tudo no ciclo de vida da enguia parece ecoar a sensação de mistério e maravilhamento que não conseguimos afastar quando nos detemos nos comos e porquês da nossa própria vida.

Alternando a história das enguias com a sua própria história, o autor recorda os momentos de silêncio e cumplicidade partilhados com o pai, a pescar, que marcaram a sua juventude e que dão o mote a este mistério que, ao longo de milénios, intrigou e iludiu pensadores, cientistas e exploradores. De Aristóteles, que se dedicou ao estudo das origens e surpreendentes metamorfoses deste ser, a Freud, que se entregou obstinadamente ao estudo dos seus mecanismos reprodutivos, passando por Johannes Schmidt, o biólogo marinho que correu rios e mares perseguindo a migração das enguias até ao mar de Sargaços, esta é uma viagem fascinante de descoberta e de retorno às origens.

13 Dias Michel Vaillant - Nova Série N.º 8 de Denis Lapière e Philippe Graton; Ilustração: Benjamin Beneteau e Marc Bourgne

Editor: Edições Asa

Sinopse: A família Vaillant vai tentando recompor-se após o vazio deixado pelo desaparecimento de Jean-Pierre. Finalmente inocentado, Michel retoma a liderança da escuderia, disposto a conduzi-la de novo aos lugares cimeiros que ela já conheceu no passado.


Com esse objetivo, contacta a Renault e propõe-lhes que equipem os futuros Vaillante com um motor genuinamente francês. Mas, em plena reunião, o Diretor-Geral da Renault F1 é informado de que um dos seus pilotos não poderá participar no Grande Prémio de França de Fórmula 1.

Convida então Michel a substituí-lo, reatando dessa forma a sua ligação ao mundo da F1. Michel fica apreensivo perante a enormidade do desafio - tanto mais que dispõe apenas de treze dias para se preparar física e mentalmente - e começa por recusar o convite… até que se deixa convencer por Françoise e inicia um treino intensivo.

Entre duas sessões no simulador de F1, Michel vai ter de bater recordes de apneia, nadar vários quilómetros e exercitar-se para controlar os seus medos e as suas emoções. Ele sabe que o futuro da escuderia Vaillante está em jogo neste Grande Prémio.

Em caso de vitória, o regresso à Fórmula 1 será legítimo e a desforra retumbante; mas em caso de derrota… 


Aqui a Princesa Salva-se Sozinha de Amanda Lovelace

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: Aqui Princesa Salva-se Sozinha é um livro sobre amor, perda, sofrimento, redenção e resiliência e, sobretudo, sobre a possibilidade de escrevermos os nossos próprios finais felizes. 


Dividido em quatro partes (a princesa, a donzela, a rainha e tu), o livro adapta o imaginário dos contos de fada à realidade feminina do século XXI com delicadeza, emoção e contundência.

Amanda Lovelace, aclamada como uma das principais vozes de sua geração, constrói uma narrativa poética de tons íntimos que nos acolhe em cada verso, tornando-nos cúmplices e intervenientes daquilo que ela descreve.  

A Bíblia dos Segredos das Avós 2000 receitas & conselhos de Martina Krcmár

Editor: Temas e Debates

Sinopse: Utilizava-se a urtiga contra os problemas respiratórios, fazia-se uma cura com dente-de-leão para desintoxicar o corpo, recorria-se à arnica para tratar das feridas, às cataplasmas de aloé para aliviar as queimaduras… Limpava-se tudo em casa, com a ajuda do bicarbonato, do vinagre, do limão… Na cozinha, sabia-se como aproveitar os produtos da estação e como os conservar da melhor forma.


 Esta obra é como que uma bíblia dos saberes do passado, que recupera a preferência por produtos naturais, ecológicos e baratos, verdadeiros «milagres caseiros»: limão, azeite, mel, bicarbonato, vinagre, argila…

Todos os domínios da vida doméstica são abordados:
• Cuidados de saúde de A a Z;
• O estojo de beleza da avó;
• Lar doce lar;
• Segredos e confidências dos mestres da cozinha.

Como se Renovam as Nações Crises, escolha e mudança de Jared Diamond

Editor: Temas e Debates

Sinopse: Jared Diamond transformou o nosso entendimento das causas da ascensão e queda das civilizações. Neste livro revela como as nações bem-sucedidas recuperam das crises quando adotam mudanças seletivas.

Adicionando uma dimensão psicológica à profunda análise histórica, geográfica, biológica e antropológica que caracteriza todos os livros de Diamond, a presente obra revela os fatores que influenciam a maneira como tanto as nações como os indivíduos reagem aos grandes desafios. O resultado é um livro de um fôlego gigantesco, mas também o mais pessoal que o autor escreveu até hoje.









cardapio.pt @ 9-10-2019 18:31:00